Ir ao conteúdo

Partida estrela-triângulo

Deborah

Posts recomendados

Postado

Bah pessoal, esto com uma dúvida aqui, seguinte:

Tem um motor de 3 CV, 220/380, de um exaustor, e o pessoal aqui ligou ele em estrela. Essa ligação direta vai gerar uma correte de partida alta né?

Mas, não precisaria por uma softstarter pra ligar um exautor né? Ai pensei na partida estrela-triângulo, isso deve resolver o problema ou não?

Desde já, obrigada ;)

Postado

Não tem como fazer Estrela-triangulo nesse motor. pois para isso a estrela do motor tinha que ser do dobro (440V) mas não é necessario fazer estrela-triangulo pois é permitido fazer partida direta em motores de até 5CV sem ter problemas na rede eletrica.

Ligar partida direta em estrela ou triangulo vai depender das especificações que tem na placa do motor la voce ver o simbolo e a tensão ao lado para ligar de acordo com a rede eletrica.

Postado

Boa noite Deborah.

Geralmente motores de até 7,5 CV podem ter sistema de partida direta,

A única desvantagem é a corrente de partida (7X In).

No seu, um motor de 3 CV você nem sentirá o pico ok.

Se a sua rede for 220V deixe o ventilador ligado em estrela e parta ele direto, se tu perceber que ele não está dando conta do recado ou esquentando muito passe a ligação para triângulo ok.

QQ coisa estamos a disposição.

Valeu.

JA

Postado

Felipe,

Obrigada pela ajuda, mas... eu posso fazer partida estrala triangulo sim, o motor deve ter tensão do triângulo igual o da concessionária. Em um sistema trifásico 220/380, inicialmente cada enrolamento recebe 220 Vf (N - F), depois 380 Vl (F -F). E eu também posso fazer partida direta em motores de até 15 CV (conforme a ANEEL).

///////

JA,

Pensando somente nesse motor não vou ter problemas, como tu disse... Mas, (sem muitos detalhes, eu sei) se eu tiver muitas máquinas sendo utilizadas e ligadas ao mesmo tempo, eu posso passar da minha demanda contratada, se nós trabalhamos próximo ao limite? Ou tem um meio em conta $$ de evitar isso?

Chave compensadora? Não sei....

Postado
Felipe,

Obrigada pela ajuda, mas... eu posso fazer partida estrala triangulo sim, ele parte inicialmente, em um sistema trifásico 220 V, com 220 (N - F), depois 380 V (F -F). E eu também posso fazer partida direta em motores de até 15 CV (conforme a ANEEL).

Não é bem assim não Deborah, o processo é ao contrário. Sempre inicia com a ligação de maior tenão e depois para a tensão de trabalho, no caso 380->220, e se sua rede é 380, então não tem como ligar em 220, pois como o colega disse teriamos que começar em 440 (estrela) e depois sim para 380 (triângulo), e não dá pra fazer Neutro e Fase no motor...

Postado
Não é bem assim não Deborah, o processo é ao contrário. Sempre inicia com a ligação de maior tenão e depois para a tensão de trabalho, no caso 380->220, e se sua rede é 380, então não tem como ligar em 220, pois como o colega disse teriamos que começar em 440 (estrela) e depois sim para 380 (triângulo), e não dá pra fazer Neutro e Fase no motor...

Mas, a ligação estrela eu tenho a bobina ligada do N ao fase... Então, minha Il = If.... depois Vl = Vf... aumentando a Il.....

Então 440? A tensão de linha é igual a raiz de 3 * a de fase.... não?

Não da pra fazer neutro e fase?

Postado

Não, é trifásico...

Eu só estava falando das tensões nas bobinas...

Bah, ou eu to viajando muito.... mas, partida estrela triângulo é justamente para evitar o pico de corrente na partida...

Postado
Opa, perái.

você disse F-N e F-F ?

Então o sistema não é trifásico ?

Poderia postar a foto da placa do motor ?

Valeu,

JA

ahh! Eu 'jurava' que era um motor trifasico! FFN:D

Se não poder postar uma imagem, poste os dados que tem na placa do motor

(se éese motor não tiver placa, é mesmo que encontrar alguem na rua sem documento algum para identificação:D:D).

EDIT:

Ok então como disse não tem como fazer estrela triangulo nesse motor o bobinado dela tem ser o dobro da tensão utilizada.

Se sua rede trifasica é 220V para fazer estrela-triangulo o motor tinha que ser 220/440V e se fose 380V tinha quer 380/760V( PS: também existem motores com bobina de 220/380/440/760V juntos ;)

Mas se pretende reduzir a corrente nesse motor tera que fazer uma chave compensadora(aquela que tem transformador trifasico) ou uma chave Softstart e nenhum dos dois compensa pois sai caro demais

Uma partida direta nesse motor de 3CV apenas, a rede eletrica nem vai sentir nada.

Falou

Postado
Opa, perái.

você disse F-N e F-F ?

Então o sistema não é trifásico ?

Poderia postar a foto da placa do motor ?

Valeu,

JA

Ah, sobre a foto, esse motor está a uns 4 metros, então.....

/////////

Pessoal, eu só perguntei se estrela triangulo poderia resolver o problema, e não como se liga o motor.....

Bom... obrigada mesmo assim...

Postado

Ok, estrela triangulo não resolve não, mas se deseja reduzir a corrente desse motor tera que usar uma chave compessadora ou uma softstart ou um inversor de frequencia(essa custa mais de R$:2.000)

pode usar uma partida direta com um relé de proteção e fusivel nos cabeamentos que ele roda de boa. ;)

Falou

Postado

EDIT:

Se sua rede trifasica é 220V para fazer estrela-triangulo o motor tinha que ser 220/440V e se fose 380V tinha quer 380/760V( PS: também existem motores com bobina de 220/380/440/760V juntos ;)

Mas se pretende reduzir a corrente nesse motor tera que fazer uma chave compensadora(aquela que tem transformador trifasico) ou uma chave Softstart e nenhum dos dois compensa pois sai caro demais

Uma partida direta nesse motor de 3CV apenas, a rede eletrica nem vai sentir nada.

Falou

Isso me interessa.... pois estou lutando aqui pra aumentar a demanda e não tentar por uma soft pra um exaustor... ;)

Postado

Felipe,

é isso, precisava de uma solução simples $$ ! Vou dar pesquisada sobre isso que tu disse. ;)

Motores e suas ligações, soluções, enfim, não é meu forte........

brigada!

Postado

A vantagem é que vai reduzir o estress eletrico mecanico os custos com cabos são reduzidos e poderar variar o tap do trafo(fazer ele parti com 65% 80% ou 90% de força afim de fazer ele partir de forma satisfatoria sem afeta muito rede eletrica;)

A desvantagem de usar uma chave compesadora é o tranformador pois ele grande pesado e ocupa muito lugar, e normalmente a partida devera se feita sem carga ou com a metade da carga(se esse exaustor tive uma helice não muito pesada para motor não vai ter problema algum).

Falou

Postado

Ok Felipe.

Olha só voltando ao assunto da ligação, achei o seguinte em um polígrafo por aí...

"1.1 Chave de Partida Estrela-Triângulo

•Aplicação específica a motores com dupla tensão nominal e que disponham de seis

terminais acessíveis;

•A relação entre as duas tensões deve ser de raiz de 3. Exemplo: 220/380;

380/660V ou 440/760V;

•A tensão da rede deve coincidir com a tensão em triângulo do motor;"

Olhei a placa do motor e diz: Tensão de triÂngulo 220V e estrela 380V

Se a tensão aqui é 220V eu posso ligar, certo?

E vi também que o neutro não tem nada ver com a história :P

Postado

Então, esse motor é trifásico ou monofásico? E qual é a sua necessidade afinal, apenas ligar o motor? Pois se for só alimentar o motor não há o que se preocupar com correntes de partida, pois com apenas 3CV não vai fazer nenhum estrago.

Postado

é trifásico...

Como já disse, é só um motor de um exaustor, mas como a demanda da rede está operando no limite, a pergunta era se estrela triangulo ia resolver.. só isso...

Postado
é trifásico...

Como já disse, é só um motor de um exaustor, mas como a demanda da rede está operando no limite, a pergunta era se estrela triangulo ia resolver.. só isso...

Bom, isso esclarece onde queremos chegar, nesse caso temos duas situações:

1º Diminuir a corrente de partida - Não é crítico, pois o motor possui uma baixa potência;

2º Aumentar a capacidade de distribuição. Depende da configuração do sistema em questão, podemos apenas ter de trocar alguns disjuntores, ou partir para uma reestruturação da rede num todo.

Nesse ponto temos de saber se há mão de obra especializada na sua equipe para fazer uma análise correta da melhor maneira de resolver a situação. A melhor maneira e chamar uma empresa ou alguém de confiança que seja capacitado.

Postado

Denis,

Concordo com o que tu disse...

E nesse caso eu sou a mão de obra especializada .o/ haha

Mas, como eu não tenho experiência nesse tipo de situação (eu faço projetos sem grandes tensões =p) Aí, eu to vendo quais alternativas. E justamente por ser um motor de 3 CV eu não acho necessário muito investimento para evitar isso....

Nosso fator de potência está ok, mas a demanda é que está trabalhando no limite, ai como queremos evitar ultrapassá-la, estou vendo se tem como, ou é melhor aumentar logo a demanda =)

Postado

Deborah:

É o seguinte:

Como tu mesmo citou, a ligação estrela-triangulo emprega em motores de seis pontas onde seu bobinado requer dupla tensão.

Ao empregar este tipo de partida você reduz o pico de corrente, uma vez que você terá uma tensão "reduzida" no bobinado.

Se o seu motor é do tipo monofásico, ele simplesmente não terá ligação estrêla e nem triângulo, sendo que estas ligações emprega-se ao sistema trifásico, assim como o duplo estrêla e o duplo triângulo.

No seu caso, esqueça inversor de frequencia, soft start e outros sistemas de partida, utilize somente um contator com um relé de proteção.

Esqueça demanda, o motor de meu tanque de lavar é de 1,5 CV (antigo),

Valeu.

JA

Postado

o daqui de casa é 2,5CV:D

Um motor de 3CV não vai afetar em nada pode fazer partida direta tranquilo agora se fosse 15CV 30CV até 50CV(estrela triangulo so é remcomendavel de 15CV a 50CV) aí poderiamos pensar em reduzir sua corrente.

Se estar luntado tamto com demanda poderia investir Estrela-triangulo nos outros motores mais grandes que tiver ai, isso sim faria diferença.

e não nesse 'motorzinho pequeno':D pois não vale a pena de forma alguma gastar tanto para ter pouco beneficio.

Falou

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...