Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar Laser Via Porta USB


ZauberFlote

Posts recomendados

Olá Amigos do CH!

Estou tentando desenvolver um projetinho relativamente simples, eu quero criar um programa (em linguagem C) que controle um raio laser. A ideia é escrever uma mensagem, o programa traduzir para código MORSE e dai enviar.

No plano inicial, eu iria ligar o negativo direto ao laser, o positivo em um coletor de um transistor, e ligar o laser ao emissor do mesmo transistor, e ligar um dos fios de dados à base do transistor, de forma que quando o sinal elétrico fosse enviado, permitiria a passagem da corrente e ligaria o laser.

(edit: Isso é só uma ideia, não tenho total noção de como funciona a comunicação USB, não sei sei é assim que deve ser feito!)

as minhas dúvidas são as seguintes:

a) É possível fazer isso, considerando que meu nível em eletrônica é bem baixo (nem cheguei a estudar CI's ainda...)

B) Usar a USB como alimentação é uma boa ideia? Em uma pesquisa, vi que o controle da corrente deveria ser via software, mas fiquei em duvida se isso seria programado "dentro" do hardware (o que confesso que me deixou com medo)

c) Se for possível, como fazer para ter acesso baixo-nível a esse ponto em C?

Se alguém puder ajudar, agradeço desde já!

Fernando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A porta USB tem um protocolo de comunicação. Você iria precisar de um microcontrolador para poder rebecer dados da porta e acionar o laser.

Uma ideia simples para contornar esse problema, seria usar um conversor USB/Paralelo, onde você teria acesso direto aos pinos de saida digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Agradeço a resposta, analisando-a pensei em usar diretamente a porta paralela, já que a intenção é somente "ver a coisa funcionando".

Encontrei um documento que trata das portas e uma parte do código

www.pcs.usp.br/~jkinoshi/2005/e2linuxpp.doc

Só fiquei com uma duvida restando: Se eu mandar o sinal pra o bit como 1, e deixá-lo por um tempo de, digamos, 100ms, o sinal elétrico vai continuar no pino esse tempo?

Agradeço desde já.

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use um FT232, com ele tu não precisar se importar com a Interface USB, basta programar a porta serial. O protocolo USB faz o cabelo cair mais cedo :D

O ideal seria controlar a corrente que alimenta o laser, para evitar que o mesmo queime, use uma fonte de corrente com transistor para alimentar o transistor que o chaveia. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!