Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar mais de um Fan no mesmo Conector da Placa-mãe?


jeffren

Posts recomendados

Olá amigos do forum!

Em breve vou comprar alguns fans para gabinete e um Cooler melhor para meu Phenom e, ao pesquisar algumas opções, me sugiram algumas dúvidas e gostaria que me ajudassem com isso.

Primeira dúvida: Sabendo que 2 fios são responsáveis pela alimentação do Fan do Cooler, pra que servem o terceiro e o quarto fio, respectivamente, presente em alguns modelos?

Quanto a compra do Cooler, das opções que me interessaram, temos os V6, V6GT e V8, da Cooler Master e alguns modelos da Zalman. Caso eu opte por algum da Cooler Master, provavelmente este venha com 2 Fans. Somado a isso, minha placa mãe Asus tem o recurso Q-Fan, que controla a rotação dos Fans, conforme a demanda de processamento e calor. Duvidas:

Eu queria saber se posso ligar os 2 Fans do cooler no mesmo conector da placa mãe? Se sim, como fica o controle da rotação? Terei leitura de ao menos um deles (ou ambos)?

No caso do Cooler V8, este vem com um controlador de rotação independente. Acaso este controlador se sobressai ao controlador PWM da placa-mãe? Como funciona essa combinação? Terei de desabilitar o Q-Fan na bios da Placa mãe, ou dá pra combinar os dois tipos de controle?

Vi na net que existem adaptadores Y para fans. Tem algum problema ligar 2 fans de 12mm no mesmo conector da placa mãe? O recurso Q-Fan vai agir nos 2 fans ao mesmo tempo?

Vi também que existem adaptadores para serem usados direto no Molex da fonte e com 4 pontas. Dois deles para 7v e os outros dois para 12v. O que controla a rotação dos fans é a tensão nos conectores?

Por último, gostaria de saber se os V6, V6GT ou V8 vão esbarrar nas minhas memórias (Dominator Corsair), sendo que as instalo nos Slots Laranja da minha Placa mãe (Asus M4A79T-Deluxe)

Agradeço ajuda de vocês.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos do forum!

Primeira dúvida: Sabendo que 2 fios são responsáveis pela alimentação do Fan do Cooler, pra que servem o terceiro e o quarto fio, respectivamente, presente em alguns modelos?

Agradeço ajuda de vocês.

Grato!

Um fio é para mostrar o rpm e o outro para o controle de rotaçao PWM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o amigo ai em cima disse, usando um adaptador e ligando 2 coolers em 1 conector da placa mãe, a placa mãe vai reconhecer apenas um e controlar os 2 como se fosse um.

Creio que a diferença no controlador do V8 é que é você quem define a velocidade fixa que quiser.

E acho que as memorias pelo menos no V8, não vão atrapalhar não, já nos outros não sei, mais acho que dá por pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o problema seria não com a tensão e sim com a corrente.

Não sei qual é a corrente máxima suportada pelas trilhas da placa mãe, isso que vai limitar a quantos fans se pode ligar numa úncia saída.

Mais dois, não tem nenhum, dificilmente vai chegar a 1A, já que a maioria das ventoinhas, mesmo com leds (que consome muito pouco) fica abaixo dos 0.5A (6W).

Aqui, a ventoinha que mais consome é uma Scythe de 110CFM, com 0.53A (6.36W).

Só pra ficar bem claro a questão dos fios do fan, ai vai uma imagem que ajuda muito.

conectorventoinha.png

Um Feliz Ano Novo a todos!!!

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o problema seria não com a tensão e sim com a corrente.

Não sei qual é a corrente máxima suportada pelas trilhas da placa mãe, isso que vai limitar a quantos fans se pode ligar numa úncia saída.

Mais dois, não tem nenhum, dificilmente vai chegar a 1A, já que a maioria das ventoinhas, mesmo com leds (que consome muito pouco) fica abaixo dos 0.5A (6W).

Aqui, a ventoinha que mais consome é uma Scythe de 110CFM, com 0.53A (6.36W).

Só pra ficar bem claro a questão dos fios do fan, ai vai uma imagem que ajuda muito.

Um excelente 2011 para você também Luiz. Obrigado!

Obrigado pelos esclarecimentos.

Referente aos fans, seria muito bom testar e fazer as medições. Eu não queria arriscar minha placa mãe! :(

Qual dessas hipóteses é a mais provável:

1 - Os 2 fans vão dividir a corrente e funcionarem na metade da rotação sempre;

2 - Ambos ao mesmo tempo funcionarão forçando as tensões, correndo risco de danificar a placa?

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um excelente 2011 para você também Luiz. Obrigado!

Obrigado pelos esclarecimentos.

Referente aos fans, seria muito bom testar e fazer as medições. Eu não queria arriscar minha placa mãe! :(

Qual dessas hipóteses é a mais provável:

1 - Os 2 fans vão dividir a corrente e funcionarem na metade da rotação sempre;

2 - Ambos simultaneamente farão seu papel normalmente e forçarem as tensões, correndo risco de danificar a placa?

:confused:

Obrigado!!!

Ligando dois juntos, cada um vai "puxar" a corrente especificada por ele.

Ex: se eu ligar dois Scythe de 0.53A, terrei 1.06A (12V x 1,06A = 12,72W).

Assim, vai ter um corrente de 1.06A passando pela trilha de cobre da placa mãe.

Como eu disse, não sei ao certo qual é a corrente suportada pela placa, já que os fabricantes não especificam, e isso vai variar de placa pra placa.

Se você extrapolar, o que poderia acontecer é que a trilha iria esquentar e queimar, mais isso seria difícil, teria que ligar vários fans pra ocorrer isso.

Então ligando dois, o que acontece que aumenta o consumo. Ambos irão funcionar na sua velocidade máxima. Dois não vai ter problema.

Veja este aptador pra ligar 3 ventoinhas com PWM: http://www.justshop.com.br//cabo-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

Ele tem um conector molex pra se ligar na fonte, não forçando assim a trilha da placa mãe.

Agora minha opinião: acho melhor usar adaptador ou gambiarras pra se ligar direto na fonte, não correndo assim risco nenhum.

Na Spon tem eles, e ainda vel com plug para se conectar na placa mãe e monitorar a rotação>>>http://www.spon.com.br/index.asp?secao=106&categoria=748&subcategoria=0&id=1016 e tem este que liga três http://www.spon.com.br/index.asp?secao=106&categoria=748&subcategoria=0&id=1196

Mas é isso. Espero ter esclarecido tudo.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!!!

Ligando dois juntos, cada um vai "puxar" a corrente especificada por ele.

Ex: se eu ligar dois Scythe de 0.53A, terrei 1.06A (12V x 1,06A = 12,72W).

Assim, vai ter um corrente de 1.06A passando pela trila de cobre da placa mãe.

Como eu disse, não sei ao certo qual é a corrente suportada pela placa, já que os fabricantes não especificam, e isso vai varia de placa pra placa.

Se você extrapolar, o que poderia acontecer é que a trilha ia esquentar e queimar, mais isso seria difícil, teria que ligar vários fans pra ocorrer isso.

Então ligando dois, o que acontece que aumenta o consumo. Ambos irão funcionar na sua velocidade máxima. Dois não vai ter problema.

Veja este aptador pra ligar 3 ventoinhas com PWM: http://www.justshop.com.br//cabo-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

Ele tem um conector molex pra se ligar na fonte, não forçando assim a trilha da placa mãe.

Agora minha opinião: acho melhor usar adaptador ou gambiarras pra se ligar direto na fonte, não correndo assim risco nenhum.

Na Spon tem eles, e ainda vel com plug para se conectar na placa mãe e monitorar a rotação>>>http://www.spon.com.br/index.asp?secao=106&categoria=748&subcategoria=0&id=1016 e tem este que liga três http://www.spon.com.br/index.asp?secao=106&categoria=748&subcategoria=0&id=1196

Mas é isso. Espero ter esclarecido tudo.

Abraço...

Obrigado novamente pelos esclarecimentos.

Como eu disse, espero não ter problemas ao conectar 2 fans num mesmo conector, já que existem adaptadores. Será que os fabricantes de Placa mãe aprovam esses adaptadores?

Vou ver se consigo alguma informação com a Asus... Se eu conseguir, postarei aquí.

Obrigado a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!