Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

?!?!?! LINUX NO LAPTOP ?!?!?!


Roger_2

aos experts... qual a distro mais indicada para laptops? caso tenham experiências práticas... favor   

  1. 1. aos experts... qual a distro mais indicada para laptops? caso tenham experiências práticas... favor

    • Conectiva
    • Salckware
    • Suse
      0
    • RedHat
    • Mandrake
      0
    • Caldera
      0
    • Debian
    • outra?!


Posts recomendados

Roger,

a uns 3 anos atrás eu experimentei algumas distribuições Linux no notebook que eu tinha na época...era um Toshiba 2210 CDT, um Celeron de 500 Mhz.

Experimentei Conectiva, Mandrake, RedHat, Debian e até o Slackware...isso tudo em um período de 1 ano. Na época eu tinha decidido aprender a usar o Linux, mas acabei deixando esta vontade de lado e ficando só com o Windows mesmo...quem sabe um dia eu tente do novo.

Caso queira, aqui - www.linux-laptop.net - você encontra vários links de sites pessoais onde donos de notebooks de diferentes marcas e modelos colocam seus passos e experiências pra quem precisar de qualquer dica.

Se fosse pra eu instalar hoje, eu ficaria entre...Mandrake, RedHat ou Debian.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do kernel compilado sob medida, é importante adquirir um laptop que seja suportado pelo Linux. Eu tenho um Toshiba Satellite 1135-s1553, e já tentei de tudo, mas seu softmodem, hibernar e suspender ainda estão sem solução. Se pretende usar Linux num laptop, antes de pensar no distro, deve pensar no laptop que funcione com Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por HardSoft@20 mar 2004, 15:33

Além do kernel compilado sob medida, é importante adquirir um laptop que seja suportado pelo Linux. Eu tenho um Toshiba Satellite 1135-s1553, e já tentei de tudo, mas seu softmodem, hibernar e suspender ainda estão sem solução. Se pretende usar Linux num laptop, antes de pensar no distro, deve pensar no laptop que funcione com Linux.

valeu pela sugestão... segundo site da ibm meu note é certificado para SuSE, já no www.linux-laptop.org achei um artigo interessante sobre slackware no meu note...

no desktop já tive experiencias com slackware e conectiva (prefiro o primeiro)... mas a falta de tempo me deixou de fora do linux nos ultimos dois anos... agora vou voltar...

como "teste de fogo" estou baixando o Kurumim... talvez ainda hoje eu saiba qual será, ou melhor, quais serão minhas dores de cabeça na configuração do note!!!

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...eu rodei o kurumin uma vez no meu note toshiba sattelie 1100 e ele deu alguns problemas já na hora de inicializar. pra iniciar ele tem que desabilitar a scsi, mas estava rodando com o windows xp ainda, depois de um pento eu coloquei o kurumin de vez, tem mas algumas coisas que não funciona direito mas, como o modem, mas como eu acesso adsl não tive problema com isso. O gande problema que tive mesmo foi na hora de rodar ele direto do cd...demorei alguns dias pra descobrir que era a scsi e a resolução que precisava ser alterada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí amigo

Não sei quanto ao teu conhecimento de Linux, mas se você for um usuário iniciante-novato, poderá ter muitas dores de cabeça. Se for este o seu caso, procure uma dist que trabalhe oficialmente com o kernel 2.6. Algumas dist tem ótimos guias para a "adaptação" de novos kernels, tudo muito bem documentado... Mas para usuários novatos não será nada fácil, ainda mais se tratando de certas particularidades que os notebooks tem (touchpad, pcmcia, ...).

Pensando nisso, eu acredito que o Debian seja uma boa solução. O Kurumin, que tem muito do Debian, perde no quesito packages. Os servidores do Debian estão cheios de packages que se encaixam para cada situação, e quanto ao suporte, quase todos os métodos de instalações se adaptam para ele. Mas já vou avisando que, assim como o Mandrake, o Debian costuma se "arrastar". Tudo é muito lento. Isso devido, em maior parte, ao grande número de recursos que ele trás, muito semelhante ao Windows. Ahhh. Ele se arrasta, mas a velocidade fica parelha com a do Windows 2000.

Quanto ao Mandrake, existe agora uma nova versão que JÁ vem instalado o kernel 2.6.3 e muitos outros atrativos. Existe ainda a questão "velocidade" e o problema com as atualizações automáticas. Se não estou enganado, para atualizações automáticas o usuário do Mandrake precisa ser sócio do Mandrake Club. E claro, é pago.

É isso que penso. Fiz uma explicação com a minha opinião pensando em um usuário de notebook que não está muito acustumado com o Linux. Claro que existem MUITOS "poréns", mas está é a ideia que tenho.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai pessoal... não consegui baixar o kurumim semana passada... mas baixei ontem e advinhem só... estou usando ele agora no meu ThinkPad!!!!

e rodando pelo CD, não mexi em nada no HD... ele detectou e configurou tudo no boot!

- processador

- placa de som

- vídeo ATI

- trackpoint (como se fosse mouse ps/2)

- modem intel (só precisei clicar no menu para carregar o driver)

- meu HD, DVD, floppy...

- USB e PCMCIA...

- até o gerenciamento APM esta funcionando

estou PASMO com esta distro... muito boa, leve e agradável mesmo!!!

bem... agora estou decidido a colocar bo HD... só preciso ver direito como parcionar, porque ele é NTFS e sei que nem todos programas podem parcionar este sistema de arquivos...

um abraço e obrigado a todos pelas dicas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!