Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões para solucionar sobreaquecimento


eagle36

Posts recomendados

Olá

recentemente montei um pc com a configuração descrita na ass (PC-1)

Ao jogar algum jogo mais atual (como gta 4 ou crysis) notei que o computador se sobreaquece, tirei tais conclusões ao medir a temperatura por software, processador a no max 85 ºC e placa no max 80 ºC

Sei que minha fonte nao é das melhores, mas infelizmente nao poderia comprar um nova para agora então gostaria de saber o que posso fazer para diminuir essas temperaturas

Se for cooler qual é o melhor para meu caso?

É importante lembrar também que com o auxilio de um ventilador bem na frente da placa mãe, as rotações do cooler do processador e as temperaturas diminuem

O gabinete é um Rjan-V88-UAT

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente esses coolers Box da intel são péssimos.... aqui na minha pentium frigideira chegava 70º mole mole...

Tem que usar um cooler bom pra diminuir a temp do processador...

já na placa de video pode ser pasta ressecada, isso aconteceu comigo.

Já para a placa de video é bem mais genérico, pra diminuir a temp nao é só colocar um cooler na placa de video e esperar a mágica acontecer, tem que melhorar a ventilação mesmo :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pedrocarrera

Engraçado q pelo q pesquisei dizem q os coolers intel sao bons...

a placa tem o cooler origina saphire, nao acredito precisar de um novo

Acredito que seja um problema de ventilação no gabinete, mesmo porque as temperaturas diminuem quando colocado o ventilador na frente da placa-mãe

possivelmente um cooler resolveria, mas como nao entendo muito disso qual me recomendam?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-melhorar-refrigeracao/572048

Dá uma olhada nos testes...

Os coolers Box não são muito bons não... (os antigos)

Hoje eu já nao sei como é que está, se voce quer diminuir significativamente as suas temps tem que usar um cooler bom mesmo, mas só se o pc fica travando, desligando... se o cooler box está resolvendo então nao precisa trocar!

voce pode colocar uma fan de 120mm na frente pra jogar ar frio pra dentro, o uso de fans de 120mm é porque elas geralmente sao mais silenciosas e tem um bom fluxo de ar...

No mais fica à vontade pra perguntar qualquer coisa ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pedrocarrera

Obrigado a ajuda

o cooler é relativamente novo, tem uma faixa de 6 meses.

quando você diz pra colocar um cooler na frente, seria em qual parte do gabinete?

assim, meu gabinete tem lugar pra cooler atras (2 espaços) e um tuneu de vento q fica em cima do cooler do processador

especificadamente "na frente" nao tem nenhum espaço (desculpe sou leigo nessa parte de refrigeração)

quanto ao cooler qual modelo e marca me recomenda?

Obrigado!

OBS: gabinete rjan-v88-uat (wisecase)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler na frente tem que ficar acima do Hd. Alguns Gabinetes possuem um espaço pra parafusar o cooler (fan frontal)

o seu tem 2 atrás então são pra colocar exaustores pra retirar o ar quente.

Tem um muito Legal da Cooler Master que tem um CFM ( força do fan pra jogar o ar, qualquer fan tem isso) Legal que é esse aqui: https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:170

Também tem esse aqui nos reviews do Forum do Clube do Hardware: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:521,familia_id:96/fan-de-gabinete-maxpower-mp-fan-12lt-120mm

Acredito que este último seja melhor.

Mas tem um pessoal mais entendido que eu nessas coisas de fan aí ^^

Então fica pra eles o pedido ^^

ah, esse tubo que tem ai perto do cooler do processador chama-se TAC, ele serve pra conduzir ar frio pro cooler do processador. Algumas pessoas colocam um fan ali pra melhorar a eficiência. Agora, quando se tem um cooler tipo torre aí tem que tirar esse Tubo aí porque senao o cooler nao cabe! :D

seria legal se voce pudesse, voce mesmo! tirar uma foto da parte frontal de seu gabinete, mas visto internamente porque eu consegui ver o seu gabinete, mas nao o vi internamente xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Yoshi Br

ok obrigado

fiz um teste com um cooler emprestado de 80x80, ele deu certinho no gabinete tanto como exaustor na parte traseira como ventilador na parte frontal

ele sozinho deu conta de abaixar as temps cerca de 15 ºC deixando a fonte e o processador mais livre e com menor temperatura.

agora tenho uma duvida, me recomendaram um cooler 120x120. Esse tipo de cooler vai ser compativel? Acredito que nao vá caber no gabinete.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eagle36

Sua dúvida sobre a ventoinha de 120x120mm é fácil de solucionar, é só você

verificar se as dimensões dos locais para instalação de ventoinhas no seu

gabinete comportam ventoinhas com essa dimensão, isso é fácil de verificar

medindo a distancia entre os furos existentes para fixação, nas de 80mm a

distancia entre furos é de 70mm, nas de 90/92mm é de 78mm e nas de 120

é de 100mm. Sem dúvida você deve instalar as maiores que couberem, pois

quanto maior for, o fluxo de ar será maior ou igual, porém com menos ruído,

mas lembre-se que se o seu gabinete só aceitar ventoinhas de 80mm, serão

essas que você usará.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei os coolers de 80mm Akasa com leds azuis.

Comprei 2 como me recomendaram, e até agora estão funcionando perfeitamente e ajudando muito com as temperaturas

coloquei um na parte traseira e um na tampa lateral do ganinete. Nao achei coerente colocar na parte frontal do gabinete pois o HD tampa toda passagem de ar, tanto como ventilador como exaustor

Agora tenho uma duvida quanto o traseiro, inicialmente o coloquei como exaustor e o da tampa lateral com ventilador, obtive cerca de 65 ºC no processador onde o mesmo tinha seu cooler em 1900 Rpm

Depois testei o cooler traseiro como ventilador e manti a função do cooler lateral.

O processador ficou em 65 ºC novamente, porém o rpm do mesmo baixou foi para 1730 o que mostra que como o processador ficou mais frio pode abaixar seu rpm.

Dai fica a duvida: me recomendaram utilizar o cooler traseiro como exaustor, porém obtive temperaturas melhores como ventilador. Devo utilizar normalmente os 2 coolers como ventilador ou ainda sim é mais recomendado utilizar o cooler traseiro como exaustor?

Obrigado

Obs: testes feitos com Crysis Warhead em Exaustive AA 8 x 1024X768. Resolução baixa por conta do monitor ter ela como maximo (15")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dai fica a duvida: me recomendaram utilizar o cooler traseiro como exaustor, porém obtive temperaturas melhores como ventilador. Devo utilizar normalmente os 2 coolers como ventilador ou ainda sim é mais recomendado utilizar o cooler traseiro como exaustor?

Quanto a colocar os dois como ventiladores... faça um teste:

Pegue uma mangueira e ligue as pontas em duas torneiras, abra as duas e observe para que lado a água vai...

Com os ventiladores funciona do mesmo jeito! Se tu colocar dois soprando ar para dentro, quem fará a exaustão do ar quente?? É necessário que haja troca de ar... Todo o ar que entra tem que sair, de preferência, em uma relação de 1 x 1!!

Lembre-se também que não é apenas o processador que necessita ser refrigerado! VGA e MB não podem ficar de fora!

Coloque o fan traseiro como exaustor e o outro como ventilador (recomendo colocar na frente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse... tu não pode pensar apenas no CPU! Tu criou um caminho fechado aí para o ar passar... entra pela lateral e sai pela traseira! O que está ventilando a tua MB e a tua VGA neste exato momento?? Pense no teu PC como um todo, não apenas o CPU!!

Se tu colocar um fan na frente, obrigatoriamente o ar terá que passar pela tua MB antes de sair do gabinete!

Teu gabinete admite quantos ventiladores e de quais tamanhos??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LeonardoF.S

meu gabinete tem suporte para 1 cooler 80mm frontal, 1 de no max 120mm na lateral e 2 de 80 na traseira.

coloquei o cooler como me recomendou, 1 exaustor na traseira com 1 ventilador na dianteira puxando o ar de baixo para cima.

as temps da vga e da mobo melhoraram, poremo processador esta muito quente! Com jogos no maximo chega a 80 ºC onde o ventilador (cooler frontal) fica em 2500 rpm e o cooler da cpu cerca de 2200.

como posso melhorar essas temperaturas com os 2 coolers de 80 q possuo?

outro detalhe também:

meu gabinete possui um tuneu de vento que é parafusado em sua lateral e também é removivel. Eu o removi por pensar que ele só serviria para atrapalhar a circulação do ar. vocês acham que é melhor coloca-lo novamente por algum motivo ou deixar sem mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este túnel está parafusado na tampa lateral do gabinete??

Cara... fans de 80x80mm não geram um bom fluxo de ar mas já ajudam... tu pode encontrar a venda por R$ 4,00 ou desmontar uma fonte velha e adaptar o fan dela no teu gabinete!

A temperatura do CPU está bem crítica, as da VGA e MB fica por volta de quanto em full??

Tipo... Dê preferência para o que está mais crítico!! Se for a MB ou VGA, mantenha do jeito que está... Se for o CPU, instale do jeito anterior!

Mas veja bem... Se ambas as temperaturas estiverem altas, não adiantará tirar de um para por no outro!! Terá que melhorar a ventilação deste gabinete aí!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, de fabrica o gabinete veio com o tubo parafusado onde ele pode ser removido e também tem suporte para coolers de 80 ou 120mm

Meu gabinete tem suporte basicamente para 80mm de coolers, salvo apenas a tampa lateral.

a mobo chega a 40 no max 45 ºC, a vga chega até 60 muito difícil em 65.

Sem os coolers a mobo nao varia muito mas a vga chega a mais de 80.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...