Ir ao conteúdo

Formatação Condicional Avançada com Matriz

fabvon

Posts recomendados

Postado

http://www.sendspace.com/file/h1ofm1

Pessoal, eu preciso formatar condicionalmente essa planilha aí em cima conforme eu mostrei neste mapa comparativo de orçamentos (valor mais alto POR LINHA entre as colunas H, J, L e assim em diante), mas não consigo pensar em uma fórmula para tal. Alguém tem alguma ideia de como usar a formatação condicional para este caso? Uso o Excel 2007.

Obrigado! :)

Postado
LINHA entre as colunas H, J, L e assim em diante)

perdão, nao prestei atenção nessa parte...

o que você pode fazer, e colocar uma coluna oculta e nela colocar uma formula de MENOR ou MAIOR depende do que você quer que se destaque, ai você vai na formatação condicional,

e coloque para formatar quando o valor da celula for igual a da celula oculta...

um abraço!

Postado

Obrigado pela ajuda, mas ainda não está dando certo... olhando para a planilha, eu preciso que ele considere apenas o valor das colunas H e J, e desconsidere as colunas G e I, ou seja, não posso considerar a coluna de valor unitário, apenas as colunas de valor total. E eu não posso alterar essa estrutura/ordem de colunas, daí preciso de uma condição para destacar o menor e o maior valor total em R$ de cada linha. Tá difícil :(

Postado

Caro Fabvon, Boa Tarde.

A vantagem dos Fórums é que sempre temos a oportunidade de receber ajudas de várias soluções diferentes ao mesmo tempo.

Como sempre, as soluções dos generosos colegas deejaywesley e Patropi resolvem a sua questão, mas quero deixar a minha contribuição aquí também.

Inicialmente eu acho excessivo mostrar o menor e o maior, ao mesmo tempo, entre dois valores somente.

O mais importante é destacar a informação que queremos.

Então, entre dois valores, o melhor visualmente seria escolher entre destacar o menor OU o maior.

Opinião técnica minha!

Para apontar o menor e o maior em matrizes descontínuas devemos usar as FUNCÕES MÍNIMO e MÁXIMO.

Para facilitar o entendimento apliquei as fórmulas no seu exemplo.

Aproveitei e ampliei a cotação para quatro colunas.

Você pode ampliar para quantas forem necessárias.

Formatação Condicional.

Fórmulas da célula H3

Condição 1 = Fórmula --> =H3=MÍNIMO($H3;$J3;$L3;$N3)

Formatação: VERDE

Condição 2 = Fórmula --> =H3=MÁXIMO($H3;$J3;$L3;$N3)

Formatação: VERMELHO

Depois é só COPIAR --> COLAR ESPECIAL --> FORMATO para as colunas J, L, N

O modelo está aquí: http://www.4shared.com/document/rWj8OPYr/11-04-2011_CLUBE_Cotacao_Preco.html

Dê uma olhada e me diga se era isto eu você queria.

Espero ter ajudado.

Postado

Pessoal, muito obrigado pela ajuda! Das fórmulas que vocês mostraram, a do Mazzaropi é a que melhor me atende por poder facilmente incluir 4 orçamentos ou mais.

Mazzaropi, tem só como você me explicar uma coisa pra eu entender o funcionamento da fórmula?

- Qual o motivo desse =H3 na frente da fórmula =H3=MÍNIMO($H3;$J3;$L3;$N3) ?

Eu vi que retirando-o a formatação não funciona, apenas não entendi a função dele.

Obrigado a todos!

Postado

Caro Fabvon, Bom Dia.

"...- Qual o motivo desse =H3 na frente da fórmula =H3=MÍNIMO($H3;$J3;$L3;$N3) ?..."

Na formatação condicional existem dois tipos de comparação:

Direto com o valor da célula(estático) ou com fórmulas(mais dinãmico)

Neste caso é necessário saber se a célula que está sendo analisada é IGUAL ao MÍNIMO do grupo escolhido ou IGUAL ao MÁXIMO do grupo escolhido.

Se você verificar a fórmula na célula H3 ela aparecerá assim com você citou.

O primeiro sinal de = é para informar que virá uma fórmula, sinal padrão para todo o Excel.

Depois temos H3=MÍNIMO($H3;$J3;$L3;$N3)

Se a resposta desta fórmula for VERDADEIRA a célula assume a formatação correspondente, no caso VERDE.

Se for FALSA não faz nada.

A mesma coisa para a condição do Máximo.

Caso ainda tenha alguma dúvida, fique inteiramente à vontade para perguntar.

Espero ter ajudado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!