Ir ao conteúdo

Substituição de Desktop + Perguntas

Shuugo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Como já havia mencionado em outro tópico há algum tempo atrás, desejo trocar meu desktop por um notebook potente, que aguente o tranco do dia-a-dia.

O que eu quero que ele faça / tenha:

Core i5 - Placa de Vídeo (jogos casualmente + edição de vídeo + filmes 720p / 1080p na TV) - Tela de no mínimo 14'' - Teclado ABNT, PT-BR COM INTERROGAÇÃO E CEDILHA - Teclado numérico - Touchpad decente.

Isso é o essencial. Agora, às dúvidas do que eu não entendo / não sei se preciso:

1. Qual a vantagem de ter um note Full HD? A resolução não é só pra tela do note? Numa tela tão pequena, faz diferença ter tanta resolução =p?

2. Pretendo plugar o note em um segundo monitor, e usar a tela do note + a tela do monitor ao mesmo tempo. O monitor tem 22'', logo, não vai ser do tamanho da tela do notebook. É possível rodar uma área de trabalho estendida, com duas resoluções diferentes?

3. Trabalho muito com dados que não podem ser perdidos em hipótese alguma (bancos, excels gigantes, etcs). Pra essa finalidade, tenho um RAID1 feito no meu desktop (em 1TB de espaço). Existe alguma solução semelhante pra Notebooks?

4. Sem marcas pouco estabelecidas no mercado. Tô levando amanhã um Note CCE pra assistência porque o HD dele quebrou, e o note não tem nem 6 meses de uso. Sendo assim, to correndo de itautecs, cces, avells, lenovos e todas essas marcas que não têm muito reconhecimento no mercado. MSI, Sony, Acer e HP são bem vindas. Exceções existem e são bem vindas também. Se tem um note COMPROVADAMENTE bom de uma marca que não seja uma dessas mencionadas, por favor, sinta-se livre para recomendá-lo aqui =)!

Por fim, pretendo gastar algo na faixa de R$3000,00 a R$3500,00, apenas no notebook. Entendo que a alternativa pro RAID1 possa sair cara, mas queria entender se é possível fazer, e em caso positivo, como. Caso haja algum note acima da faixa, mas que cumpra os requisitos, por favor me indiquem. Dependendo do parcelamento, posso cogitar pegar.

Agradeço a todos que lerem o tópico, é bem longo, e agradeço duplamente àqueles que responderem =).

Valeu!

Postado

Cara, não sei responder a maioria das perguntas, mas se você quer com teclado numérico, não há Notes de 14", apenas de 15 pra cima. E outra, você citou a Lenovo como marca não reconhecida no mercado? É uma marca mundial!!

Itautec está muito melhor do que já foi ultimamente e falam MUITO bem da Avell aqui no Fórum, principalmente pelo custo benefício e pelo que você quer, eles tem tudo e são parrudos para aguentar o dia-a-dia, possuem modelos com blu-ray, telas Full-HD, além dos 3 anos de garantia etc.

Acer eu já procurei muito e não vi modelos tão parrudos, acredito que parrudos de marca tem mais da HP e da Sony...

Postado

velho você falo q a lenovo é pouco conhecida ela é uma das marcas mais conhecidas no mercado mundial e brasileiro e é sim uma das melhores marcas do mundo a itautec por enquanto ta indo bem no mercado brasileiro levando notes muito bons pro mercado e um custo baixo agora em recomendaçao de note por 3000 da pra pega esse note: http://www.microway.com.br/acer/modelos/AS5742G-6846.htm tem um boa placa de video uma configuração muito boa se você tiver pensando em pega algum i5 ve qual é o preço que sai com algum vendedor da microway mesmo e tem esse aqui tb: http://www.microway.com.br/sager/modelos/NP5160.html q ta com uma boa promoçao de hd de 320gb pra 500gb 7200rpm mais tela FULL HD pelo mesmo preço em relaçao ao FULL HD em tela de 15.6 dizem q nao fica muito bom nao mais em tela maior fica muito bom

Postado

Nas marcas que citou fica difícil, mas acho que esses dois dao conta:

http://www.microway.com.br/asus/modelos/N53JQ-XV1.htm

http://www.microway.com.br/acer/modelos/AS7741G-6426.htm

http://www.notebookcentury.com.br/site/produtos_descricao.asp?codigo_produto=1206&codigo_categoria=1&codigo_sub=2

Ambos tem placa de video classe 2, porém o Asus tem o sistema CUDA, pelo que posso vagamente me lembrar ele serve para ediçao de videos e imagens.

Existem outros tambem, olhei meio por cima la, mas é mais ou menos nessa faixa com essas configuraçoes que vai arrumar.

Postado

mairo pelo que andei pesquisando a placa de video do outro acer q passei é melhor (segundo o notebookcheck) por isso nao colocei esse porque aquele la parece mais custo beneficio ja q nao tem tanta diferença assim do i3 pro i5

Postado

Fala pessoal, tudo bem? Infelizmente adoeci e tive que passar por uma cirurgia, por isso a demora na resposta deste tópico. Obrigado por todas as respostas, vou comentar uma a uma.

Vamos lá:

@todos: a ideia do tópico não era criar nenhum tipo de guerra de marcas =/ acho que fui infeliz em mencionar a Lenovo como marca pouco estabelecida no mercado, mas esse não é o foco. Se tiver um note dessas marcas menos conhecidas que resolva meus problemas, estou 100% aberto a comprá-lo.

@kopz: eu havia visto os Avells, mas eles não têm cedilha, todos os teclados são americanos. Isso prejudica um bocado o uso no dia-a-dia do note, o que somado a outros fatores, me fez cortar eles da lista. Fora que acho que corro o mesmo risco que com a CCE. Meu modelo T35L tava super bem avaliado nas reviews, todo mundo comprando, mas foi só dar 4 meses que os problemas começaram a aparecer pra todos os usuários =(.

@thobi1010: sobre o primeiro modelo, ele é legal, mas o processador é um i3, o que fica abaixo do que eu estou procurando. O segundo modelo é um Sager, que se não me engano, também não tem a tecla cedilha, ou tem? Nas imagens do note, parece que não tem.

@MarioCezila: por que exatamente fica difícil com as marcas que eu mencionei? É o preço que complica, ou não tem muitos notes com essas configs nessas marcas? Sobre os modelos que você mandou, são sensacionais, acredito que todos eles supram minhas necessidades, mas caio no mesmo problema dos notes sugeridos pelo thobi1010: acho que nenhum desses modelos tem cedilha. Você saberia me confirmar isso?

Ainda ficaram algumas questões pendentes do início do tópico, que acho que são cruciais para que eu possa definir qual note pegar. Me ajudem com isso aqui galera =) vocês manjam 10 vezes mais do que eu.

1 - vantagens do note Full HD

2 - resoluções diferentes em tela do note + monitor 22''

3 - solução semelhante ao RAID1 para notebooks

E agradeço mais sugestões. Pelo que eu vi aqui, talvez não dê pra encontrar um note nacional (com teclado ABNT + Cedilha) que supra os requisitos que estou esperando. É esse mesmo o cenário? Não temos notes parrudos no mercado nacional, só conseguimos importando?

Valeu pelas respostas, conto novamente com a ajuda de vocês!

Postado

Olá,

Bom, eu não chego nem perto de ser expert no assunto, mas eu acho que algumas das tuas exigências não são compatíveis entre si.

Digo isso porque nunca vi (o que não significa que não exista) notebook com RAID1 feito para o Brasil. Se existe, não deve ser trivial de achar. Como tu quer teclado ABNT creio que as duas coisas são imcopatíveis. Para falar a verdade, me veio na cabeça o Alienware M17x que tem com opção para configurar sistema em RAID0, conversando com eles talvez eles façam RAID1, mas aí se prepara para gastar mais de 8k.

A minha humilde sugestão (eu tentaria isso se estivesse na tua situação, mas se vai ter resultado ou não é outra história) é tentar entrar em contato com uma loja que monta notebook (barebone), talvez eles consigam dar um jeito e se adequar a todas tuas exigências ou talvez não, mas é uma tentativa. A única que conheço de nome (outras pessoas possam, talvez, te indicar outras) é a notebookcentury.

As tuas outras dúvidas sobre o monitor eu não saberia te informar nada a respeito.

Uma última sugestão, se tu vai usar o note seguido num monitor, não seria melhor montar um PC? Pense bem se a portabilidade do note é realmente essencial para ti, com o dinheiro que tu pretende gastar no note, creio que dá para montar um PC para as tuas necessidades e ainda comprar um note "meia boca" para quando precisar mais mobilidade. Não sei se poderia ser teu caso.

Boa sorte!

Postado

Obrigado pelas respostas!

@thalestr: eu também nunca vi RAID1 em notebook feito pro mercado brasileiro, mas o que eu preciso é de uma solução de backup semelhante, não precisa ser necessariamente o RAID1 mesmo =). O que eu pensei é em um daqueles HDs que tem um botões de "Instant Backup". Aí eu me educaria a plugar o HD no note e fazer o backup via botão umas 3 vezes por semana. O que eu quero evitar é trabalho 100% manual, do tipo ter um HD externo e ter que copiar as pastas pra ele manualmente todo santo dia.

Sobre pegar um PC, na verdade eu já tenho um PC relativamente parrudo que aguenta tudo que eu faço, mas ele esquenta demais (o ambiente fica quente), tem luzes demais e ocupa um espaço absurdo aqui, fora os fios. Além disso, está dando problemas de BSODs que aparentemente ninguém no universo sabe resolver, por isso quero me livrar do desktop de vez. No caso de um note pra mobilidade, este não poderia ser tão meia boca porque ele não aguentaria os processamentos de banco de dados com os quais eu trabalho =/ (situação atual do meu CCE quebrado).

A alternativa de um barebone customizado é excelente. Vou entrar em contato com a Notebook Century e ver o que eles podem fazer por mim assim que possível.

@Diogo Falcomer: como eu disse pro thalestr, não precisa ser exatamente RAID1, mas alguma solução próxima que me permita fazer backups frequentes de forma automática ou semi-automática =).

Agradeço se puderem mandar mais respostas! Estão todos me ajudando muito =)!

Postado

cara eu sou um zé em matéria de hardware,más a ideia do mano de procurar um pessoal especializado em montar notes prá mim é a melhor opção até o momento!!!

desculpe não ter ajudado muito!!

Boa sorte,vai precisar!!

Postado

Eu te indico, fazer o backup na mão... Compra um hd externo, e passa do note pro HD. Tem como fazer script, o proprio windows tem um sistema de backup. Notebooks não são maquinas feitas para backup, acho q o HD externo resolveria seu problemas e não passaria de 300 reais.

Quanto ao note, acho q tela fullhd por 3500 reais tu não vai achar a não ser q seja um barebone. Talvez tu ache no mercado livre, mas mercado livre é igual a sem garantia.

Eu recomendo os Avell, 3 anos de garantia, E claro pensa q mexer com eletronicos sempre tem risco de dá problema de um sony vaio a um positivo. O meu cce é igual o seu só tem menos memoria. E tá aqui vivo a 8 meses, nunca deu nenhum reset.

Sem barebone eu ia nesse:

http://www.notebookcentury.com.br/site/produtos_descricao.asp?codigo_produto=1170&orelha=2

ou nesse se tu quiser um acer:

http://www.notebookcentury.com.br/site/produtos_descricao.asp?codigo_produto=999&codigo_categoria=1&codigo_sub=48

Postado

Esses modelos são excelentes, mas eu ainda tenho uma dúvida: eu vou conseguir rodar uma resolução na tela do notebook e outra no monitor em um desktop estendido, sendo que o monitor é bem maior que a tela do note? Isso é possível?

EDIT: vou tentar esclarecer a minha dúvida mais um pouco. Quando eu plugo na TV um notebook cuja resolução máxima é, por exemplo, de 1440x900, o note consegue projetar a imagem do desktop estendido na TV em 1920x1080 (ou seja, uma resolução no notebook e outra na TV). Pra isso acontecer, o notebook tem que ser Full HD? Eu não entendo bem como isso funciona, porque me parece diferente de desktops.

Valeu pelas respostas!

Postado

Não é a tela do notebook que vai determinar a sua resolução, mas sim a placa de vídeo.

A maioria das placa de vídeos modernas aceita resolução Full HD, inclusive as nativas Intel GMA HD que vem nos Core i3, i5 e i7.

Vai conseguir rodar sim.

Minhas sugestões:

-Avell da Notebook Century ou

-ACER da Microway

Inclusive a Microway lançou ontem um Acer com Core i5 e placa de vídeo Geforce GT 540M.

R$ 2.990,00

É mais do que o suficiente do que você vai precisar.

--------------------

Teclado com NUMPAD só em notes 15" em diante.

--------------------

O meu é FULL HD. A resolução é maior, os icones e fontes ficam menores (cabe mais coisa na tela) na internet e em alguns programas. Mas eu digo que vale à pena. Apenas se pagar barato. Não pague mais do que 250 em um note por conta da tela Full HD.

É claro que em se tratando de .mkv e discos blu-ray, não há comparação. É lindo de ver.

Se você tiver uma TV Full HD, a mesma coisa.

Coloquei o note aqui na Philips 32"FHD da sala e ficou um espetáculo pra ver filmes.

No mais, não dá muita diferença não.

------------------

O meu custou R$ 2.650,00 em Janeiro.

Agora não encontra mais nas lojas por conta de que esgotaram as unidades. Eles deixaram de encomendar estas máquinas por conta da novidade do novo chipset Intel H65, que teve recall.

Abraço

Postado

@Joaoac: então, mas isso é uma coisa que eu acho curiosa, porque meu CCE T35L tem uma Intel GMA HD, e quando ligo ele na TV Full HD que tenho aqui em casa, a tela fica do tamanho de uma tela 720p, com bordas pretas. Já cacei em todo lugar uma opção pra aumentar a resolução, mas não acho, o máximo parece ser aquilo mesmo, tanto pelo menu da GMA HD quanto pelo menu do Windows 7 mesmo. Da mesma forma, não consegui fazer com que ficasse uma resolução no notebook e outra na TV, ele sempre forçava a utilização de resoluções iguais.

E sobre as recomendações, agradeço! Já tinha dado uma olhada nesses notes e eles parecem os candidatos ideais mesmo. Mas pra poder decidir o note, preciso ter 100% clara essa questão da resolução. Não posso arriscar comprar um notebook de R$ 3k+ pra chegar em casa e ele não conseguir fazer uma extensão no meu desktop com 2 resoluções diferentes.

Pior que já cacei em 200 mil lugares isso e não encontro a informação de jeito nenhum. Supostamente, a placa de video que deveria determinar até qual resolução o notebook vai, mas a resolução máxima é a nativa do notebook? A questão é que eu já vi inúmeras vezes notebooks que não eram nem HD (720p) projetando imagens em TVs Full HD, e quando você ia ver as configs da TV, sempre apontava a resolução como 1920x1080. Ou seja, o notebook estava projetando em Full HD (1920x1080). Se ele não consegue fazer isso na tela dele, por que consegue quando o conectamos na TV? E qual é o critério determinante pra eu poder utilizar 2 resoluções diferentes em uma extensão de desktop, seria a placa de vídeo mesmo?

Thanks pela resposta!

Postado
@Joaoac: então, mas isso é uma coisa que eu acho curiosa, porque meu CCE T35L tem uma Intel GMA HD, e quando ligo ele na TV Full HD que tenho aqui em casa, a tela fica do tamanho de uma tela 720p, com bordas pretas. Já cacei em todo lugar uma opção pra aumentar a resolução, mas não acho, o máximo parece ser aquilo mesmo, tanto pelo menu da GMA HD quanto pelo menu do Windows 7 mesmo. Da mesma forma, não consegui fazer com que ficasse uma resolução no notebook e outra na TV, ele sempre forçava a utilização de resoluções iguais.

No meu eu uso linux e funciona, tenho um monitor de 20" q tem resolução de 1600x900 e funciona normalmente no note 720p e no monitor 900p. Já liguei em uma tv fullhd e tambem funcionou. Não acredito q não funcione por causa da vga. Mas sim por causa de alguma configuração ai. Já tentou usar FN + f7?

Postado
No meu eu uso linux e funciona, tenho um monitor de 20" q tem resolução de 1600x900 e funciona normalmente no note 720p e no monitor 900p. Já liguei em uma tv fullhd e tambem funcionou. Não acredito q não funcione por causa da vga. Mas sim por causa de alguma configuração ai. Já tentou usar FN + f7?

Não testei Diogo, e o note tá embalado pra CCE vir buscar pra manutenção =/ vou ter que esperar umas 2 semanas pra conseguir ver isso. Mas é bom ver o seu input, mostra que provavelmente era alguma coisa de configuração que eu estava fazendo errado mesmo.

Eu só queria entender 100% da lógica por trás do funcionamento desse negócio da resolução / extended desktop, pra poder comprar meu note sem galho. Acho muito estranho essa informação ser tão difícil de encontrar.

Postado

A tela tem que ter a capacidade.

Não vais poder colocar full HD ou 720p numa tela que não tem fisicamente a quantidade de pixels necessária.

Eu também não sei te dizer ao certo o porquê, mas o meu Avell quando ligo na TV não dá 1920x1080 no Windows imediatamente. Tem que ser seletado manualmente, mas a opção está lá! E aparece na config como Intel GMA HD.

Quando ligo o CCE da minha esposa não há a opção de FULL HD, apenas 720p. Ela não entra 1920 x 1080 no Windows, nem tentando manualmente.

Daí eu desconfio que:

1 - As Intel GMA HD dos dois notes são diferentes. Será?

2 - O Full HD do meu Avell provém da Geforce GT 425M e não da Intel GMA HD.

Postado
A tela tem que ter a capacidade.

Não vais poder colocar full HD ou 720p numa tela que não tem fisicamente a quantidade de pixels necessária.

Eu também não sei te dizer ao certo o porquê, mas o meu Avell quando ligo na TV não dá 1920x1080 no Windows imediatamente. Tem que ser seletado manualmente, mas a opção está lá! E aparece na config como Intel GMA HD.

Quando ligo o CCE da minha esposa não há a opção de FULL HD, apenas 720p. Ela não entra 1920 x 1080 no Windows, nem tentando manualmente.

Daí eu desconfio que:

1 - As Intel GMA HD dos dois notes são diferentes. Será?

2 - O Full HD do meu Avell provém da Geforce GT 425M e não da Intel GMA HD.

No linux é bem fácil. http://patrick.wagstrom.net/resources/images/blog/gnome-monitor-resolution.png ai só selecionar o lado da tela clicando e arrastando, e a resolução dela.

A versão do windows deve ser diferente não?

Postado

@Joaoac: Quanto à tela aguentar a quantia de pixels necessária, isso eu entendo. E sobre as duas possibilidades, acho mais provável que o Full HD do seu Avell seja possível por conta da GeForce mesmo, e não da GMA HD...isso só dá pra saber testando =). Você consegue utilizar resoluções diferentes no seu note e na TV?

@Diogo: O menu do Windows é bem parecido na verdade, mas quando eu plugava o meu CCE na TV Full HD, o slider de resolução simplesmente não ia até 1920x1080...isso que eu não entendo.

Postado
@Joaoac: Quanto à tela aguentar a quantia de pixels necessária, isso eu entendo. E sobre as duas possibilidades, acho mais provável que o Full HD do seu Avell seja possível por conta da GeForce mesmo, e não da GMA HD...isso só dá pra saber testando =). Você consegue utilizar resoluções diferentes no seu note e na TV?

...

Sim! Mas o estranho é que o Windows acusa a Intel GMA HD na hora de configurar.

E tem mais, meu note tem nVidia Optimus, o que significa que posso seletar entre a integrada ou a dedicada, de acordo com a demanda.

E das duas formas deu FULL HD na Televisão.

Resoluções diferentes são possíveis sim, tanto na extensão do desktop quanto na duplicação.

Além do quê, é possível ligar dois monitores no notebook. Um na HDMI e outro na D-SUB VGA.

• 2 semanas depois...
Postado

Galera, revivendo o tópico aqui porque preciso novamente da ajuda de vocês =).

Depois de muito estudar e ver as sugestões que vocês me deram, decidi que não quero gastar muito mais que R$ 3000,00 nesse notebook, e que um i5 provavelmente aguenta a minha demanda.

Sendo assim, cheguei a essas 3 opções finais:

http://www.microway.com.br/msi/modelos/FX603-019US.htm

http://www.microway.com.br/acer/modelos/AS5742G-6600.htm

http://www.microway.com.br/acer/modelos/AS7741G-6426.htm

Entre esses, qual vocês acham melhor? E vocês conhecem algum outro notebook (de marca renomada) que seja melhor que esses 3 nessa faixa de preço?

Não achei reviews pra nenhum dos 3 notebooks. Se alguém souber onde encontrar, agradeço também!

Valeu pessoal =)!

Postado

MSI: possuí uma placa de vídeo mais fraca em relação aos demais. Para mim tu deve escolher ele apenas se tu acha que vai usar USB 3.0 porque é o único deles que tem.

A placa de vídeo dos dois Acer são praticamente equivalentes, em alguns jogos uma se sai melhor que em outros e vice-versa. Aliás, toda configuração deles são quase equivalentes. Aí acho que tu tem que escolher se tu quer uma pouco mais de mobilidade (aí tu pega o Acer com 15.6'') ou se quer uma tela maior mesmo (pega o Acer de 17.3'').

No momento eu não sei se tem opções melhores que essas por esse preço. Daqui alguns meses, quando estiver tudo certo com os chipsets Sandy Bridge devem voltar ao mercado os notes com ele. Lembro que ia ter um Avell com i7 Sandy Bridge e Geforce GT540M por R$3000, aí acho que valeria mais a pena.. só que aí terá que esperar.

Postado

Shuugo:

É possível sim estender a tela do notebook para outros monitores com resolução diferente. Eu faço isso toda hora, tanto no Linux quando no Winodows. Posso usar as duas telas em paralelo e com resoluções diferentes. Se você optar por usar as duas telas mostrando a mesma coisa, a limitação vai dar pela maior resolução comum que ambos monitores aceitarem.

No windows vá nas propriedades de vídeo, onde você excolhe a resolução do monitor principal, e entre em "opções avançadas". Lá você vai ter a opção de estender a imagem para outro monitor (se ele estiver conectado). (não lembro do procedimento exato, estou dizendo de cabeça heheh)

No linux (ubuntu-gnome) é só ir em Sistema-Preferências-Monitores e ativar um segundo monitor que esteja conectado.

Sobre o porquê das pessoas procurarem notebook com resolução FullHD, é porque é uma maneira de aproveitar melhor a área da tela. Pra mim, usar Windows 7 em resolução 1366x768 é pra vovô hehehhe

E sobre suas ideias de backup, já tentou usar a nuvem? (servidores de backup online)

Eu uso o programa dropbox (http://db.tt/vUSuUXY), é muuuito bacana, ele cuida de uma pasta no seu computador e ele sincroniza ela no servidor toda vez que você mexe nessa pasta. Uso principalmente para sincronizar dados entre computadores diferentes, mas já me salvou de perder muito trabalho pois ele tb guarda as versões antigas dos arquivos (que no caso eu havia pensando ter perdido).

E é gratuito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!