Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini caixa de som USB/SD chinesa


mattaus

Posts recomendados

Comprei uma dessas caixinhas chinesas de madeira que possuem 2 alto falantes, entrada USB, leitor de cartões SD e entrada auxiliar, que usam uma bateria chinesa no formato da Nokia BL-5C. O carregador é um chinês mas também pode-se usar um carregador Nokia 2mm.

Uma coisa que é chata: o carregador não possui qualquer controle, pelo menos nenhum que eu conheça, para parar de mandar energia caso a bateria esteja carregada. O led que ele possui é apenas pra dizer: -Estou ligado!

Mesmo se você não conectar ele na caixa, ou remover a bateria o led continua aceso.

Então você deixa o aparelho carregando dias e noites e nunca vai saber quando a bateria dele estará carregada. Estou usando uma bateria original da Nokia BL-5CA 700mAh 3,7 Volts 2,6Wh.

Coloquei um multímetro nos pólos correspondentes e ví que ela fornece na verdade 3,9 Volts. O som está melhor, e ele não fica "caindo" conforme a batida da música.

Minha dúvida é: se eu deixar essa bateria original e carregá-la com o carregador que veio com o aparelho, posso acabar danificando-a?

Essas baterias tem 3 pólos, mas o som us apenas 2. Abri e dentro há uma placa que gerencia todas as fontes (pilhas, bateria e conectores de carga). Não tem como saber se esse controle para de mandar energia quando a bateria está carregada? Tenho umas 10 baterias Nokia, a maioria de 700mAh que duram mais do que a do aparelho que diz ser de 860mAh.

Quando está carregando, a bateria é carregada com uma corrente de 5 volts que se não me engano é a mesma tensão que os celulares da Nokia carregam a bateria.

Na tampa da bateria da xaixinha, há um aviso:

Please use to conform to the safe stipulation battery charge (3-5 hours)

Please do not charge while using. O que me leva a crer que realmente o aparelho não consiga controlar quando desligar o carregamento da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Mateus, pelo jeito esta caixa não controla a carga da bateria não!

Pelos avisos em inglês, um fala para você carregar as baterias de acordo com es especificações dela, de 3 a 5 horas, o outro fala para você não cerragar as baterias com as caixas em uso, ou seja, o carregador não deve suportar a corrente de carga das baterias e manter a caixa funcionando!...

Aguarde outras dicas!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que beleza hein! Estou usando agora uma bateria original da Nokia. A autonomia aumentou e o aparelho parece que agora se "segura" na música. Estou carregando com o carregador original da Nokia e após umas 1h e meia o carregador esfria, o que me leva a crer que já carregou.

Agora eu tenho outra dúvida. Eu quero colocar dois alto falantes de 2W cada, nas duas molduras junto com os outros dois de 3W que essa caixa possui. O problema é que se coloco mais um alto falante a caixa fica "frouxa", tipo, numa música alta ela fica desligando como se a bateria estivesse fraça. Não teria alguns componentes que eu poderia colocar para que ela aguente mais dois alto falantes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O problema deve ser com a impedância! o amplificador deve suportar até 4 Ohms na saida, como você esta colocando mais outro alto falante junto, a impedância esta caindo para 2 Ohms, isso provoca uma sobrecarga no amplificador!..., poir isso ele esta cortando...

Para você instalar mais estes 2 alto falantes, você deverá colocar outro circuito amplificador estério só para eles!... (inviável)

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Coordenador
3 horas atrás, Joao Santino disse:

Olá.

Poderia fazer umfavor?

Tenho uma caixa de som igual a essa e a antena caiu e se soltou da placa de circuito impresso.

Pode informar onde devo soldar o fio que liga a placa à antena, ou publicar o desenho do esquema ou uma foto? 

Muito agradecido.

.

@Joao Santino Bem vindo ao fórum do Clube do Hardware...

Cada modelo dessas caixinhas, são diferentes uns dos outros, dificilmente verá duas placas iguais.

Seria mais fácil você tirar uma foto, com boa qualidade, da sua placa ai o postar aqui no tópico, talvez possamos identificar onde era soldado o fio da antena para você...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu tenho uma caixinha dessas que parou de funcionar porquê o conector do carregador dentro da caixa quebrou. 

Eu troquei e a caixa ligou mas ficou fazendo um barulho nos auto-falantes. Refiz as soldas dos cabos de alimentação na placa e dos cabor de saída para os auto-falantes para garantir que não tenha mau contato. O problema persiste e a unica coisa que dá pra ouvir é " toc toc toc toc" e se você fizer muita força, dá pra auvir a musica muuuuuuuito baixa mesmo com o volume no máximo. O que pode ser???

ela faz isso na bateria e quando eu ligo o carregador o "toc toc toc" acelera e mantem o mesmo sintoma.

o que pode ser???? 

O carregador é original nokia e a bateria de 4.3v 700mah.

auto-falantes originais apenas substituí o conector por um novo do mesmo modelo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez não pegue mais carga ou o circuito de carga pifou. Tente carregar a bateria "por fora" num outro carregador universal p.ex. Também você pode ter dado curto na saída pro a.f. Averigue (1ª vez na vida que escrevo esta estranha palavra! Sem trema então ficou sinistra)

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 5 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Em 30/08/2017 às 21:45, Bcpetronzio disse:

Teste ela com um fone de ouvido, se também não funcionar, os CIs amplificadores estarão queimados...

Também tenho uma caixinha dessas, ela liga normalmente só que não sai som.

conectei o fone de ouvido,sai som, mais sai baixinho o som.

obs: ela sofreu uma batida fraca no potenciômetro (botão do volume), alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

também tenho uma caixa de som dessas made in China, marca GRASEP, mod D-BH1101. Logo que liga aparece mensagem em  inglês, indicando a seleção de USB ou FM, etc.  Essa mensagem sai com volume muito alto. O controle digital de áudio não atua nesta mensagem de fábrica. Alguém, por gentileza saberia dizer se tenho como reduzir o volume das mensagens?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...