Ir ao conteúdo

Dúvida em transformadores

jeremiasks

Posts recomendados

Postado

Seguinte, dúvida que me assombra;

Posso ligar um transformador de 220v ---> 18v + 18v em um circuito que utilize 110v na entrada para ter 9v+9v na saída, consideranto que temos a mesma ou menos corrente do que em 220v???? :confused:

Sei que parece uma pergunta estranha, mas parando para pensar não tenho certeza. Sei que tem que ter uma alternância de sinal senão o tansformador vira um fio, mas de vez enquando gosto de confirmar essas minhas idéias.

Desculpe por desperdiçar seu precioso tempo, mas dá uma força aqui. :D

Postado
220v ---> 18v + 18v em um circuito que utilize 110v na entrada para ter 9v+9v na saída

Matematicamente está correcto. Mas nunca pûs em pratica.

Postado

Esse é o problema, sempre aprendi que mantendo a potência abaixo da que o fabricante dá você pode colocar até 1000 volts numa entrada de 12 v para ter uma saída maior ou vice versa. Mas na prática, será que tem algum valor máximo? O verniz talvez se torne condutor depois de 5 vezes a tensão original????

Surgiu isso (a dúvida), pois tenho muitos trafos em placas que gostaria de usar. Aproveitando, tem algum método ou circuito para testar as tensões do transformador. A maioria só tem uns números estranhos em cima tipo HD 60789 e na "net" não consta nada.

Postado

Ninguém sabe de nada??? PLZ dá uma força....... Vou ter que comprar um gerador de função e um osciloscópio???? Não tem outro método??? Pensei em fazer um circuito teste com entrada alternada de 30 Vp e testar a saída pra saber a relação. Será que dá certo???

Postado
Seguinte, dúvida que me assombra;

Posso ligar um transformador de 220v ---> 18v + 18v em um circuito que utilize 110v na entrada para ter 9v+9v na saída, consideranto que temos a mesma ou menos corrente do que em 220v???? :confused:

Sei que parece uma pergunta estranha, mas parando para pensar não tenho certeza. Sei que tem que ter uma alternância de sinal senão o tansformador vira um fio, mas de vez enquando gosto de confirmar essas minhas idéias.

Desculpe por desperdiçar seu precioso tempo, mas dá uma força aqui. :D

pode ligar transformador de 220 em 110

o contrario nao

devera ter uma diminuiçao do valor VA

Postado
No caso em geral os transformadores só podem ser utilizados abaixo de sua tensão de fábrica????

Exato, acima do valor vai aumentar a corrente do primário e fazer com que o mesmo aqueça até se danificar. Todo fabricante tem uma margem de segurança mas não espere nada acima de 30% :P

Postado

só pra ficar claro...

ligar um transformador de 220v ---> 18v + 18v em um circuito que utilize 110V na entrada para ter 9v+9v na saída

matematicamente falando...

você só poderia utilizar metade da potencia nominal de saída do trafo, senão acabaria queimando a bobina do primario que está com a metade da seção adequada para a tensão, 110V no caso.

Postado

olha só realmente pode ficar igual ou diferente a tençao porque a corrente da rede 110v

e diferente da rede 220v, vai funcionar mais você tem q levar em conta q vai cair a corrente..

Postado
olha só realmente pode ficar igual ou diferente a tençao porque a corrente da rede 110v

e diferente da rede 220v, vai funcionar mais você tem q levar em conta q vai cair a corrente..

O transformador não desacopla os circuitos? oO

Postado

teóricamente a corrente elétrica (o que você chamou de: corrente...) para manter a mesma potencia tem que aumentar e não diminuir.

Postado

O que significa que não tem como utilizar aqueles transformadores de placa (sem nome número ou fabricante) para uns circuitos caseiros???

Se consumir pouca corrente no secundário (pouca no primário tb) poderia usar em tensões maiores. Nada de ligar na tomada, corrente limitada na entrada. Ainda há esperança????

E sobre o teste, tem como saber a relação primário/secundário sem osciloscópio e gerador ou desenrolar pra conferir???

Agradeço desde já. Muitas dúvidas estão sendo sanadas.

Postado
O que significa que não tem como utilizar aqueles transformadores de placa (sem nome número ou fabricante) para uns circuitos caseiros???

Se consumir pouca corrente no secundário (pouca no primário tb) poderia usar em tensões maiores. Nada de ligar na tomada, corrente limitada na entrada. Ainda há esperança????

E sobre o teste, tem como saber a relação primário/secundário sem osciloscópio e gerador ou desenrolar pra conferir???

Agradeço desde já. Muitas dúvidas estão sendo sanadas.

nao percebi a primeira questao

como lhe disse antes pode usar mas com a limitaçao da tensão de saida e a reduçao do balor de VA

quanto a verificar a relaçao de um transformador desconhecido

primeiro com um multimetro pode logo verificar a continuidade dos enrolamentos e medir o valor resistencia

o enrolamento de maior resistencia sera o secundário (para transformadores de alimentaçao standar)

pode usar um pequeno transformador para descobrir essa relaçao

arranje um transformador por exemplo de 110/6 V

liga a 110 e vai ter 6V na saida

agora liga os terminais dos 6V ao secundario do transformador desconhecido

mede a tensão no secundario e no primario do transformador desconhecido

a divisao destes valores vai dar o valor de N = relaçao de espiras

------------------------------------------------------

correcçao

escrevi errado acima

onde esta

"o enrolamento de maior resistencia sera o secundário (para transformadores de alimentaçao standar)

"

deveria ser

"o enrolamento de maior resistencia sera o primario

(para transformadores de alimentaçao standar)"

as minhas desculpas

Postado
nao percebi a primeira questao

como lhe disse antes pode usar mas com a limitaçao da tensão de saida e a reduçao do balor de VA

quanto a verificar a relaçao de um transformador desconhecido

primeiro com um multimetro pode logo verificar a continuidade dos enrolamentos e medir o valor resistencia

o enrolamento de maior resistencia sera o secundário (para transformadores de alimentaçao standar)

pode usar um pequeno transformador para descobrir essa relaçao

arranje um transformador por exemplo de 110/6 V

liga a 110 e vai ter 6V na saida

agora liga os terminais dos 6V ao secundario do transformador desconhecido

mede a tensão no secundario e no primario do transformador desconhecido

a divisao destes valores vai dar o valor de N = relaçao de espiras

Nice dica a do multímetro. Não tinha parado pra pensar que o multímetro pega a resistência do enrolamento e logicamente maior resistência = secundário. Vwl pela dica. O teste também vai ajudar muito (elimina gerador de sinal e pá).

Obrigado pela ajuda, e acho que era isso. Sei lá, me sinto meio solitário pedindo o fechamento de um tópico, mas vamos lá.

Pode fechar que as dúvidas assim como as suspeitas foram sanadas.

Valeu pelas dicas e muito, muito, mas muito obrigado.

Vou indo hora de brincar na proto. hehehehe

Postado

so uma coisa....

nao entendi a dica do multimetro... o enrolamento que tiver a maior resistencia sera o secundario.

minha duvida... sera que nao e ao contrario, pois o enrolamento que tiver mais espiras, maior resistencia, nao devera ser o primario?

estou com duvidas mesmo, se o pessoal puder esclarecer, pois esse metodo e bastante pratico...

valeu

Postado
so uma coisa....

nao entendi a dica do multimetro... o enrolamento que tiver a maior resistencia sera o secundario.

minha duvida... sera que nao e ao contrario, pois o enrolamento que tiver mais espiras, maior resistencia, nao devera ser o primario?

estou com duvidas mesmo, se o pessoal puder esclarecer, pois esse metodo e bastante pratico...

valeu

Phenom_X4

nao tenha dúvidas voce esta correcto

foi erro meu escrever que era o secundario

obrigado pela correcçao

enrolamento que tiver maior resistencia devera ser o primario

--------------------------------

jeremiasks

tenha em atençao pois enganei-me o que esta correcto e

o enrolamento de maior resistencia sera o primario

(para transformadores de alimentaçao standar)

Postado

E os aprendizes também...hehehe.

Nem me liguei.

"pois esse metodo e bastante pratico" --> Também gostei.

Será que não pode se fazer uma relação de "N" pela resistência dos enrolamentos???

Vou ver se testo com um aqui que sei a relação.........

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!