Ir ao conteúdo

Calculo de resistor para alterar tensao

PowerGraphics

Posts recomendados

Postado

Tenho um conversor AC/DC:

Entrada 110-240V 0.1A

Saida 5V +-0.5V - 1200mA +-50mA

Medindo a tensão num multimetro digital, tenho 5.40V, nao sei quantos A realmente sai, mas sei que isso tem relação ao consumo que o adaptador no maximo pode fornecer.:D

Como calculo o valor do resistor para baixar esta tensão para exatos 5.00V?:confused:

A formula da lei de ohm nao consegui nada com ela, de tudo quanto é jeito que tentei.:wub:

• Membro VIP
Postado

A lei de ohm não procede muito pois a corrente pode ser variável. Se o circuito que vai ser alimentado não consumir corrente constante, vai haver mau funcionamento. Mas digamos que milagrosamente seja eternamente 0,4A. Para cair pra 5 tem que subtrair 0,4 ou R=V/I=0,4/0,4=1R

abç

Postado

Power, você deve estar medindo a fonte a vazio, tente medir com a carga que ela vai alimentar, talvez só o fato de alimentar já vá reduzir a tensão ao nível esperado.

Postado

Mesmo assim, do jeito que esta, que conta devo fazer? Sera que existe outra formula mais clara e que dê o resultado bem aproximado do resistor que terei que colocar à frente do +5.4V? Pois o pretendido é exatamente medir livre 5V exatos, ou o mais proximo disso, a corrente nao importa, pois, mesmo se baixar ate 1A ( ou mesmo 800mA ), ainda caira no aceito pelo GPS, para recarregá-lo.

• Membro VIP
Postado
Mesmo assim, do jeito que esta, que conta devo fazer? Sera que existe outra formula mais clara e que dê o resultado bem aproximado do resistor que terei que colocar à frente do +5.4V? Pois o pretendido é exatamente medir livre 5V exatos, ou o mais proximo disso, a corrente nao importa, pois, mesmo se baixar ate 1A ( ou mesmo 800mA ), ainda caira no aceito pelo GPS, para recarregá-lo.

Então bota um diodo em série com essa tua fonte. Alguns diodos tem tensão característica da ordem dessa que queres tirar dai. Os diodos Schottky tem esse comportamento. Um diodo do tipo MBR10100 tem uma tensão característica de condução da ordem de 0,4 Volts a 25 graus quando passa nele uma corrente de 500 mA..

Postado

Mas gostaria muito de aprender como fazer e calcular isso com resistores, o que o josedasilva0 disse e a formula e o calculo que ele fez, eu nao entendi direito, literalmente foi muito rápido e a seco, mas mesmo assim agradeço muito pela ajuda, e realmente gostaria muito que vocês pudessem me esclarecer melhor, mas usando resistores, alem de eu ter um montao destes como sucata e alguns novos sem uso, realmente não é pelo preço ou da complicação maior que vou conseguir usando resistores ao invés do que voce falou, mas é tbem para aprendizado.

Não sei se eu fui claro a respeito das caracteristicas do conversor e da saida "livre" deste pretendida, qualquer coisa me avisem.

E para qualquer coisa, podem contar comigo, valeu!:)

Postado

o jose usou a lei de ohms amigo ,mais como a corrente é variavel ,ele estipulou um valor em torno de 0,4a,para 0,4v ,q é o excesso quer retirar ,onde pela lei R=V/I ou seja 0,4/0,4=1ohms.

• Membro VIP
Postado

Reduzir a tensão com um resistor vai depender da corrente que circula pelo mesmo..,

Veja bem..

A tensão a vazio da fonte é de 5,4 Volts

A corrente que vai ser fornecida pela fonte, suponhamos, será de 1200 mA ou 1,2 Amperes.

Para perderes esse 0,4 Volts sobre um resistor esse deveria ter um valor de R = V/I

R = 0,4V/1,2A = 0,33 ohms..

Digamos que você coloque esse resistor de 0,33 ohms ai.

Se por acaso a corrente de saída, drenada pela carga for menor que aqueles 1,2 Amperes, digamos 0,5 Ampere, a tensão sobre o resistor seria de 0,33ohms x 0,5A= 0,17 Volts e a tensão final de saída seria de 5,40V - 0,17V = 5,23 Volts, ou seja, seu resistor redutor somente reduzirá esses 0,40 Volts se e somente se a carga pedir a corrente de 1,2 Amperes..

Por isso a sugestão de tirar esses 0,40 Volts com um diodo, cuja tensão característica não é tão dependente assim da corrente de saída..

Se me disseres a corrente que a carga demandará dessa sua fonte, de modo constante, é possível calcular o resistor e a coisa dará certo. Se a corrente exigida pela carga não for constante, a queda sobre o resistor será também uma variável..

Faça uma experiência já que tens um monte de resistores..

Coloque ai em série com sua fonte qualquer resistor. 100 ohms, 1K, 10K, 47K, 100K e verás, medindo com o multímetro que a tensão depois dele será a mesma, os mesmos 5,40 Volts sem ter havido queda alguma...

Isso é porque o multímetro para medir a tensão exige tão pouca corrente que praticamente não haverá queda sobre o resistor...

Do mesmo modo, mesmo colocando o resistor calculado, de 0,33 Ohms, a tensão medida será 5,4 Volts e só reduzirá para os 5 Volts se houver uma demanda de 1,2 Amperes ai da fonte...

Postado

Muito obrigado pela resposta.

Pela pesquisa que fiz, parece que o GPS consome 1A.

E as fontes próprias para ele marcam que fornecem 1A.

Mas o engraçado é que ele pode ser ligado na USB de PC que só tem 0,5A, e mesmo assim nao queima a USB, que dizem que recarrega muito lentamente, mas no meu caso, ficou 10h na USB e a capacidade de carga da bateria nao passou de 0%.

Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...