Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuar "pancada" na bateria. Medição mais fidedigna pelo medidor.


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá pessoal. Gostaria de montar algum esquema com capacitores, talvez, para que um medidor de bateria tenha uma medição mais fidedigna

o medidor é esses com led.

mas não é este. o que eu comprei não indica sobrecarga, nem carregando. mas enfim.... o funcionamento é o mesmo

O problema é que quando o grave atua (bate) ele baixa as luzes, então fica tipo um VU meter..... daí acabo dando partida no carro mas sem saber certo se precisa ou não.

Gostaria de saber se tem como, com uso de capacitores ou outro método, atenuar essa "paulada" na bateria. Pensei naqueles capacitores, mas custam muito caro, e como tenho alguns capacitores aqui em casa, gostaria de saber qual a capacitancia daqueles caps, ou quantos caps usar para fazer essa "melhora na leitura"

A bateria é de 12/60A o alternador tem 90A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai depende também de onde você está medindo.. Se estás medindo a tensão da bateria tomando a amostra de cima dessa bateria, direto nos bornes, e acontece a queda de tensão ai não tem solução mesmo.. Se estás medindo a bateria em um outro ponto, por exemplo próximo ao amplificador, é relativamente normal essas quedas e pode indicar uma perda de tensão ao longo do fio de alimentação desse amplificador (fino demais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

valeu faller. estou medindo na entrada do módulo (12 e GND) há uns 5 metros da bateria. Os fios são fios 4mm rígidos (esses para redes AC).

Quanto a bateria phenom, estou botando mais uma, de 60A, em paralelo com a primeira.

Mas... a medição é feita com o medidor supra, não se esqueçam. não com multímetro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
valeu faller. estou medindo na entrada do módulo (12 e GND) há uns 5 metros da bateria. Os fios são fios 4mm rígidos (esses para redes AC).

Quanto a bateria phenom, estou botando mais uma, de 60A, em paralelo com a primeira.

Mas... a medição é feita com o medidor supra, não se esqueçam. não com multímetro

Experimente medir, com esse aparelho mesmo, junto aos bornes da bateria..

Se alterar e ficar de acordo com o que necessitas, podes até colocar o medidor bem longe, se assim desejares, só que com fiação própria, para tomar a amostra de tensão junto aos bornes da bateria..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

POIS É. vou tentar faller. Comprei fio 10, também para AC, e amanhã vou trocar, ou melhor, pedir para alguém passar, e ligar a segunda bateria.

Como tenho de sobra, vou usar 18 caps em paralelo de 2200 por 25V, e um filtro anti-ruido (stetsom STF-1)

O problema é tempo mesmo, mas para fazer isso, como "é por uma boa causa, vou fazer (ehehehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

só confirmando.

coloquei mais uma bateria, então, e 10 capacitores de 2200/25V. Acho que 20 caps seria exagero, uma vez que tenho pouco transiente. Vou apenas colocar um filtro entre a antena e o rádio, um filtro de outra antena que estragou (quebrou). Fio, na verdade, troquei por fio 10. entre os caps e a bateria um filtro anti-surto (acima citado da stetsom)

vou ligar amanhã. vou ver o que acontece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!