Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito liga desliga led para lanterna


Posts recomendados

Olá pessoal, entendo pouco de eletrônica, estou desenvolvendo um farol pra minha bike pra fazer trilha a noite, comprei 3 leds de 3w para ligar o três em serie em 12 volts usei um resistor de 1.2ohms, quando quero ligar 2 em serie uso resistor de 6.8ohms e quando quero só um led acesso utilizo um resistor de 12ohms. Bom agora gostaria de desenvolver um circuito acionador para acionar com um push-botton da seguinte forma:

Primeiro click 1 led acesso;

Segundo click 2 leds acessos;

Terceiro click 3 leds acessos;

Quarto click todos apagados.

Preciso que seja um circuito super compacto, pois quero acomodar esse circuito dentro de um cilindro de alumínio que serve de dissipador dos leds e na parte traseira colocar o push-botton.

Desde já agradesço a todos que responderem!

Abraços.

Alberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Matheus,

Analisei o esquema, porém esqueci de detalhar alguns pontos, bom, utilizei a tensão de 12v para poder ligar os 3 led em série, a tensão dos leds é 4v e a corrente de cada led é de 700mA, e ligando os três em serie continua 700mA, no esquema que você desenvolveu, notei que você usou resistores para limitar a corrente dos led por causa da tensão de 12v, no entanto, pelo fato dos leds estarem ligados em paralelo, quando estivessem ligado os 3 leds o circuito estaria drenando 2100mA ou se fossem 2 leds seriam 1400mA. É possível implementar essas mudanças para fazer a ligação dos leds em série?

Muito obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, o erro foi meu. você tinha escrito lá em cima mas não prestei atenção.

SEguinte, se os LEDs estão em série, a corrente necessariamente tem que passar em todos. Ainda não conegui pensar num jeito de ativar 1 de cada vez.

Já pensou em usar um circuito PWM com um 555? Fica pequeno e você varia o brilho dos 3 leds ao mesmo tempo com um potenciômetro.

Fica mais fácil de fazer.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como lhes disse meu conhecimento em eletrônica é bem limitado! Então se minha ideia for nada a ver, levem isso em concideração, rsss...

Supondo um esquema parecido o que o Matheus desenhou, um CI com 3 saídas de acionamento, acionando uma vez o botão ligaria saída 1 ligando os 3 leds em série, acionando a segunda vez o botão ligaria a saída 2 ligando os 2 ultimos leds deixando um de fora, alimentando ele entre o primeiro e segundo led, e na terceira vez que o botão fosse acionado ligaria a saída 3 ligando apenas um led que seria alimentado entre o segundo e terceiro led, enfim o último acionamento que resetaria e apagaria o led.

Valeu pela ajuda ai pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá para combinar os dois circuitos?

Quero dizer, um 4017 selecionaria a frequência de um 555 que acionaria o 3 LEDs.

Desta forma, a cada aperto do botão, a luminosidade iria aumentando.

Sugiro que o botão acione um outro 555 em configuração monoestável que por sua vez aciona a entrada de clock do 4017 (debounce).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sou iniciante, mas sou teimoso, como meu professor de eletrônica dizia, o limite da eletrônica é sua imaginação! Vou incistir mais um pouco na minha ideia inicial! Agora a pouco consegui reproduzir um esquema na bancada utilizando apenas os leds, resistores e botões, funcionou com eu queria, mas preciso descobrir como fazer o circuito de acionamento.

Achei legal a ideia do Mulder_Fox! É mais implementada do que minha ideia, mas quero tentar fazer funcionar minha ideia inicial!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Matheus.

Fiz um desenho que esta em anexo, mais ou menos da maneira que montei na bancada, longe de ser uma coisa correta, foi uma forma simplificada de fazer os led acenderem da maneira que eu queria. Quando aciono a chave 1 acende os 3 leds, chave 2 dois leds e chave 3 apenas um led. O mesmo circuito eu montei com uma CLP, com os leds ligados neste formato nas saídas da CLP, na entrada coloquei um botão pulsante, e fiz o programa com aquela configuração que eu queria, primeiro pulso acendia todos os leds, segundo dois leds, no terceiro pulso apenas um leds e no quarto pulso era o reset que apagava.

Dêem uma olhada ai e comentem!

falou

post-504626-13884959355907_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha pensado algo similar mas nao tinha dado certo.

Fiz aqui do jeito que você quer com base noq você postou. Apenas substitui as chaves por transistores ativados com o 4017.

CYK5V.png

Só tenho uma observação. Li em algum lugar que não é bom ligar os leds como eu fiz no emissor pois o transistor vai se comportar de maneira diferente. Nesse caso, espere também outras opiniões.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa ser alimentado sim. É que o Meu simulador, o Proteus não pede alimentação p ele. Mas veja a pinagem de acordo com o datasheet:

E4n0m.jpg

Pino positivo é o 16 e o terra é o 8.

Oops, agora vi porq o circuito não funciona de forma adequda.

Esses seus leds são de 3.6V e 750mA. Se você colocar os 3 leds em série, você tem 10.8V e os mesmos 750mA. Até quando você ligar 2 leds vai funcionar, mas quando você ligar o 3º led não vai mais pois já que você tem uma limentação de 12V e considerando uma queda no transistor de 1.5 a 2V, você não tem tensão suficiente para os 3 leds em série.

Estou com o mesmo problema para faezr um projeto meu aqui.

Considere pode usar uma alimentação maior que 12V.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem razão Matheus, não tinha pensado na queda que daria na passagem pelo transistor, mas talvez funcione ainda, pois no datasheet do led diz que a alimentação vai de 3,2 a 3,7v, porém talvez não funcione com máxima eficiência.

Existe algum outro tipo de transitor que consuma menos na passagem? Esse IRF530 se comporta diferente ou é a mesma coisa que o DB135?

Abraços!

Alberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

desculpe, sou novo e não entendo muito bem de eletronica, mais sou bem "fuçado", gostaria de aproveitar o tópico e perguntar assimeu gostaria de fazer o mesmo esquema, mais com apenas 1 led, e com uma alimentação de bateria.

Gostaria de fazer uma mini lanterna pra adaptar nos dedos pra iluminar o teclado, usando uma chave push-botton, sei que parece inutil, mais vi e achei bem bacana, será que alguém pode me ajudar??/

usando um led de alto brilho e alimentação com uma bateria ou pilha pequena de 12v.

desde já agradeço

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe, sou novo e não entendo muito bem de eletronica, mais sou bem "fuçado", gostaria de aproveitar o tópico e perguntar assimeu gostaria de fazer o mesmo esquema, mais com apenas 1 led, e com uma alimentação de bateria.

Gostaria de fazer uma mini lanterna pra adaptar nos dedos pra iluminar o teclado, usando uma chave push-botton, sei que parece inutil, mais vi e achei bem bacana, será que alguém pode me ajudar??/

usando um led de alto brilho e alimentação com uma bateria ou pilha pequena de 12v.

desde já agradeço

abraços

Queres algo parecido com isso né?

p><p>1 LED de alto brilho branco. Ou 3 L

Vendo a foto, dá para notar que não tem mistério. A chave pode ser ligada em qualquer ponto do circuito. Em série é claro. No meu caso eu nem coloquei chave. Basta apenas retirar uma pilha e pronto, desliga-se os LED's. No meu caso, eu usei 3 LEDS e eles estão ligados em paralelo.

No escuro dá para ver perfeitamente as teclas. Só fica o brilho ds LEDS em cima do teclado sem nenhum problema. Claro que pode-se usar um pequeno pedestal. Coloco assim porque para mim dá prá usar numa boa sem muita frescura. Um dia, quando der na telha, arrumo ou faço um pedestal

Quanto ao refletor onde os LED's estão condicionados é só um exemplo. Pode-se usar qualquer refletor. Pra fazer não tem dificuldades, basta usar qualquer receptáculo plastico para acondicionar os LED's e no interior, colar folha de aluminio com calma e prestando atenção para não curto-circuitar os terminais do LED ou dos LED's.

Tá meio porco o meu mas dá pra você ter uma ideia como a "trapizonga" é feita. Não tem mistério.

Resolvi fazer um esquema meio tosco mas que dá para entender como é feita a montagem. Tá meio porco mas dá para entender. Foi feito às pressas e à mão livre no Paint sem muita frescura mas dá para compreender perfeitamente.

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img194.imageshack.us/img194/6378/esquemaparaminilanterna.png' alt='esquemaparaminilanterna.png'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Prezado  MatheusLTS

No post citado você colocou dois diodos D7 e D8. Quando faz isto você aciona o transistor do pulso anterior também?

Nao deveria acionar apenas o transistor em questão obrigando a corrente a passar pelos dois led em série e não em paralelo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!