Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4 Linguagens


Legosbr

Posts recomendados

Ola pessoal, bom, primeiramente gostaria de dizer que não sou programador, estou apenas aprendendo pois gosto muito!

atualmente estou terminando faculdade de adminsitração porém penso em cursar sistemas em seguida, para atuar nessa area.

Crio muitas coisas em VBA e sou bem familiarizado com VB.NET. Ja estudei uma apostila de python e gostei, pois achei fácil. Agora que ja dei uma lida em algumas linguagens decidi que vou aprender uma, uma linguagem que seja boa, nao muito complexa e que tenha uma boa chance de conseguir um emprego. Alem de uma linguagem que eu consiga fazer programas com UI sem muitas complicações, isso que me deixou frustrado com phyton, achei muito complexo para criar um programa com UI apesar da linguagem em si ser fácil.

Ai vai minha duvida então, qual dessas linguagens é melhor para mim?

C#

VB.NET

PHP

Phyton

Em qual delas devo me aprofundar?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, bom, primeiramente gostaria de dizer que não sou programador, estou apenas aprendendo pois gosto muito!

atualmente estou terminando faculdade de adminsitração porém penso em cursar sistemas em seguida, para atuar nessa area.

Crio muitas coisas em VBA e sou bem familiarizado com VB.NET. Ja estudei uma apostila de python e gostei, pois achei fácil. Agora que ja dei uma lida em algumas linguagens decidi que vou aprender uma, uma linguagem que seja boa, nao muito complexa e que tenha uma boa chance de conseguir um emprego. Alem de uma linguagem que eu consiga fazer programas com UI sem muitas complicações, isso que me deixou frustrado com phyton, achei muito complexo para criar um programa com UI apesar da linguagem em si ser fácil.

Ai vai minha duvida então, qual dessas linguagens é melhor para mim?

C#

VB.NET

PHP

Phyton

Em qual delas devo me aprofundar?

Emprego atualmente está principalmente nas mãos de Java e agora Ruby. Mas ambos não são usados para criar interfaces gráficas tipo Desktop (ou GUIs), e sim interfaces Web.

Olá Legosbr,

PHP é uma linguagem para programar páginas de internet. Com certeza é a mais simples de aprender, para este tipo de aplicação.

Agora para aplicações desktop, sugiro aprender java, é a linguagem mais completa, e que "paga" melhor no mercado hoje.

Abraço!

Acho que para aplicações desktop Java não é recomendado devido aos claros problemas de gerenciamento de memória (não só memory leaks como memory consuming). Aliás, nenhum framework para criação de GUIs "pegou" em Java, como Swing, AWT ou SWT. Outros menos conhecidos e usados, como JavaFX, também possuem sérios problemas do mesmo gênero. Além de ser extremamente complexa e fora da filosofia DRY de programação.

Para interfaces gráficas as linguagens mais comuns são C (ver GTK+) e C++ (ver Qt). São extremamente rápidas, geram código objeto distributível e com performance claramente superior à linguagens interpretadas.

Ou você pode optar por Python, além de ser uma linguagem de sintaxe limpa, clara e objetiva, também tem suporte a bibliotecas gráficas (como o próprio Qt, usando PyQt. Aliás o PyQt oferece suporte também a elementos não-GUI do Qt). Como você gostou de Python, recomendo dar uma olhada em PyQt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emprego atualmente está principalmente nas mãos de Java e agora Ruby. Mas ambos não são usados para criar interfaces gráficas tipo Desktop (ou GUIs), e sim interfaces Web.

Acho que para aplicações desktop Java não é recomendado devido aos claros problemas de gerenciamento de memória (não só memory leaks como memory consuming). Aliás, nenhum framework para criação de GUIs "pegou" em Java, como Swing, AWT ou SWT. Outros menos conhecidos e usados, como JavaFX, também possuem sérios problemas do mesmo gênero. Além de ser extremamente complexa e fora da filosofia DRY de programação.

Para interfaces gráficas as linguagens mais comuns são C (ver GTK+) e C++ (ver Qt). São extremamente rápidas, geram código objeto distributível e com performance claramente superior à linguagens interpretadas.

Ou você pode optar por Python, além de ser uma linguagem de sintaxe limpa, clara e objetiva, também tem suporte a bibliotecas gráficas (como o próprio Qt, usando PyQt. Aliás o PyQt oferece suporte também a elementos não-GUI do Qt). Como você gostou de Python, recomendo dar uma olhada em PyQt.

Muito obrigado a todos pelas respostas, porém ainda tenho muitas duvidas.

1- Com PHP eu não consigo gerar aplicativos de DEsktop correto? Qual

a diferença em relaçao ao HTML?

2-Com o Phyton eu ja tentei usar o GUI se nao me engano chamado glade.

Tive muita dificuldade, pois estava acostumado com o visual estudio e VB.net

onde construir um aplicativo com interface era muito simples. Tem algo mais simples para

phyton?

3- Entre C, C# e C++ qual é a mais simples para aprender?

4- VB.net vale a pena?

6- Por fim a minha principal duvida é: Sempre que crio um aplicativo

no visual studio, usando VB.net, eu não consigo criar um instalador

que faça ele rodar em outras maquinas, até consigo um EXE, mas geralmente

só roda na minha maquina. Tinha a mesma dificuldade com Phyton, mas para

Phyton, nem para EXE eu conseguia passar.

Você podem me explicar como eu crio um Executavel, ou instalador, que faça

o programa rodar em qualquer maquina com Windows? Gostaria de saber isso para

Phyton e VB

Muito obrigado mesmo! vocês não tem ideia do quanto estão me ajudando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2-Com o Phyton eu ja tentei usar o GUI se nao me engano chamado glade.

Tive muita dificuldade, pois estava acostumado com o visual estudio e VB.net

onde construir um aplicativo com interface era muito simples. Tem algo mais simples para

phyton?

O mais simples que usei é PyQt, mas você precisa criar as interfaces programaticamente (via código, sem ajuda de interfaces gráficas como no Visual). O que dá para fazer é usar o QtDesigner para criar a interface, obter o código gerado e copiar no seu programa Python.

3- Entre C, C# e C++ qual é a mais simples para aprender?

Mais simples é C, mais útil no mercado atualmente é C#.NET (em conjunto com outras tecnologias .NET). Para interfaces gráficas recomendo C++ com Qt (usando o QtCreator) ou o Visual.

6- Por fim a minha principal duvida é: Sempre que crio um aplicativo

no visual studio, usando VB.net, eu não consigo criar um instalador

que faça ele rodar em outras maquinas, até consigo um EXE, mas geralmente

só roda na minha maquina. Tinha a mesma dificuldade com Phyton, mas para

Phyton, nem para EXE eu conseguia passar.

Você podem me explicar como eu crio um Executavel, ou instalador, que faça

o programa rodar em qualquer maquina com Windows? Gostaria de saber isso para

Phyton e VB

Python é uma linguagem interpretada, não compilada, por isso não há a necessidade de criar "executáveis" ou qualquer coisa do gênero. Existem no entanto wrappers que criam executáveis para Python, como o py2exe:

http://www.py2exe.org/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nelson,

Você havia dito que JAVA não é recomendado para aplicações Desktop..

Sei que tem esses problemas, mas quando estamos falando de aplicações MUITO grandes, JAVA não seria a melhor escolha?

Estou perguntando porque desde que comecei a programar que eu ouço isso.

Ainda não sei tudo de JAVA. Estou aprendendo, mas como disse, sempre escutei esse tipo de coisa e pelo que eu li era mais viável.

Claro que Web não temos nem o que discutir.

Agora fiquei na duvida sobre aplicações maiores Desktop

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nelson,

Você havia dito que JAVA não é recomendado para aplicações Desktop..

Sei que tem esses problemas, mas quando estamos falando de aplicações MUITO grandes, JAVA não seria a melhor escolha?

Estou perguntando porque desde que comecei a programar que eu ouço isso.

Ainda não sei tudo de JAVA. Estou aprendendo, mas como disse, sempre escutei esse tipo de coisa e pelo que eu li era mais viável.

Claro que Web não temos nem o que discutir.

Agora fiquei na duvida sobre aplicações maiores Desktop

Depende do que é esse grande. Se a interface é simples e a lógica complexa, Java pode ser usado sem problemas. Se há muitas interfaces não recomendo Java.

Sempre há a possibilidade de programar o core em Java e a interface em outra linguagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!