Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com temperatura AMD


alexandrexand

Posts recomendados

Pessoal, estou com problemas em um pc, pois sempre que coloco ele para trabalhar um pouco mais ele desligar por conta do calor.

Já troquei fonte, substitui a pasta térmica por uma AKASA 450.

já alterei o setup para desligar a 80º e mesmo assim esta desligando.

Já coloquei 3 coolers para resfriar (1 na parte traseira do gabinete colocando o ar para dentro e os outros 2 retirando o ar pela tampa lateral)

A placa mãe é uma Gigabyte (GA-MA69VM-S2)

Fotos:

http://img121.imageshack.us/img121/1667/img2426y.jpg

http://img149.imageshack.us/img149/936/temperaturag.png

http://img690.imageshack.us/img690/9412/configurao.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, pra começar essa poeira acumulada não pode estar aí. Tem que limpar cara.

Sua configuração de refrigeração tá completamente incorreta.

Fans traseiros e superiores são de exaustão (retiram ar do gabinete), e não jogam ar no gabinete. Fans frontais, laterais e inferiores que são de injeção.

Mas tem uma coisa estranha: suas temperaturas em idle não estão altas. Veja a temperatura em full.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso mesmo as temperatuas em idle estão normais eu tenho uma outro 5600 que fica na mesma temperatura mais quando vai a ful pega 60graus fácil e tambem com concordo com o que o amigo sicoutou acima

1 poera atrapalha muito o desempenho do cooler

2 sistema basico de refrigeraçao

1 frontal de jogando o ar para dentro

1 ou 2 de traseiro restirando o ar

1 ou 2 lateral jogando o ar

ok espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou inverter os fans, mas para vocês terem ideia até com a tampa lateral aberta ele esta esquentando.

Este printscreen foi tirado quando o computador foi iniciado. Se colocar o computador para jogar, ele esquenta, faz um som de besouro e em seguida desliga. Passa de 60º fácil, fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já fiz o que vocês me pediram.

1. Retirar poeira

2. FAN dianteiro colocando ar para dentro

3. FAN traseiro retirando o ar

4. Organizar os cabos dentro.

Fechei a tampa e liguei a máquina e tirei um print do CPUID

http://img233.imageshack.us/i/nova2.png/

Estou achando ainda muito alta para uma máquina recem ligada

http://img211.imageshack.us/i/img2428j.jpg/

Lembrando que esta máquina já esta com pasta termica AKASA.

O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alexandrexand

Certo, você troca uma fonte bomba por outra bomba, assim você não vai ver

resultado nunca. Pegue uma fonte de boa qualidade, com potência real, e

instale no seu pc e verá o resulatdo.

adcarvalho

Desculpe, mas vou ter de discordar. Ao menos comigo, nunca tive problemas de aquecimento causados por fonte de baixa qualidade. No meu Pc não uso fonte qualquer, mas em todos os outros com os quais tive contato, jamais houve ocorrências de problema semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, faça a medição das temperaturas com o computador em full e poste-nos a imagem do CPUID.

Informe-nos também sua configuração completa.

O fan do cooler do processador está girando corretamente? Qual a velocidade dele em full? O cooler está bem encaixado? Bem firme? Não pode haver qualquer folga entre ele e o processador.

Quando o software informar a temperatura de quase 80ºc (que você citou acima), encoste seu dedo no dissipador, o mais próximo possível da base (junto ao processador), para aferir se o processador está realmente tão quente assim. Se você conseguir manter o dedo encostado por aproximadamente 3 segundos sem queimá-lo, é muito provável que o erro esteja na medição da temperatura. Se for este o problema, a atualização da BIOS pode ser a solução. Apenas tome cuidado para não se queimar. Inicie o "teste" com toques leves e rápidos. Percebendo que não está tão quente assim, mantenha o dedo por mais tempo.

Faça este teste e poste o resultado, ou melhor, suas impressões. Não esqueça de responder as perguntas que fiz acima e postar a imagem.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas vou ter de discordar. Ao menos comigo, nunca tive problemas de aquecimento causados por fonte de baixa qualidade. No meu Pc não uso fonte qualquer, mas em todos os outros com os quais tive contato, jamais houve ocorrências de problema semelhante.

"meu vizinho fuma a 30 anos e nada aconteceu com ele"

"sempre andei sem cinto de segurança e nada aconteceu comigo"

Não é porque não aconteceu com você que isso não acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, atente para as questões e recomendações do Yoshi Br...

Acrescento mais duas recomendações:

-Se teu dissipador tiver atolado de poeira, a troca térmica cai abruptamente! Será necessário retirar o cooler da base da cpu novamente para poder lavar o dissipador.

-Coloque o fan inferior da tampa lateral, injetando ar frio para dentro também.

-Com o PC ligado, coloque a mão na carcaça da fonte. Se tiver muito quente, eis aí uma fonte de calor...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente fera, ja passei por isso com 2 PCs e em ambos os casos a culpa era da fonte

mas só por curiosidade faz qto tempo que isso começou e a qto tempo você está com esse PC ?

um detalhe que me chamou a atenção é o fato de você estar com um fan traseiro menor do que deveria (acredito que esta usando um de 80 podendo usar um de 120)....

se o ambiente esta quente (afinal de contas no brasil agora é verão) você tem 2 fans jogando mais ar quente para dentro do gabinete e apenas 1 para retirar, o que ( a meu ver ) não é muito bacana, pois parto do principio que tem que haver a mesma qtde de ar entrando e saindo de dentro do gabinete para que a troca de ar seja realmente efetiva (se eu estiver enganado alguem me corrija por favor)

use um fan de 120 na traseira, pois pelo que na foto existe essa possibilidade no seu gabinete jogando ar para fora...

tente adaptar tambem um fan de 120 na tampa lateral (preferencialmente do mesmo modelo) jogando ar para dentro e aposente aquele inferior

troque a fonte (como muitos disseram) e tenho quase certeza que todos os seus problemas acabaram :D

Boa Sorte

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"meu vizinho fuma a 30 anos e nada aconteceu com ele"

"sempre andei sem cinto de segurança e nada aconteceu comigo"

Não é porque não aconteceu com você que isso não acontece.

Jorno, é para isso que servem as estatísticas. Não é comum que uma máquina tenha problemas de super aquecimento simplesmente causado por fonte. Não estou dizendo que seja impossível, mas em toda minha vida como técnico, nunca me deparei com essa possibilidade.

Muitas vezes, tentando solucionar problemas, as pessoas acabam realizando vários procedimentos ao mesmo tempo, o que não deixa certeza de qual deles trouxe a solução. Pra ter certeza se é a fonte que está causando o problema, o Alexandre deverá testar cada procedimento em separado. -_-

Alexandre, caso seu problema não seja fonte, favor deixar isso registrado aquí, para a melhor experiência de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou inverter os fans, mas para vocês terem ideia até com a tampa lateral aberta ele esta esquentando.

Este printscreen foi tirado quando o computador foi iniciado. Se colocar o computador para jogar, ele esquenta, faz um som de besouro e em seguida desliga. Passa de 60º fácil, fácil.

Caro Alexandre, como voce observou, varios colegas estão tentando lhe ajudar a descobrir a "fonte" do problema o que pode ser muitas.......

Será necessários mais informações especificas do momento antes do travamento, mas algumas informações postadas tem significância:

(1).... faz um som de besouro e em seguida desliga....

Hardwares não emitem sons quando em perfeito funcionamento, se isto ocorre de onde vem este som? Da fonte ? do HD ou DVD (improvável) ? De onde?

(2) .....60 graus fácil fácil ....

temperatura normal em qualquer processadores original, para saber se há problema de aquecimento tem que estar em full (Sofware especico de teste ou games pesados).Se preocupe acima de 85 graus.

(3) .....posição das fans....

se modificando a posição de retirada e colocação de ar das fans o problema continua, então não é provocado pela temperatura do ar internamente.Esqueça a posição das fans ou colocação de outras.

(4) .... na discusão maior se é fonte ou não......

Sugiro que voce teste as possibilidades uma de cada vez,mas corretamente.Tente repetir o teste da fonte com uma outra emprestada, mas boa, sugestão Corsair / Zalmam / Thermalteke entre outras, esqueça C3 Tech, Clone e CIA.

Bom testes colega.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!