Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor de passo


zeth

Posts recomendados

Pessoal, tenho um motor de passo 12v 0.38a da astrosyn, quero usar este motor mas não entendendo a ligação dos fios são 6, as cores são: amarelo, azul, vermelho, verde, branco e preto. gostaria de saber qual dos fios devo ligar na alimentação, e se alguém puder me ajudar estou precisando de um esquema de um drive para controlar o motor mas sem microcontrolador, vi o drive que tem no site do rogercom mas só o ci custa R$30,00, será que consigo um drive mais baratinho? e também deve ser para motor unipolar.

brigadão se alguém pode me ajudar com isso tá difícil e estou precisando muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola zeth bom dia pode usar um uln2003 que é muito barato ja a ligaçao dos fios esperimenta testar com multimetro na escala de valor homico teste um para o outro o que der maior valor homico e o que alimenta ja acequencia dos fios somente na pratica

errei é menor valor e não o maior o pino comun e geralmente e o preto no diagrama seria o do meio que esta saindo pra tras

post-562496-1388495929703_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de achar o Vcc do motor podes testar com a porta paralela até encontrar a sequencia correcta dos fios. são 2 fios para Vcc (e devem ser unidos) e os outros quatro são as bobinas.

No site do ROGERCOM voce encontra varios aplicativos para controle do motor.

depois de tudo testado, podes usar um registro de deslocamento para controle do motor. Sem esquecer o ULN.

A frequencia do clock do registro define a velocidade do motor. Sabendo que o periodo não pode ser inferior a 10ms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola felipe236 uma duvida como usaria com placa de hd ? hd de pc é isso felipe236?

Sim, Hd de PC pois o motor dos disco também é de passo, (aquela placa que tem em baixo onde liga os conectores) se usar um motor com caracteriscas parecidas com a que tem dentro do HD a velocidade pode alcança de 5.000 a 7.200 RPM sem "carga" no eixo.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!