Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terminação em rede 485


viniciushoff

Posts recomendados

Estou em um projeto que usa rede RS485. Sei que em 485 os equipamentos das pontas precisa ter terminação, o problema é que eu vou usar alguns conversores de RS485 para serial nessa rede e eu reparei que todos os conversores posuem terminação.

Causa algum problema para a rede ter terminação em vários equipamentos em vez de apenas nos das pontas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim ira causar problemas. O resistor de terminação é utilizado para realizar casamento de impedancia. Se o resistor estiver localizado fora do final da rede, o casamento nao ira ocorrer o que ira causar reflexões na rede e distorção so sinal. Alem disso o uso de multiplos resistores distorce ainda mais a impedancia da rede. voce tem certeza que nao existe um jumper para voce escolher utilizar ou nao o resistor. Qual taxa de transmissão voce ira utilizar? E que cabo voce ira utilizar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu olhei, mas não tem nada para selecionar.

Assim, essa rede 485 não vai ser para nada comercial, apenas para testar alguns equipamentos, então o cabo também não é muito bom, não é blindado nem nada, mas também a distância máxima entre o primeiro e o último equipamento é pequena, deve dar uns 3 metros e pouco.

Agora outra pergunta, existe alguma gambiarra que se possa fazer para "recasar" as impedâncias sem mudar os conversores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah sim, tô comunicando a 19200

Na verdade eu já liguei, mas no total devem ser 15 equipamentos, eu liguei 5 e está acontecendo muitos erros de comunicação, então imaginei que fosse por causa dessas terminações nos equipamentos.

Como entre os outros equipamentos que falta ligar também tem alguns que precisa de conversor, imagino que os erros só devem aumentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A esquece... as terminaçoes da rede afetam drasticamente a impedancia. Mas acredito que um dos seus principais problemas na deve ser a reflexao do sinal ja que a sua taxa de transmissao é relativamente baixa, mas sim o fato que RS485 tem uma limitacao de carga na linha. E cada terminaçao utilizada limita drasticamente o numero nós que podem existir na rede. Provavelmente isso deve estar acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!