Ir ao conteúdo

Sensor Temperatura Automático

nycolas95

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite a todos.

Sou estudante de eletônica, sei apenas o básico, tenho alguns componentes eletônicos em casa e gostaria de fazer um circuito, vou explicar.

Ao atingir uma tempratura algo em torno de 40 ~ 60ºC um cooler ligasse, gostaria de algo simples, usando termistores NTC de 10k ou 20k.

Eu achie esse produto no mercado livre : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177200489-sensor-temperatura-automatico-ccooler-para-refrigerar-radio-_JM

É exatamente o que eu gostaria de fazer. Alguém tem o esquema eletrônico desse projeto ou algo semelhante?

Obrigado a todos.

Postado

Não sei fazer do jeito que você quer, o que eu fiz no meu, através de um software freeware, chamado SpeedFan, eu criei gráficos com curvas para controlar a % de energia enviada para os FAN's do gabinete de acordo com a variação de temperatura dos componentes (CPU, MB [Chipset], HD, GPU)

Postado

É o seguinte, estou precisando criar um circuito, através de termistores NTC de 10k ou 20k, para quando um "determinado local" não é o computador aquecer, o cooler ligasse, mas a temperatura desse "local" é algo em torno de 40 ~ 60ºC, que já estaria na temperatura de liga o cooler.

Um circuito simples, envolvendo poucas coisas, alguém saberia fazer?

Postado

Poxa, vi o anúncio que você mostrou no ML.

R$50? Nao estou desmerecendo o trabalho de ninguém, mas esse preço está bem salgado. mas vamos lá:

Não é difícil!

Como você é iniciante em eletrônica, recomendo q utilize o LM35, custa 5 reais. É um sensor de temperatura. você amplifica seu sinal e posteriormente põe em um comparador.

Quando atingir uma certa temperatura, o comparador põe 5V em sua saída e através de um transistor, ativa o cooler.

Exemplo:

EdOsu.png

O Potenciometro da esquerda simula o LM35 porq aqui ele dava erro.

O LM35 te dá 10mV por ºC. Ou seja, veja a imagem, lá marca 0.6V, então ele está te mostrando q está a 60ºC. O 1º LM358 amplifica o sinal do LM35 porq ele só vai até 1.5V e precisamaos q ele vá até 5V. Então já q está entrando 0.6V no 1º LM358, temos na saída dele 2V. Então configuramos o 2º LM358 para ativar a saída quando chegar 2V na sua entrada, que na verdade é 60ºC .

Lembre-se que o LM358 é um aplificador operacional duplo, você nao precisa comprar 2. Apenas 1.

Dúvidas, só perguntar!

Falou

Postado

Tá Matheus LPS, gostei muito do seu circuito, acho que vou testa-lo.

Esse circuito funciona no estilo - quanto mais quente mais velocidade no cooler ou não?

Ou como eu te disse, a temperatur não será muito alta.

Agora, já vou descer ali na eletrônica e comprar o LM35 e o LM 358 ;)

Os pontos azuis são o que? negativo (Vss?)

E os vermelhos são o que? (vcc?)

Aquele quadrado vermelhor como o nº1 é o que? simularia o fio do positivo do cooler?

O cooler chegara a 12v?

A Alimentação é 9v, poderia ser 12v?

Postado

Opa, que bom que tenha fostado do circuito.

Esse circuito é apenas ON-OFF.

Circuito completo:

onpsC.png

EDIT:

Seria interessate adicionar uma histerese ao circuito. Estou fazendo uns teste aqui e mais tarde eu volto.

EDIT 2:

Fiz uma moficação no circuito para que o mesmo ligue o cooler em alguma temperatura e desligue o cooler somente depois de ter baixado uns 12ºC.

Por exemplo, se você configura ele para acionar o cooler em 60ºC através do potenciômetro, o cooler vai girar nessa temperatura e parará de girar quando a temperatura for uns 46ºC. Isso é chamado de histerese.

Nao montei o circuito mas pelo visto funciona.

Se alguem tiver alguma crítica em relação ao mesmo, só falar!

Circuito com histerese:

Y58wV.png

Falou

Postado

@nycolas95

Sim! è quase o mesmo circuito. Mas coloquei uma realimentação positiva no segundo LM358 e um divisor resistivo para fazer a histerese.

você consegue controlar a histerese pelo resistor de 100K aumentando ele e diminuindo a histerese.

O seu ventilador é o componente em forma de círculo preto logo depois do transistor.

Falou

Postado

Beleza, amanha irei descer no centro e comprar os LM"s e testar, obrigado.

@EDIT

Será que vai funcionar do jeito que espero? Tomare.

Matheus, esse LM35, tem que ficar no lugar que eu quero que aqueça, correto?

Postado

Olá matheus, teste seu circuito, o mesmo não funciona.

Já aqueci o LM35 como o esqueiro e o cooler não roda, as pinagens estão corretas tanto do 35 quanto do 358, mesmo girando o potenciometro nada acontece.

O que fazer?

Postado

você já tem experiência em montagem de circuito? está utilizando a protoboard para testes? Tem como colocar uma foto o mais nítido possivel do circuito montado?

Ei, cuidado para não colocar calor demais no LM35. Ele mede até 150º e suporta até 200ºC se não me engano. Um isqueiro é muito p ele.

SEguinte, preciso que você ponha aqui a lista completa dos componentes que você comprou e está utilizando no circuito.

Veja no meu circuito os pontos de conexão. você deve ligar as linhas verdes, no entanto, nos lugarem onde elas se cruzam você não liga. Apenas onde tem pontos verdes, de novo, o circuito:

Y58wV.png

Falou

Se não está funcionando você deve ter ligado ao errado. você chegou a ler o dataseet do LM358 para verificar as pinagnes corretas?

Outra coisa é a pinagem do LM35. Ele é muito fácil de errar. O BD135 também tem a pinagem diferente em relçao aos transistores mais comuns.

Postado

Olá matheus, minha camera está sem bateria e estou sem o carregador, as fotos do meu celular não tem a função macro, portanto não da para ver as ligações e etc. Mas vou descrever o que eu fiz.

Tenho sim uma protoboard. E também eu sei que as ligações são onde tem os pontos verdes, e não no cruzamento.

Bem, no LM358, estou usando as seguintes pinagens, de acordo com o datasheet.

Pinos do LM358

1: U2:A - pino 1

2: U2:A - pino 2

3: U2:A - pino 3

4: U2:A e U1:A - GND (-) (4)

5: U1:A - pino 3

6: U1:A - pino 2

7: U1:A - pino 1

8: U2:A e U1:A - +12 (+) (8)

Respeitando esse padrão : http://lab.ieeebruins.com/wiki/images/thumb/1/14/LM358_Layout.png/300px-LM358_Layout.png

O resistor de 23,3k (R1) não possuo, porém fiz uma associação de resistores, 10k+10k+3k3 totalizando 23,3k.

Pinagem do LM35 a mesma do datasheet, http://www.codeproject.com/KB/gadgets/DigitalThermometer/lm35.GIF

Onde : +VCC = +12v - pino 1

Out : Pino 2

GND : pino 3

Agora, só não tenho o BD135, então coloquei um NPN qualquer, No meu caso BC549.

O que eu fiz de errado?

Será que não tem uma forma de fazer isso usando um estilo de "fonte regulavél" com LM317 e termistor?

Postado

Faça o seguinte então.

Pegue o LM35 e ligue-o em 5V. Tem tem alguma fonte de 5V aí?

Logo depois disso, pegue um multímetro e meça a tensão entre o pino 2 do LM35 e o terra.

A tensão obtida é relativa à temperatura ambiente. Se aí estiver uns 26º, você terá na tela do multimetro 0.26V.

Logo depois pegue a 2ª parte do circuito, e monte somente ela, assim:

T4Es4.png

você pega aquele potenciometro e liga nos 5V igual na imagem e mede a tensão entre o pino central e o terra para algum valor um pouco maior q o valor medido no LM35.

Aí, você aperta o LM35 com os seus dedos para que ele aqueça um pouco. O led deverá acender. Montei e deu certo!

Um BC549 é muito pequeno para um cooler. Acredito que ele só suporta 100mA.

Mas para o exemplo acima, para led serve.

SE esta etapa der certo, monte a outra novamente.

A 1ª etapa do circuito serve para amplificar o sinal do LM35.

Falou

Postado

Medição do pino 2 - 0.27V - 27ºC

Medição no pino central do Potenciometo - 0.31V

Usando BC549.

Ao apertar o LM o led acende.

Agora, como vou fazer a outra parte?

Até agora, só tenho a te agradecer por estar me ajudando e comprendendo minha burrice x.x ;)

Postado

Opa, já ganhamos um passo.

Pelo menos meio circuito funciona.

Sempre quando você monta um circuito grande ou quando estiver dando erros, você desmonta tudo e começa por partes até encontrar o erro.

Seguinte, a 1ª parte do circuito amplifica o sinal do LM35 em 3.33vezes. Como ele está dando 0.27V - 27ºC, depois do amplificador ele tem q te dar 0.9V.

Monte só essa parte agora:

JoXqT.png

E meça na saída do amplificador, se você está com os 0.9V ou com 3.33 vezes mais q na saida do LM35. Provavelmente você não vai encontrar um resistor de 23.3K para comprar. Pode ser um valor comercial próximo. Não é critico. Coloquei o valor exato só p você saber mesmo.

Se o sinal der correto, ligue na outra parte testada anteriormente e calibre o circuito com o potenciômetro.

SE der certo tudo, volte e me diga. Pois o problema pode ser no circuito de histerese que adicionei.

Ahhh, nao se preocupe com a "burrice". Não nasci sabendo. Já estive aprendendo e estou ainda como você.

Lembre-se de conectar todos os pontos de TERRA.

Falou

Postado

Correto, no LM35, meço cerca de 0.24v

E no pino 1 do LM358 0.8V.

Agora EIS o "x" da questão, como ligar uma parte na outra? x.x ;P

Agora, só respondo amanha a noite, pode postar o circuito, ou fazer um tópico maior, já explicando tudo.

Vou pra escola amanha cedo e só volto as 19.

Ai eu ja´vejo aqui, por hoje é só.

Obrigado, até agora estamos no caminho certo.

Postado

Para você ligar um circuito no outro você liga o a saída do 1º LM358 que é o PINO 1 na entrada do 2º LM358 que é o PINO 5.

você percebeu que dentro de um CI contem dois LM358? De acordo com a foto que você postou:

300px-LM358_Layout.png

você usa os pinos de 1 a 3 para a parte de amplificação e os pinos de 5 a 7 para a parte de comparação. Se der certo, nós tentaremos a histerese.

Falou

Postado

Bom, estou entrando com +5v no circuito.

Ao esquentar o LM35 com os circuitos "acoplados" tenho no pino 7 -- 3,62V

Ao esquentar o LM35 no pino 1 tenho 2,8V

E na saida do LM35 - 0,26V em temperatura ambiente,

Postado

Eu tenho no meu pc um circuito desses de controle de rotação do cooler em 12V usando o projeto abaixo (mas usei o Mosfet IRFZ24). É barato e posso garantir que funciona perfeitamente. Só lembrando que o trimpot é de 10k ohm e do tipo 'multivoltas', usado para ajustar a temperatura de serviço. É necessário um pequeno disispador no mosfet pois ele dissipa energia durante o chaveamento.

Fan_control1.JPG

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...