Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformando Rádio em Amplificador


Pégaso66

Posts recomendados

Olá !!

Eu comecei a pesquisar artigos sobre eletrônica voltada ao áudio, pois quero fazer uma modificação em um Mini-System Lenox de 1998. Se der certo, no futuro posso usar circuitos de outras marcas e modelos. :D

Quero soldar uma entrada para guitarra/teclado no rádio. Ele só tem saída para fones, controle de volume e tonalidade.

Estava pensando em usar os fios que saem da cabeça magnética do toca fitas para soldar a entrada usando um adaptador P10, de modo que o sinal auxiliar chegue antes do circuito de amplificação. Mas lendo um outro tópico aqui sobre rádios valvulados, sugeriram soldar no potenciômetro de volume.

Qual jeito é melhor ? Tem outro jeito ? Dá choque na guitarra ?

Se alguém que entende do assunto puder responder, agradeço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Pégaso66, tem as duas possibilidades!, para ligar uma guitarra (não amplificada), é melhor você fazer a adaptação na entrada da cabeça magnética (cabeçote), Para ligar o teclado, já é melhor adaptar uma entrada direto no potenciômetro de volume...

Fique tranquilo!, em nenhuma das possibilidades provocaria choques elétricos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que abri o rádio apareceu mais uma dúvida. :confused:

A correia do toca-fitas arrebentou faz uns dois anos. Então eu não lembro se a função TAPE era mono ou estéreo.

Da cabeça magnética saem três fios. Não sei qual é positivo, negativo, terra, etc. Eu tirei fotos pra ajudar a entender:

http://img46.imageshack.us/img46/7133/68795195.jpg

http://img190.imageshack.us/img190/2230/63259562.jpg

O cabo da guitarra tem dois fios: Vivo e Terra. Eu só não sei em qual dos três fios da cabeça magnética, ligar o Vivo e em qual ligar o Terra.

Pra juntar os fios eu posso usar uma solda comum de estanho ou tem outro método ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pelas fotos, verifica-se que seu aparelho é estério, os fios que você chama de "vivo", são os fios vermelho e o branco que estão no cabeçote (e no conector da placa também), o terra é a malha deste cabinho..., como a guitarra é mono, só tem o fio terra e o vivo, você ligará o terra dela com o terra (malha) deste cabinho do som, os fios branco e vermelho, você unirá eles e ligará no vivo do fio da guitarra, Aconselho a usar um P10 fêmea (mono), para esta adaptação e usar soldas em todos pontos de união dos fios, caso contrário pode provocar ruidos indesejáveis!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o terra da cabeça magnética é o fio "branco largo" enquanto os vivos sãos os dois fios finos (branco e vermelho) ?

Acho que agora entendi. Mas o fio "branco largo" também está soldado em um ferrinho ao lado (na primeira foto do lado esquerdo da seta grande). Eu tenho que manter essa conexão entre o terra da guitarra e esse ferrinho, né ?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Então o terra da cabeça magnética é o fio "branco largo" enquanto os vivos sãos os dois fios finos (branco e vermelho) ?
Sim...

E não precisa manter a ligação destes fios com o cabeçote não!, você pode remover estes fios e solda-los direto no P10 fêmea que você vai adaptar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a gambiarra !! :o

Ficou muito bom !!! O som tem uma boa definição !! :D

Não tem tanto grave quanto eu gostaria, pois o alto-falante é de 3 polegadas. Os médios se destacam. Os agudos estão levemente suavizados. É um timbre bem agradável. :cool:

A parte ruim é que só um alto-falante funcionou. Cada um tem 3W, então tenho que usar num volume moderado pra não distorcer o som. Além disso o botão do PLAY tem que ficar ligado, fazendo o motorzinho girar produzindo um barulho chato. Vou tentar desligar esse motor. :angry:

O resultado foi melhor que o esperado.

Esse foi só um teste. O próximo plano é comprar um rádio bem velho com um alto-falante de 6 polegadas, que possa ser adaptado de forma semelhante. Daí alterar o circuito, e colocar transístor de Germânio. Para isso, eu tenho que aprender mais sobre eletrônica.

Esse é um ótimo jeito de conseguir timbres diferenciados.

A inspiração para isso tudo veio do Deacy Amp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Beleza! parabéns pelo feito!...:aplausos:

o botão do PLAY tem que ficar ligado, fazendo o motorzinho girar produzindo um barulho chato. Vou tentar desligar esse motor.
Sim é só cortar os fios que vão para o motor..., a tecla play tem que ficar precionada mesmo, a menos que você faça uma ligação direta na chave acoplada ao play...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!