Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
haderbra

Desbloqueio de phenom x2 para phenom x4

Recommended Posts

Primeiramente boa tarde a todos os integrantes do Clube do Hardware......

OBS: Primeiramente gostaria de informar que a ideia deste tópico não é influenciar ninguém sobre que processador comprar. (pode servir para quem já tem o processador ou deseja arriscar)... Nem discutir qual é melhor ou pior, mas sim passar conhecimento para quem deseja tentar modificar seu Phenom II X2 para Phenom II X4.

OBS: Lembrando que pode não funcionar - Caso de errado o procedimento é só entrar na bios e voltar à configuração normal ou resetar a bios. (já mexi com processadores que estavam com problema nos núcleos travados)

Peças usadas:

Phenom II 550 X2 (já fiz o teste com o Phenom II 550 X2 e Phenom II 555 X2 também pode se pesquisar outros modelos na internet).

Placa mãe ASUS M4N68t-m Le

Memória DDR3 4GB Kingston 1333mhz

Vamos iniciar entrando na BIOS (geralmente apertando DEL no inicio do computador)

1) Na minha placa mãe (modelo acima) entrei na opção ADVANCED , selecionado na foto em amarelo. Nesta opção vemos o modelo do processador, memórias cache, freqüência. (figura1)

Abaixo da opção GART em BRANCO temos as opções ASUS CORE UNLOCKER e CPU CORE ACTIVATION, essas opções serão mudadas para alterar a configuração do processador.(FIGURA 1)

ATENÇÃO: Reparem que a bios esta mostrando Phenom II X2 550.

2) Inicialmente vamos mexer no item ASUS CORE UNLOCKER e passar para ENABLE (dando um enter na opção e depois selecionando enable). Essa opção vai ativar o desbloqueio de todos os núcleos que tiverem travados no seu processador.(figura 2)

3) O terceiro passo é mudar o CPU CORE ACTIVATION de auto como esta no quadro vermelho para Manual. Este item vai nos dar a opção de escolher quantos e qual núcleo eu quero trabalhar. (figura 3)

4) No quadro em amarelo vemos que a opção CPU CORE ACTIVATION nos permite desligar ou ligar os núcleos. Isso é ótimo, pois caso a ativação dos 4 núcleos do processador de problema, você pode passar ele para x3, testando os diferentes núcleos para ver se o processador fica estável. Na foto abaixo ativei os 4 núcleos para teste. (figura 4)

5) Coloquei a foto 5 somente para mostrar a mudança onde o nome do processador passou para Phenom II X4 B50. (figura 5)

Espero que esse pequeno tópico possa posteriormente ajudar alguém que queira fazer esta modificação. Para saber se o processador esta 100% após a modificação você pode instalar o primer (programa para estressar o processador) com isso se estiver tudo ok você não vai ter problemas.

valeu :lol:

HADERBRA

post-247887-1388495927593_thumb.jpg

post-247887-1388495927656_thumb.jpg

post-247887-13884959277008_thumb.jpg

post-247887-13884959277539_thumb.jpg

post-247887-13884959278048_thumb.jpg

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho um desse ai. funciona q é uma beleza!

mas enfim, acredito mesmo q seja núcleos danificados. pois imagino q se fosse apenas atender a demanda, porque eles não desabilitam esses núcleos fisicamente, retirando componentes, por exemplo?

e quanto ao tuto acho q ficou muito bom! adoro quando tem fotos claras e sem enrolação

Compartilhar este post

Link para o post

Boa... parabéns pelo desbloqueio. Dizem que não são todos que desbloqueiam os 2 núcleos e funcionam normalmente. Eu também consegui no meu aliás :D.

Compartilhar este post

Link para o post

PARA desbloquear,o processador tem que ter núcleo DENEB, e para identificar esse núcleo,na chapinha metalica, em cima do processador, voce tem que ver aquelas letras ,na segunda linha, a terceira letra tem que ser um C, TIPO AACYC(VEJA NA IMAGEM) mas as vezes nao fica estavel e tem que dasabilitar.

nucleodeneb.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal,,,,, este Phenom II x2 550 que fiz o teste esta com problema no núcleo. Ele entra no windows tranquilo, mas quando vou estressar o processador ele da pau e a tela fica toda branca, ai só resetando e ele volta normalmente para o windows....em momento algum ele esquenta.....

É só usar mais de 2 núcleos ele da problema, vou fazer os testes para ver se consigo passar ele para x3, ai posto para vocês.

valeu pessoal ;;;;

Compartilhar este post

Link para o post

E AI GALERA DO FORUM! TUDO beleza...! BOM! o negocio é o seguinte! comprei um processador phenom II x2 550... e gostaria de desbloquear os outros 2 núcleos...mais minha placa-mãe..eu acho que nao faz o desbloqueio ou sera que faz? estou com essa duvida antes de mexer..

é uma ASUS M2N68-AM PLUS memoria ddr2 2GB

Nao sou leigo no assunto;; sou técnico em informatica..mais tenho minhas duvidas!

Ficaria grato com a ajuda de vocês!

Compartilhar este post

Link para o post
E AI GALERA DO FORUM! TUDO beleza...! BOM! o negocio é o seguinte! comprei um processador phenom II x2 550... e gostaria de desbloquear os outros 2 núcleos...mais minha placa-mãe..eu acho que nao faz o desbloqueio ou sera que faz? estou com essa duvida antes de mexer..

é uma ASUS M2N68-AM PLUS memoria ddr2 2GB

Nao sou leigo no assunto;; sou técnico em informatica..mais tenho minhas duvidas!

Ficaria grato com a ajuda de vocês!

Boa tarde, amigo por modelo eu não sei..., teria que fazer uma pesquisa na net, mas para não ter erro entra na sua bios e procura ASUS CORE UNLOCKER e CPU CORE ACTIVATION..., eu tinha uma am2+ que tinha a opção de destravar os núcleos......

Compartilhar este post

Link para o post
Boa tarde, amigo por modelo eu não sei..., teria que fazer uma pesquisa na net, mas para não ter erro entra na sua bios e procura ASUS CORE UNLOCKER e CPU CORE ACTIVATION..., eu tinha uma am2+ que tinha a opção de destravar os núcleos......

Ok! mais tem um porém! a placa esta novinha ainda junto com o processador

ainda nao montei.. então quando eu montar!!! vou entrar na bios e se tiver essa opição ai poderei fazer o desbloqueio? é isso?

se possivel me passe seu msn..pode ser?

Compartilhar este post

Link para o post
Ok! mais tem um porém! a placa esta novinha ainda junto com o processador

ainda nao montei.. então quando eu montar!!! vou entrar na bios e se tiver essa opição ai poderei fazer o desbloqueio? é isso?

se possivel me passe seu msn..pode ser?

Sim, é só ver se tem as opções acima e seguir o que esta no topico. fácil ..qualquer coisa me da um toque ......

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, é só ver se tem as opções acima e seguir o que esta no topico. fácil ..qualquer coisa me da um toque ......

ok balew amigo! mais você sabe uma placa boa com preço bem acessivel p/

esse processodor que faça o desbloqueio sem tem dor de cabeça????

Compartilhar este post

Link para o post
ok balew amigo! mais você sabe uma placa boa com preço bem acessivel p/

esse processodor que faça o desbloqueio sem tem dor de cabeça????

Teria que ser um modelo AM3, como o que eu usei ....asus M4n68t-m Le é uma boa placa e o preço e bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta mano valeu! vou tentar com a minha..se nao funcionar vou comprar uma igual a sua

soquete AM3..achei 150conto no mercadolivre...

ahhh..ia esquecendo..parabens pelo topico;;vai ajudar muito!

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

to com uma duvida aqui

quero usar apenas dois núcleos (o pc é novo e tá uma bala). mas se eu não quiser usar o core 2 e 3... quiser usar apenas o 1 e o 4... haverá problemas?

valeu!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
to com uma duvida aqui

quero usar apenas dois núcleos (o pc é novo e tá uma bala). mas se eu não quiser usar o core 2 e 3... quiser usar apenas o 1 e o 4... haverá problemas?

valeu!

Amigo nunca tentei fazer isso, massss se os quatros núcleos estão funcionado perfeitamente para que usar 2 .......

Compartilhar este post

Link para o post

Ola meu caro, tenho um pc com esta mesma placa-mãe, porém, ela não tem, ou eu nao achei, aff, a opção de ASUS CORE UNLOCKER. processador é x2 555 be

espero seu contato.

Compartilhar este post

Link para o post
Ola meu caro, tenho um pc com esta mesma placa-mãe, porém, ela não tem, ou eu nao achei, aff, a opção de ASUS CORE UNLOCKER. processador é x2 555 be

espero seu contato.

Pessoal,

A placa Asus M4n68t-m Le não tem o ACC.

M4n68t-m Le - site do fabricante

O modelo que possui esta função é a Asus M4n68t-m Le V2

M4n68t-m Le V2 - site so fabricante

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite galera. Hoje fiz uma tentaiva de desbloqueio no meu phenom 2 555 black edition. Minha placa-mãe é uma ECS a785GM-AD3 black edition.

Ao meu ver o unlock em placas asus parece ser mais fácil e descomplicado, porque aqui depois de muito custo finalmente ao iniciar o windows 7 apareceu a instalação dos drives do tal deneb x4. Mas tive que manter o Ht a 1.60 e o Nb a 1.60 tb e o acc em all cores. então ficou com 1.60Ghz. Se eu nao baixar o nb e o ht o pc nao inicia e o led indicador fica piscando. Depois tentei aumentar o ht e o pc ligava mas nao iniciava mais. e as temps aumentaram ae desfiz tudo. ia aumentar o multiplicador para ver se conseguia chegar nos 3.20ghz do phenom normal em x2 mas fiquei com receio de acabar queimando o processador pois uso cooler box.

Alguem ja tentou unlock core nessa mobo? A temperatura aumentou?

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,

A placa Asus M4n68t-m Le não tem o ACC.

M4n68t-m Le - site do fabricante

O modelo que possui esta função é a Asus M4n68t-m Le V2

M4n68t-m Le V2 - site so fabricante

ei meu caro valeu a dica, porém tem como tipo atualizar a bios e ficar, virar a versão v2? ou tenho que trocar mesmo a placa-mãe? e se for o caso quais seria sua sugestão custo beneficio para os AMD. o meu é x2 555 be

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
ei meu caro valeu a dica, porém tem como tipo atualizar a bios e ficar, virar a versão v2? ou tenho que trocar mesmo a placa-mãe? e se for o caso quais seria sua sugestão custo beneficio para os AMD. o meu é x2 555 be

obrigado

Boa tarde,,amigo não sei se vai dar certo mas você podia testar e postar para gente o resultado....Segue a baixo um link de um tutorial que eu fiz para atualização de bios ,,,,,,É um modelo mais antigo mais funciona todas com a mesma ideia ....

http://forum.clubedohardware.com.br/atualizacao-am2-am3/732807?t=732807

Compartilhar este post

Link para o post
Boa tarde,,amigo não sei se vai dar certo mas você podia testar e postar para gente o resultado....Segue a baixo um link de um tutorial que eu fiz para atualização de bios ,,,,,,É um modelo mais antigo mais funciona todas com a mesma ideia ....

http://forum.clubedohardware.com.br/atualizacao-am2-am3/732807?t=732807

Ola amigo.

A versão da minha bios já esta atualizada porém a opção de acc, aff, não tem. porém era pra fazer pra bios mais atual (N4N68T-M BIOS 1004

Update AGESA to V3.7.0.1) da minha placa-mãe ou era pra pegar de outro modelo da asus que tem a função acc?

fiquei com esta duvida e se for pra outro modelo qual modelo?

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tutorial, mas como eu sempre digo, desbloqueio de núcleos é loteria, hoje é difícil encontrar processadores desbloqueáveis...

Compartilhar este post

Link para o post

fiquei com esta duvida e se for pra outro modelo qual modelo?

valeu

Tem outras mobos baratas com ACC:

TA880GB+ R$ 185

ASROCK M3A770DE R$ 231

Bom tutorial, mas como eu sempre digo, desbloqueio de núcleos é loteria, hoje é difícil encontrar processadores desbloqueáveis...

Eu sou 1 que não ganhou na loteria.

Meu Sempron 140 desbloqueia, fica estavel, porém com artefatos na tela.

Comprar processadores x2 x3 no intuito de economizar $$$ desbloqueando núcleos posteriormente, não é uma boa ideia hoje em dia.

Abração a todos !

Compartilhar este post

Link para o post

amigo processadores são desploqueaveis o problema é ter sorte e pegar um processador bom,,,,,,,,E o problema do nosso amigo nem é esse ja que os phenom 550 e 555 desbloqueiam, o problema dele é que a placa mãe dele não possui o ACC ........

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais