Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 7 x64 não enxerga modo AHCI com Gigabyte MA785GT-UD3H


Vinícius Lima

Posts recomendados

Ola a todos, venho recorrer mais uma vez ao Clube do Hardware, pois estou enfrentando um problema para ativar a função AHCI da minha placa mãe para Windows 7 x64. Vou explicar meu problema.

Como todos sabem, o modo AHCI (Advanced Host Controller Interface), é o padrão nativo da interface SATA da maioria dos HD'S. Visto que todas placas mãe trabalham com modo Native IDE é necessário instalar um drive da fabricante, para que o Windows possa identificar a HD. Dessa forma é necessário formatar o computador para instalar o drive. Até aí tudo bem.

Fiz o backup dos dados, e procedi para instalação. Entrei na BIOS e configurei do canal 0-3 (onde instalei minha HD para AHCI) e o canal 4-5 (para o meu leitor de DVD) em Native IDE, já que não consigo dar boot PELO cd do windows se o canal do DVD estiver operando em AHCI. Até aí tudo bem, o o boot por CD/DVD aparece. Seleciono para o instalador, porém simplesmente após os arquivos serem carregados e a tela de operação aparecer para instalação, o carregador trava, basta prosseguir que o Windows 7 x64 fica em um processo continuo. Não tenho mais ideia do que seja.:confused:. Alguem enfrentou o mesmo problema e saberia me ajudar? Fico aborrecido de não conseguir utilizar essa função.

Chipset:AMD SB710/AMD 785G

Placa Mãe: MA785GT-UD3H rev1.0

versão Windows 7 Home Premium x64 original

HD Samsung 502IJ SATAII

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui eu uso uma Biostar TA785G3 HD...mesmo chipset que a sua... e uso AHCI com Win7 x64..e nesse OS não é preciso instalar nenhum driver para instalação.

aqui pelo menos instala sem problemas. Ja verificou se tem atualização de bios?? Ja vi placas da asus com problema semelhante e com atualização de bios resolveu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Deep muito obrigado pela resposta. Eu restaurei as configuraçoes de fabrica, e removi o overclock. Eu parti para instalação, ele abre a tela normal de instalação do Windows 7, dai ele vai para expansao de arquivos, instalaçºao de recursos e etc, mas quando chega a hora de concluir ele fica num processo continuo. E o mais chato que o XP instala, fico chateado que meu Windows 7 e original. Sera que o sistema esta com problema de falta de drive, sera. Obrigado

Galera consegui finalmente instala o Windows 7 Home Premium x64 com AHCI (que sufoco passei). Vou deixar a dica para quem tiver problema para instalar com AHCI:

Veja se a MBR não foi danificada. Foi uma dica que me ajudou bastante, não sei por qual motivo, que o Windows 7 não quis instalar com a HD formata (pois fiz o processo de Low Level Format). Daí basta voce ter o cd do XP ou linux e reconstruir a MBR. Não sei o que gerou esse bug, mas em todo caso vale a pena se atentar essa dica.

Se o Windows não querer dar boot pelo drive de DVD, veja se o drive de DVD esta operando em AHCI. Alguns drives são incompativeis com modo AHCI, mesmo sendo SATA (foi meu caso). Dessa forma algumas placas mãe permitem isolar os canais das portas SATA, de forma a colocar a HD em modo AHCI e o leitor em Native IDE.

Se fizer overclock, certifique-se de desabilita-lo pois o Windows 7 possui bug quando o processador esta operando em overclock. Se remover algum drive do computador do sistema certifique de dar um reset ou Clear CMOS para que o sistema possa re-indentifica todos componentes.

Se alguem quiser acrescentar algo de adicional, pode fechar o tópico. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!