Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle Motor Dc Com PIC (PWM) e Driver L298 (Ponte H)


Posts recomendados

Olá moçada tudo bem ?

Estou com alguns problemas aqui, estou desenvolvendo um projeto aqui na FACU para controlar um motor Dc com PIC e PWM, mas como não tenho muita experiência com eletrônica estou encontrando dificuldades. Minha dúvida é o seguinte : que variáveis terei que controlar no PIC (que sinais enviarei para o driver L298) para que o motor possa girar para os dois lados e tb parar .Em anexo tem um circuito simples de controle usando um PIC 18F452 e e o driver L298 , no circuito (que usa PWM ) ,três pinos são usados para o controle : RB0, RB1,RB2, mas não sei exatamnete o que esses três pinos estão enviando para o driver, tipo, qual pino envia o pwm? e os demais servem pra que? Sei que para controlar o motor, você tem que controlar o sentido da corrente, mas não estou conseguindo enxergar essas variáveis no PIC e como isso acontece, e qual a função de cada pino de controle do PIC. Isso deve ser até uma pergunta ***** , mas infelizmnte não estou conseguindo entender.

Desde já, agradeço a colaboração de todos, valeu galera !!!!

post-831556-13884959233039_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá:

O pino RB0 está indo no pino ENABLE do L298. Se você leu o datashhet do L298, vai lembrar que esse pino é responsável pela habilitação/desabilitação do chip. Se você colocar nível alto, 5V, o chip é ativado, nível baixo, 0V, o chip é desativado ou seja o motor para.

Os pinos RB1 e RB2 estão indo nos pinos INPUT 3 e INPUT 4. Mais uma vez, do datasheet, na página 6, na Figura 6:

K9e85.png

Interpretando a tabela acima:

Se você colocar nível alto no INPUT 3 e nível baixo no INPUT 4, o motor gira para um lado, se você colocar nível baixo no INPUT 3 e nivel alto no INPUT 4, o motor gira para o outro lado. Simples.

A unica coisa a ser feita no PIC é colcar as portas em nivel alto ou baixo.