Ir ao conteúdo

Sensor Temperatura Automático

nycolas95

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite a todos.

Sou estudante de eletônica, sei apenas o básico, tenho alguns componentes eletônicos em casa e gostaria de fazer um circuito, vou explicar.

Ao atingir uma tempratura algo em torno de 40 ~ 60ºC um cooler ligasse, gostaria de algo simples, usando termistores NTC de 10k ou 20k.

Eu achie esse produto no mercado livre : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177200489-sensor-temperatura-automatico-ccooler-para-refrigerar-radio-_JM

É exatamente o que eu gostaria de fazer. Alguém tem o esquema eletrônico desse projeto ou algo semelhante?

Obrigado a todos.

Postado

Não sei fazer do jeito que você quer, o que eu fiz no meu, através de um software freeware, chamado SpeedFan, eu criei gráficos com curvas para controlar a % de energia enviada para os FAN's do gabinete de acordo com a variação de temperatura dos componentes (CPU, MB [Chipset], HD, GPU)

Postado

É o seguinte, estou precisando criar um circuito, através de termistores NTC de 10k ou 20k, para quando um "determinado local" não é o computador aquecer, o cooler ligasse, mas a temperatura desse "local" é algo em torno de 40 ~ 60ºC, que já estaria na temperatura de liga o cooler.

Um circuito simples, envolvendo poucas coisas, alguém saberia fazer?

Postado

Poxa, vi o anúncio que você mostrou no ML.

R$50? Nao estou desmerecendo o trabalho de ninguém, mas esse preço está bem salgado. mas vamos lá:

Não é difícil!

Como você é iniciante em eletrônica, recomendo q utilize o LM35, custa 5 reais. É um sensor de temperatura. você amplifica seu sinal e posteriormente põe em um comparador.

Quando atingir uma certa temperatura, o comparador põe 5V em sua saída e através de um transistor, ativa o cooler.

Exemplo:

EdOsu.png

O Potenciometro da esquerda simula o LM35 porq aqui ele dava erro.