Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Assim como Estabilizador, NoBreak tambem atrapalha a fonte do PC?


quiksilver0

Posts recomendados

li muito aqui no cdh que estabilizador na verdade nao serve pra nada.

só se serve pra joga no lixo ou na parede. ( ou no vendedor que te chutou ele)

na verdade nao sabia muito disso, to aprendendo muito aqui no forum.

mais queria saber sobre o NOBREAK.

ele tambem é um " lixo " em relação ao estabilizador e as suas 0 finalidades?

ou posso usar ele tranquilo, q nao vai me atrapalha em nada.

aqui em casa tem um da Net Station sms.

uso ele tem quase 2 anos ja.

mais meu pc é muito antigo, então nao se preocupem com ele só quero saber

em relação ao nobreak.

Obrigado!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tese, um nobreak sendo usado quando tem energia, é apenas um filtro de linha. Transformando 1 tomada em 3 ou 4. Então, não oferece riscos ao perfeito funcionamento da fonte.

No seu caso, como as baterias já tem mais de 2 anos, eu testaria ele. Tirando-o da tomada, pra confirmar que ele aínda é um nobreak. Então, certifique-se que os discos do pc não estão sendo lidos, nem há tráfego na placa de rede, e puxe a tomada do nobreak na parede. Se apagar tudo, o que você tem aí é uma régua de tomadas, também chamda de filtro de linha, só que muito, muito pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Separemos os no-breaks em dois modos principais de operação e assim pensando, em duas topologias:

Modo de operação on-line: Os efetivamente no-breaks, ou UPS, que operam no modo On-line, com dupla conversão e geração senoidal pura, esses não tem nenhum problema ao alimentar PC, televisores, motores, transformadores, o que seja, pois os mesmos geram energia elétrica de mesma natureza de modo contínuo, com tensão e frequência estáveis independentemente do estado da bateria e com a forma de onda da tensão gerada igual aquela da rede elétrica comercial, ou seja senoidal.

Modo de operação off-line: Os short-breaks, que operam no modo off-line, são na verdade estabilizadores que tomam a energia comercial quando presente, e a entregam nas suas tomadas de saída. Não os chamam de estabilizadores em função do desgaste da palavra. São no-breaks com regulação interativa (interagem com a rede elétrica somando e subtraindo módulos de 5 a 6 volts para tentar compensar alguma variação de tensão da mesma) .. Ótimo apelido. Evidente que nessa hora ele é um estabilizador, e assim se comporta, com todas as características inerentes aos mesmos. Ao faltar energia comercial esse short-break passará a tomar energia da bateria e a gerar a tensão que seu PC necessita, alternada e na tensão da rede elétrica (tipicamente 115 ou 220 Volts). Para simplificar e baratear a eletrônica esses short-breaks geram uma tensão que não é senoidal e sim onda retangular, diferente daquela da rede comercial. Essa forma de onda é definitivamente não tolerada por motores, transformadores e algum outro dispositivo de natureza e comportamento indutivo. Podem danificar e até pegar fogo....

Esse tipo de forma de onda é minimamente aceitável para as fontes chaveadas dos PC's , televisores, etc.. Aceitável por um uso em curto intervalo de tempo, em fução do stress submetido.. Por isso short-breaks... O tempo necessário para você salvar a planilha, fechar o excel e desligar seu PC

Considerações:

As armadilhas de marketing são diversas nessa área dai, compondo uma nova ciência, que bem poderia ser chamada de "Markatrua" , um acrônimo de marketing com falcatrua:

- Na caracterização de seus no-breaks (na verdade short-breaks) os fabricantes são campeões de usar a expressão "regulação on-line" simplesmente para fazer constar a expressão on-line, reconhecidamente um modo ótimo de operação para no-breaks, que retrata uma operação de geração de energia o tempo todo, a partir de baixa tensão das baterias, auxiliadas pelo retificador de dupla função(rebaixar e retificar a tensão de rede para alimentar o conversor de geração senoidal e carregar as baterias). Na verdade essa expressão regulação on-line, como Markatrua, se refere a operação de regulação da tensão por parte do estabilizador que esse tipo de no-break executa quando a energia está presente, reforçando que a mesma é feita on-line, como se fosse tolerável que assim não fosse. Ninguém conhece algum estabilizador que faça sua função off-line.. Markatrua da pura..

- Outra pérola da semântica é o uso da expressão relativa a forma de onda gerada por esse tipo de short-break. Dizem ser "senoidal por aproximação" ou "pseudo senoidal" ou "quasi senoidal", claro, se referindo sempre a forma de onda retangular gerad pelo short-break. Veja ai a diferença entre a forma de onda senoidal e retangular.. Isso para usar da palavra senoidal em suas características e assim confundir os incautos patos.. digo, compradores...

Formasdeonda.jpg

- Outra confusão é chamar tudo de no-break quando o mais correto seria chamar esses mais simples, de forma de onda retangular, de short-breaks numa indicação de seu uso somente pelo tempo necessário para desligar seu PC...

Resumidamente:

- Se o no-break for do tipo on-line, de dupla conversão, com geração senoidal, nenhuma restrição ao mesmo além do seu preço elevado;

- Se o Short-break ou no-break for do tipo off-line, com geração de forma de onda retangular, na verdade ele será um estabilizador sempre que a energia comercial estiver presente com todas os problemas associados aos mesmos. E quando a rede comercial faltar, ele será um grande gerador de energia ruim, cheia de harmônicos, minimamente tolerável por curto espaço de tempo (leia-se poucos minutos)

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o seu computador tiver uma fonte redundante ou uma boa fonte você pode até desconsiderar o estabilizador pois o que ele faz é justamente estabilizar, isto é, manter a tensão regulada, complementando com uma bateria selada ( e um cirtuito mais eficiente ) temos o nobreak, usado naqueles momentos em que cai a energia nos permitindo salvar o que estivermos fazendo, já vi muitas Histórias sobre isso mas o fato é que o computador é muito mais sensível que outros eletrônicos, quer um exemplo ?!? ligue a tv e antes dela terminar de ligar, desligue e faça isso umas 3 vezes e verá que ela obedece, agora faço o mesmo com seu computador e duvido que ele passe da segunda vez antes de você precisar esperar uns segundos a mais pra ele voltar a ligar, se você tem nobreak mantenha, se não tiver estabilizador, compre, pois na verdade é que os ditos estabilizadores em testes não tem a eficiência prometida mas também não prejudicam a fonte, quer outra prova ?!? tire o nobreak, ligue o chuveiro, o ferro de passar e um WAP pra observar o que acontece com o computador, depois faça o teste com ele e verá como é diferente seu comportamento... =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
... quer outra prova ?!? tire o nobreak, ligue o chuveiro, o ferro de passar e um WAP pra observar o que acontece com o computador, depois faça o teste com ele e verá como é diferente seu comportamento... =D

Eu fiz o teste, e somente com uma boa fonte. Sem estabilizador nem no-break. Não tinha o PC ligado mas tinha um instrumento de medida, específico para teste de fontes de alimentação, chamado de PSU tester, que lia as tensões de 3,3 Volts, de 5 Volts e as duas linhas de 12 Volts, todas elas estabilizadas pela fonte e destinadas ao PC. Não liguei o chuveiro e sim apliquei, com auxílio de um Variac, tensão de entrada variando desde zero Volts até 254 Volts (uma variação um pouquinho maisor que aquela causada pele chuveiro, não concordas??)..

A fonte se comportou numa boa, mantendo as tensões estáveis..

Claro a fonte não estava com seu carregamemto máximo assim com o um PC pode não estar.. O comprometimento da fonte era da ordem de 30% somente..

Se variares de 80 Volts para cima, mesmo com a fonte a pleno, ela segura seu PC sem a menor necessidade nem de estabilizador nem de no-break.

Claro, com zero Volts, ou seja sem energia, somente com no-break..

Veja ai: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

E perdoe meu amigo.. Essa sua informação de que se o PC tiver uma fonte redundante então não necessita de estabilizador é de um conteúdo teórico terrível. Até meu cachorro torceu o nariz quando eu li para ele.. Se uma tensão que não se mentenha estável conseguir atrapalhar uma fonte, não irá atrapalhar duas???? De onde vei isso??? Então se eu botar 3 fontes, tridundantes, vai ficar explêndido.. Eu mereço... Uma fonte redundante, por definição, fica em stand-by, na espera para assumir se a outra estragar, nada mais que isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez mudando de pc essa semana eu aposento elee.

alem disso, eu errei no poste.

o nobreak tem mais de 4 anos, acho que as baterias ja tão no limiti.

levando em conta qe ele anda desligando sozinho as vezes.

com isso desligando meu pc.

isso pode acaba me ferrando qual quer hora. ;x

valeu a todos pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gurizada preciso de ajuda nesses negocio de estabilizador x filtro de linha

Seguinte, comprei uma fonte c3 750w(750r ve)e tenho um estabilizador SMS 430va.Ai começa o problema, quero mudar para um fitro de linha, mas na regiao que eu moro as tomadas sao 220v, alguem poderia me indicar algum bom ? Que nao desse problema para meu pc ?

Outra duvida, ligo modem,caixa de som 2.1 e impressora no estabilizador pois são todos 110v, quando tiver o filtro mantenho estes aparelhos ligados no estabilizador ou mudo para o filtro? (problema seria compra transformadores)

Sou de Campo bom, vale dos sinos RS

Agradeço a atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ligue a tv e antes dela terminar de ligar, desligue e faça isso umas 3 vezes e verá que ela obedece, agora faço o mesmo com seu computador e duvido que ele passe da segunda vez antes de você precisar esperar uns segundos a mais pra ele voltar a ligar

Quem dera nem a TV nem o computador ligasse nessas condições sem a espera de 1 minuto. Seria uma forma de proteger o termistor. Mas ligam, ambos. O que confirma minha tese de que nas fontes atuais o termistor não é tão sensível à corrente de partida e resiste bem. Só não vale aguardar o início da carga do sistema operacional, pois pode comprometer os arquivos de sistema.

quer outra prova ?!? tire o nobreak, ligue o chuveiro, o ferro de passar e um WAP pra observar o que acontece com o computador, depois faça o teste com ele e verá como é diferente seu comportamento... =D

O WAP?

Que tal o chuveiro, o ferro de passar, a TV, o microondas, o DVD player, o fogão elétrico e, na falta de ar condicionado, o ventilador? Não aconteceu nada.

Seguinte, comprei uma fonte c3 750w(750r ve)e tenho um estabilizador SMS 430va.

Não jogou fora ainda por quê?

Ai começa o problema, quero mudar para um fitro de linha, mas na regiao que eu moro as tomadas sao 220v, alguem poderia me indicar algum bom ? Que nao desse problema para meu pc ?

Problema? Na maior parte do mundo a rede é 220V e isso não representa nenhum problema, até pelo contrário. Os bons filtros já foram indicados mil vezes. Sugiro o UPSAI FHT ou o Clone F8. O SMS Energy Clean é também uma alternativa válida já analisada pelo Faller aqui no fórum.

Outra duvida, ligo modem,caixa de som 2.1 e impressora no estabilizador pois são todos 110v, quando tiver o filtro mantenho estes aparelhos ligados no estabilizador ou mudo para o filtro? (problema seria compra transformadores)

Ligar eletrônico 110V em rede 220V pipoca na hora. Transformadores são baratos e bastaria comprar apenas um. Ligue nele uma extensão e seus equipamentos 110V na extensão. Em último caso utilize o estabilizador apenas nesses aparelhos 110V aproveitando que também ele é um rebaixador de tensão. É pouco provável que seu modem seja 110V, a maioria esmagadora deles é tensão universal (full range).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se o seu computador tiver uma fonte redundante ou uma boa fonte você pode até desconsiderar o estabilizador pois o que ele faz é justamente estabilizar, isto é, manter a tensão regulada, complementando com uma bateria selada ( e um cirtuito mais eficiente ) temos o nobreak, usado naqueles momentos em que cai a energia nos permitindo salvar o que estivermos fazendo, já vi muitas Histórias sobre isso mas o fato é que o computador é muito mais sensível que outros eletrônicos, quer um exemplo ?!? ligue a tv e antes dela terminar de ligar, desligue e faça isso umas 3 vezes e verá que ela obedece, agora faço o mesmo com seu computador e duvido que ele passe da segunda vez antes de você precisar esperar uns segundos a mais pra ele voltar a ligar, se você tem nobreak mantenha, se não tiver estabilizador, compre, pois na verdade é que os ditos estabilizadores em testes não tem a eficiência prometida mas também não prejudicam a fonte, quer outra prova ?!? tire o nobreak, ligue o chuveiro, o ferro de passar e um WAP pra observar o que acontece com o computador, depois faça o teste com ele e verá como é diferente seu comportamento... =D

Amigo, seus conselhos não parecem alinhar-se com o que temos discutido até o momento!

Comprar estabilizador? Sobre a fonte redundante.....e esse seu teste(prova) não PROVA absolutamente nada, pois em uma instalação decente pode-se ligar, além do descrito, cortador de grama, filtro de piscina, sauna, etc, etc e nada fará o PC desligar!

3.3 - Mensagens com informações erradas ou falsas.

- Mensagens com conteúdo especulativo devem ser devidamente sinalizadas como tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
.....o nobreak tem mais de 4 anos....

Ai a coisa muda... No-breaks nessas condições não necessita de mais nada para atrapalhar seu PC. Ele vai dar conta de atrapalhar muitoi e sozinho...

O pessoal às vezes ao adotar um no-break nem sabe que as baterias são insumo de operação do mesmo, e que obrigatoriamente tem de ser trocadas de tempo em tempo, geralmente inferior a esses 4 anos dai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então a ligaçao ideal ficaria assim

Fonte- filtro - tomada

aparelhos 110v : estabilizador - filtro - tomada

outra duvida, como vou saber se o filtro vai ser capaz de aguentar a carga que vai ser colocada (fonte 750w, estabilizador 430va)

achei um upsai fht 1200 (220v) na vidosonic ta valendo?

A loja é boa? Segura pra compra na net?

agradeço a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, Rodrigofeltes!

então a ligaçao ideal ficaria assim

Fonte- filtro - tomada

aparelhos 110v : estabilizador - filtro - tomada

outra duvida, como vou saber se o filtro vai ser capaz de aguentar a carga que vai ser colocada (fonte 750w, estabilizador 430va)

achei um upsai fht 1200 (220v) na vidosonic ta valendo?

A loja é boa? Segura pra compra na net?

agradeço a ajuda

Não sei se entendi direito, mas você ainda fala em usar "estabilizador"?

Se sim, acho que você não pesquisou nem entendeu direito e por isso vou tentar resumir abaixo o que tenho aprendido nos últimos tempos. Já havia postado isso antes em outro tópico mas vou tentar adaptar, me desculpe algum erro de concordância. Veja:

1- A maioria admite que o estabilizador e a maioria dos no-breaks sejam aparelhos dispensáveis ou inúteis, pois não são efetivos nem como reguladores da energia que chega ao PC, nem oferecem uma proteção adequada na maioria dos eventos de variação na tensão da rede e obrigando, isso sim, a fonte a executar duas vezes o mesmo trabalho.

2- A fonte de boa qualidade é, ou pelo menos deveria ser suficiente para prover a proteção e a energia na quantidade e qualidade ótima para o PC.

3- O filtro de linha, quando de boa qualidade e ligado a um conjunto de medidas, entre elas o aterramento da rede elétrica do imóvel, pode ser efetivo e evitar um dano maior à fonte ou outras peças do PC. Assim, a proteção efetiva do PC ou qualquer outro aparelho eletroeletrônico ligados a uma rede elétrica é fruto de várias instâncias reunidas que, mesmo assim, em casos excepcionais ainda podem não ser suficientes. Uma dúvida que parece ainda fica no ar, é se é necessária a manutenção ou troca periódica do filtro de linha.

4- Seria aconselhável a qualquer usuário investigar qual é e informar-se sobre a qualidade da fonte em uso no seu PC. Se for investir algum numerário, que seja adequando sua casa e seu PC às afirmações acima, ou seja, trocando a fonte se não for de qualidade, providenciar o aterramento da rede elétrica do imóvel, usar um filtro de linha como mais um elemento de proteção, etc.

5- Aposentar de vez o uso de estabilizador em sua casa, por sua ineficiência, e tendo a certeza que, todos os aparelhos modernos de qualidade já trazem diluído em seu projeto as proteções adequadas e os reguladores de tensão necessários para seu bom funcionamento.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, Rodrigofeltes!

Não sei se entendi direito, mas você ainda fala em usar "estabilizador"?

Se sim, acho que você não pesquisou nem entendeu direito e por isso vou tentar resumir abaixo o que tenho aprendido nos últimos tempos. Já havia postado isso antes em outro tópico mas vou tentar adaptar, me desculpe algum erro de concordância. Veja:

1- A maioria admite que o estabilizador e a maioria dos no-breaks sejam aparelhos dispensáveis ou inúteis, pois não são efetivos nem como reguladores da energia que chega ao PC, nem oferecem uma proteção adequada na maioria dos eventos de variação na tensão da rede e obrigando, isso sim, a fonte a executar duas vezes o mesmo trabalho.

2- A fonte de boa qualidade é, ou pelo menos deveria ser suficiente para prover a proteção e a energia na quantidade e qualidade ótima para o PC.

3- O filtro de linha, quando de boa qualidade e ligado a um conjunto de medidas, entre elas o aterramento da rede elétrica do imóvel, pode ser efetivo e evitar um dano maior à fonte ou outras peças do PC. Assim, a proteção efetiva do PC ou qualquer outro aparelho eletroeletrônico ligados a uma rede elétrica é fruto de várias instâncias reunidas que, mesmo assim, em casos excepcionais ainda podem não ser suficientes. Uma dúvida que parece ainda fica no ar, é se é necessária a manutenção ou troca periódica do filtro de linha.

4- Seria aconselhável a qualquer usuário investigar qual é e informar-se sobre a qualidade da fonte em uso no seu PC. Se for investir algum numerário, que seja adequando sua casa e seu PC às afirmações acima, ou seja, trocando a fonte se não for de qualidade, providenciar o aterramento da rede elétrica do imóvel, usar um filtro de linha como mais um elemento de proteção, etc.

5- Aposentar de vez o uso de estabilizador em sua casa, por sua ineficiência, e tendo a certeza que, todos os aparelhos modernos de qualidade já trazem diluído em seu projeto as proteções adequadas e os reguladores de tensão necessários para seu bom funcionamento.

Abraço!

Beleza, ja entendi sobre o estabilizador

So usaria como querbra galho para os aparelhos 110v que tenho (caixa de som)

mas so porque nao gostaria de gastar com transformador, e porque ja tenho um estabilizador aqui, entende ? Futuramente compraria um transformador ! mas agora seria isso.

Voltando, gostaria de saber se as conexoes que citei antes (fonte filtro tomada) so seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!