Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
shaka[z]in

Comu Faço Para Instalar 2 So No Pc !?

Recommended Posts

bem quem puder mi ajudar eu agradeço !!!

por ex. eu tenho que instalar o win xp e o 2000.......

1-eu coloco o diskete de boot......

2-eu dou o comando fdisk ou format c: ???

3-quando chegar no fdisk eu exclu a partiçao que eu tenho ou deixo ela ?

4-depois crio mais 2 particoes !

5-comu eu faço para escolher as partiçoes na ora de instalar os SO ??

valeu ! ate mais ! ^_^

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô velho, se o negócio tá do jeito que não sabe se você usa format ou fdisk primeiro tá feio na fita :P ! mas como ninguém nasce sabendo das coisas vamo lá ^_^ .

bom...

1º) você tem que criar as partições, se teu disco tá zerado pode usa o fdisk mesmo, é pra isso que ele serve, mas se você já tem dados é melhor você usa um programa de particionamento não destrutivo (se você for redefinir as partições com o fdisk, ele f... teus dados :lol: ) você pode usar o pqmagic (+ fácil de usar, mas não é software free) ou o fips (é carregado na instalação de algumas distribuições do linux), bom vou supor que você tá com o hd zerado e usar o fdisk mesmo... então você cria as partições, se já tiver alguma você deleta... define a partição primária as extendidas no teu caso vai ser + uma extendida... depois de criadas as partições, ai sim você dá um format c: pra formatar a partição primária e format d:, format e:, ... para as extendidas que forma criadas... no caso de você fazer as duas fat32...

2º) agora você vai instalar os SO, propriamante dito, agora você tem que saber a ordem a qual você vai instalar eles... isso é relativamente simples é só ter em mente que você vai ordenar pelas capacidades de cada SO, o primerio que deve ser instalado é o que tiver mais limitações, de só poder ser instalado em partição primária por exemplo, e o último o que tiver mais capacidades, sendo que pra isso a principal capacidade a ser observada é a capacidade de gerenciar boot, e quais SO's ele pode dar boot... no teu exemplo, eu não sei o windows 2000 pode, mas como tanto o 2000 como o XP vieram do windows NT que tem capacidade de gerenciar boot, o 2000 também deve ter essa capacidade... então não importaria muito a ordem que você instala... já se fosse windows 98 e XP, você deveria instalar primeiro o 98 e depois o XP ou 2000... agora se nenhum dos SO tiver essa capacidade você tem que instalar um gerenciador de boot por ultimo...

Observações finais) Bom ai vale lembrar mais algumas coisas... que a instalação de multiplos SO's em uma mesma máquina também depende da máquina... hoje em dia isso não é problema, mas algumas máquinas mais antigas só conseguiam bootar até o cilindro 1024, ou seja se uma partição fosse definida depois desse cilindro a bios não conseguiria alcançar a setor de boot da mesma... Outra coisa é que dependendo do sistema de arquivos adotado por cada partição, a formatação vai deixar de ser feita pelo format, e sim pela instalação do SO ou ainda por pragrama próprio para formatar no sitema de arquivos escolhido... e ainda dependendo da capacidade dos SO's instalados um pode não "enxergar" os arquivos do outro se esse um não tiver suporte ao sistema de arquivos do outro... e pra finalizar tenha sempre em mente que os multiplos SO's instalados em uma máquina não irão ser carregados ao mesmo tempo, e sim um de cada vez selecionado na hora do boot, por isso o último SO a ser instalado deve ter a capacidade de instalar no MBR (Master Boot Record ou Registro Mestre de Inicialização) um "programinha" (o gerenciador de boot) que vai apontar pro setor de boot das outras partições e que esse "programinha" seja compativel com a extrutura formatada para o sistema de arquivos adotado na partição...

Espero que isso tenha ajudado B)

Compartilhar este post

Link para o post

###### cara ajudo sim !!! ^_^ mais comu eu so meu "burro" deixa eu ver se eu entendi !

eu tenho u xp instaladu !

eu precisaria usar o format c: primeiro pra deletar o so que eu tenho ou eu posso criar uma partiçao e depois so formatar o xp !?

Compartilhar este post

Link para o post

+/- isso, você vai deletar no fdisk a partição onde tá o teu XP, o teu hd vai ficar sem nhenhuma partição como de fábrica, você cria as partição não me lembro ao certo se o fdisk permite outro sistema de arquivos (só a identificação do tipo de sistema de arquivos) usando o fdisk, ai vai depende de você treinar, mas é so navegar pelas opções do fdisk, definir a partição primária com tamanho que você definir, no espaço que sobrou você define uma partição extendida, não sei como é no windows 2000, porque nunca instalei ele... mas no xp quando você vai instalar ele já carrega tipo de um fdisk que te permite também criar, deletar, formatar (no caso o padrão do XP é o NTFS embora possa ser instalado sem problemas no FAT32) e converter partições, então dependendo o caso você pode criar normalmente uma primária com fdisk em fat32, criar uma extendida (a extendida é interessante porque ela comporta outras partições "dentro" dela, por isso extendida) só com espaço livre, instala o 2000 na primária (C:) e na instalação do XP você cria no espaço livre uma NTFS pro XP... acho que assim dá certo...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais