Ir ao conteúdo

PC reinicia do nada. Será fonte?

grison

Posts recomendados

Postado

Postei o tópico aqui pois comecei a suspeitar da fonte. Meu computador (o da assinatura) tem resetado sozinho, do nada. Estou trabalhando e do nada da uma travada rápida e já reinicia. As vezes fica alguma tela bizarra e som estranho ao fundo. Isso não acontece dentro de um jogo com processador a todo vapor, acontece do nada, com temperaturas baixas. Estou monitorando constantemente as temperaturas e não vi nada de preocupante. (Idle CPU 50-52°C Gabinete: 47°C. A todo vapor não passa dos 60°C o processador, e o gabinete vai a uns 55°C no máximo)

Poderia ser fonte, mesmo considerando que é um Corsair VX450? Ou devo tentar monitorar outros itens, como HD?

Postado

tente usar outro programa para medir as temperaturas pois 52°C idle e apenas 60°C full está no minimo estranho.

A fonte só vai ser o problema se estiver com defeito de fábrica.

Postado

Se voce está usando o cooler padrão da AMD (aquele que vem no box) essas temperaturas até podem estar corretas.

Mas se não, faça como disse o Jorno. Use outro programa para verificar essas temperaturas (Everest Ultimate é o que eu indico).

O fato de ser a fonte, não creio que esteja faltando energia. Seu sistema demanda mais ou menos 260W, recomendado 310W (segundo o eXtreme PSC), então, a não ser que a fonte esteja com defeito de fabricação, este não é o problema.

Se for mesmo a fonte, troque-a! Essa é a vantagem de uma Corsair =D

Postado

Tente verificar os logs de evento do eventviewer do Windows se aponta alguma falha de memória e se está gerando algum arquivo DUMP, isso pode ser memória ou a fonte não está aguentando a sua configuração que acho difícil em load esta fonte segura a sua configuração, pode ser que algum componente da fonte esteja com defeito, se possível tente testar outra fonte.

Postado

O problema é que é muito difícil testar outra fonte porque é absolutamente aleatório isso. As vezes fico semanas sem ter o problema. Os programas da ASUS já usei vários, e a temperatura sempre fica isso mesmo. Depois que eu botei um cooler no gabinete baixou vários graus também. Quando eu não tinha a ATI 5850 era mais frio inclusive. Bem mais.

Vou seguir as dicas dos colegas e procurar outros erros.

Alguma outra hipotese? Abraços e obrigado.

Postado

Meu everest está expirado. Antes espetei um pendrive na porta usb do gabinete e resetou do nada. Outro dia ja aconteceu isso ao ligar um hd externo usb.

Uma outra opção seria monitorar com o Everest as linhas 12V de sua fonte, veja se encontra alguma oscilação alta.

Eis o relatório:

190928357.jpg?AWSAccessKeyId=0ZRYP5X5F6FSMBCCSE82&Expires=1289425643&Signature=5YEquH2kknRr4T4cEPBeebqHtFg%3D

Postado

Medidas feitas com o everest não são nada confiáveis...

é muito, mas MUITO comum ver ele afirmar coisas absurdas como 15v na linha 12v... 2v na linha 12v.... 0v na linha 3.3v e assim vai.....

OBS: números apenas de exemplo (mas que realmente já vi)

A única maneira relativamente confiável de se medir é com um multímetro (R$10 no camelô mais próximo)

Postado
Mas as variações que apareceram no everest estariam de acordo, certo?

LOG que o windows criou: 190948088.jpg?AWSAccessKeyId=0ZRYP5X5F6FSMBCCSE82&Expires=1289429671&Signature=vtQ%2BI%2BEb%2BMoChq4%2FIdAJErl4M2k%3D

As imagens não apareceram.

E você não entendeu, as leituras do everest não servem para coisa alguma além de enfeite...

Postado
Jorno, entendi seu argumento. Mas tem muita gente recomendando o Everest aqui no forum.

Quem está recomendando, sinceramente.... não sabe o que fala.

Pode perguntar para qualquer bom usuário aqui da área de fontes & energia e te garanto que todos vão afirmar a mesma coisa.

Afinal, não é teoria.... é pratica, isso acontece.

E o Everest é bom, mas para ler tensões ele é um lixo, aliás... qualquer software é (até a BIOS não é confiável)

Postado

Olá amigo. Coincidência ou não eu também tenho essa placa mãe asus m4a78t-e com processador phenom II 965, 4 g de ram, hd 1,5 tera e a fonte da goldship 600 W, não tenho placa de video. Meu pc fica ligado o dia inteiro, acesso a internet, vejo filmes, fotos tudo normal, mas tenho alguns jogos instalados, e quando resolvo jogar-los, depois de uns 20 a 30 minutos o pc cai de repente e a temperatura do processador fica em torno de 55 a 61 e placa de 49 a 54 mais ou menos. Será que essas placas da asus podem estar com algum defeito de fábrica ? No meu caso aqui eu fiz uns testes com esses programas que estressam o processador que deixam o pc com desempenho total tipo o OCCT, mas nesses testes não acontece nada. Eu começo a desconfiar de algum problema de drivers ou problemas nessas placas. O que vocês acham ??

Postado

Ontem mesmo eu fiz o stress test do Everest. O PC ficou um tempão estressado ehehhehe. Não deu nada. Aliás, os coolers estavam com folga. O máximo que chegou foi 61°C temperatura da cPU, mas aumentando a potencia dos coolers até baixava. Eu reparei, no entanto, que o teste de stress não usa a placa de video. Fiz o autotune pra overclock da minha radeon, ela chegou a ficar a 80°C. Ainda assim o sistema ficou completamente estavel.

Não sei se o problema meu e o seu são o mesmo, porque o meu não tem relação com jogos. Dei uma jogada a todo vapor pra testar e nada. Reparei que travou quando abri vários programas, incluindo firefox, logo que iniciei o PC. Será memória RAM?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!