Ir ao conteúdo

Especulações

CtF

Posts recomendados

Postado

Galera...

Acabei de comprar um hd 80gb Seagate Barracuda SATA modelo 13as ( final )

e criei 2 partições

C: 18Gb

D: 56 GB

Como vocês podem notar o espaço total do meu hd esta em 74GB, existe algo de errado pois na verdade ele deveria ter 80GB !!!!!..

Eu formatei as partiçoes usando o comando format <partição>: /z:64 que formata os clusters com tamanho de 32bits, o que dizem que deixa o desempenho de leitura do hd mais rápido ( não sei se é verdade )..

Será que isto afetou o espaço total do meu hd... o que será que ocorre, pois é uma perda considerável 6gb.

Obrigado

Postado

na verdade é isso mesmo....

o fabricante considera 1giga sendo 1000 megas

já o windows 1 giga é na verdade 1024 megas

( me falem se eu estiver errado, mais é 99% de certeza...)

• Membro VIP
Postado

O tamanho do cluster influi diretamente no espaço total da partição. Quanto maior o cluster, mais espaço inutilizado. Se fossem partições NTFS (normalmente clusters de 4KB) você teria menos desperdício.

Postado
Postado Originalmente por MysticPower@24 mar 2004, 10:38

É isso mesmo.

Para o PC, 1GB = 1024MB, mas para o fabricante do HD 1GB = 1000MB...

Ai, você compra um HD com capacidade gigantesca (80GB, 120GB) e pensa que ele tem realmente esse valor, mas, na verdade, ele tem menos, pois o valor de conversão, para o PC, é diferente. Só que os fabricantes de HDs, por sacanagem mesmo, adotam um padrão diferente e não explicam, ou melhor, não vendem o HD com sua capacidade real: eles simplesmente arredondam o valor e que se ##### o cliente! :angry: Eu paguei para ter um HD de 120GB e não um de capacidade inferior (muitos nem ligam, mas eu sim)!! :angry: Ah, e outra: acabamos levando o prejuízo, pois pagamos para levar o HD com aquela capacidade, sendo que ele vem com bem menos que o informado... :muro:

Aconteceu a mesma coisa comigo: comprei um HD de 120GB já sabendo que ele não teria 120GB. Pra mim, ele viria com 118, 119GB, por ai.

Mas ai, quando olhei, ele só tinha 114GB de espaço disponível... Perder 6GB, POR NADA, não é brincadeira mesmo <_<

Mas, fazer o quê... É a vida :mellow:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por CtF@24 mar 2004, 09:51

Eu formatei as partiçoes usando o comando format <partição>: /z:64 que formata os clusters com tamanho de 32bits, o que dizem que deixa o desempenho de leitura do hd mais rápido ( não sei se é verdade )..

Utilizando FAT-32 em uma partição maior que 32,0 GB, orbrigatoriamente o cluster será de 32 KB e não de 32 bits (isso é o sistema de armazenamento de cada posição da FAT em um número de 32 bits). Apesar de haver esse "rolo" com a nomenclatura do fabricante, a forma como particionamos o HD é a principal culpada.

Postado
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@24 mar 2004, 11:15

[utilizando FAT-32 em uma partição maior que 32,0 GB, orbrigatoriamente o cluster será de 32 KB e não de 32 bits (isso é o sistema de armazenamento de cada posição da FAT em um número de 32 bits). Apesar de haver esse "rolo" com a nomenclatura do fabricante, a forma como particionamos o HD é a principal culpada.

Concordo plenamente com eagleman... acho uma Pu## sacanagem esse "roubo" de espaço, aliás o consumidor tem o direito de saber exatamente o que esta comprando....

Mas diga ai utilizar o /Z:64 ajuda em alguma coisa mesmo ou é só balela??

• Membro VIP
Postado

Eu nunca vi essa opção /Z no FORMAT. Além disso, ela não faz sentido, "Z:64" para 32 bits? Não consigo relacionar isso de nenhuma maneira.

Todas as posições na FAT-32 já são de 32 bits, não há como mudar isso. E, como disse antes, partições FAT-32 maiores que 32 GB utilizam clusters de 32 KB, obrigatoriamente.

Pelo visto é "balela". :D

Abraços,

Fernando

Postado
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@24 mar 2004, 16:32

Eu nunca vi essa opção /Z no FORMAT. Além disso, ela não faz sentido, "Z:64" para 32 bits? Não consigo relacionar isso de nenhuma maneira.

Todas as posições na FAT-32 já são de 32 bits, não há como mudar isso. E, como disse antes, partições FAT-32 maiores que 32 GB utilizam clusters de 32 KB, obrigatoriamente.

Pelo visto é "balela". :D

Abraços,

Fernando

É pelo visto é " enganação" mesmo pois nunca notei melhora expressiva utilizando este comando, mas que ele existe existe !!!! agora eu gostaria realmente de saber a finalidade!

O comando executado é, no caso de formatação da unidade c:

Format c: /z:64

Se alguem souber a este respeito agradeceria por explicações !!

• Membro VIP
Postado

Andei pesquisando e pelo que li no site ABXZone, essa opção é a mesma que "/A" em partições NTFS, ou seja, define o tamanho do cluster. Você no caso formatou sua partição com cluster de 64 KB o que é um exagero pois com 32 KB você formata uma partição de até 2,0TB. Por isso o desperdício exagerado. Formate novamente sem nenhuma opção e o desperdício será menor. Ou formate em NTFS e o desperdício será menor ainda.

Abraços,

Fernando

Postado

OK fernando Obrigado !!

Valeu galera pela ajuda e vamos esperar que algum dia os fabricantes de hds coloquem a mão na conciência.... :muro::muro::bandeira:

Postado
Postado Originalmente por CtF@25 mar 2004, 13:40

OK fernando Obrigado !!

Valeu galera pela ajuda e vamos esperar que algum dia os fabricantes de hds coloquem a mão na conciência.... :muro:  :muro:  :bandeira:

Espero que esse dia seja breve... -_-

Postado
Postado Originalmente por MysticPower@24 mar 2004, 10:38

estava olhando direito.... na verdade 1 mega byte é 2 elevado a 20 que da 1024bytes x 1024bytes ...................... não 1024 x 1000

isso significa que a enganação é maior ainda....

Postado

Huhuahahahaha....

Obrigado.... Garanto que você conseguiu nos frustar mais ainda....

Brincadeira Velho!!!!!!!

Um dia isso acaba, só não sei o que vai primeiro a robalheira ou os hds na forma que conhecemos :hehehe: :palmas:

• Membro VIP
Postado

Essa situação é complicada...

Ao mesmo tempo que o Giga da Informática é 2 elevado a 30 o Giga do sistema internacional de unidades é 10 elevado a 9...

A diferença seria:

Giga da Informática: 1.073.741.824

Giga do SIU: 1.000.000.000

Ps: Desculpem frustar um pouco mais ainda, o pois de byte para Kbyte multiplica por 1024, para MB por 1024 e para GB por 1024 de novo...

Na verdade a multiplicação seria 1024 x 1024 x 1024. Muitos fabricantes transforma de byte para kbyte ceto e erram o resto. Alguns erram desde o inicio.

Postado

Forum Também é Cultura!!!!!!!!!!

Verdadeira aula de MATEMÀTICA....

E frustração Poética :tantan::tantan::tantan:

HUHUHUHAHAHAHAHA

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...