Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
sergiolcm

[Resolvido] Melhorar qualidade da imagem NET Digital

Recommended Posts

Boa tarde,

A NET trocou, na casa dos meus pais em Sorocaba, o decoder analógico pelo digital (aquele prateado).

Para tentar melhorar a imagem (a TV é uma Samsung LCD de 40'' fullHD), eu comprei o cabo mini DIN 10 pinos / video componete para a conexão (e mudei a configuração de saída de imagem no aparelho, de s-vídeo para YPrPb).

O resultado, no entanto, não foi muito bom. Apertando a tecla "info" do controle, aparece que a imagem está sendo enviada em 720 x 480i.

Eu dei uma pesquisada e vi que uma das causas da baixa qualidade do sinal e a alta compressão que a NET faz.

A minha dúvida é se há como, pelo menos, mandar este sinal para a TV de forma progressiva (480p), já que os filmes que eu vejo pelo HT não ficam (ficavam, o HT morreu) com a imagem tão ruim.

Desculpem o texto comprido,

Sergio Luis

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fazem algum tempo instalarão essa net digital em casa, e ligarão na tv da sala (tv de tubo 29" (_() e nela a imagem ficou bacana, só que meu pai não tinha notado muito a diferença então peguei coloquei no meu quarto e liguei na minha tv de lcd 32" sony HD ready e a imagem ficou mó nheca então comprei esse mesmo caboo de video componente no ML só que demorou uns 4 dias pra chegar e neste tempo meu pai pediu o decodificador de volta :angry:, mais mesmo assim quando o cabo chegou testei e deu um leve melhorada muito pouco mais não gostei.

Essa semana como acabei de pagar umas conta, coloquei no meu quarto e net digital HD e posso te falar a diferença de imagem e som é muito grande mesmo minha tv não sendo full hd ficou 1000X melhor, no seu caso tbem cairia bem trocar a net digital pela net digital HD a diferença de prelo fica muito pouco.

Abs Frederico

Editado por Edvaldo J. Frederico

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Edvaldo,

Obrigado por responder, mas o que eu queria saber é se há algum aparelho que possa ser ligado após o decoder da net e que faça o progressive scan, transformando o sinal em 480p (ou, quem sabe, um aparelho que faça o up scalling para resoluções maiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem receiver que faz isto... mas sinceramente, não vale o investimento.

Mesmo porque um DVD ainda vai ser melhor que esta imagem trabalhada.

Sobre a resolução, na verdade não é 720x480 (16:9), em definição padrão (SD->480i) é tudo 4:3->640x480... o que o técnico faz no aparelho é mandar reproduzir em 16:9 esticando a imagem, o mais "correto" digamos assim, seria deixar o aparelho setado em 4:3 com as bordas pretas nas laterais (pillarbox). Se você mandar do aparelho da NET em 4:3 e setar na TV 16:9 ela vai fazer a mesma coisa que a aparelho, esticar a imagem.

Passo pelo mesmo problema aqui, apenas com outra operadora de TV a cabo. O jeito é meio que se conformar. O ideal, e nada barato, é a solução que o colega aí acima deu.

Pra ser sincero, eu também estico a imagem e deixo pra lá... fazer o que.

Mas sinceramente, considerando que é um conteúdo em 480i, pelo menos aqui, não fica ruim não a imagem.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • renf,

Obrigado por responder.

Tem receiver que faz isto... mas sinceramente, não vale o investimento.

Pois é, esta foi a minha primeira ideia, e o HT morreu, mas o meu pai não quer gastar muito dinheiro num aparelho novo.

Sobre a resolução, na verdade não é 720x480 (16:9), em definição padrão (SD->480i) é tudo 4:3->640x480

Esta informação que eu coloquei foi "dada" pela TV. Ela que informou que a entrada de vídeo era de 720x480i.

Nesse meio tempo, eu andei fuçando pela internet e li muitas coisas: pessoas falando sobre troca de fios, sobre a utilização de um outro decoder (marca Philips), sobre a utilização de condicionadores de energia para melhorar a imagem... enfim, cada um correndo para um lado diferente.

Eu também li sobre um aparelho chamado ADC, que faria o upscale do sinal. Será que funciona? Alguém já viu / utilizou este equipamento? Eu imagino que ele seja mais barato (e bem menor) que um receiver.

Compartilhar este post

Link para o post

Condicionador de energia é pra quem é minimalista.... não vai surtir diferença nenhuma na minha opinião.

O problema é o sinal em si. Não é só resolução. Tem compactação de informação, como cores, brilho etc... por isso disse que não vai de maneira alguma ficar como um DVD.

Particularmente não conheço este aparelho.... pra mim ADC só conheço como conversor analógico-digital.

Tem algum link dele?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Renf,

Eu achei o nome genérico do tipo de aparelho (ADC). Depois de pesquisar mais um pouco de pesquisa na internet, eu vi que existem diversos aparelhos que fazem o serviço de converter o sinal para definições maiores.

Eles são todos gringos e difíceis de achar no Brasil (portanto, são caros).

Este do link abaixo parece ser bem versátil, é compacto, mas a resolução máxima é limitada:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162559525-xcm-hdmi-blaster-no-brasil-pronta-entrega-analogico-x-hdmi-_JM

Já este abaixo é muito bom, li vários elogios no HTFórum, mas ele custa 800 dólares:

http://hd.engadget.com/2008/08/29/anchor-bays-dvdo-edge-takes-anything-to-1080p-for-799/

Pensando um pouco, me veio uma ideia: será que um conversor de TV digital faria o up scalling do sinal da TV digital? Eu tenho um da Toshiba aqui e estou pensando em levá-lo para Sorocaba neste fim de semana para testar.

Compartilhar este post

Link para o post

O primeiro link teu não serve para o que você quer.

Já o segundo, compensa comprar um receiver que faz upscaling pelo preço. De brinde você pode montar um home muito bom, isso é o preço lá, imagina aqui pra importar...

Não sei se te entendi direto, mas o sinal da TV digital já é em 1080i. Mesmo o conteúdo SD é mandado a 1080i, apenas com a diferença de ser 4:3. É lógico que originalmente ele é 640x480, mas é convertido pra 1080i para o envio e recepção

Ou está se referindo a alguma outra coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Já o segundo, compensa comprar um receiver que faz upscaling pelo preço. De brinde você pode montar um home muito bom

Estou pensando nisso, vou tentar convencer o meu pai a gastar um pouco mais num receiver.

Não sei se te entendi direto, mas o sinal da TV digital já é em 1080i. Mesmo o conteúdo SD é mandado a 1080i, apenas com a diferença de ser 4:3. É lógico que originalmente ele é 640x480, mas é convertido pra 1080i para o envio e recepção

Ou está se referindo a alguma outra coisa?

O sinal do aparelho da NET digital é 480i (é o queaparece na TV, se eu apertar a tecla "info" do controle da TV).

O sinal da TV digital aberta eu não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo. NET digital "normal" em 480i.

A TV digital aberta utiliza outro tipo de tecnologia.... mas é transmitido com resolução máxima de 1080i. O que não impede de utilizar resoluções menores.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Tópico resolvido,

Já sei quais as minhas opções para tentar melhorar a imagem. Agora é tentar convencer o meu pai a gastar um pouco mais...

Obrigado a todos,

Sergio Luis

PS: moderador, pode encerrar o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais