Ir ao conteúdo

SMART Bad but usable

fcara1

Posts recomendados

Postado

Necessito de ajuda/informação, pois após a última queda de energia (ontem) cada vez que inicio o PC tenho a mensagem acima em um dos HD's. Uso raid 0, sendo um segate 500Gb novo (sem problema) e um antigo, herança de minha antiga máquina. Abaixo seguem screenshots do AIDA64:

HD com problema: http://img10.imageshack.us/img10/3971/antigo.png

HD novo: http://img819.imageshack.us/img819/5521/novovj.png

Adicionalmente, nem o HD TUNE, nem o CHKDISK do Windows 7x64 nem o setools encontraram quaisquer problemas (no seatools apenas executei os testes genéricos, os específicos não foram possíveis devido ao RAID).

Meu plano imediato é desativar a necessidade de clicar F1 nos erros, e acompanhar a evolução periodicamente via AIDA64/HD TUNE. Porém minha dúvida é exatamente esta: quando os dados serão realmente críticos? Paralelamente:o que significa aquele 22 da imagem, e qual valor o deixará problemático?

Desde já gradeço qualquer luz que possam lançar.

Postado

22 é o numero de setores defeituosos realocados, ou badblocks,são setores que foram danificados por impactos, choques mecânico ou desgaste natural e que foram realocados para setores bons do HD.

Geralmente os HDs tem uma area não utilizada chamada Defect Map que são setores "reserva" para substituição de setores ruins, alguns HDs, geralmente remanufaturados, ja vem com badblocks realocados, por isso não há motivo para preocupações, contanto que o numero de Badblocks não aumente, o que poderia indicar deterioração da mídia magnética

Para desativar a necessidade de clicar F1 no Boot Basta entrar na BIOS e desativar o monitoramento do S.M.A.R.T

Postado

Obrigado F4b10 pela resposta, entretanto gostaria de saber também como verificar o defect map restante? Ou em outras palavras, o limite de bad blocks possível antes de probremas sérios começarem...

Postado

não tem como monitorar o Defect map pois essa é uma area acessível somente pela controladora do HD, porém na listagem do SMART existe um indicador chamado corrent pending sector count - contagem de setores pendentes- quando o valor for diferente de zero significa que a area de defect map acabou... tem também o uncorrectable reported sectors - setores irrecuperáveis reportados, que indica a mesma coisa...

um bom programa para monitorar o S.M.A.R.T é o Crystal disk info:

http://www.baixaki.com.br/download/crystaldiskinfo.htm

Basta marcar a opção pesquisa de disco avançada no menu função> advanced features para que ele detecte os HDs do RAID

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!