Ir ao conteúdo

TDA1553CQ com som falhando em baixo volume

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Montei recentemente um amplificador 22+22W com o TDA1553CQ só que estou com problemas.

Quando o volume está baixo, o som começa a ficar com chiado, estalos, e um ronco de fundo, e então vai gradualmente diminuindo até parar completamente, só que depois que o chiado parou, não sai mais som nenhum na saída, nem mesmo se eu aumentar o volume, é como se ele estivesse em standby.

Só que quando desligo, ele volta a funcionar usando a energia dos capacitores da fonte, até estes se descarregarem.

O curioso é que isso não acontecia até certo tempo atrás, e se eu ligá-lo com o volume alto ele funciona, mas se eu abaixar o volume gradualmente, chega um momento que a distorção e os estalos voltam a acontecer.

No momento do problema, a tensão sobre o amplificador fica em 19.8V e a corrente em 120mA.

Algumas fotos do amplificador.

Foto 1, Foto 2, Foto 3.

Alguma dica? ^_^

--------

Hoje até agora o problema não aconteceu :huh: , deixei ele 4 horas ligado com o som baixo e está firme e forte até agora.

Postado
Montei recentemente um amplificador 22+22W com o TDA1553CQ só que estou com problemas.

Quando o volume está baixo, o som começa a ficar com chiado, estalos, e um ronco de fundo, e então vai gradualmente diminuindo até parar completamente, só que depois que o chiado parou, não sai mais som nenhum na saída, nem mesmo se eu aumentar o volume, é como se ele estivesse em standby.

Só que quando desligo, ele volta a funcionar usando a energia dos capacitores da fonte, até estes se descarregarem.

O curioso é que isso não acontecia até certo tempo atrás, e se eu ligá-lo com o volume alto ele funciona, mas se eu abaixar o volume gradualmente, chega um momento que a distorção e os estalos voltam a acontecer.

No momento do problema, a tensão sobre o amplificador fica em 19.8V e a corrente em 120mA.

Algumas fotos do amplificador.

Foto 1, Foto 2, Foto 3.

Alguma dica? ^_^

--------

Hoje até agora o problema não aconteceu :huh: , deixei ele 4 horas ligado com o som baixo e está firme e forte até agora.

logico

esta a usar uma tensão de alimentaçao superior ao valor maximo que e de 18V

quabdi aumenta o voluma a tensão de alimentaçao baixa e o ci ate pode funcionar

mas se baixar o volume a tensão de alimentaçao sobe e entra em acçao a protecçao do CI

solucao baixar a tensão de alimentaçao para cumprir os valores do datasheet do ci

Postado

Pode usar um regulador de tensão 7815 para sair 15V ou , 7818 para 18V

ambos suportam até 1A e são baratos

mas como é 19,8V acho que 7818 não vai ficar bom pois para a regulagem em questão de forma correta a entrada tem que ser uns 3V a 4V a mais.

use apenas 15V que é típico dele, o 7815 acoplado ao um dissipador de aluminio, ele vai fazer essa regulagem de forma segura;)

So espero que C.I não tenha sido danificado...

Falou

Postado

Posso ligar 3 7815 em paralelo? O trafo é de 3A e cada 7815 é de 1A, claro que num dissipador maior.

O ci nao foi danificado, na verdade, isso acontece toda noite as 2:30 da manhã até as 4 hrs da manhã, depois disso, fica o dia todo normal, vai entender.

Falou! :)

Postado
Existe algum meio de fazer isso sem trocar o trafo?

nao e recomendavel usar o ci nos valores absolutos maximos

use o valor tipico recomendado no datashee

para isso pode usar um lm338 e regular a tensão de saida para o valor correcto

Postado

Vou verificar qual deles fica melhor, LM338 ou 78XX.

Só uma coisa, venho montando vários amplificadores e realmente não senti quase nenhum "ganho" de potência entre eles, foram: AN7169 (2 X 5.8W), TDA2003 (1 X 10W), TDA2616 (2 X 12W), TDA2040 (1 X 20W) e TDA1553 (2 X 22W), uso a mesma caixa de som ( 2 X 50W RMS ) para testar tudo, e no quesito baixa frequência e música normal, a potência parece a mesma, isso pode ser o que, falta de tensão ou de corrente? Talvez o único amplificador que consegui extrair toda a potência útil foi o de 5.8W.

;)

Postado

o TDA1553 deve dar 2 X 22W se alimentado com 14,4V com altifalante de 4 ohm

(ver datasheet)

ou tem algo errado no seu esquema, incluido a fonte, ou o sinal de entrada pode nao ter o valor correcto

o ganho do TDA1553 e de 26db e do AN7169 47db

se estiver corecto tem de notar a diferença

que sinal de entrada esta a usar?

qual a impedancia dessas "caixa de som" ? 2,4,8 ohm?

que esquema de fonte esta a usar?

tem capacidade de tensão e corrente correcta?

Postado

As caixas são de 8 ohms, no caso, ligo elas em paralelo par ajustar a impedância.

Não consegui achar no datasheet o valor da tensão máxima de entrada do amplificador, se achasse, talvez um pré seria necessário para ele.

Usei o esquema do datasheet para a montagem e está tudo normal, a fonte fornece 3A e 18V o que "creio" ser o suficiente ( não sei verificar isso usando o datasheet ainda ).

Fiz a fonte usando um KBU4D e 9400uF de filtragem.

Você sabe um meio de verificar quanta corrente um amplificador precisa para funcionar corretamente?

Postado

3A e suficiente mas como nao esta a usar qualquer regulador seria melhor aumentar o valor do condensador pois como esta vai ter Vriple de cerca de 2V

note que como disse atras 18V e o limite max e pode ter problemas

se esta a usar o esquema dp datasheet e tem a certeza que esta correcto so pode ser o sinal de entrada com valor insuficiente

tera que usar um preamplificador

note que o ganho de tensão do TDA1553 e de 20 e o do AN7169 e de 224 , mais de 10 vezes superior

se aplicar a mesma tensão de sinal aos dois claro que nao vai obter a mesma potencia

que sinal de entrada esta a usar? de que aparelho?

Postado

O TDA1553 ja é bem sensivel mas que pelo que você falo pode ser até esse TDA ser ruim demais, ja um que o chiado aumentava com tempo até desligar o problema pode ser que tenha esquentado os terminais dele demais durante a soldagem pois muitos sensiveis.

O Ideal é 15V segundo o datashet.

Capacitores em paralelos para fonte?

bom aqui tenho um de 20W e uso um de 1500uf e um de poliester de 270nf depois do retificador e depois do C.I eu uso um de 1500uf e um de poliester de de 270nf.

Não tem ruido algum aqui:D. e so to usando 1A pois o fones aqui não é grande coisa:D

Falou

Postado

Obrigado pela resposta :)

Bom, esse problema dos 18 V no amplificador eu já estou perto de sanar e estou confiante que tudo isso é problema na tensão, pois ele entra em standby quando a tensão está em 19.20V, e isso só acontece de noite :huh: .

Cuidei bastante na soldagem desse CI, usando as dicas do Bcpetronzio e dos colegas do fórum e acho que o problema não é o aquecimento excessivo dos terminais do CI.

O meu também não tem ruído, somente quando acendo a luz ou a geladeira liga, mas ruído como de 60Hz não tem :)

Postado
Instalei os reguladores de tensão, optei por 4 X 7815 para ter folga, tudo está OK. :)

Ah, alguém, sabe qual é a fonte ideal para um TDA7264? Achei ele num som que peguei jogado na rua.

:bye:

fonte simetrica +16 e -16v 4,5A

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...