Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caiu Um Raio E Agora?


marcos_aurelio

Posts recomendados

Quem mora em Sao Paulo deve saber lidar bem com isso.

De repente a chuva e varios raios e trovoes. Pedi para galera desligar as maq. enquanto isso fazia um BACK-UP básico. não deu tempo, um ESTRONDO e minha rede caiu não consegui reconectar mais. ai percebi que a LUZ do HUB não acendia mais troquei por outra porta e voltou ao normal.

Resultado 4 portas do HUB não funcionam mais.

Perguntas:

Tem conserto ?

Vale a pena ?

Qual a probabilidade das demais portas queimarem (até por enfraquecimento do equip. em funcao da carga)

Custo de Equip. igual ou similar ?

Ha equipamentos que barrem essa alta carga de energia ?

Que devo fazer ???

Qualquer sugestao é valida.

Agradeço antecipadamente.

Marcos Aurelio

B):help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom o que posso lhe dizer é apenas a minha opinião particular...

Conserto tem...

Se vale ou não a pena... eu se fosse você trocaria o hub

Creio que você corre pouco risco de outras portas queimarem em função apenas da falta dessas que foram pro beleleu....

O custo desse equipamento varia muito de loja pra loja....depende do tal do dolar... e da boa vontade dos vendedores..

Equipamentos para barrar a sobrecarga até existem, mas nenhum deles é 100% confiável... o melhor e mais eficiente equipamento é a mão humana... começou a cair raios, DESLIGUE TUDO, inclusive da tomada.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, recentemente senti na pele, certo dia estava chovendo e caindo muito raio nas proximidades e na época eu morava na casa da minha mãe e o computador ficava do lado da janela com grades de ferro quando caiu um raio na janela e me jogou para trás +- uns 4 metros.

O computador e monitor desligou na hora, menos o HUB, depois de perceber que não conseguia conectar na rede, peguei o HUB que ficava em cima do computador para olhar, e ele havia sido soldado na caixa do do computador (e tenho fotos para provar).

Sem falar que dentro dele alguns capacitores cerâmicos literalmente fritaram.

km1.jpg

km2.jpg

Quando mudei para o meu apartamento, eu refiz toda a parte elétrica para se adequar o máximo possível dentros das normal da NBR 5410, gastei cerca de R$100,00 para deixar tudo nos conformes que paguei para um professor de engenharia elétrica da UNG para fazer.

Atualmente aqui em casa, além dos disjuntores que ele recomendou (refizemos toda a caixa de força) eu com a ajuda dele colocamos em cada tomada varistores para cortar a energia em caso desses surtos elétricos.

Quem estiver interessado eu copiei as duas páginas da revista com o circuito que usei aqui nas tomadas, eu usei o circuito da figura 3.

http://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/d...pc/protecao.zip

A solução é simples e funciona.

Dependendo de quanto sair o preço da manutenção compensa mais você aproveitar e comprar um switch novo e colocar na sua rede já com os devidos cuidados e utilizando un dos circuitos acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas. irei tomas algumas medidas para ao menos amenizar o problema.

Quanto a sugestao do WIL-TON para compra do switches eu precisava saber a diferença dele p/ o HUB visto ter custo bem mais elevado. preciso justificar junto a Diretoria o CUSTO/BENEFICIO.

Agradeço novamente antecipadamente

Marcos Aurelio

B)

Ps.: Wellington li sua postagem em Prostituição Digital?, Dúvidas... e digo: é bom ter voce por aqui. Seja bem vindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos falando de uma empresa certo?

Então deve haver certo tráfego nela, e o que acontece?

O HUB é um tipo de Benjamim de rede, tudo e qualquer dado que entra em uma das suas portas á transmitido para todas as outras portas e computadores que não tem nada a ver com o "biscoito" acabam recebendo sem terem pedido que é descartado.

E pelo fato da natureza do HUB trabalhar assim, ocorre muita "batida" de pacotes que precisam ser retransferidos até que eles cheguem ao seu destinatário, e caso não chegue o pacote será reenviado quantas vezes for necessário até que chegue, causando um enorme atraso na performance da sua rede, dependendo da quantidade de colisões que ocorre.

Um Switch já é diferente, se uma informação entra na porta 1 para o computador na porta 8 o switch manda os dados apenas para essa porta e não para todos como o HUB, o que ocasiona uma baixíssima taxa de colisão e alta performance, sem falar que HUB's não trablham com FULL DUPLEX e o switch trabalha.

Full Duplex trabalha com o envio/recebimento simultâneo de dados, também, oferecento uma melhor performance dependendo do trânsito de dados da sua rede. Existem modelos caros de switch como os 3COM (o que eu uso aqui é um 3C16792 de 16 portas).

Em um teste com uma rede FAST ETHERNET a taxa de transferência de arquivos ficava entre 4.5MB/s 5MB/s com HUB, mudando para um Switch obtivemos uma performance entre 8.8MB/s e 10.1MB/s. Um BOM Switch apesar de ser caro, compensa o investimento pelo fato dele oferecer uma melhor performance em comparação a um BARATO HUB.

PS: Obrigado marcos_aurelio :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington

Estive pesquisado alguns modelos de Switchs e percebi que não entendo NADA disso, só o que notei que 3COM e SISCO sao os mais caros, "porém" os melhores.

Creio eu que sao as Ferraris dos Switchs. Gostaria de saber se ha algo sem tanto nome ($$$$) mas que pudesse obter os mesmos resultados, um AUDI A6 dos switchs talvez.

Outro detalhe: Colocando o switchs (desenho abaixo)

- das 24 portas irei tirar 3 nos quais irá cair p/ NET e HUB novamente.

Perguntö:

As maq. dos HUB'S serao prejudicados pelas demais ligadas diretamente no switch ? (se sim quanto ???)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img36.photobucket.com/albums/v108/Marcos_Aurelio/ARQ1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Agradeco novamente antecipadamente.

Tambem não sei desenhar :)

Marcos Aurelio

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem switchs genéricos que custam em torno de R$50,00 na Santa Efigênia que não garanto a qualidade.

Eu não entendi direito o seu mapa, mas fiz um desenho aproximado do que seria ideal.

1° - Manter todos os computadores da rede utilizando switch para melhor performance.

2° - Manter a rede por trás de um router/firewall por motivos de segurança.

3° - Como não sei como está a sua rede o desenho é apenas ilustrativo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/disco_virtual/pc/mapa_rede.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington

Realmente não sei sobre arquitetura de rede mas vou tentar explicar:

O hub de 16 + o de 8 ficam no terreo ( 18 maqs.)

0s 3 hubs de 4 no 1 andar = (10 maq)

0 hub de 8 no 3 andar = 6 maqs.

Ai está a duvida: colocando o switch somente para distribuir para as maq. do TERREO as demais irao ou não ter uma perda ???

Alias nem sei se dá para ligar HUB com SWITCH

(a intensao é swich para todos os andares, mas por enquanto não dá)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img36.photobucket.com/albums/v108/Marcos_Aurelio/ARQ.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Agradeço desde já

A proposito, que SOFT você usou para desenhar a rede ?? é FREE :)

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se você trocar os HUB's do terreo os computadores dessa seção terão uma boa performance apenas entre si e as demais vão continuar a ser o que eram sem haver nenhuma perda. Você pode ligar um HUB em um SWITCH sem problemas, só preste atenção no tipo de cabo que para esse tipo de ligação HUB <> SWITCH você vai precisar de um cabo cross, dependendo do switch, os 3com mais recentes aceitam tanto cabos pass hrough como cross over auto negociando entre os dois.

O programa que usei para desenhar o esquema foi o "photoshopis" mas existem programas alternativos gratuitos que podem servir para fazer o mesmo:

PhotoPlus 5.5

Ótimo programa que não faz tudo o que um Photoshop faz, mas para os trabalhos básicos que muitos realizam no dia a dia é uma poderosa ferramenta, trabalha com layers e interface fácil de se utilizar.

Pixia

Programa um pouco complexo de se utilizar, oferece alguns filtros e efeitos, recomendável ler o manual anets de usar.

The GIMP

Ótimo programa, poderoso em suas funções e alguns dizem ser o irmão gratuito do Photoshop. É um pouco complexo a primeira vista, mas depois de mexer um pouco você logo se acostuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!