Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relê ou outro componente?


Marcel Valim

Posts recomendados

Agradeço sua paciência, mas essa parte de usar transistores para inverter o sinal da chave de comando, acredito eu, pode ser contornada se eu passar a usar um sinal positivo vindo da chave de comando, correto?

Dessa forma estaria eliminado o uso de transistores.

Sim, está correto.

Falei dos transistores porque não sei se existe a possibilidade de alterar a fiação/ligação das chaves de comando... Se houver uma forma de alterar, mandando um sinal positivo ao invés de um sinal de terra, não precisa utilizar transistor nenhum.

Se eu usasse o CI 4066 com o sinal positivo da chave de comando, como ficaria a ligação em cada perna do CI?

A ligação da alimentação seria no pino 14 (+12V da bateria) e no pino 7 (GND). Lembre-se de colocar um capacitor de 100nF em paralelo com a alimentação do integrado.

Os contatos do integrado são:

SwA - pinos 1 e 2;

SwB - pinos 3 e 4;

SwC - pinos 8 e 9;

SwD - pinos 10 e 11.

As chaves (Sw) são iguais aos contatos de um relé. Você poderia ligar a chave A (SwA) para aumentar o volume, por exemplo, e a SwB para abaixar o volume. As chaves C e D você pode usar para a sintonia.

Conforme eu disse, cada chave do integrado funciona como o contato de um relé. Então bastaria ligar os pinos 1 e 2 do 4066 na placa do controle remoto, no contato referente a aumentar o volume. Os pinos 3 e 4 do integrado você pode ligar na placa do controle remoto nos contatos referentes a reduzir o volume. Como os contatos das chaves do integrado são bidirecionais, tanto faz ligar o pino 1 do integrado de um lado ou de outro do contato do controle remoto.

Depois de ligar os pinos referentes aos contatos do integrado na placa do controle remoto, ligue os pinos de controle de cada chave. O pino de controle da chave A (SwA) é o pino 13. Este pino deve receber 12V quando você acionar o controle de volume para aumentar. Da mesma forma, o pino 5 deve receber 12V quando você quiser diminuir o volume.

Basta seguir esse raciocínio e ligar as outras duas chaves (sintonia).

Só gostaria de chamar a sua atenção para duas coisas:

1) O GND do controle remoto deve ser o mesmo GND do 4066;

2) Cada chave do 4066 possui uma resistência interna quando ligada. Pelo que li no manual, é algo próximo dos 100 ohms para alimentação de 15V. Não tenho como prever se isso vai atrapalhar ou não... Pode ser que essa resistência faça com que o controle remoto não identifique o fechamento dos contatos do integrado... Mas não tem como saber se não tentar. O integrado não costuma ser tão caro assim, então, se você achar que vale a pena, faça o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certíssimo. Entendi perfeitamente a sua explicação.

Só vejo dois problemas.

1) O primeiro é o ponto em comum entre cada função (volume e sintonia).

Se eu acionar volume + (energizar pino 13 para fechar pinos 1 e 2), obviamente o volume vai aumentar, mas como um dos contatos do volume+ no controle remoto é comum ao Volume- (digamos que sejam os pinos 2 e 3), essa corrente não passaria para o outro contato do volume- (do pino 3 para o 4), ou os terminais possuem algum efeito como um diodo?

2) O segundo problema seria com relação ao GND que tem que ser comum. É que o GND do CI virá da bateria do carro enquanto o do controle remoto virá da sua própria bateria, a não ser que eu reduza os 12 a 14V da bateria do carro para 3V e alimente o controle remoto, o que eu também não sei fazer (tô aprendendo ainda). E se ficar muito grande o circuito não vale a pena.

49535771.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O primeiro é o ponto em comum entre cada função (volume e sintonia).

Se eu acionar volume + (energizar pino 13 para fechar pinos 1 e 2), obviamente o volume vai aumentar, mas como um dos contatos do volume+ no controle remoto é comum ao Volume- (digamos que sejam os pinos 2 e 3), essa corrente não passaria para o outro contato do volume- (do pino 3 para o 4), ou os terminais possuem algum efeito como um diodo?

No caso, o integrado 4066 vai reproduzir exatamente o que acontecia no controle quando você aperta o botão... No botão original não tem nenhum diodo, certo? O integrado vai fazer a mesma coisa... E quando você testou com os micro relés? Funcionou? Se funcionou com os relés, deve funcionar com o integrado (conforme eu disse, o integrado faz a mesma coisa que os quatro relés). A única dúvida que tenho é quanto a questão da resistência interna dos contatos do integrado...

2) O segundo problema seria com relação ao GND que tem que ser comum. É que o GND do CI virá da bateria do carro enquanto o do controle remoto virá da sua própria bateria, a não ser que eu reduza os 12 a 14V da bateria do carro para 3V e alimente o controle remoto, o que eu também não sei fazer (tô aprendendo ainda). E se ficar muito grande o circuito não vale a pena.

Isso não tem problema nenhum. Basta ligar o negativo da bateria do controle ao negativo do sistema elétrico do carro. Agora... Já que o controle vai ficar estacionário no carro, ligado nos fios que vem do comando do volante, não seria ideal substituir essa bateria de 3V por um circuito que alimente o controle com a tensão da bateria do carro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom cabteixeira.

Vou montar um circuito com este CI, só que mais pra frente. É que eu usei uma espuma autoadesiva em volta dos relês e coloquei o projeto todo dentro de uma patola. Depois instalei sob o painel do carro e testei. O resultado ficou muito bom. Como o som do carro dá um bip a cada função, o bip original acabou por ficar até mais alto do que os próprios relês. Por enquanto tá resolvido.

Mas eu gostei da sua ideia de alimentar o controle remoto pela bateria do carro(60ah). Eu encontro aqui um esquema para montar que reduza de 12 a 14 V para 3V?

Li um tópico que fala sobre o LM317, mas não diz qual é a ligação das três pernas dele. Daria certo?

Muito obrigado pela sua ajuda. Me esclareceu todas as dúvidas. Obrigado também ao pessoal que deu uma força.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!