Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas de um técnico iniciante.


mikesoftwares

Posts recomendados

Bem galera, acabei recentemente um curso de montagem e manutenção, e quero começar a trabalhar como técnico, minha ideia é atender à domicílio, mas, surgiram "Várias" dúvidas, em que talvez vocês possam me ajudar.

1 - O que deve ter no kit de sobrevivência dos Técnicos? Ex:Fonte para teste, bateria para placa mãe, fusível para estabilizador, pasta térmica, mouse e teclado (vai que os do cliente estragaram!), os cds com todas as versões do Windows (lógico), os cds de programas e jogos.

O que mais acrescentariam?

2 - Se eu tiver uma fonte Atx para teste, posso usar em placas at também?

3 - Em uma formatação simples o que devo instalar "obrigatoriamente" para o cliente? Ex:atualizações do windows, drives, Messenger, winrar, adobe flash player...

4 - Em casos de programas pagos como o Photoshop, devo instalar com licença de avaliação ou com meu número de serial? Se instalar com meu serial isso poderia ser considerado pirataria?

5 - Tenho cópias do windows em dvd (porque se usasse o original ia arranhar muito rápido), se o computador do cliente não ler dvd qual seria o solução? Tem como gravar o windows em mais de um cd?

6 - Existe alguma forma de gravar cds que deixe a instalação de programas mais rápidas?

7 - Considerando que é meio difícil determinar o tempo que vamos gastar em um determinado serviço, como vocês agendam o horário das suas visitas? Já que se um serviço gastar mais tempo que se esperava iria atrasar o próximo compromisso.

8 - Caso eu vá a casa de um cliente e não consiga resolver o problema, devo cobrar a visita? Já aconteceu com vocês? Como enfrentaram a situação?

9 - Quais são as técnicas de divulgação que vocês costumam usar?

10 - O que vocês acham de criarmos o "Manual do Técnico Iniciante", com dicas, conselhos, histórias que tenham para contar e etc?

11 - Mais algum conselho que gostariam dar para os iniciantes nessa área?

- - - - - - - - -

OBS: O curso que fiz não foi dos melhores, muito do que sei aprendi "fuçando" no meu próprio computador e na internet.Pretendo fazer outros cursos ou faculdade na area futuramente.E já quero começar um curso de redes no começo do ano que vem.

São muitas perguntas, a maioria delas meio bobas, mas, a experiência de vocês é valiozíssima, e a cada um que puder responder pelo menos uma delas serei muito grato!

Sou novo aqui no fórum, e espero não estar violando nenhuma regra neste post, caso esteja, peço desculpas aos moderadores.

:lol:Obrigado!!!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Vou responder de acordo com o que eu vivencio aqui no meu trabalho.

1 - O que deve ter no kit de sobrevivência dos Técnicos? Ex:Fonte para teste, bateria para placa mãe, fusível para estabilizador, pasta térmica, mouse e teclado (vai que os do cliente estragaram!), os cds com todas as versões do Windows (lógico), os cds de programas e jogos.

O que mais acrescentariam?

Uma pequena maleta onde se encontra as chaves mais usadas, chave philips, fenda, de tamanhos variados, e afins já está ótimo. O resto você não precisa ficar carregando, só leve quando já souber o problema. A não ser claro peças pequenas como bateria, fusível e afins. Em outras palavras, leve o suficiente para achar o problema, não para resolve-lo de cara, pois se você for preparado para resolver todos os possísveis problemas de um computador, vai por mim, irá necessitar de levar uma loja junto com você.

2 - Se eu tiver uma fonte Atx para teste, posso usar em placas at também?

Não, o conector da atx é diferente da at, recomendo que não leve fonte para testes, caso for problema na fonte, você irá diagnosticar rapidamente, agora, se for levar, leve sempre uma at e outra atx.

3 - Em uma formatação simples o que devo instalar "obrigatoriamente" para o cliente? Ex:atualizações do windows, drives, Messenger, winrar, adobe flash player...

Na minha cidade eu faço o seguinte, instalo o windows ou xp sp3 ou seven, dependendo do que o cliente quiser, ou do que o computador suportar, pacote office e logicamente TODOS os drivers. O resto se quiser que eu instale, eu cobro a parte.

4 - Em casos de programas pagos como o Photoshop, devo instalar com licença de avaliação ou com meu número de serial? Se instalar com meu serial isso poderia ser considerado pirataria?

Muito provavelmente você irá trabalhar com usuários leigos, ou com usuários caseiros, então não precisa se preocupar com programas com licença, utilize keygen ou cdkeys que você consegue na internet, a não ser logicamente que o usuário queira que você instale o programa com o serial que ele mesmo tem posse.

5 - Tenho cópias do windows em dvd (porque se usasse o original ia arranhar muito rápido), se o computador do cliente não ler dvd qual seria o solução? Tem como gravar o windows em mais de um cd?

Depende do windows. Grave o XP em um cd normal e caso for necessário o Seven em um DVD.

6 - Existe alguma forma de gravar cds que deixe a instalação de programas mais rápidas?

Não que eu saiba, o processo de instalação depende pura e simplesmente da velocidade de processamento da máquina, o que dá para fazer é você copiar o instalador no pc do cliente e depois rodá-lo, e depois que terminar deletar o instalador.

7 - Considerando que é meio difícil determinar o tempo que vamos gastar em um determinado serviço, como vocês agendam o horário das suas visitas? Já que se um serviço gastar mais tempo que se esperava iria atrasar o próximo compromisso.

Faça o seguinte, agende uma visita, as vezes uma visita não dura mais que 2 horas no máximo, para se achar o problema, depois que você tiver encontrado o problema e tiver muitos clientes agende outro dia ou outra hora uma outra visita, mas dessa vez deixe umas 2~3 horas para trabalhar dependendo logicamente do que for feito.

8 - Caso eu vá a casa de um cliente e não consiga resolver o problema, devo cobrar a visita? Já aconteceu com vocês? Como enfrentaram a situação?

Sim, logico. Fale que você vai fazer uma visita e depois você resolverá o problema, dependendo logicamente se você tem muito serviço ou não. Caso não tenha, resolva na hora o problema, se você tiver logicamente todos os equipamentos necessários. Mas explicite para seu cliente, que a VISITA custará X, e não o fato de você resolver o problema. Há problemas que não são resolvidos tão facilmente, mas isso não quer dizer que você não vá ganhar se você não conseguir resolver.

9 - Quais são as técnicas de divulgação que vocês costumam usar?

QI sempre é a melhor. (Quem Indica.)

10 - O que vocês acham de criarmos o "Manual do Técnico Iniciante", com dicas, conselhos, histórias que tenham para contar e etc?

Seria interessante.

11 - Mais algum conselho que gostariam dar para os iniciantes nessa área?

Vá preparado para enfrentar o pior dos piores clientes que você possa imaginar, e mesmo assim, a maioria das vezes isso vai ser baba perto do que você irá enfrentar. Tenha paciência e relaxe, pois se você não fizer isso, a tendência é só piorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Quemel

Salve Quemel! Fantástico o seu blog! Não só já li vários posts lá como tenho indicado para todos meus amigos técnicos.

Roberto.Korea

Muito obrigado por dedicar um pouco do seu precioso tempo respondendo todas essas perguntas! Era exatamente disso que eu precisava!

No curso, aprendemos a lidar com computadores em várias situações, mas, nada sobre como lidar com clientes e com mercado, com suas respostas e o blog do Quemel, já tenho uma base melhor pra começar!

Valeu amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!