Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilização de tensao em LEDs em Paralelo


NewHouseTM

Posts recomendados

Eae galera

então estou com uma duvida aqui, é meio besta mas me faz pensar, é o seguinte:

tenho 9 leds em paralelo, led do tipo 5050 ele opera em 3.2V e 64mA.

e alimento eles com 12V, ate ai beleza eles funcionam tranquilo.

Mas este sistema é ligado no meu carro, então quando dou partida essa tensão varia ate 15V ou mais, minha ideia seria colocar Diodos Zener de 12V/1W, mas nao sei se 1W seria o suficiente para os led.

Como calcular a potencia total dos LED, seria somando as potencias de cada um somente? E depois se eu colocar 2 diodos zener em paralelo eles irao trabalhar como 12V/2W?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae galera

então estou com uma duvida aqui, é meio besta mas me faz pensar, é o seguinte:

tenho 9 leds em paralelo, led do tipo 5050 ele opera em 3.2V e 64mA.

e alimento eles com 12V, ate ai beleza eles funcionam tranquilo.

Mas este sistema é ligado no meu carro, então quando dou partida essa tensão varia ate 15V ou mais, minha ideia seria colocar Diodos Zener de 12V/1W, mas nao sei se 1W seria o suficiente para os led.

Como calcular a potencia total dos LED, seria somando as potencias de cada um somente? E depois se eu colocar 2 diodos zener em paralelo eles irao trabalhar como 12V/2W?

Valeu

Acredito que a solução mais simples, seria você calcular os resistores para a tensão de 15V. Você está usando um resistor para cada LED, correto?

Sendo assim, 15 - 3.2 / 0,064 = 184 Ohms. Para calcular a potência do resistor, faça 0,064 x 0,064 x 184 = 0,75W.

Diante desses cálculos, é simples notar que com o carro ligado, para cada LED você deverá usar um resistor de 180 Ohms por 1W. Nessa caso eu arredondei o valor do resistor para BAIXO, pois a tensão geralmente com o carro ligado é de 14,5V, e no cálculo utilizei 15V.

Caso opte pela estabilização da tensão, você deverá somar a corrente de cada LED para depois encontrar um regulador que lhe atenda.

Primeiramente, 0,064A x 9 = 0,576A, ou arredondando para mais, 600mA.

Então, 0,6A x 3.2V = 1,92W. Então, para "estabilizar" essa tensão em 12V, seriam necessários 2W no mínimo do componente regulador. Calculando o resistor para o zener de 2W 12V, você deve fazer o seguinte:

15V - 12V / 0,17 = 17 Ohms. Potencia do resistor: 0,17 x 0,17 x 17 = 0,49.

Ou seja, o resistor deverá ser de 17 Ohms por 1W (sempre arredonde as potências e resistências para cima, por segurança).

Sobre sua dúvida de usar zener em paralelo, pelo que eu já li, é um assunto polêmico, pois algumas pessoas defendem que as potências se somam, outros dizem que um diodo pode "fornecer" mais potência ao circuito que o outro, havendo aí um desequilíbrio entre eles.

Eu já usei 2 zéner's em paralelo sem problemas. Escolha a melhor opção para você, sendo que, se desejar ainda assim regular a tensão, existem inúmeros CI's reguladores no mercado, mais simples, mais confiáveis e mais potentes que os diodos zéner.

Valeu! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!