Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limite de GPU por PC


Ahilos

Posts recomendados

Olá pessoal do CdH,

Me ocorreu uma dúvida a pouco e espero que vocês possam me ajudar.

Estava assitindo alguns comparativos no youtube entre placas de vídeo e percebi que o máximo que se pode fazer é ter 4 GPU's e não quatro placas.

Por exemplo, só poderíamos ter duas GTX 295 ou duas HD 5970 e não 4, como se pode fazer com GTX 480 e HD 5870.

A minha dúvida então é a seguinte.

Acompanhei um projeto de montagem na qual o autor utilizou placas ATI e uma Nvídia para processar o PhysX. Eram duas 5870 e uma GTX 280, 3 GPUS portanto.

Dessa forma, seria impossível fazer isso com Duas HD 5970 e uma GTX 280, já que teríamos 5 gpus? Ou é possível?

PS: Os exemplos são meramente ilustrativos, tanto pelo Quad-Sli de GTx 480 quanto para os gastos inúteis de se ter 5 gpus num mesmo pc.

Agradeço desde já,

Ahilos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

4 chips é limitação do CF/SLI, ou seja, você pode usar 4 chips pra que eles pensem que são um só e o micro andar bem em jogos, mas pra outras coisas essa limitação fica a cargo da placa-mãe e do gabinete.

Pra quem usa as placas de vídeo como co-processadores (mais conhecido como GPGPU) o limite é o orçamento. ;)

Não vai demorar tanto pra aparecerem alguns caras com 4 5970 (ou outra do gênero) em uma máquina pra computação científica/profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente, levando em consideração que apenas 4 GPU's fariam a parte gráfica e uma faria a parte física, sem se "enfiar" no meio do processo gráfico.

Do jeito que eu fiz a pergunta, o seu "provavelmente" ficou ambíguo, tanto pode ser pra não quanto pra sim. Pelo argumento que você usou acho que acredita que é possível a coexistência de 5 GPU's no mesmo pc, correto?

Hahaha.

Valeu pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São varios fatores também que fazem esse tipo de CF / SLi não recomendavel. não existe processador com clock´s de fabrica por exemplo que de conta de apenas uma HD5970 sem haver perda de desempenho ou limite tecnico, mesmo sendo um Intel Core i7 Extreme, haveria necessidade de overclock para o mesmo acompanhar a HD5970 sem perda de desempenho.

Outro fator muito importante, é a ideia de "força multiplicada" o que é justamente que não acontece, acredito por exemplo que só 4x 5870 teria o poder de 2X Duas HD5870 100%

Então logo, 4 GPU é apenas mais consumo e ilusão de resultado.

Com essas novas Placas Mãe HIGH END, é possivel sim ter um SLi ou CFX de maior qualidade, graças também aos drivers mais maduros, mais qualquer coisa acima de 3x GPU se torna meramente entusiasta, pois o resultados dificilmente chegam ao esperado.

Hoje eu poderia afirma que no mercado atual, o melhor custo/benefício de SLi ou CFX seria

2x ATi Radeon HD5770 / 2x Nvidia GeForce GTX460

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só complementando a resposta do Evandro, que está correta:

- Para SLI/CF o limite são 4 GPU's, que é o máximo com o que o AFR (motor de renderização do SLI/CF) consegue trabalhar. E tanto faz se são duas placas com dual GPU ou 4 placas single, a questão é se no caso de 4 placas single a placa mãe possui os extensores de barramento adequados para a comunicação de SLI/CF com as 4 placas, são poucas placas dentre as entusiastas que permitem.

- Para usar o PhysX ou qualquer outra aplicação GPGPU, não há limite de quantidade de GPU's, apenas limite na quantidade de slots da placa mãe. Então sim, é possivel rodar um quadfire/quadsli + 1 gpu pra physX + 1 gpu pra converter videos + 1 gpu pra folding @ home... como o Evandro disse, o limite é seu orçamento.

Bom, isso é sem entrar no mérito se vale a pena ter várias GPU's ou não... mas que é possível é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
PuNiShEr;4585518']São varios fatores também que fazem esse tipo de CF / SLi não recomendavel. não existe processador com clock´s de fabrica por exemplo que de conta de apenas uma HD5970 sem haver perda de desempenho ou limite tecnico' date=' mesmo sendo um Intel Core i7 Extreme, haveria necessidade de overclock para o mesmo acompanhar a HD5970 sem perda de desempenho.[/quote']

Você sabe de algum teste que mostra isso ? Eu ainda não vi e a informação me interessa. :joia:

PuNiShEr;4585518']

Outro fator muito importante' date=' é a ideia de "força multiplicada" o que é justamente que não acontece, acredito por exemplo que só 4x 5870 teria o poder de 2X Duas HD5870 100% [/quote']

Pra jogos, concordo, pra processamento bruto, não sei. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PuNiShEr;4585518']São varios fatores também que fazem esse tipo de CF / SLi não recomendavel. não existe processador com clock´s de fabrica por exemplo que de conta de apenas uma HD5970 sem haver perda de desempenho ou limite tecnico' date=' mesmo sendo um Intel Core i7 Extreme, haveria necessidade de overclock para o mesmo acompanhar a HD5970 sem perda de desempenho.[/i']

...

eu tenho o processador no clock padrão e com uma 2ª VGA (5970) deu um pulo no desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho o processador no clock padrão e com uma 2ª VGA (5970) deu um pulo no desempenho

Cruzes, que PC é esse O.O

Então, mais seu Clock padrão é 3.3Ghz correto, e esse teste seria com 1X HD5970 ?

Tipo, a melhor forma de mostrar se tem ou não perda de desempenho,

Seria rodar o 3D Mark Vantage, e ver a pontuação da GPU SEM OverClock no processador, e depois com, Tipo uns 3.3 @ 3.6Ghz

Claro usando apenas 1x HD5970

Se houver ganho de pontuação com overclock no processador, na pontuação da placa de video, é porque o processador de alguma forma estava segurando o desempenho,

e estamos falando de um SENHOR processador né,

FRISANDO que estou falando de desempenho em Jogos e não em processamento derivados de outras tarefas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
PuNiShEr;4587893']Cruzes' date=' que PC é esse O.O

Então, mais seu Clock padrão é 3.3Ghz correto, e esse teste seria com 1X HD5970 ?

Tipo, a melhor forma de mostrar se tem ou não perda de desempenho,

Seria rodar o 3D Mark Vantage, e ver a pontuação da GPU SEM OverClock no processador, e depois com, Tipo uns 3.3 @ 3.6Ghz

Claro usando apenas 1x HD5970[/quote']

3Dmark não é jogo e não representa a "realidade", existem vários exemplos de discrepâncias entre desempenho em 3Dmark e desempenho em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3Dmark não é jogo e não representa a "realidade", existem vários exemplos de discrepâncias entre desempenho em 3Dmark e desempenho em jogos.

Sim, mais entre os testes de referencia que temos é um dos poucos que descrimina a pontuação separada.

Um teste de bench em um jogo por exemplo poderia haver ou não um resultado, dai o teste fica complexo demais.

Vejamos que ele teste em um jogo otimizado para Quad-Core, e faz overclock no processador,

O ganho ( se houver ) pode ser tanto resultado do maior processamento quanto pode ser da "maior liberdade" do processamento de video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só complementando a resposta do Evandro, que está correta:

- Para SLI/CF o limite são 4 GPU's, que é o máximo com o que o AFR (motor de renderização do SLI/CF) consegue trabalhar. E tanto faz se são duas placas com dual GPU ou 4 placas single, a questão é se no caso de 4 placas single a placa mãe possui os extensores de barramento adequados para a comunicação de SLI/CF com as 4 placas, são poucas placas dentre as entusiastas que permitem.

- Para usar o PhysX ou qualquer outra aplicação GPGPU, não há limite de quantidade de GPU's, apenas limite na quantidade de slots da placa mãe. Então sim, é possivel rodar um quadfire/quadsli + 1 gpu pra physX + 1 gpu pra converter videos + 1 gpu pra folding @ home... como o Evandro disse, o limite é seu orçamento.

Bom, isso é sem entrar no mérito se vale a pena ter várias GPU's ou não... mas que é possível é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas essas 'n' GPU para GPGPU fariam a conexão com o resto do sistema como?

Explico: O cidadão tem 4 GPU para jogos, e mais 1 GPU para PhysX ligadas na placa mãe como manda o figurino, ele ainda quer adicionar poder na GPGPU na máquina pra F@H. Onde ele vai enfiar mais placas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os fabricantes de mobos de primeira linha, como MSI, Gigabyte, Asus, EVGA, etc. possuem pelo menos um modelo de placa mãe de soquete high end com esse tipo de coisa, 6 a 7 slots PCI-E. :)

Exemplos:

EVGA-X58-Classified-4-Way-SLI-Boasts-Seven-PCIe-x16-Slots-2.jpg

preview-gigabyte-x58a-ud9-041.jpg

Claro que sempre são placas que separam os meninos dos homens... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!