Ir ao conteúdo

Magnetizar Ferro

Rjmp

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Eu pegei uma fonte minha de 2v por 1A e comprei um resistor de 10 ohm por 15w e um fio groço de cobre e fiz uma bobina com uams 5 voltas.

Eu querer colokar uma bolinha de ferro dentro dessa bobina e magnetizala, porém quando eu ligo a fonte so esculto um zumbidinho e a bobina(umas 4 voltas) nao gera o campo magnetico.

O que esta errado ?A tensão é muito pequena ?(a tensão importa para um campo magnetico?)Deveria fazer mais voltas ocm a bobina?Preciso colokar um 555 para deixa com frequencia?

Obrigado

• Membro VIP
Postado

caramba, coisa simples dessa e essa confusão!

A intensidade do campo magnético é diretamente ligada ao numero de voltas que a bobina tem, o diâmetro e comprimento do fio da bobina e do núcleo, a composição deste núcleo e a tensão - menos a corrente do que tensão - da alimentação e a temperatura de operação do circuito.

Se seu núcleo for um prego, pro exemplo, 18X32, use umas 60 voltas de fio 12AWG para testar... pode superpor as camadas de fio, sem problema. fios menores, mais voltas e mais campo. Miolo mais denso, mais indução... pesquise na net, é simples isto daí...

• Membro VIP
Postado

já te expliquei sem ver a imagem. Te avisei, não se responde NADA por MP no fórum, ok?

você precisa aumentar o numero de espiras da bobina. Também seria bom usar um núcleo mais fino - um prego 18x30 sempre é uma opção legal - e tentar um fio 16 AWG (0,1mm rígido serve)... lembrando que a corrente aumenta com o aumento de espiras, e que a tensão cai na regra. Assumindo que você entenda a lei de Ohm decentemente, verifica a potencia que este seu sistema está gerando. Com uma bobina mais compacta, o campo vai aumentar bem... e o consumo, idem.

Postado

Eu pegei o secundario de um trafo e ligei na fonte....

Se você aprocimar um ferro você sente a bobina puxando ele.

Mais o que eu queria nao era gerar um eletro ima e sim magnetizar uma esfera de ferro.

Enquando a esfera ta dentro da bobina ela ta magnetizada porém quando eu tiro ela ela fica bem fraquina....

Nao tem como magnetizar uma esfera de ferro ?? E desligar o eletroima e ela ficar magnetizada por um bom tempo?

Obrigado

• Membro VIP
Postado

bom, este mesmo é o processo de magnetização.

agora, você tem de escolher a bilha que vai ser magnetizada. Tem de ser de metal denso, não aço-carbono, ou ferro fundido. O peso dela também influencia. Um meio de magnetizar esta peça seria voce fazer uma bobina clilndrica e por a bilha dentro dela. A magnetização depende da potencia do campo e do tipo de metal, é impossível se definir como e por quanto tempo o material se mantém eletrizado.

• Coordenador
Postado
Enquando a esfera ta dentro da bobina ela ta magnetizada porém quando eu tiro ela ela fica bem fraquina....
Seu erro esta exatamente por este procedimento!, se você deseja que a esfera (ou chave de fenda ou qualquer metal magnetizável) permaneça magnetizado, você precisa é desligar o campo magnético com o metal dentro do campo só depois retira-lo de dentro da bobina...
Postado

já tentei fazer isso....

Pegei um clips hoje e coloquei dentro da bobina, ai ele atrai os parafusos.

Deixei uns 2 minutos ele lá dentro e desligei a fonte.

Aproximei do parafuso já nao atraia mais.

Gostaria de saber porque acontece isso?

obrigado

Postado

Provavelmente pode ser por causa da corrente reversa que é produzida quando se desliga a fonte. Segue os principios da lei de Lenz. Tente ligar um diodo em "anti-paralelo" com o indutor, ou seja, coloque o catodo do lado do positivo e o anodo no negativo do indutor. Assim quando a fonte for desligada, você não irá gerar um campo magnético contrário ao campo do material imantado, o que provavelmente seria a causa da desmagnetização do mesmo (ou parte da magnetização). O diodo serviria para "absorver" essa corrente reversa. Creio que um diodo 1N4007 ou até menor deve servir.

Postado

Eu tentei colokar um diodo em anti paralelo e um em seria para amenizar a corrente inversa quando desligar a fonte, porém nao magnetizou a bolinha, apenas a esquentou.

Qual quer o problema ?

Obrigado

• Coordenador
Postado

Colega Rjmp, use um núcleo de bobina ligado em corrente alternada! (desmonte um transformador ou monte uma bobina para esta tensão), use um campo com maior potência! não ligado em 12V (isso é muito pouco mesmo), use um núcleo ligado no 110V ou 220V mesmo!...

Este sistema funciona, eu já comprovei!...

Postado

Mais o campo magnetico so é influnciado pela corrente.

Ou a tensão tem alguma coisa tambem ?

Se aumentar a tensão maior o campo tb ?

Obrigado

• Coordenador
Postado

Sim, mas com uma bobina pequena, você teria que fornecer uma correte bem maior para o campo magnético ser satisfatório.

E pode ser também que, estas bolinhas que você esta usando seja do mesmo aço usados em facas de cosinha!, por incrivel que pareça, elas não permanecem magnetizadas...

Postado

Vocês não estão esquecendo do tipo de material?

Para um metal ficar magnetizado é preciso que tenha em sua composição bastante material que dificulte o "desalinhamento" dos átomos de ferro, e esse material sugerido, esfera de aço, pelo que foi comentado, não consegue permanecer magnetizado por muito tempo.

Normalmente conseguimos melhor resultado com corrente contínua e um metal com bastante carbono ou combinado de alumínio, etc......

Postado

Boa Tarde.

Eu pegei um cabo vindo da tomada passei por um diodo (3A), passei por uma chave e um luz 60w e apos a luz passei por um enrolamento primario de um trafo e conectei a tomada.

Quando aporta o botao a bobina magnetiza e esquenta, porém me surgio duvidas.

1) A luz em serie nao acende. Era para acender ? Se nao porque nao?

2)A bobina e a bolinha ficam quente. E magnetiza muito pouco. Qual sera o problema?

Sera que é o material mesmo? Um clipps é de ferro para min testar ?

Obrigado

• Coordenador
Postado
passei por um enrolamento primario de um trafo
Se este primário estiver na tensão correta de sua rede pode coloca-lo direto na tomada sem lâmpada em série, somente a chave liga desliga.

Quando o trafo esta sem as lâminas, ele esquenta mesmo, mas para magnetizar o material, basta deixa-lo dentro do campo e ligar/desligar o campo com o material dentro, isso não leva mais do que 2 segundos!

Postado

Amigo eu ligei diretamente a bobina como segue a figura:

Usei apenas um diodo, botao e bobina.

Eu coloquei um clips para sentir o campo magnetico, ele existe porém nao esta muito muito forte. Acredito que isso nao tenha muito em magnetizar um material.

coloquei o Clips deixei 1 minutos e desligei pelo botao, Aproximei perto de um parafuso e ele nao atrio. Porque?

Obrigado

http://www.image-share.com/ijpg-514-156.html

Postado
Mais o campo magnetico so é influnciado pela corrente.

Ou a tensão tem alguma coisa tambem ?

Se aumentar a tensão maior o campo tb ?

Obrigado

Amigo... A responsável pelo campo magnético é a corrente! A tensão é apenas a força que empurra esta corrente!

Se tu tiver um circuito alimentado com uma tensão de 5V, circulando uma corrente de 30A e outro circuito com 500V e uma corrente de 0,5A...

Certamente o circuito que circula os 30A terá um campo magnético muito maior do que o circuito que circula 0,5A!!

Existem outros fatores que influenciam na intensidade do campo magnético! ...Como tu mesmo ja deve saber, ao formar espiras com um condutor, formando uma bobina, tu estará intensificando o campo magnético.

Número de espiras, espaçamento entre espiras, diâmetro da bobina, diâmetro do fio, número de camadas de fios da bobina, tipo de enrolamento, formato da bobina, material do núcleo ferroso... são fatores que influenciam na indutância da bobina!

Deste modo, ignore a tensão!! Use-a apenas para "limitar" a corrente do teu circuito! Lembre-se, se a tensão é uma força, quanto maior ela for, maior será a corrente que passará no teu circuito!

Agora preste um pouco de atenção no que Paschoal escreveu:

Para um metal ficar magnetizado é preciso que tenha em sua composição bastante material que dificulte o "desalinhamento" dos átomos de ferro, e esse material sugerido, esfera de aço, pelo que foi comentado, não consegue permanecer magnetizado por muito tempo.

Normalmente conseguimos melhor resultado com corrente contínua e um metal com bastante carbono ou combinado de alumínio, etc......

Não adiantará de nada tu deixar esta esfera imersa em um baita campo magnético, se ela não for feita de uma liga composta por átomos que impeçam os átomos alinhados de voltar a sua posição de origem!!

Se esta esfera for simplesmente de aço, esqueça!! Se ficar algum magnetismo remanente nela, será despresível!!

Para que fins tu quer isto daí??

T+

Postado

Eu estava a ler sobre magnetismo e quis fazer um eletro ima para magnetizar por exemplo chaves de fenda, esferas clippz....

porém nao to conseguindo magnetizar absolutamenter nada.

você vio a foto? Eu coloquei uma chave um diodo e uma bobina, quando eu aproxima o clippz ele fica magnetizado porém quando eu desligo ele perde tudo, aconteceu o mesmo com uma chave de fenda.

O que você acha que esta acontecendo para o material nao ficar magnetizado?

Segua imagem.

Postado
O que você acha que esta acontecendo para o material nao ficar magnetizado?

Segua imagem.

Isto ja foi respondido amigo! Leia com um pouco mais de atenção:

Não adiantará de nada tu deixar esta esfera imersa em um baita campo magnético, se ela não for feita de uma liga composta por átomos que impeçam os átomos alinhados de voltar a sua posição de origem!!
Postado

você poderia me dizer alguma material que ficara magnetizado, por exemplo um clippz alguma coisa assim para min testar.

Obrigado

Alguma coisa que possuo em casa para min fazer esse teste.

Obrigado

• Coordenador
Postado

Rjmp, eu fiz testes com várias chaves de fenda e philips e elas ficaram bem imantadas...

Não encontrei um Clips para fazer testes! :(

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...