Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre fonte C3Tech 4050S


Perottoni

Posts recomendados

Bom pessoal, muito conversei com o pessoal do fórum Adrenaline, e agora venho até vocês pois vi o teste feito pelo site.

Tenho o pc com a seguinte config:

Proc. Intel Dual Core E5300 2600Mhz

1x 2G DDR 667Mhz "Blitz" (não pergunta que não sei que memória é essa!)HD SATA 250G

HD IDE 80G 7200RPM

VGA 9400GT 1G

3x Dispositivo USB

1x DVD-RW

Estou trocando para esta config;

Proc. Intel Dual Core E5300 2600Mhz

1x 2G DDR2 800Mhz Kingston

1x 2G DDR 667Mhz "Blitz" (não pergunta que não sei que memória é essa!)

HD SATA 250G

HD IDE 80G 7200RPM

VGA GTS250

3x Dispositivo USB

1x DVD-RW

Seguindo as infos do teste e o que me foi passado pelo pessoal do Adrenaline, minha fonte pode não segurar....

Mas estou vendo pessoas com pc melhor que o meu que a fonte está segurando!!!

Teste com a config antiga:

http://4.bp.blogspot.com/-jwNqhlkPbRw/TVnNvHKoMII/AAAAAAAAANo/wH20kvnhQd8/s1600/Screen001.gif

Teste com a config nova:

http://3.bp.blogspot.com/-3NjZx9ltxxA/TVlPlcJxUBI/AAAAAAAAANk/M6NL2SLnP5Y/s1600/Screen002.gif

Info passada pelo pessoal do Adrenaline

Perottoni

Meu prezado, antes de outros usuários com conhecimentos em engenharia eletrônica e engenharia da computação me ensinarem, eu pensava do mesmo jeito que o senhor. A fonte C3Tech apresenta na sua etiqueta 2 linhas de +12V: a +12V1 e +12V2; cada uma delas produzindo 16A cada, portanto, 16+16=32A e sendo assim mais do que suficiente para a sua configuração que demanda 18,2A nesta linha de tensão, correto? Errado!

Na verdade as coisas não funcionam bem assim. Preste atenção na etiqueta desta Cooler Master abaixo.

wol_error.gifClique aqui para ver a imagem no tamanho real.

masterf.jpg

Qual a corrente produzida nas linhas +12V (12V1+12V2)?

Corrente = potência / tensão :. Corrente= 312/12 :. Corrente=26A. Bem longe dos 36A que nós imaginávamos.

O problema é que esta sua fonte só funciona corretamente até a potência de 312,4Watts; acima desta potência a tensão das linhas de +12V caem para um patamar abaixo do permitido. Até 312,4 Watts, que é a potência real desta fonte, as linhas de tensão +12V1 e +12V2 só produzem 12A isoladamente (veja a página 07 do teste realizado com esta fonte no Clube do Hardware)...bem longe dos 16A que eles dizem produzir. E qual seria a corrente combinada produzida em +12V? Para a gente saber, os espertinhos que lançaram essa assassina no mercado, teriam que divulgar a potência produzida nas linhas de tensão para a gente fazer o cálculo direitinho. Talvez eu tenha errado ao escolher o valor de 144 watts (vide a tabela da página 07 do teste do CH) para chegar ao resultado de 12A de corrente na linha +12V. Pode ser que de forma combinada as duas linhas +12V1 e +12V2 produzam uma potência maior que 144 watts (o que implicaria também uma corrente maior do que 12A) e isto explicaria o fato de o seu computador estar funcionando com esta fonte apesar de tudo.

Como o Clube do Hardware afirmou que a potência real da fonte chega a no máximo 312,4 watts e já que a potência recomendada para a sua configuração (recommended wattage) é de 285 watts (vide resultado da calculadora) temos um "indício" razoável de que sua fonte segura a sua configuração, embora não possamos afirmar já que não há informações suficientes para isso.

Eu quero somente confirmar essas informações e saber se posso jogar a minha placa VGA nova nesta fonte!

Quero saber se corro muito risco ou um risco moderado....

Visto que não passo MUITO tempo na frente do pc, já que trabalho o dia inteiro...e com criança em casa, é meio complicado...

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa sua fonte não é nenhuma maravilha do mundo das fontes (considere a mesma como uma fonte razoável para ruim, de 360 Watts úteis) mas sim ela deve segurar numa boa sua config, mesmo com a GTS250, uma placa que não pede mais do que 80 Watts segundo o site xBitLabs. Veja ai:

250260487048504770.jpg

Fique tranquilo portanto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!