Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
tem que ver se a placa-mãe é compartivel, e nao o chipset... ta certo que quem define isso é o chipset... mas pode ser que você compra uma placa-mãe que tenha um chipset que suporte crossfire, mas a placa-mãe em si não suporta...

e se a placa-mãe suporta crossfire ela vai aceitar todos o crossfire de qualquer familia e modelo (4xxx, 5xxx, 6xxx, 7xxx, etc...)

Então tá beleza, pois a placa-mãe suporta.

E falando nisso... o PCI-e "principal" usa 16 pistas enquanto o segundo usa 4. Isso afetaria consideravelmente o desempenho a ponto de não valer a pena fazer o Crossfire? Lembrando que não estarei instalando duas placas no mesmo momento. Seria apenas um plano para daqui uns meses.

Obrigado!

Postado
Então tá beleza, pois a placa-mãe suporta.

E falando nisso... o PCI-e "principal" usa 16 pistas enquanto o segundo usa 4. Isso afetaria consideravelmente o desempenho a ponto de não valer a pena fazer o Crossfire? Lembrando que não estarei instalando duas placas no mesmo momento. Seria apenas um plano para daqui uns meses.

Obrigado!

vai afetar um pouco o desempenho sim... mas nao ao ponto de nao valer a pena, vai afetar o desempenho da placa que estiver no slot 4x, mas nao sei falar em numero quanto va ser a perda, mas nao vai ser muito nao

o ideal seria pelo menos que usasse duas pistas de 8 (8x/8x)

Postado
vai afetar um pouco o desempenho sim... mas nao ao ponto de nao valer a pena, vai afetar o desempenho da placa que estiver no slot 4x, mas nao sei falar em numero quanto va ser a perda, mas nao vai ser muito nao

o ideal seria pelo menos que usasse duas pistas de 8 (8x/8x)

Beleza... Bom, por enquanto não tenho muitas opções mesmo, é colocar uma plaquinha de R$450 ou ficar sem jogar nada mais um tempo rsrs

Obrigado pelas respostas!

Postado

juntão:lol: me responde uma duvida de nooob de novo D:

tipo eu montei o SLI tudo certinho.. ok...

quando eu for jogar algum game que rode Physx, o processamento de Physx vai ficar dividido entre as duas placas ou só uma vai fazer isso o.O?

no caso que só uma faça isso... ela vai somente fazer isso? tipo ela vai ficar dedicada pro Physx? ou ela processa o Physx e ajuda a outra a processar o game também?

la nas configurações Nvidia eu deixei a opção Physx como "seleção automatica". mas tem como escolher GPU1, GPU2 e CPU

Postado
juntão:lol: me responde uma duvida de nooob de novo D:

tipo eu montei o SLI tudo certinho.. ok...

quando eu for jogar algum game que rode Physx, o processamento de Physx vai ficar dividido entre as duas placas ou só uma vai fazer isso o.O?

no caso que só uma faça isso... ela vai somente fazer isso? tipo ela vai ficar dedicada pro Physx? ou ela processa o Physx e ajuda a outra a processar o game também?

la nas configurações Nvidia eu deixei a opção Physx como "seleção automatica". mas tem como escolher GPU1, GPU2 e CPU

Luis, cara não achei essa informação pelos sites que falam sobre o assunto e não tenho SLI pra testar, contudo, você tem faça os testes abaixo e poste aqui o resultado pra sabermos qual a configuração tem o melhor desempenho:

1º - Não coloque o Physx pra ser processado pela GPU fica muito ruim, ruim mesmo.

2º - Baixe o programa Physx Fluidmark

3º - Com a opção no driver da Nvidia em automático rode o programa acima, no final ele vai dizer se o Physx rodou via software ou via hardware, se o resultado for via software ele tá rodando pela CPU, se o resultado for via Hardware ele tá rodando pelas placas gráficas.

4º - Pra testar in game, recomendo Batman Arkan Asylum ou Batman Arkan City.

5º - Ai com um dos jogos acima instalados você roda o benck que tem no próprio jogo, testa com a configuração no driver da Nvidia em automático e vê quantos FPS vai dar, repete o teste setando no driver da Nvidia a GPU1 como processador Physx, repete o teste setando no driver da Nvidia a GPU2 como processador Physx, assim você vai saber em qual configuração seu SLI roda o Physx com o maior desempenho.

Posta aqui o resultado que vou fixar no post sobre SLI.

Juntao!

Postado
Luis, cara não achei essa informação pelos sites que falam sobre o assunto e não tenho SLI pra testar, contudo, você tem faça os testes abaixo e poste aqui o resultado pra sabermos qual a configuração tem o melhor desempenho:

1º - Não coloque o Physx pra ser processado pela GPU fica muito ruim, ruim mesmo.

2º - Baixe o programa Physx Fluidmark

3º - Com a opção no driver da Nvidia em automático rode o programa acima,

no final ele vai dizer se o Physx rodou via software ou via hardware, se o resultado for via software ele tá rodando pela CPU, se o resultado for via Hardware ele tá rodando pelas placas gráficas.

4º - Pra testar in game, recomendo Batman Arkan Asylum ou Batman Arkan City.

5º - Ai com um dos jogos acima instalados você roda o benck que tem no próprio jogo, testa com a configuração no driver da Nvidia em automático e vê quantos FPS vai dar, repete o teste setando no driver da Nvidia a GPU1 como processador Physx, repete o teste setando no driver da Nvidia a GPU2 como processador Physx, assim você vai saber em qual configuração seu SLI roda o Physx com o maior desempenho.

Posta aqui o resultado que vou fixar no post sobre SLI.

Juntao!

ok \0/

assim que eu fazer os testes tudo certinho eu posto o resultado aqui :lol:

EDIT:

como prometido... aqui os resultados dos testes:

quando eu estava fazendo os teste eu percebi uma coisa, no meu caso, ao selecionar "seleção automatica" no menu Physx no painel de controle Nvidia, ele seleciona a GPU2 como processador Physx... então tanto "seleção automatica" como "GPU2", os resultados são pra ser os mesmos =D mas pra tirar a duvida fiz o teste com ambos

tambem fiz o teste com uma placa dedicada ao Physx, mas lembrando que pra isso eu tive que desabilitar o SLI

PhysX FluidMark:

Configurado como "seleção automatica"

fluidmarkauto.jpg

Configurado como "GPU1"

fluidmarkgpu1.jpg

Configurado como "GPU2"

fluidmarkgpu2.jpg

Com uma GPU dedicada ao Physx:

fluidmarkgpu2dedicada.jpg

continua..............

Postado

Batman Arkham City

Configuração:

semttuloqlt.jpg

batmanacauto.jpg

Configurado como "GPU1"

batmanacgpu1d.jpg

Configurado como "GPU2"

batmanacgpu2d.jpg

batmanacgpu2dedicada.jpg

e só por curiosidade, com o Physx desligado:

batmanacsemsli.jpg

não deu diferença qual GPU vai processar Physx, e dedicar uma GPU ao Physx piorou o FPS no Batman porque eu tive que desabilitar o SLI pra isso D:

• Curtir 2
Postado
Batman Arkham City

Configuração:

semttuloqlt.jpg

batmanacauto.jpg

Configurado como "GPU1"

batmanacgpu1d.jpg

Configurado como "GPU2"

batmanacgpu2d.jpg

batmanacgpu2dedicada.jpg

e só por curiosidade, com o Physx desligado:

batmanacsemsli.jpg

não deu diferença qual GPU vai processar Physx, e dedicar uma GPU ao Physx piorou o FPS no Batman porque eu tive que desabilitar o SLI pra isso D:

Luis_Sbo, cara ficou muito bom o teste vou fixa-lo lá no começo do tópico no post de teste, com o seu teste ficou claro que a melhor opção in game é deixar o processador Physx setado em automático no driver da Nvidia, pois, na média não fez diferença, mas, no valor máximo houve uma pequena diferença agora no valor mínimo a diferença foi muito grande.

Parabéns, pela iniciativa e por deixar esse tópico mais rico em informações sobre SLI.

OBS 1: Post qualificado como útil.

OBS 2: Teste fixado no post #5 - reviews (teste) SLI, tive que fazer uma pequena edição pois extrapolou a quantidade permitida de imagens, Luis_Sbo veja lá como ficou e poste o que você achou.

Juntao!

• Curtir 1
Postado
Luis_Sbo, cara ficou muito bom o teste vou fixa-lo lá no começo do tópico no post de teste, com o seu teste ficou claro que a melhor opção in game é deixar o processador Physx setado em automático no driver da Nvidia, pois, na média não fez diferença, mas, no valor máximo houve uma pequena diferença agora no valor mínimo a diferença foi muito grande.

Parabéns, pela iniciativa e por deixar esse tópico mais rico em informações sobre SLI.

OBS 1: Post qualificado como útil.

OBS 2: Teste fixado no post #5 - reviews (teste) SLI, tive que fazer uma pequena edição pois extrapolou a quantidade permitida de imagens, Luis_Sbo veja lá como ficou e poste o que você achou.

Juntao!

ficou ótimo \O/ :lol:

fico feliz em ajudar =D

obs: hoje eu fiz o benchmark do batman alguma vezes de novo pra mim ver se o que eu estava pensando se confirma.... e se confirmou D:

o FPS minimo não se pode levar em consideração nos testes porque ele varia muito, eu deixei configurado como "seleção automatica" e rodei o benchmark 3 vezes, nesses 3 os resultados foram os seguintes:

Benchmark #1:

Minimo: 4

Maximo: 57

Mèdio: 35

Benchmark #2:

Minimo: 9

Benchmark #3:

Minimo: 2

Maximo: 56

continuando...

Mafia 2:

mafia2auto.jpg

Configurado como "GPU1"

mafia2gpu1.jpg

Configurado como "GPU2"

mafia2gpu2.jpg

mafia2gpu2dedicada.jpg

com o Physx desligado:

mafia2desl.jpg

• Curtir 1
Postado
ficou ótimo \O/ :lol:

fico feliz em ajudar =D

obs: hoje eu fiz o benchmark do batman alguma vezes de novo pra mim ver se o que eu estava pensando se confirma.... e se confirmou D:

o FPS minimo não se pode levar em consideração nos testes porque ele varia muito, eu deixei configurado como "seleção automatica" e rodei o benchmark 3 vezes, nesses 3 os resultados foram os seguintes:

Benchmark #1:

Minimo: 4

Benchmark #2:

Minimo: 9

Benchmark #3:

Minimo: 2

Maximo: 56

continuando...

Mafia 2:

mafia2auto.jpg

Configurado como "GPU1"

mafia2gpu1.jpg

Configurado como "GPU2"

mafia2gpu2.jpg

mafia2gpu2dedicada.jpg

com o Physx desligado:

mafia2desl.jpg

Irmão, já pensou em fazer um pequeno over no seu i5? acho que você vai ganhar uns FPS ai viu, os SLI gargalão um pouco as config nos reviews que eu vi o i7 os caras faziam um overzinho ele ganhava uns 15fps creioo que o i5 nao seria estão diferente visto que sao parecidos em games.

(sabe o que é curioso, eu escrevo e reescrevo a mensagem e no ínicio escrevo (M-A-No-W) ai vira irmão, eu escrevi depois dos 15 fps que o i5 não seria TÃO diferente e ele fica estão diferente.... kkkkk)

Postado
Irmão, já pensou em fazer um pequeno over no seu i5? acho que você vai ganhar uns FPS ai viu, os SLI gargalão um pouco as config nos reviews que eu vi o i7 os caras faziam um overzinho ele ganhava uns 15fps creioo que o i5 nao seria estão diferente visto que sao parecidos em games.

(sabe o que é curioso, eu escrevo e reescrevo a mensagem e no ínicio escrevo (M-A-No-W) ai vira irmão, eu escrevi depois dos 15 fps que o i5 não seria TÃO diferente e ele fica estão diferente.... kkkkk)

então eu ate pensei em fazer over, só que eu estou usando o cooler box da intel D: se eu fazer over com ele eu frito o cuitado do i5

Postado
então eu ate pensei em fazer over, só que eu estou usando o cooler box da intel D: se eu fazer over com ele eu frito o cuitado do i5

é verdade todo o cuido é pouco nessa hora ehhehe.... se quiser mais pra frente comprar um Watercooler pra ferver seu i5 me avisa, tenho uma fonte que é barato pra caramba, comprei meu H70 (já em mãos esperando a mobo pra trocar logo tudo e instalar ele) por R$190,00.

Postado
é verdade todo o cuido é pouco nessa hora ehhehe.... se quiser mais pra frente comprar um Watercooler pra ferver seu i5 me avisa, tenho uma fonte que é barato pra caramba, comprei meu H70 (já em mãos esperando a mobo pra trocar logo tudo e instalar ele) por R$190,00.

fiquei interessado sim O.O tipo mais antes de dar um up na refrigeração, eu vou ter que trocar de gabinete =/ o meu atual é muito pequeno D:

Postado
fiquei interessado sim O.O tipo mais antes de dar um up na refrigeração, eu vou ter que trocar de gabinete =/ o meu atual é muito pequeno D:

To ligado, meu gabinete era um forno troquei por um simples maior, mas acho que não mudou muito (tirando que deu mais espaço e diminui 10°) ele ainda fico apertado pros cabos da fonte, mas isso depois eu compro outro, esse pelo menos tem todos os fluxos de ar com 12cm então coolers nele ta bacana, comprei mais 2 excalibur agora pra por no H70 quando chegar minha mobo nova...

Ai depois só partir pro SLI e Over agressivo...

Afinal, vocês achao que a Asus P8Z77-V é uma boa escolha visando SLI e Over para aproveitar o SLi?

Postado

eu criei vergonha na cara \0/ e comprei um cooler descente pro meu i5 :wub:

corsair A50 :lol:

fiz um "pequeno" over pra 5.0GHz e no teste do Batman, nas mesma configuração, deu media de de 43 :o antes dava 35...

poxa D: não fazia a minima ideia que meu i5 dava gargalo no meu SLI Ç.Ç

Postado

fiz um "pequeno" over pra 5.0GHz e no teste do Batman, nas mesma configuração, deu media de de 43 :o antes dava 35...

Oiah ae Irmão.... pois ele a 5,0GHz? :eek:

Po quando chegar o resto das coisas aqui vou tentar fazer uma proeza dessas (to triste descobri que deu problema no frete da minha mobo só daqui a 15 dias =\ :( )

Pelo o que vi em todo review qualquer processador gargarla um sli ou firex...

precisa de banda pra usar tudo do sli ou firex... como eu falei tinha uns games que aumentavam 15 fps

Postado
Oiah ae Irmão.... pois ele a 5,0GHz? :eek:

Po quando chegar o resto das coisas aqui vou tentar fazer uma proeza dessas (to triste descobri que deu problema no frete da minha mobo só daqui a 15 dias =\ :( )

Pelo o que vi em todo review qualquer processador gargarla um sli ou firex...

precisa de banda pra usar tudo do sli ou firex... como eu falei tinha uns games que aumentavam 15 fps

coloquei a 5.0GHz só pra testar mesmo... eu vou baixar pra uns 4,5 D: no teste do prime95 a temp chega a 80º em 3 segundos :o

mais em games e mexendo nos aplicativos normalmente.. a temp. chega no maximo a 68º.. mas melhor nao arriscar =/

Postado

Caros amigos, gostaria de esclarecer uma dúvida que me impede de fazer um upgrade. Já li em muitoooos foruns sobre diferenças entre a GTX680 e a HD 6990, mas falam baseados em 1 monitor e especulam sobre a utilização de outros monitores.

Minha dúvida:

Usando 3 monitores de 1920 de resolução ( total de 5760), e considerando a mesma configuração de gráficos nos jogos (deixando o Phsy-x desativado), qual das suas placas possuem melhor desempenho?

Porque da pergunta?

Porque possuo uma 6990 e passo por diversos problemas, como falta de suporte a multGPU em alguns jogos, não passo de 65 FPS em qualquer jogo, mesmo usando 1 monitor, ela esquenta o meu quarto quando jogo BF3... etc.

Vejo muitos elogios para a 680, mas não quero deixar de utilizar os 3 monitores e nem perder desempenho.

Obs: Peço desculpa pelo assunto já debatido, mas específico para 3 monitores, não li em lugar algum..:muro:

Desde já, agradeço a colaboração.

Postado
Boa noite, amigos! Vou direto ao assunto: É possível fazer um SLI com duas placas GTX 690 na placa mãe MSI Big-Bang XPower X58? Estou extremamente preocupado...:unsure:Abraço.

De acordo com o site do fabricante, sim, sua placa possui suporte ao SLI:

http://www.msi.com/product/mb/Big-Bang-XPower.html

Boa sorte!

Puts! 5.0GHz??? Você é louco! Esse Core i5 já é muito forte com 4.0GHz. Aqui rodo o Batman Arkham City muito bem com um Phenom II X6 1090T a 3.69GHz e CrossFire de Radeon HD 6870 de 1GB. Cheguei a testar 4.0GHz mas o ganho de performance foi pequeno (embora perceptível).

Caros amigos, gostaria de esclarecer uma dúvida que me impede de fazer um upgrade. Já li em muitoooos foruns sobre diferenças entre a GTX680 e a HD 6990, mas falam baseados em 1 monitor e especulam sobre a utilização de outros monitores.

Minha dúvida:

Usando 3 monitores de 1920 de resolução ( total de 5760), e considerando a mesma configuração de gráficos nos jogos (deixando o Phsy-x desativado), qual das suas placas possuem melhor desempenho?

Porque da pergunta?

Porque possuo uma 6990 e passo por diversos problemas, como falta de suporte a multGPU em alguns jogos, não passo de 65 FPS em qualquer jogo, mesmo usando 1 monitor, ela esquenta o meu quarto quando jogo BF3... etc.

Vejo muitos elogios para a 680, mas não quero deixar de utilizar os 3 monitores e nem perder desempenho.

Obs: Peço desculpa pelo assunto já debatido, mas específico para 3 monitores, não li em lugar algum..:muro:

Cara, Radeon HD 6990 é MUITO forte! Nem há necessidade de upgrade. Fora que seu FX-8150 (sem overclock) gargalaria a GeForce GTX 680 consideravelmente, caso você faça um SLI. Aliás, já há um pequeno gargalo na sua Radeon HD 6990, mas nada que atrapalhe sua vida, pois 65 FPS é MUITO. Monitores de 60Hz só aproveitam até 60 FPS. A menos que seu monitor seja de 120Hz, é besteira querer subir mais seus FPS agora. Será um investimento sem retorno imediato (só ia ganhar mais força para o futuro). Outra coisa: a diferença de desempenho entre uma GeForce GTX 680 e uma Radeon HD 6990 só é grande em jogos não otimizados para CrossFire.

Boa sorte!

Postado

Minha dúvida:

Porque da pergunta?

cara, se sua 6990 nao passa de 65 fps em nenhum jogo em 1 monitor tem algo errado...

tipo talvez o vsync esteja habilitado.....

E sim a GTX680 é mais estavel por ser single GPU, mas tres monitores nem tudo ela roda perfeito....

De vez enquando ela vai engasgar o jogo e da uns lagzinhos mesmo com fps acima dos 30

Postado

eu tive que desmontar o PC inteiro pra limpar ele, tava ate perigoso pegar alguma doença pulmonar perto dele U.U kkkk serio '-' tava com muiiiito pó o.O não sei se é por causa do gabinete ser vagabundo que ele pega tanto po assim =S

mas beleza.. limpei tudo certinho

montei tudo certinho...

mas na hora de jogar a tela fica piscando D: o que sera que pode ser???? ja coloquei tudo quanto é driver e nao resolveu, isso só acontece quando eu ativo o SLI

não é problema com as placas porque ja testei as duas individualmente, tambem nao é problema de temp. porque ela estão a 50º quando eu abro o jogo e ja começa dando esse problema =s

Postado
ve o cabo no monitor, da uma mexidinha nele...

ou então entro poeira no slot pci-e tenta pincelar eles...

despois de fuça tudo aqui, descobri o que era...

era a ponte SLI que estava invertida o.O

nao sabia que tinha posição certa essa ponte do SLI D:

• 3 semanas depois...
Postado

Prezados, boa noite. Dei uma pesquisa e não tenho certeza se aqui seria o local para pedir ajuda, se não for, solicito ao moderador que mova o tópico para a área correta, obrigado.

Adquiri nesta semana a seguinte máquina.

Processador: Processador AMD A8-3870 3Ghz 4MB FM1 Box -

Placa Mãe: MB GigaByte p/ AMD GA-A75M-D2H DDR3 Box

Memórias: 2x Corsair Vengeance 4Gb 1600MHz DDR3

Vídeo: Radeon HD6670 (1GB) PCI-Express

Fonte: Corsair ATX 12V/2.2 430W CMPSU-430CXV2

Pois bem, este processador dispõe de um chip gráfico integrado muito bom, porém para dar uma melhorada na jogabilidade adquiri a placa off-board, já inclusive uma das que a própria AMD indica para o crossfire.

Li diversos artigos na internet e não consegui habilitar a opção de crossfire (hybrid) entre a placa on e a placa off-board. No catalyst nunca aparece a opção para habilitar, e não achei nada próximo a isso na BIOS.

Alguém teria ideia de como fazer este procedimento?

A título de conhecimento, este computador é utilizado para jogar WOW.

Muito obrigado desde já!

Att.

Postado
Prezados, boa noite. Dei uma pesquisa e não tenho certeza se aqui seria o local para pedir ajuda, se não for, solicito ao moderador que mova o tópico para a área correta, obrigado.

Adquiri nesta semana a seguinte máquina.

Processador: Processador AMD A8-3870 3Ghz 4MB FM1 Box -

Placa Mãe: MB GigaByte p/ AMD GA-A75M-D2H DDR3 Box

Memórias: 2x Corsair Vengeance 4Gb 1600MHz DDR3

Vídeo: Radeon HD6670 (1GB) PCI-Express

Fonte: Corsair ATX 12V/2.2 430W CMPSU-430CXV2

Pois bem, este processador dispõe de um chip gráfico integrado muito bom, porém para dar uma melhorada na jogabilidade adquiri a placa off-board, já inclusive uma das que a própria AMD indica para o crossfire.

Li diversos artigos na internet e não consegui habilitar a opção de crossfire (hybrid) entre a placa on e a placa off-board. No catalyst nunca aparece a opção para habilitar, e não achei nada próximo a isso na BIOS.

Alguém teria ideia de como fazer este procedimento?

A título de conhecimento, este computador é utilizado para jogar WOW.

Muito obrigado desde já!

Att.

Seu processador AMD A8-3870K é compatível com CrossFire junto da Radeon HD 6670, mas NÃO é compatível com Crossfire junto da Radeon HD 6770. Para ativar o CrossFire você terá que acessar o Catalyst e ativá-lo manualmente na opção que há disponível no programa.

Boa sorte!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...