Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ciências ou Engenharia da Computação?


guto oliveira

Posts recomendados

Pessoal, se poderem me esclarecer uma duvida,Eu gostaria de trabalhar com animações em 3d, como elaborar e ajudar a fazer filmes em 3d como era do gelo , Rio e etc,e também gostaria de elaborar games em 3d como the duel ou mú , Qual curso me deixaria mais próximo disso, ciências da computação ou engenharia da computação ? pois acho que independentemente dos dois cursois citados a cima eu precisarei de uma especialização em 3d né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cristianogro, como eu havia dito anteriormente, tenho interesse pela área de games, estava procurando universidades aqui onde moro (Curitiba/PR) que ofereçam o curso de CC, achei a PUC e a UFPR, só que esse curso é período integral e como sou de família humilde, sem chance de ficar só estudando:(, tenho que trabalhar também. Minha dúvida é se eu fizer EC e depois Tecnologia em Jogos Digitais na PUC, valeria a pena, pois como você disse, CC tem mais programação e tem mais a ver com jogos e tal, EC é mais hardware, será que mesmo fazendo EC e depois esse curso de Jogos Digitais terei alguma chance nessa área? Tinha pensado no seguinte: Fazer CC (só que seria EC, por CC ser tempo integral), depois de terminar o curso ou quando tivesse tempo livre fazer um curso de inglês (entendo razoavelmente bem, sou bom pra ler, mas pra escrever e falar...) e depois fazer o Tecnólogo em Jogos Digitais. Depois tentar algo lá fora, em alguma desenvolvedora de jogos. O que acha?

Você cutucou numa ferida que até hoje me incomoda, EC é mais voltado a hardware, SI é mais voltado para software, mas nos dias de hoje nada impede de um Engenheiro da Computação ou Cientista da Computação trabalhar com desenvolvimento de software, assim como nada impede de um profissional formado em SI de trabalhar mais com integração de hardware com software, tudo depende de você, se você está fazendo graduação de EC e somente ficar no "feijão com arroz" do conteúdo aplicado na faculdade é óbvio que no final do curso você irá ter uma formação voltada pra hardware, durante o curso se você estudar mais linguagens de programação, padrões de projeto de software como UML por exemplo e banco de dados já será uma habilidade a mais que te deixará voltado à desenvolvimento de software também. Infelizmente no mercado é raro mais já encontrei até um rapaz formado em Física e outro em Administração trabalhando com desenvolvimento de sistemas, os dois entraram nesta área porque tinham uma capacidade de raciocínio lógico bem aguçada e um conhecimento básico suficiente de programação, isso nos mostra que dependendo da empresa nem sempre a formação importa mas sim seu conhecimento e sua capacidade.

Sobre Tecnologia em Jogos Digitais na PUC seria um bom adicional ao currículo, sobre o curso de inglês é bom você começar bem antes de terminar a faculdade, pois gastasse cerca de 3 a 4 anos para ficar fluente e se você deseja ir pra fora terá que ter inglês fluente, se você quer mesmo seguir a área de desenvolvimento de jogos tente entrar nesta área durante a faculdade. Não estou dizendo que isso é uma verdade a ser seguida mas a maioria das vagas em games lá fora que vi exigem experiência, as que não exigiam experiência pediam para você demonstrar algum site, ou game desenvolvido por você, sem contar na lista extensa de conhecimentos exigidos.

Para área de desenvolvimento de jogos pelo pouco que vi até o momento você utiliza muita trigonometria, estou cursando a matéria de Computação Gráfica que por sinal é a última pra me formar, estou estudando OpenGL (tecnologia utilizada numa infinidade de games) e usa muita trigonometria utilizando aqueles cálculos de seno e cosseno, você tem que ter uma boa noção disso pra saber se virar, então pode ter certeza que utilizará um pouco de cálculo.

Pessoal, se poderem me esclarecer uma duvida,Eu gostaria de trabalhar com animações em 3d, como elaborar e ajudar a fazer filmes em 3d como era do gelo , Rio e etc,e também gostaria de elaborar games em 3d como the duel ou mú , Qual curso me deixaria mais próximo disso, ciências da computação ou engenharia da computação ? pois acho que independentemente dos dois cursois citados a cima eu precisarei de uma especialização em 3d né ?

Bom se você quer somente mexer com animação 3D você poderia dar unma olhada no curso de Design Gráfico ou outro que eu ainda não conheça, agora se quer tanto trabalhar com animação 3D e desenvolvimento de jogos 3D é provável que você tenha que fazer um dos 3 cursos citados (Sistemas de Informação, Ciências da Computação ou Engenharia da Computação) e uni-lo a alguma especialização em 3D ou algum curso de 3D. Não posso te dizer se tem algum curso que una desenvolvimento de games em 3D e animação 3D porque conheço pouco sobre isso, sugiro você dar uma pesquisada, vou tentar achar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li o tópico e estou gostando das respostas. Será que vocês poderiam tirar algumas dúvidas minhas também? :D

Eu tenho o desejo de estudar Ciências da Computação assim que terminar o Ensino Médio (estou no 3º e último ano) e o Ensino Técnico em Informática (estou no 3º e último semestre), mas como estudei minha vida inteira em escolas públicas é óbvio que não tenho chance nenhuma de entrar em alguma universidade pública. Cursar uma particular está fora de cogitação, eu não tenho nem R$ 0,50 para comprar um salgadinho quando sinto fome. :o

Existe algo que eu possa fazer na minha situação para realizar o meu desejo? Talvez algum cursinho gratuito que me ajude a entrar na Universidade de São Paulo (sonhando alto demais :eek:)? Ou eu estou fadado a ser um peão para o resto da vida?

Qual é a melhor e mais rápida maneira de aprender inglês do mais básico até o fluente? Estudando online e sozinho? Ou fazendo algum curso? Wizard? CNA? CCAA? Fisk? Yázigi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li o tópico e estou gostando das respostas. Será que vocês poderiam tirar algumas dúvidas minhas também? :D

Eu tenho o desejo de estudar Ciências da Computação assim que terminar o Ensino Médio (estou no 3º e último ano) e o Ensino Técnico em Informática (estou no 3º e último semestre), mas como estudei minha vida inteira em escolas públicas é óbvio que não tenho chance nenhuma de entrar em alguma universidade pública. Cursar uma particular está fora de cogitação, eu não tenho nem R$ 0,50 para comprar um salgadinho quando sinto fome. :o

Existe algo que eu possa fazer na minha situação para realizar o meu desejo? Talvez algum cursinho gratuito que me ajude a entrar na Universidade de São Paulo (sonhando alto demais :eek:)? Ou eu estou fadado a ser um peão para o resto da vida?

Qual é a melhor e mais rápida maneira de aprender inglês do mais básico até o fluente? Estudando online e sozinho? Ou fazendo algum curso? Wizard? CNA? CCAA? Fisk? Yázigi?

Com relação à entrar numa faculdade particular você pode fazer igual eu e tentar fazer o Prouni(Programa Universidade para Todos), é um programa do governo federal que já existe à 5 anos, este programa tem como objetivo de fornecer recursos para o ensino superior particular á jovens de baixa renda, este programa libera os recursos para bolsas de estudo de 100%, 50% e 25%, para conseguir uma bolsa de estudos dessas vai variar conforme a renda per capita(por cabeça) de toda a sua família e do seu rendimento no ENEM, este programa funciona da seguinte forma:

- Você faz uma exame de conhecimentos gerais chamado ENEM

- Aguarda o resultado do ENEM para saber qual foi sua média

- Pesquisa quais universidades/faculdades da sua região possuem vínculo com o Prouni (você consegue saber pelo próprio site do Prouni quais faculdades aceitam Prouni durante a inscrição).

- Aguarda a data de início das inscrição do Prouni e localize os últimos comprovantes de renda de quem trabalha e ajuda na renda familiar, conforme o rendimento familiar você só vai poder tentar pegar determinada bolsa de estudo, vamos a uma simulação de exemplo:

* Digamos que seu pai e mãe trabalhem, e que cada um receba um salário de R$ 1.000,00 e digamos que na sua casa é somente você, seu pai, sua mãe e seu irmão/irmã então temos um total de R$ 2.000,00 para manter a família toda, sendo assim vamos dividir essa renda em partes iguais para toda a família para achar qual a renda per capita, então: 2.000 / 4 = R$ 500,00, nesse caso seria possível tentar pegar uma bolsa de 100%, pois o rendimento per capita familiar não atinge 1 salário mínimo, caso fosse um rendimento per capita um pouco acima de 1 salário mínimo você teria que pegar uma bolsa de 50%.

- Depois de juntar a documentação é só entrar no site do Prouni e fazer a inscrição , na época que fiz o Prouni era possível se candidatar a até 5 cursos diferentes que poderiam ser na mesma faculdade ou em faculdades diferentes.

Como sempre, dependendo da faculdade e o nível de concorrência no curso somente os candidatos que atingiram a maior média no ENEM que serão escolhidos e ainda se o número de bolsas ofertadas naquele curso for pequeno você terá que ainda fazer o vestibular da instituição e ter uma boa nota.

- Depois de já ter feito a inscrição no Prouni a faculdade irá entrar em contato para você apresentar os documentos e caso necessário fazer o vestibular.

- Sendo aprovado no passo acima você já terá sua vaga garantida e é só apresentar os documentos para matrícula na faculdade e aguardar o início das aulas.

Nas bolsas de 50% e 25% o governo paga essa porcentagem a cada mês, digamos que seu curso custe R$ 600,00 por mês e você tem uma bolsa de 50%, o governo paga R$ 300,00 e pra você virá um boleto de R$ 300,00

* Observação importante: O governo libera o recurso para o Prouni aos jovens de baixa renda que foram aprovados no processo seletivo mas para continuar desfrutando desse recurso o governo exige um desempenho mínimo dos graduandos que é de ter um aproveitamento de no mínimo de 75% a cada semestre nos cursos de bacharel, ou seja, digamos que em cada semestre eu curse 6 matérias, eu teria que ter um nível de aprovação em 75% dessas matérias, ou seja, teria que ter uma aprovação em 4,5 matérias (6 -75% = 4,5). Digamos que você reprove em duas matérias no semestre, teoricamente o governo irá cortar o recurso e você terá que pagar do seu próprio bolsa nos semestres seguintes, mas se é a primeira vez que você tem um rendimento inferior a 75% você será chamado pela faculdade a justificar o motivo desse baixo rendimento e dependendo de seus argumentos você receberá uma segunda chance, mas caso ocorra novamente pode esquecer que o governo cortará no ato o recurso. Outro detalhe é o tempo máximo de duração da bolsa de estudas nos cursos de bacharel é de 8 semestres (4 anos), então se você acabar ficando com alguma matéria pendente lá no final terá que pagar.

Mas veja bem, o Prouni era assim á 5 anos atrás em suas primeiras versões, hoje estou totalmente por fora e não sei se é da mesma forma que descrevi acima, mas acredito que não fuja muito disso. O site do Prouni é esse: http://prouniportal.mec.gov.br/.

Outra alternativa é utilizar o FIES (Financiamento Estudantil) em que você financia o valor do curso, escolhe um valor de parcela que cabe no seu bolso e vai pagando, a taxa de juros não é muito alta, mas o ruim é que depois de se formar você ainda continuará pagando até ter quitado o valor total do financiamento. O FIES desconheço e não posso dizer mais nada, sugiro que você mesmo pesquise.

Mais outra alternativa que já vi por aí é tentar um financiamento direto com a faculdade, onde as pessoas de baixa renda fazem um financiamento interno direto com a faculdade. Esse financiamento é raro de achar, aqui em Curitiba no Paraná a unica faculdade que conheço que faz isso é a universidade Positivo.

Sobre o inglês eu sugiro a ir numa escola de inglês mesmo, e nas horas livres praticar com materiais disponíveis na Internet, prefira os cursos de inglês onde tenha bastante conversação e escrita, de preferência com um professor que não seja brasileiro.

Desculpe o post longo, mas espero que tenho servido de algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não tenho condições de atingir uma média alta no Exame Nacional do Ensino Médio, meu conhecimento é de escola pública. Financiamento Estudantil está fora de cogitação, nem uma parcela de R$ 1,00 cabe no meu bolso.

Será que um curso pré-vestibular me ajudaria?

Nessas escolas de inglês o aluno leva 6 anos para se formar. É tempo demais, não tem outro jeito mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não tenho condições de atingir uma média alta no Exame Nacional do Ensino Médio, meu conhecimento é de escola pública. Financiamento Estudantil está fora de cogitação, nem uma parcela de R$ 1,00 cabe no meu bolso.

Será que um curso pré-vestibular me ajudaria?

Nessas escolas de inglês o aluno leva 6 anos para se formar. É tempo demais, não tem outro jeito mesmo?

Putz cara, eu também fiz o EF e o EM em escola pública, já terminei faz 2 anos e agora tinha decidido fazer o ENEM e tentar o vestibular da UFPR, entrei até em um cursinho pré-vestibular (pagando com meu dinheiro, ainda bem que tenho emprego), mas infelizmente tive que cancelar a matrícula pois não estava conseguindo aproveitar nada no curso, quase nada na verdade, estava sem tempo pra estudar e acabei por decidir estudar sozinho em casa. Só que acabei percebendo que não vou ter muita chance de passar na UFPR e tirar uma boa nota no ENEM, mas isso é devido a alguns outros fatores, o que eu quero dizer pra você é que se você não tem como pagar um cursinho pré, procure alguma instituição de ensino que ofereça cursos pré gratuitos, se não der, estude por conta própria, é difícil, mas com disciplina e persistência dá pra conseguir. O material de estudo você pode conseguir em bibliotecas e pela internet. Tem um site muito bom pra estudar física e matemática, esse >> http://www.avagaeminha.com.br/?pg=

O plano mensal é de R$15,00, é barato até pelo conteúdo que ele oferece, é tudo por vídeo aula, muito bem explicado.

Agora, gostaria de perguntar uma coisa pro cristianogro

O que você acha dessa grade curricular? >> http://www.opet.com.br/cursos/sistemas-internet-Matriz-curricular.asp

Esse curso, Sistemas para Internet é valorizado no mercado? Vale a pena ou é perda de tempo? Dei uma pesquisada pela net mas tá difícil encontrar alguma coisa sabe, tem alguns vídeos de pessoas falando sobre o curso, mas a maioria diz o mesmo que tem ali naquela página(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto você pagava no seu curso pré-vestibular? Cancelou a matrícula por que não tinha tempo para fazer lições de casa?

Cursos pré-vestibular gratuitos são bons? Ou são porcarias como as escolas públicas?

R$165,00. Cancelei porque chegava muito tarde em casa, tinha que ir tomar banho, comer e além do mais minha mãe e meu pai também iam dormir muito tarde, assim como eu. Gasto com gasolina (carro do meu pai) aumentou e tal e eu não conseguia estudar a matéria dada no dia junto com a apostila, ia acumulando conteúdo e eu só ficava com SAB e DOM pra fazer as tarefas.

Que eu saiba, os cursos que são oferecidos gratuitamente aqui na UFPR são bons, mas aí onde você mora eu não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você acha dessa grade curricular? >> http://www.opet.com.br/cursos/sistemas-internet-Matriz-curricular.asp

Esse curso, Sistemas para Internet é valorizado no mercado? Vale a pena ou é perda de tempo? Dei uma pesquisada pela net mas tá difícil encontrar alguma coisa sabe, tem alguns vídeos de pessoas falando sobre o curso, mas a maioria diz o mesmo que tem ali naquela página(_(

Olha, essa grade é boa, basicamente é a mesma grade do meu curso só que feita na metade do tempo, então a matéria será mais corrida, os cursos de tecnólogo são valorizados sim.

Mas eu não tenho condições de atingir uma média alta no Exame Nacional do Ensino Médio, meu conhecimento é de escola pública. Financiamento Estudantil está fora de cogitação, nem uma parcela de R$ 1,00 cabe no meu bolso.

Será que um curso pré-vestibular me ajudaria?

Nessas escolas de inglês o aluno leva 6 anos para se formar. É tempo demais, não tem outro jeito mesmo?

Bom é fato que sair com o conhecimento da escola pública as chances são menores, o bom seria estudar por conta própria em casa ou fazer um pré-vestibular. Mas o pré-vestibular vai depender muito da da instituição, aqui em Curitiba eu cheguei a fazer um na Expert mas era tão ruim que eu acabei parando, tinha até professores que pareciam "estagiários" que não sabiam nem somar matrizes e estavam dando aula.

Sobre o curso de inglês é algo variável e depende do seu esforço, tem pessoas que conseguem fluência em 2 anos, outras em 3 outras em 6, então não tem como dizer que levará 6, pois depende de você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Amigo,me surgiu essa duvida, um Cientista da computação ou eng.da computação pode exercer o cargo de um analista de sistema ?

Outra duvida,Ouvi falar que o engenheiro da computação pode exercer o cargo de um cientista da computação,mais o engenheiro da computação não saca tanto de software como um cientista,isso realmente pode acontecer ? Pois se é o caso ,o melhor e fazer EC mesmo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Amigo,me surgiu essa duvida, um Cientista da computação ou eng.da computação pode exercer o cargo de um analista de sistema ?

Outra duvida,Ouvi falar que o engenheiro da computação pode exercer o cargo de um cientista da computação,mais o engenheiro da computação não saca tanto de software como um cientista,isso realmente pode acontecer ? Pois se é o caso ,o melhor e fazer EC mesmo .

Já respondi parcialmente isso na página 2 desse tópico, dá uma olhada lá, a resposta está no meu 4º post da página 2.

Com relação ao cientista da computação(vai ter uma qualificação mais voltada a software e nesse caso seria o melhor nesse caso) e engenheiro da computação exercer o cargo de analista de sistemas pode acontecer sim, desde que tenha o conhecimento e experiências exigidas pela empresa nada impede. Mas veja: Analista de Sistemas já é um cargo mais superior, teoricamente antes de ser um analista de sistemas você deve ter passado pelos seguintes cargos que estão abaixo do cargo de Analista de Sistemas:

- Programador Júnior

- Programador Pleno (para virar Programador Pleno é necessário ter 1 ano de experiência como Programador Júnior)

- Programador Sênior (para virar um Programador Sênior é necessário ter de 1 a 2 anos de experiência como Programador Pleno)

- Analista de Sistemas (pode variar, alguns nem chegam a virar Programador Sênior e já vão direto para Analista de Sistemas, depende do conhecimento, habilidades, talento do cara e da empresa, mas em alguns casos é exigido 2 anos de experiência como Programador Sênior).

Com relação ao engenheiro da computação exercer cargo de cientista da computação pode acontecer sim, pois um cientista da computação pode estudar por fora e adquirir os mesmos conhecimentos de um engenheiro da computação, mas pode ter certeza que levará um bom tempo, pois o engenheiro da computação precisa dominar muito cálculo e elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, estamos progredindo e minhas duvidas acabando .

Eu entendo que a faculdade de CC abre um lek imenso de areas onde poderei atuar,entre elas a que você citou, de analista de sistema,se não me engano e um dos cargos mais procurados hoje em dia.

Sou do RJ e gostaria que me indica-se uma boa faculdade ? qual seria melhor pedida para CC, Estacio de sá ou PUC ?

outra coisa,você acha que CC perde feio pra EC ? porque pelo que eu entendo o eng realmente estuda mais,pois o CC e o segundo curso de TI mais difícil, mais são areas totalmente diferentes,mais que podem atuar junto em um projeto ,tipo eng desenvolve o hardware e o CC desenvolve os software .Certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, estamos progredindo e minhas duvidas acabando .

Eu entendo que a faculdade de CC abre um lek imenso de areas onde poderei atuar,entre elas a que você citou, de analista de sistema,se não me engano e um dos cargos mais procurados hoje em dia.

Sou do RJ e gostaria que me indica-se uma boa faculdade ? qual seria melhor pedida para CC, Estacio de sá ou PUC ?

outra coisa,você acha que CC perde feio pra EC ? porque pelo que eu entendo o eng realmente estuda mais,pois o CC e o segundo curso de TI mais difícil, mais são areas totalmente diferentes,mais que podem atuar junto em um projeto ,tipo eng desenvolve o hardware e o CC desenvolve os software .Certo ?

Sobre faculdades no Rio de Janeiro passo a resposta para alguém que more aí, pois sou do Paraná, mas as PUC existem em todo o Brasil e são mais renomadas e são um pouco mais carass também. Sobre engenheiro da computação e o Cientista da Computação trabalhem juntos no mesmo projeto você está totalmente certo.

Quanto ganha um Programador Júnior?

Quanto ganha um Programador Pleno?

Quanto ganha um Programador Sênior?

Quanto ganha um Analista de Sistemas?

Depende da cidade e do estado, depende programador de que linguagem também, pois os salários não possuem um valor fixo, em algumas regiões paga-se mais, em outras menos, ocorre também aquele velho ditado "cada homem tem seu preço" e em alguns casos uns conseguem salários um pouco maiores por serem melhores que os outros que estão no mesmo nível de cargo. Abaixo tem uma tabela de salários, mas não deve ser seguida à risca, pois aqui mostra o melhor cenário que pode ocorrer:

http://info.abril.com.br/professional/salarios/

Uma outra tabela mais simples mas que dá pra dar uma olhada, no final desta página estão os links para as tabelas de salários:

http://www.apinfo.com/p10lingua.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, essa grade é boa, basicamente é a mesma grade do meu curso só que feita na metade do tempo, então a matéria será mais corrida, os cursos de tecnólogo são valorizados sim.

Valeu cristianogro, outra coisa que eu gostaria que você respondesse, se possível é claro, qual a principal diferença entre Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet? Parece-me que ADS tem mais banco de dados e tal e SI seria mais programação, criar sites e coisas assim.

Você deve conhecer o Baixaki, eu moro na cidade onde tem o escritório deles, você acha que com esse curso de Sistemas para Internet eu poderia ir trabalhar lá? Já dei uma olhada no escritório deles e:eek:, é show:D, muito legal, tem VG e coisas do tipo, não que eu ache que vou ficar jogando VG lá né, mas só de trabalhar em um ambiente como aquele, nossa, deve ser uma maravilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu cristianogro, outra coisa que eu gostaria que você respondesse, se possível é claro, qual a principal diferença entre Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet? Parece-me que ADS tem mais banco de dados e tal e SI seria mais programação, criar sites e coisas assim.

Você deve conhecer o Baixaki, eu moro na cidade onde tem o escritório deles, você acha que com esse curso de Sistemas para Internet eu poderia ir trabalhar lá? Já dei uma olhada no escritório deles e:eek:, é show:D, muito legal, tem VG e coisas do tipo, não que eu ache que vou ficar jogando VG lá né, mas só de trabalhar em um ambiente como aquele, nossa, deve ser uma maravilha.

Então, no prédio onde trabalho tem um escritório do baixaki. Agora sobre os cursos:

Sistemas para Internet: Voltado mais à programação de sistemas WEB no geral (e-commerce, intranet's, etc).

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Esse curso é mais híbrido, tem foco tanto em desenvolvimento(programação) quanto análise(documentação de sistemas, normalmente parte mais complexa e que exige experiência como programador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-Amigo, me diz uma coisa, no caso de exercer o cargo de Analista de Sistema, uma graduação de CC e mais recomendada do que uma de EC né ?

Pois pelo que eu entendi o EC projeta alguns leves programas para seu próprio HARDWARE como por exemplo, projeta uma placa mãe e depois desenvolve o software que no caso seria a bios ,e o CC já leva isso mais aprofundado,como por exemplo desenvolver programas,e executar programações . Estou certo ?

2- Falam muito que o forte de CC e programar,mais no caso,que tipo de programação, seria no desenvolvimento de programas mais pesados, de sites ou lojas virtuais,orkut,fazebok ,seria esses tipos de programações ???

Muito Grato a Todos que Estão me Ajudando com Minhas Duvidas ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-Amigo, me diz uma coisa, no caso de exercer o cargo de Analista de Sistema, uma graduação de CC e mais recomendada do que uma de EC né ?

Pois pelo que eu entendi o EC projeta alguns leves programas para seu próprio HARDWARE como por exemplo, projeta uma placa mãe e depois desenvolve o software que no caso seria a bios ,e o CC já leva isso mais aprofundado,como por exemplo desenvolver programas,e executar programações . Estou certo ?

Sim correto em partes, agora vamos aos ajustes do que você falou e perguntou: desenvolver programas para operação direta de hardware é muito mais complexo e difícil que desenvolver software para automatização de empresas, e-commerce, intranet e afins. Quanto mais próximo do hardware (usamos normalmente o termo plataforma baixa na nossa área) mais complexo é.

Quem leva tudo mais aprofundado não é o Cientista da Computação, mas sim o Engenheiro da Computação por trabalhar com linguagens de plataforma baixa (linguagens que interagem diretamente com o hardware e o controlam, chegam muito próximo "á lingua que o computador fala" que nada mais é que os próprios sinais elétricos, ou seja, os famosos 0 para carga elétrica desligada e 1 para carga elétrica ligada), sendo assim é preciso de uma formação mais pesada onde se envolve muito cálculo matemático e elétrica.

O Cientista da Computação e o profissional formado em Sistemas de Informação tem um nível mais superficial e mais voltado a desenvolvimento de sistemas de automatização de empresas, e-commerce, entre outros, utilizando linguagens de programação mais simples (plataforma alta, onde toda a parte de comunicação com hardware já está implementada no sistema operacional, bastando apenas digitar a linha de código equivalente que chamará a função desejada diretamente para o sistema operacional, como por exemplo chamar a função de gravação de um arquivo). Mas ainda assim o Cientista da Computação tem um pouco de conhecimento para hardware mas é pouco se com parado com o Engenheiro da Computação. Já o profissional formado em Sistemas de Informação é totalmente voltado a desenvolvimento de sistemas, digamos que ele tenha apenas "uma noção de hardware" e que dificilmente desenvolverá um software que serve exclusivamente para operar uma placa x do computador(um exemplo disso seria desenvolver uma BIOS de placa mãe, isso é 99,99% de chances que o profissional formado em Sistemas de Informação não fará).

2- Falam muito que o forte de CC e programar,mais no caso,que tipo de programação, seria no desenvolvimento de programas mais pesados, de sites ou lojas virtuais,orkut,fazebok ,seria esses tipos de programações ???

Muito Grato a Todos que Estão me Ajudando com Minhas Duvidas ...

Aqui você está certo, mas aqui entramos em outro tema, pois daqui pra frente abre-se um leque enorme, pois existem diversos tipos de sistemas como sistemas desktop (um exemplo seria o Word, Excel ou até mesmo aquele sistema que fica rodando nos caixas dos supermercados e padarias, entre outras infinidades que não tem fim), existem sistemas WEB (sites no geral, como sites de bancos, sites de e-mail, sites de empresas, entre outras infinidades que não tem fim). Hoje existem diversas tecnologias(linguagens de programação) disponíveis, cada uma delas resolve um tipo de problema específico, algumas linguagens de programação tem vários recursos que tornam o sistema desenvolvido mais robusto, mais ágil, mais bonito e mais simples de dar manutenção no código caso hajam erros ou alterações, outras possuem poucos recursos é mais garantido utilizá-las para sistemas mais simples e menores.

Espero que tenha respondido suas dúvidas, caso algo tenha ficado confuso é só perguntar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente não tinha noção que desenvolver um software que se comunique com um hardware era mais difícil que desenvolver um programa como os da net, orkut,twiter ,sckaip e etc .

Amigo, já que o engenheiro faz a parte mais difícil como você citou,ele também teria suporte para desenvolver e programar sistema de internet, orkut,msn,twiter como um CC,ou ele teria que estudar um pouco mais ? Ou no caso seria outra matéria que tem em CC ,que no caso e mais aprofundado em softer do que o EC ?

No caso de fazer uma faculdade de CC e um curso tecnico em Eletronica,ao seu ver,teria como fazer uma junção formal entre os dois,tal como habilidades de desenvolver algo (hardware)como um EC ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente não tinha noção que desenvolver um software que se comunique com um hardware era mais difícil que desenvolver um programa como os da net, orkut,twiter ,sckaip e etc .

Amigo, já que o engenheiro faz a parte mais difícil como você citou,ele também teria suporte para desenvolver e programar sistema de internet, orkut,msn,twiter como um CC,ou ele teria que estudar um pouco mais ? Ou no caso seria outra matéria que tem em CC ,que no caso e mais aprofundado em softer do que o EC ?

Sim você está certo, o Engenheiro da Computação teria que estudar alguma outra linguagem de programação, estudo esse que o tempo varia da capacidade de cada pessoa e da linguagem de programação escolhida mas a média é de 2 a 6 meses estudando um bom livro.

No caso de fazer uma faculdade de CC e um curso tecnico em Eletronica,ao seu ver,teria como fazer uma junção formal entre os dois,tal como habilidades de desenvolver algo (hardware)como um EC ?

Sem sombra de dúvidas a resposta é não!

Vamos seguir um raciocínio rápido e se pergunte: Porque existiria um curso extenso de 4~5 anos em que o cara se mata de estudar várias matérias de cálculo pesado, arquitetura de hardware, elétrica e afins e ainda precisa "comer" livros de cálculo se existe aquele "cursinho" do zé da esquina de técnico em eletrônica fácil e curto?

Não existe nem como comparar um curso de bacharel com técnico, são patamares totalmente diferentes, você mesmo pode comprovar isso utilizando o nosso amigo Google e procurando a grade curricular do curso de Engenharia da Computação e o do curso de Técnico em Eletrônica e depois compará-las, você verá a enorme diferença.

Curso de técnico em eletrônica: Ensina apenas o básico a montar os circuitos elétricos, soldar e etc...

Curso de bacharel em Engenharia da Computação: Aqui o bicho pega pra valer e você vai ter muito cálculo pesado, elétrica, vai aprender a projetar hardware e circuitos e não apenas montar e dar manutenção em circuitos com defeito.

Veja, o técnico em eletrônica não é nem de nível superior, é apenas um curso profissionalizante que te ensina apenas o básico de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,sincamente,acho que o ideal seria um curso de EC,pois gosto bastante da matemática,dai depois eu poderia me especializar em programação,que pelo que você citou,e de 6 meses a 10 meses em média,e to vendo que EC me abriria um lek bem maior que CC no mercado de trabalho,estou certo ?

Agora,so estou com um pouco de medo,Rs,2-será que esse bastante,que eu gosto de matemática,seria o suficiente para encarar essa faculdade que todos dizem que o bicho pega ? será que teria como eu descobrir isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,sincamente,acho que o ideal seria um curso de EC,pois gosto bastante da matemática,dai depois eu poderia me especializar em programação,que pelo que você citou,e de 6 meses a 10 meses em média,e to vendo que EC me abriria um lek bem maior que CC no mercado de trabalho,estou certo ?

Agora,so estou com um pouco de medo,Rs,2-será que esse bastante,que eu gosto de matemática,seria o suficiente para encarar essa faculdade que todos dizem que o bicho pega ? será que teria como eu descobrir isso ?

Vendo por esse lado EC talvez abra um leque um pouquinho maior do que CC e Sistemas de Informação porque além de ter um pouco de programação o foco é o de projetor circuitos computacionais.

Se você vai dar conta dessa faculdade isso é difícil de saber, mas se você realmente gosta de matemática tudo fica mais simples. O que dá pra tentar fazer é dar uma olhada na grade curricular do curso só pra ter uma noção do que enfrentará pela frente, tem aqui o link da grade curricular da PUC de Minas, dependendo da universidade pode ter algumas matérias diferentes, mas no geral não foge disso.

http://www.inf.pucminas.br/graduacao/engenharia/grade_curricular

Aqui tem uma visão geral do curso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_computa%C3%A7%C3%A3o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!