Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Filtro ADSL"


Baquelite

Posts recomendados

E aí pessoal...

Comprei um desses filtros passa baixa para eliminar a ruído do telefone... paguei 15 reais no brinquedo e abri para ver o circuito...

Eis o filtro:

21330214_4.jpg

filtrotelefnicoadsl497f.jpg

filtrotelefnicoadsl497f.jpg

filtrotelefnicoadsl497f.png

Obs.: Procurei este indutor na Severo Roth, Radio Center e Tubolândia e não encontrei em nenhuma delas... Falta ver na Radional.

O capacitor não consegui identificar! ...para mim este "K" significa 1000, mas vi gente dizendo que este K é a tolerância do capacitor, no caso, 10%!!

Acho que é 22pF mas não tenho certeza! Por favor me corrijam se eu estiver errado!

Vi outro esquemático na internet:

filtro-adsl.gif

Chuto que fazer um filtro desses não custe mais do que 4 reais... O problema é encontrar os indutores!!

Na prática terá muita diferença do 1º filtro para o 2º? Alguém tem uma proposta melhor?

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Uma dúvida: os indutores tem que ter exatamente aquelas indutâncias?

Só pra confirmar, os capacitores são de 22nF (0,022µF) e 15nF (0,015µF), cerâmicos ou de poliéster?

Obrigado.

Não, os indutores não necessitam ser exatamente daqueles valores não. A tolerância nesse caso de filtros passa baixa é bem alta.. Quanto ao processo de fabricação dos capacitores ou sua física, pouco importa. Veja quais você consegue, veja qual cabe no espaço que tens e deu... Só não devem ser eletrolíticos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado faller!!

Vou procurar pelos indutores de 6,8 mH e 10 mH! ...Iguais aos do filtro que abri não encontrei! Os vendedores diziam: “deste tamanho nós não temos”!

Assim como nos resistores, o tamanho destes indutores está relacionado à corrente que ele suporta?

Se for, posso escolher indutores menores, caso não encontre os maiores? Imagino que a corrente que circula pelo fio do telefone seja extremamente baixa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, os indutores não necessitam ser exatamente daqueles valores não. A tolerância nesse caso de filtros passa baixa é bem alta.. Quanto ao processo de fabricação dos capacitores ou sua física, pouco importa. Veja quais você consegue, veja qual cabe no espaço que tens e deu... Só não devem ser eletrolíticos..

Obrigado pelos esclarecimentos Faller!!!

Achei aqui em casa no meu "banco de capacitores" apenas um cerâmico de 22nF.

Vou ver se hoje consigo comprar os capacitores. Os indutores só falta enrolar.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei o segundo filtro, com capacitores de poliéster de 63V.

Os indutores, usei dois com enrolamento duplo que tinha aqui, acho que eram de fontes queimadas.

Não consegui medir a indutância, poque meu multímetro foi pro PT: abateria resolveu vazar. Tinha ele desde os 12 anos. :D

Testei e funcionou bem, até melhor do que o filtro ADL que a GVT instalou.

Quero ver se faço outro com os indutores um conforme o esquema.

Sei que não é o lugar certo, mais o que acham deste multímetro: Minipa ET-2082C.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro filtro "igual" aquele:

filtrotelefnicoadsl497f.jpg

Os indutores do primeiro filtro eram de 4,6 ou 4,7 mH... não sei se a segunda tarja era azul ou violeta... com tolerância de 10%.

Este segundo parece ser de 5,3 mH e tolerância de 3%... talvez isso não apresente muita diferença na prática, mas um dos fatores que determinam a qualidade de um produto é a garantia de que ele será igual a qualquer outro da linha de produção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!