Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Filtro Supressor de Transientes


Leandro DL

Posts recomendados

Olá pessoal. Deixaram aqui comigo um estabilizador "novinho", porém com a placa quebrada ao meio. Não tenho interesse em usar estabilizador, muito menos de arrumar este, inclusive até li aqui mesmo no CdH os "malefícios" provocados por um estabilizador.

Andei dando uma lida em outros sub-fóruns daqui, e vi que alguns estão montando seu próprio filtro supressor. Diante disso, resolvi aproveitar a caixa, o botão liga/desliga e o porta fusível desse estabilizador, sendo que os componentes eu já tirei todos.

Já vou deixar claro que, aqui não tem aterramento, então acredito que eu deva me focar apenas no Fase e Neutro. Não pretendo também fazer aterramento, mesmo sabendo que este é necessário, porém será um gasto no momento impraticável.

Deixo aqui um esquema para que possam me ajudar e se houver algo errado, mudarei. A rede aqui é de 220V e no esquema VR1 e VR2 são varistores 250V (o programa não tem o símbolo para varistor). Os capacitores serão de poliéster para 400V.

O indutor irei aproveitar de alguma sucata qualquer ou enrolar um aproveitando o núcleo toroidal de filtro do secundário de fonte ATX. Pensei ainda, em fazer um "sanduíche" de 3 varistores em paralelo e entre eles, 2 fusiveis térmicos de 100º, mas seria isso necessário?

Obrigado!!

post-797935-13884958443981_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Leandro DL. Não vejo nada de anormal ai no seu filtro/proteção.

Se encontrares entretanto capacitor da série X2 para colocar ai seria melhor. Esses capacitores são especialmente concebidos para essa função. Veja ai por exemplo: http://www.soldafria.com.br/capacitor-de-poliester-x2-100nf-x-275vac-104100k01uf-p-2580.html

Esse seu capacitor com isolação normal de 400 Volts se refere a 400 Volts CC e não a 400 Volts CA, que é diferente..

Caso não so encontre, ou não valha a pena comprar aonde te indiquei, por questão de frete, levante a tensão de isolação do seu para 630 Volts. Fica melhor.. Esses capacitores estão direto na rede elétrica e facilmente podem ser "furados" em sua isolação por surtos de tensão..

A adição de fusíveis térmicos trás duas vantagens a meu ver, no mínimo:

1) Se algum surto de tensão de maior energia se abater sobre os varistores, esses se aquecerão e abrirão os fusíveis térmicos se bem acoplados termicamente aos varistores. (adote uma topologia que abra também nessa hora a corrente para seus equipamentos)..

2) Ao final da vida útil um varistor costuma aquecer a ponto de explodir. Nessa hora se sua proteção tiver simplesmente o varistor, esse se abre e se você não tiver notado, sua proteção continuará operando, agora sem varistor... Se algum fusível térmico abrir a continuidade você obrigatoriamente notará, por não conseguir mais alimentar os equipamentos.

Coloque ai fusível de ponto de fusão abaixo dos 100º C. Ele não é caro, só é difícil de se achar às vezes (e difícil de se soldar sem abrir o mesmo. Necessita dissipar o calor com um alicate pesado no lide comprido): http://www.soldafria.com.br/fusivel-termico-92-graus-10a-p-2528.html

Parabéns pela ideia..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado! Irei partir agora para a montagem. Pensei em talvez usar apenas 2 varistores em paralelo, tendo entre eles o fusível térmico (no lugar do VR2). Mas isso eu irei fazer apenas se encontrar esse fusível por aqui. Caso não encontre, ele será exatamente como está no esquema acima. Pensei também em adicionar uma "frescura", sendo 2 comparadores de tensão e um LED RGB. Com 220V o led ficaria Azul, abaixo de 210V Verde e acima de 230V vermelho. Mas essa etapa ainda irei decidir. Assim que eu terminar a montagem, posto aqui os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To mais de metido, mas, mesmo que a sua casa não possua aterramento, sugiro que você coloque no seu equipamento, assim, se um dia for mudar ou for pra outro lugar já tem XD

:D Posso até colocar, afinal não encarece em praticamente NADA essa adição. Acredito que seriam mais 2 varistores e 2 capacitores. Coisa de uns 4 reais no máximo. Porém, tenho certeza absoluta que não irei usar isso dirante ANOS!!

Valeu :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!