Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS P5AD2-E Deluxe, trocar mosfets?


karmafire

Posts recomendados

Estou com uma Asus P5AD2-E Deluxe com dois mosfets "quebrados" (um está ao meio, parece que levou uma martelada) e uma GeForce 6500 com um capacitor vazado.

Primeiramente, sem abrir o gabinete, consegui passar um antivírus rapidinho antes do PC travar e estava infestado de tudo. Em modo de segurança fiz backup e formatei. Após instalar os drivers da GF deu tela azul e recomeçou a travar logo no início, mas em modo de segurança, de novo, tudo ok.

Abri e vi o capacitor vazado na placa de vídeo e testei com uma Radeon 4500, instalei os drivers e o Catalyst e funcionou normalmente.

Como a placa-mãe tava bamba resolvi pôr uma tarracha extra, ao retirá-la um dos mosfets quebrados caiu e vi o outro seguro apenas por uma perninha.

Ligando pro dono pra informar o problema, fiquei sabendo que o indivíduo serrou o pino terra do cabo da fonte pra conseguir enfiar na tomada, direto (o PC veio sem cabos, usei um meu).

Bem, é (era?) um computador extra e ele nem quer saber de gastar meio centavo pra arrumá-lo, então ficou pra mim, e eu gostaria de reformá-lo pra dar pro mei pai substituir a lataria PCChips-512 DDR-CeleronD dele :)

Então a questão é, como trocar esses mosfets? Um deles tem soldas finas, assim como o capacitor da GF, e acho que com paciência consigo tirá-los sem danificar as placas, mas o outro mosfet só tem furinhos, nem consigo ver a solda. Existe alguma maneira "caseira", isto é, sem ter que comprar algum equipamento extra, de retirá-lo?

E onde mais, fora a Farnell Newark, seria possível encontrar mosfets? Não achei esses modelos lá (são os http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=09N03LA e http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=70T03H).

E outra, tem como saber o quê exatamente eles fazem? O PC funciona normalmente com outra placa de vídeo mesmo sem eles, nem tela azul nem nada :confused:

Foto (ruinzinha):

P040511_1955.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual é o processador que voce ta usando?

olha se os dois mosfets que eu circulei de azul é igual aos mosfets danificados?

tem como saber o quê exatamente eles fazem?

Esses mosfets fazem parte do cicuto de alimenteção do processador

posta uma foto da VRM da Cpu (igual a foto da placa mãe com pcb azul) com o maximo de qualidade possivel porque essa sua passo longe da qualidade :D

Se eles forem iguais acho que da para fazer uma ganbiarra bem funcional :devil::eek:

post-745365-13884959374531_thumb.jpg

post-745365-13884959374722_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!