Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire / SLI - Review técnico.


Posts recomendados

Olá amigos, boa tarde!

Mais uma vez peço a ajuda de vocês!

Tenho um desk, conforme segue as configurações:

Processador: Intel Core i5-2400 3.10GHZ 6MB LGA1155

Placa Mãe: Asus P8h61-m Le Lga1155 Intel Sata 3gb/s

Memória: 2x 4Gb ddr3 1333 Kingston

Placa de Vídeo: Ati Radeon Hd6850

Hard Disk: Samsung 500 Gb

Fonte: Corsair CX 430

E gostaria de saber o seguinte, estou pensando em fazer um crossfire com outra VGA, e não sei o procedimento a seguir para fazer tal, então vêm as dúvidas:

1 - Precisa ser uma placa com as mesmas configurações, ou seja, hd 6850 x hd 6850?

2 - Se puder ser outra placa, além da outra ter que possuir sistema crossfire, esta precisa ser da mesma marca, ATI, Radeon, etc.?

3 - Em caso de fazer o crossfire, terei que consequentemente aumentar a potência da fonte? Se sim, qual seria a ideal para outra HD 6850?

4 - O que é mais vantajoso? Realizar um crossfire com outra HD 6850 ou comprar outra VGA que sozinha?

Muito obrigado desde já!

Atenciosamente.

Bom você pode colocar ou outra 6850 ou uma 6870, mas inevitavelmente tera de trocar a fonte... pelo menos uma de 600W, eu uso uma Corsair CX500 V2 mas ela ta no limite aqui, se quiser ela vai funcionar mas no limite mesmo...

Bom se conseguir vender sua VGA e comprar uma acima das 7950 e GTX 660 Ti é um bom negócio pois só tera a compra da vga, no outro caso tera uma vga mais fonte e outra mobo.

Pois sua placa mãe não é compativel com corssfire nem sli porque só tem 1 slot pci-e, onde iria conectar uma segunda VGA?

No seu caso te aconselho vender a VGA e comprar uma outra Single como as que te falei...

creio que a GTX 660 Ti você encontre por até R$950,00 se pesquisar bem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Possuo uma ECS A75F-A com um AMD 8 3870k. Comprei uma radeon HD 6670 para utilizar em crossfire, mas para isso eu preciso deixar o chip gráfico que vem integrado ao processador como principal.

Ocorre que não estou conseguindo achar essa opção na bios da placa mãe, e parece que o computador não reconheceu duas placas de vídeo, apenas a radeon 6670 está funcionando.

Alguém pode me ajudar a fazer o crossfire?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou tendo problemas aqui com o crossfire com crysis 2, metro 2033, Max Payne 3 e Medal of Honor Warfighter, quando estou jogando em determinados lugares os FPS caem de 60 (uso Vsync) pra 28 FPS no crysis 2 é pior de 40~50 cai pra 18FPS em partes muito detalhadas como rochedos e calçamentos e junto com os FPS caem também o uso da GPU que nunca passa de 60% em TODOS os 3 GPU quando cai FPS o GPU cai pra 40% ja o Medal of Honor Warfighter o maximo aqui foi de 30FPS e os 3 GPU fica em 50% de uso, é estranho porque só nesses jogos que da isso aqui ja no BF3 consigo mais de 100FPS com tudo no maximo, fico P*** com isso porque gastei pacas no pc pra roda tudo no talo acima de 60 frames sem quedas e com tudo não ta resolvendo nada.... ja pensei na possibilidade de gargalo mais será que um I7 3770k em 4,5Ghz não daria conta de uma 6970 e uma 6990 em crossfire?

Minha conf é essa: I7 3770k 4.5Ghz (H100), ATI Radeon HD6970 e HD6990 em Crossfire, 8GB Corsair Dominator GT 2200Mhz, Placa Mãe Gigabyte G1.Sniper 3, Fonte Corsair AX1200, 2 HDs WD Caviar Black 1TB em RAID 0 e 2 SSD Corsair Force 3 60GB em Raid 0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou tendo problemas aqui com o crossfire com crysis 2, metro 2033, Max Payne 3 e Medal of Honor Warfighter, quando estou jogando em determinados lugares os FPS caem de 60 (uso Vsync) pra 28 FPS no crysis 2 é pior de 40~50 cai pra 18FPS em partes muito detalhadas como rochedos e calçamentos e junto com os FPS caem também o uso da GPU que nunca passa de 60% em TODOS os 3 GPU quando cai FPS o GPU cai pra 40% ja o Medal of Honor Warfighter o maximo aqui foi de 30FPS e os 3 GPU fica em 50% de uso, é estranho porque só nesses jogos que da isso aqui ja no BF3 consigo mais de 100FPS com tudo no maximo, fico P*** com isso porque gastei pacas no pc pra roda tudo no talo acima de 60 frames sem quedas e com tudo não ta resolvendo nada.... ja pensei na possibilidade de gargalo mais será que um I7 3770k em 4,5Ghz não daria conta de uma 6970 e uma 6990 em crossfire?

Minha conf é essa: I7 3770k 4.5Ghz (H100), ATI Radeon HD6970 e HD6990 em Crossfire, 8GB Corsair Dominator GT 2200Mhz, Placa Mãe Gigabyte G1.Sniper 3, Fonte Corsair AX1200, 2 HDs WD Caviar Black 1TB em RAID 0 e 2 SSD Corsair Force 3 60GB em Raid 0

Gargalo acho difícil ser, ainda mais com um processador desses. Um dos motivos disso acontecer pode ser a instalação/atualização de drivers antes de previamente remover os antigos. Explicando: Cada vez que desinstala um driver, ainda ficam arquivos dos mesmos no sistema operacional e isso um dia pode acarretar problemas de desempenho e até crashes em jogos. Então o certo é instalar um programa que faça a limpeza de drivers (recomendo o DriverSweeper), desinstalar o driver da placa de vídeo, reiniciar e entrar no modo de segurança e executar o DriverSweeper e dar um Clean nos drivers de vídeo. Então reiniciar o PC e instalar os drivers normalmente e ver se isso ajuda. Não tenho 100% de certeza que seja isso, mas pode ajudar.

Outra coisa também, é que nem todos os jogos são totalmente compatíveis com o Crossfire. Alguns até pioram a performance do que se fosse somente uma HD 6970.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

driver não pode ser porque ate formatei o pc e não funcionou mas como você disse pode ser a questão de incompatibilidade com o crossfire fiz uns testes aqui e foi incrivel o resultado, o medal of honor warfighter de 22FPS foi pra 50depois que desativei o crossfire e usei apenas a 6970 então coloquei a 6990 sozinha pra ver se melhorava mais... ficou igual como se tivesse em cross com a 6970 so que usava um pouco mais de cada GPU por so ser 2 GPU digamos 50% de cada GPU ou seja quando estou usando as 2 vga em crossfire o jogo usa apenas o poder de uma VGA divindo os calculos com as 3 GPU ex: ele usa 30% de 2 GPU e 40% de outro dando então 100% de um GPU mais não usa 100% dos 3 GPU e mesmo funcionando dessa maneira fica muito pior do que usar apenas uma 6970 talvez por estar dividindo em 3 GPU o que poderia ser muito bem processado em 1 GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

driver não pode ser porque ate formatei o pc e não funcionou mas como você disse pode ser a questão de incompatibilidade com o crossfire fiz uns testes aqui e foi incrivel o resultado, o medal of honor warfighter de 22FPS foi pra 50depois que desativei o crossfire e usei apenas a 6970 então coloquei a 6990 sozinha pra ver se melhorava mais... ficou igual como se tivesse em cross com a 6970 so que usava um pouco mais de cada GPU por so ser 2 GPU digamos 50% de cada GPU ou seja quando estou usando as 2 vga em crossfire o jogo usa apenas o poder de uma VGA divindo os calculos com as 3 GPU ex: ele usa 30% de 2 GPU e 40% de outro dando então 100% de um GPU mais não usa 100% dos 3 GPU e mesmo funcionando dessa maneira fica muito pior do que usar apenas uma 6970 talvez por estar dividindo em 3 GPU o que poderia ser muito bem processado em 1 GPU.

Complicado eihnm amigo, mas deve ter algo errado ai, nao tenho experiencia em cross, mas nem em sonho ficaria assim... infelizmente você ta vivendo um pesadelo gamer, tente mandar MP pro nosso amigo Juntao.

Ele tem bastante experiencia nisso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Amigos,

Possuo uma ECS A75F-A com um AMD 8 3870k. Comprei uma radeon HD 6670 para utilizar em crossfire, mas para isso eu preciso deixar o chip gráfico que vem integrado ao processador como principal.

Ocorre que não estou conseguindo achar essa opção na bios da placa mãe, e parece que o computador não reconheceu duas placas de vídeo, apenas a radeon 6670 está funcionando.

Alguém pode me ajudar a fazer o crossfire?

Para habilitar seu Hybrid CrossfireX, você precisa:

1º - Definir os parâmetros no BIOS Setup.

1-a) Defina o IGPU com gráfico principal. ( entre no setup, clique no ícone "Chipset" e defina Initate Graphic Adapter [ IDG ], depois desça em Crosfire defina com [ Enabled ].

Pronto, os parâmetros de BIOS estão definido, não é preciso escolher qual saída de vídeo irá pro monitor, eu prefiro a da VGA ou a DVI da placa, a saída VGA passa pelo chipset, o que dificulta se um dia pretender Overclock.

2º - No Windows, Habilitar o CrossfireX.

Bom, se já instalou o Controlador de Driver "Catalyst" com o CAP, ou no nosso caso o AMD Vision Engine Control Center, navegue até Desempenho, depois clique em AMD Radeon Dual Graphics e clique em Ativar, espere um pouquinho e zaz....

Acho que a última versão do GPU-Z já identifica o Hybrid CrossfireX, algo assim deve aparecer:

883937.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Kaiique, cara como disse antes essa é uma tecnologia nova que nunca coloquei as mãos pra configurar as vezes é uma coisinha a toa, uma besteirinha que está impedindo a configuração, porém, como nunca mexi com essa tecnologia não tenho ideia do que possa ser, acabei de mandar um e-mail pro suporte da ASUS explicando o problema e pedindo ajuda, conforme o contato telefônico que fiz com o suporte técnico da ASUS eles demoram 48hs úteis pra responder, agora é esperar pra saber o que eles vão dizer.

Aconselho você fazer a mesma coisa, passe um e-mail pro suporte da ASUS pedindo um ajudinha e vamos esperar:

[email protected]

Cara se a ASUS não ajudar vou entrar em contato com o suporte da AMD também, alguém tem que dar uma solução pra isso.

Juntao!

Goi, é o seguinte pelo que entendi dessas placas mães pros Fusion, elas não vem com um chip gráfico onboard elas usam o video integrado do processador por isso vem dizendo na descrição da placa mãe (graphic: Integrated AMD Radeon™ HD 6000 Series Graphics in Llano APU), então você não tem dois chips gráfico só tem um que é o do processador, pra usar dual graphics você precisa comprar uma placa offboard, porém, você pode ficar com o mesmo problema do nosso amigo Kaiique.

Por favor se eu estiver enganado me corrijam.

Juntao !

Voltei aqui só para agradecer ao Juntao por toda ajuda que ele me deu. Essa foi apenas uma das mensagens que ele postou tentando ajudar. O que acontece é que eu não conseguia fazer o crossfire entre meu amd a8-3870k e a hd 6670 de forma alguma.. Impressionantemente, adicionei um pente de memória ram e para minha surpresa, o crossfire estava praticamente feito sozinho... Então vale a mensagem para quem estiver com esse problema. Antes tinha 4gb de ram da markvision, ao colocar mais 4gb da kingston, tudo se resolveu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber se na minha placa-mãe: ga-a55m-ds2 (http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:143:26614&sugestao=OK) (http://br.gigabyte.com/products/prod...px?pid=3998#ov) tem como fazer um crossfire de 2 Radeon HD 7770 (http://www.kabum.com.br/produto/30166/vga-sapphire-radeon-hd-7770-vapor-x-1024mb-1gb-ddr5-pci-express-11201-05-20g/?tag=7770), e se meu processador A8-3870k (KaBuM! - Processador AMD A8-3870 3Ghz 4MB FM1 Box - AD3870WNGXBOX) rodaria elas em crossfire sem dar gargalo, e se a fonte de 550w(http://www.kabum.com.br/produto/26513/fonte-seventeam-atx-550w-st-550pnl/?tag=fonte%20550w) seria suficiente. Minha maior duvida em relação ao crossfire é que a placa mãe tem 2 slot pci-e so q um é x16 e o outro é x1 ai eu nao sei se funcionaria. E eu já tenho uma 7770 e não tenho dinheiro pra comprar uma melhor, smt para comprar outra, por isso eu tive a ideia do crossfire.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber se na minha placa-mãe: ga-a55m-ds2 (http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:143:26614&sugestao=OK) (http://br.gigabyte.com/products/prod...px?pid=3998#ov) tem como fazer um crossfire de 2 Radeon HD 7770 (http://www.kabum.com.br/produto/30166/vga-sapphire-radeon-hd-7770-vapor-x-1024mb-1gb-ddr5-pci-express-11201-05-20g/?tag=7770), e se meu processador A8-3870k (KaBuM! - Processador AMD A8-3870 3Ghz 4MB FM1 Box - AD3870WNGXBOX) rodaria elas em crossfire sem dar gargalo, e se a fonte de 550w(http://www.kabum.com.br/produto/26513/fonte-seventeam-atx-550w-st-550pnl/?tag=fonte%20550w) seria suficiente. Minha maior duvida em relação ao crossfire é que a placa mãe tem 2 slot pci-e so q um é x16 e o outro é x1 ai eu nao sei se funcionaria. E eu já tenho uma 7770 e não tenho dinheiro pra comprar uma melhor, smt para comprar outra, por isso eu tive a ideia do crossfire.

não, sua placa mãe não suporta crossfire =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber se na minha placa-mãe: ga-a55m-ds2 (http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:143:26614&sugestao=OK) (http://br.gigabyte.com/products/prod...px?pid=3998#ov) tem como fazer um crossfire de 2 Radeon HD 7770 (http://www.kabum.com.br/produto/30166/vga-sapphire-radeon-hd-7770-vapor-x-1024mb-1gb-ddr5-pci-express-11201-05-20g/?tag=7770), e se meu processador A8-3870k (KaBuM! - Processador AMD A8-3870 3Ghz 4MB FM1 Box - AD3870WNGXBOX) rodaria elas em crossfire sem dar gargalo, e se a fonte de 550w(http://www.kabum.com.br/produto/26513/fonte-seventeam-atx-550w-st-550pnl/?tag=fonte%20550w) seria suficiente. Minha maior duvida em relação ao crossfire é que a placa mãe tem 2 slot pci-e so q um é x16 e o outro é x1 ai eu nao sei se funcionaria. E eu já tenho uma 7770 e não tenho dinheiro pra comprar uma melhor, smt para comprar outra, por isso eu tive a ideia do crossfire.

Para fazer Crossfire você precisa de uma placa-mãe com pelo menos 2 slots PCI-E 16x, mesmo que esse funcione em velocidade reduzida e duas VGAs com suporte a Crossfire.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer Crossfire você precisa de uma placa-mãe com pelo menos 2 slots PCI-E 16x, mesmo que esse funcione em velocidade reduzida e duas VGAs com suporte a Crossfire.

não precisa ser necessariamente 2 slots 16x... 2 slots 8x ja esta mais do que suficiente, ainda mais no caso dele que sao 2 placas mid/low-end

num crossfire desses a diferença entre 16x/16x e 8x/8x é 100% nula, ate nas placas high-end a diferença é pequena.

aqui são SLI e nao crossfire, mas o principio é o mesmo:

http://www.hardocp.com/article/2010/08/23/gtx_480_sli_pcie_bandwidth_perf_x16x16_vs_x8x8/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não precisa ser necessariamente 2 slots 16x... 2 slots 8x ja esta mais do que suficiente, ainda mais no caso dele que sao 2 placas mid/low-end

num crossfire desses a diferença entre 16x/16x e 8x/8x é 100% nula, ate nas placas high-end a diferença é pequena.

aqui são SLI e nao crossfire, mas o principio é o mesmo:

http://www.hardocp.com/article/2010/08/23/gtx_480_sli_pcie_bandwidth_perf_x16x16_vs_x8x8/

Como eu disse, não importa a velocidade do barramento, pode ser até 1x, mas o Slot tem que ser 16x.

21192d1348317649-help-choosing-mbo-upgrade-pci-express-slots.gif

Ou terá que fazer umas adaptações que podem danificar a placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom pra começar, sou técnico em informática e passei por uma situação bem complicada, mais consegui resolver.

Como cada pessoa possui configurações diferentes de hardware e software, não posso afirmar que; o que eu disser aqui vai resolver o problema vocês também, mas se existe a chance por que não tentar?

Eu vou descrever os procedimentos que fiz para resolver tanto com o windows 7, como com o windows 8 pro.

Por favor leiam até o fim.

Bom a configuração do meu PC é.

Placa-mãe: Gigabyte A75-udh4

APU a8 3850 2,9gh/gráfica hd 6550d 1gb de memória compartilhada.

placa de video: MSI hd 6670 1gb de memo, ddr5. Para utilizar a opção dual graphics que na minha opnião é a mesma coisa que a tecnoligia crossfire, pois utliza a placa só que onboard+placa de video e só pode ser feita com certos modelos de placas.

RAM:ddr3 1866mh - corsair vengeance 8gb.

Quanto as outras configurações de hardware acho desnecessário dizer (fonte, disco rígido...).

Sistema usados no teste: Windows 7 utlimate edition x64 com todas as atualizões feitas e windows 8 pro x64 EN, não instalei as atualizações.

Comprei este computador por acreditar até algum tempo atrás nesta nova tecnologia da AMD (bom não é o caso agora explicar o porque da minha decepção), queria uma opção mais em conta para rodar jogos com boa qualidade e boa resolução de tela.

Comprei as peças separadamente e montei (uma coisa que sempre prezo ao lidar com hardware e software é ler o manual do dispositivo, apesar de já trabalhar com isso há algum tempo, eu sempre leio o manual) fiz a montagem de acordo com o manual para usar a opção crossfire, que é a seguinte:

1. instalei a placa de video no slot PCI e iniciei o PC.

2. instalei o sistema windows 7 ultimate x64 atualizado e fiz instalação dos drivers.

3. Catalyst que usei nesta primeira instalação foi o 12.4 (lembrando que a placa reconhecida pelo sistema foi a 6670 e não instalei o AMD Catalyst Application Profiles).

4. reiniciei o pc e entrei na bios e configurei de acordo com o manual e mudei de PEG(PCI), para onboard, salvei e desliguei o PC.

5. Mudei o cabo do monitor para a placa de video onboard.

6. O sistema entrou instalou automaticamente a placa onboard e apareceu a opção crossfire no catalyst.

Não acabou a história ainda não, pois agora que vem o problema.

A medida que a AMD foi atualizando o catalyst eu também atualizei.

atualizei a minha bios fiz overclock no meu processador e placa gráfica onboard(nada muito extremo) até ai tudo certo.

Veio o windows 8 pro e resolvi experimentar.

instalei fiz as atualizações do sistema, driver, tudo certo.

instalei o Farcry 3 configurei para jogar em uma qualidade e melhor e foi ai que descobri que não tinha mais a opção crossfire.

Bom ai começou meu calvário. Formata daqui, atualiza dali, pesquisa que não adiantou muito pois poucas pessoa passaram por esta situação ao que parece.

Depois de duas semanas passando até noite em claro, achando que aconteceu alguma coisa errada na placa-mãe, placa gráfica, APU, eu consegui reolver.

Depois de muita pesquisa até achar este forum, eu me atentei a esta frase "Outro problema que notei é que em todos os casos a segunda placa não era reconhecida, entretanto no meu caso ela está sendo reconhecida, mas ainda assim não está me dando a opção do crossfire".

Instalei o drive atualizado 13.1 e AMD Catalyst Application Profiles, não resolveu).

Mudei para o windows 7 e nada.

O mesmo problema que o meu as placas são reconhecidas pelo sistema (descartando a possibilidade de ser problema na placa mãe e video) mais o catalyst não aparece a opção crossfire).

Ai depois de pesquisar um pouco mais, me despertou uma ideia, e adivinha qual era(uma coisa que sempre prezo ao lidar com hardware e software é ler o manual), apesar de não ter muita lógica refazer o todo o processo, mais em se trantando do windows, muita erros que acontecem eu não acho que tenha muito sentido, ou motivo.

Bom refiz todo o processo como se tivesse acabado de montar o PC (há eu retornei com a bios anterior que era a F7 e eu estava utilizando a F8a), de instalação de hardware e sofware.

1. instalei a placa de video no slot e iniciei o PC.

2. instalei o sistema windows 7 ultimate x64 atualizado e fiz instalação dos drivers.

3. instalei o catayst 12.4 e o AMD Catalyst Application Profiles, lebrando a placa reconhecida pelo sistema era a 6670 e não a 6550d neste momento.

4. Mudei o cabo do monitor para a placa de video onboard.

5. Reinicio o PC ja sem esperanças, ele faz a instalação da outra placa automaticamente e de repente aparece na tela uma janela perguntando se quero ativar a opção crossfire.

INACREDITÁVEL né, QUE EU TENHA PERDIDO DUAS SEMANAS DA MINHA VIDA TENTANDO COMPREENDER UMA COISA QUE ERA DE SIMPLES RESOLUÇÃO.

poxa COM NÃO PENSEI NISSO ANTES, FALEI ISSO GRITANDO COMIGO MESMO.

Para confirmar realmente se tinha resolvido atualizei o drive catalyst e tudo ok.

Depois formatei e Instalei o windows 8 pro.

Instalei o catayst 12.8 e o AMD Catalyst Application Profiles que não mostrou nem mesmo as opções de configuração 3d o que me deixou um pouco preocupado, lebrando a placa reconhecida pelo sistema era a 6670 e não a 6550d.

Depois atualizei o drive para 13.1 e reinicieim, alterei na bios para placa onboard, mudei o cabo para esta placa.O sistema entrou instalou a 6550d pronto apareceu até ua janela perguntando se eu queria ativar o crossfire.

A única coisa que não atualizei foi a bios, mais acredito que não teria problema.

Agora tenho que fazer todas as atualizações do windows 8 pro para ver se vai dar algum problema.

Bom pessoal espero que isso ajude alguém que está passando pelo mesmo problema.

Lembrando que no caso que tem duas placas de video para colocar nos slots pci, e que o sistema reconheça as duas, talvez isso seja a solução.

Primeiro instale uma placa, instale o sistema todos os drivers e depois coloca a outra.

Lembre-se leia o manual de instruções, hehehehe.

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, gostaria de saber se é possivel fazer um SLI com as placas 9500GT + 9600GT pois tenho as 2 aqui. Sei que são da mesma série, 9xxxx, minha placa mãe P8Z77m-PRO, fonte corsair 430cx.

Obrigado!

Creio que não. No caso dessas placas aí, apenas funciona o SLI com placas iguais (mesmo modelo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Sou novo no fórum mas usuário de info há décadas e há alguns anos venho fazendo diversas tentativas de obter com crossfire um bom desempenho em jogos. Estou no momento com meu segundo crossfire, feito com duas 7970, o anterior era com duas 6870, e novamente estava bastante decepcionado com os resultados até que comecei a entender "como é que a banda toca", ou seja, tendemos a pensar que uma solução multi-GPU será a solução definitiva para todos os nossos problemas de performance e na verdade não é bem assim.

Inconformado com esta minha segunda decepção, comecei a procurar mais a fundo informações que me ajudassem a entender realmente como um sistema multi-GPU funciona.

Sendo assim, gostaria de dar meus parabéns ao autor do tópico, e também a todos os membros que com seus depoimentos e outros tópicos ajudam a construir uma excelente "base de dados" para pesquisar e tirar dúvidas.

No meu caso, assim como já foi dito aí pra trás, "leia antes de querer jogar o micro na parede", e foi exatamente o que comecei a fazer, pois a vontade era exatamente essa.

Um grande abraço a todos e obrigado por um conteúdo tão rico e esclarecedor.

Editado:

Olá pessoal.

Mais uma vez venho agradecer à esse tópico espetacular sobre o assunto, pois uma informação que eu desconhecia, pude constatar na prática com apenas dois cliques. Vou explicar. Adoro VSync, ou seja, aquele efeito que aparece na tela quando o VSync não está ligado, realmente me incomodava muito. Então sempre utilizei meus jogos e aplicativos com o VSync ON. E aqui neste tópico entre todas as informações que colhi, uma me chamou mais a atenção, que dizia que o VSync ON pode eventualmente estar limitando os FPS ao Hz do monitor. Pensei, "faz sentido" e assim que puz os dedos no meu PC assim que cheguei depois do serviço fui testar. Bom, tudo começa quando inseri a segunda 7970 e rodei o Unigine Heaven 3.0, obtive uma média de 160FPS e 4000 ptos no scores, ok até aí. Depois disso, lembro que em settings, habilitei o VSync, mas não cheguei a realizar outro bench naquele momento, então há dias atrás fui realizar para comparar a pontuação com a de um review que li na NET, e pra minha surpresa, meu FPS caiu para uma média de 60FPS e o score ficou na casa dos 1500, quase fiquei louco a ponto de, como já citei, querer tacar o micro na parede. Até que hoje mais cedo, li essa questão do VSync. E assim que cheguei em casa, rodei o bench de novo como estava (VSync ON) e obtive os mesmos resultado da última vez, então simplesmente desabilitei o VSync e mais nada, e rodei novamente. Ufa!!! Voltei imediatamente para os meus 160FPS e 4000 ptos no score. Acredito que retrate muitíssimo bem que realmente o VSync pode vir a limitar os FPS do sistema de vídeo aos Hz do monitor que no meu caso é 60Hz. Ainda vou fazer um teste na TV de 120Hz só pra reforçar a tese. Mas é isso pessoal, acima de tudo, precisamos ir aprendendo a lidar com um crossfire/SLI, antes de achar que a mudança e o investimento de nada valeram.

Mais uma vez gigantesco parabéns ao autor do tópico e aos que contribuem constantemente para a evolução do mesmo. Virei fã de carteirinha!!!

Grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha placa mãe tem duas entradas PCI express (ATI CROSSFIRE) , será que eu posso colocar mais uma placa de vídeo ? Eu já tenho a Placa de Vídeo Nvideo 8400GS , e quero colocar a Sapphire's ATi Radeon HD 3850 AGP 512MB ! as duas irão funcionar ao mesmo tempo ?

Mais dá para fazer elas rodarem ao mesmo tempo para melhores gráficos? e as duas placas de vídeo citadas a cima são compatíveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A minha placa mãe tem duas entradas PCI express (ATI CROSSFIRE) , será que eu posso colocar mais uma placa de vídeo ? Eu já tenho a Placa de Vídeo Nvideo 8400GS , e quero colocar a Sapphire's ATi Radeon HD 3850 AGP 512MB ! as duas irão funcionar ao mesmo tempo ?

Mais dá para fazer elas rodarem ao mesmo tempo para melhores gráficos? e as duas placas de vídeo citadas a cima são compatíveis?

A 8400GS não suporta SLI. A HD3850, sendo AGP, não encaixa no slot pci-e da sua MoBo. Verifique o manual da sua placa mãe, pra ver se ela suporta SLI e Crossfire, pois algumas placas suporta apenas uma dessas tecnologias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atulmente comprei esse kit aqui AMD A4-3400 2,7Ghz + Placa Mãe A55M-HVS Asrock + 4GB DDR3 Kingston +(APU Radeon HD6410D 512MB DDR3) . Ontem comprei uma placa de video AMD Radeon HD6570.Compativel com o processador para fazer crossfire, O windows reconhece os 2 videos sem problemas mais não consigo colocar eles em crossfire abro o catalyst e não encontro onde ativar o crossfire. baixei o gpu-z e diz que esta (disabled) Ja configurei a bios. nada esta dando cerdo ajuda por favor !!!

http://imageshack.us/a/img51/139/34102768.png

http://imageshack.us/a/img688/4112/disabledf.jpg

http://imageshack.us/a/img59/6695/systemv.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Atulmente comprei esse kit aqui AMD A4-3400 2,7Ghz + Placa Mãe A55M-HVS Asrock + 4GB DDR3 Kingston +(APU Radeon HD6410D 512MB DDR3) . Ontem comprei uma placa de video AMD Radeon HD6570.Compativel com o processador para fazer crossfire, O windows reconhece os 2 videos sem problemas mais não consigo colocar eles em crossfire abro o catalyst e não encontro onde ativar o crossfire. baixei o gpu-z e diz que esta (disabled) Ja configurei a bios. nada esta dando cerdo ajuda por favor !!!

http://imageshack.us/a/img51/139/34102768.png

http://imageshack.us/a/img688/4112/disabledf.jpg

http://imageshack.us/a/img59/6695/systemv.jpg

Leia o post #541 e veja se lhe ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 8400GS não suporta SLI. A HD3850, sendo AGP, não encaixa no slot pci-e da sua MoBo. Verifique o manual da sua placa mãe, pra ver se ela suporta SLI e Crossfire, pois algumas placas suporta apenas uma dessas tecnologias.

Eu ja tenho a 8400gs funcionando , só queria colocar a Saphire HD , tem um slot pci express sobrando na minha blaca mãe, que é crossfire , as duas irão rodar ao mesmo tempo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu ja tenho a 8400gs funcionando , só queria colocar a Saphire HD , tem um slot pci express sobrando na minha blaca mãe, que é crossfire , as duas irão rodar ao mesmo tempo ?

Colega, como eu já disse, a HD3850 sendo para slot AGP, não vai encaixar no slot pci-e da sua placa-mãe. Mesmo que sua HD3850 fosse pci-e, são raras as placas-mãe que suportam esse arranjo híbrido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Inicialmente quero reforçar a tese de que eventualmente o VSync ON pode realmente limitar os FPS aos Hz do monitor, além da experiência anterior (heaven 3.0) fiz a mesma experiência com Dirt 3, Dirt Showndown e F1 2012 e obtive extamente a mesma reação, ou seja, mesmo com o meu cross não conseguia passar de 60 FPS com o Vsync ON e foi só desligar o VSync e pronto todos esse títulos que citei pularam todos para acima de 150 FPS.

Agora, tenho outras constatações, tenho uma LG LM5800 que traz um recurso chamado 120Hz True Motion. Fico sem saber se é de fato 120Hz, pois quando ligo a config nessa TV via HDMI, não consigo em nenhum lugar configurar os drivers das 7970 para 120Hz. Isso estaria correto??? Ou seja, de alguma maneira eu teria que conseguir configurar a config para "soltar" 120Hz e aí sim poderia novamente habilitar o VSync dos jogos pois não passariam de 120Hz mas atingindo os 120Hz já estaria muitíssimo bom pra mim.

Outra constatação é a seguinte, li em um dos posts que eventualmente um efeito indesejável de flicker poderia acontecer em alguns jogos, por exemplo, em Need For Speed Shift 2, nas corridas ao pôr do sol, quando o sol aparece de fato na imagem, o mesmo gera um efeito como se ele fosse uma lâmpada estroboscópica. Isso acontece também com o semáforo da largada e a lâmpada traseira dos carros que quando ascendem a luz de freio fica mais evidente. Segundo o citado post, isso eventualmente poderia ser resolvido setando o gama de amplas as VGAs e também do jogo para 1.0. Pois é, não encontrei onde fazer isso de maneira que fique evidente que estou fazendo para ambas as VGAs, e no caso do shift 2 essa opção é inexistente. Seria essa mesma a solução (gama)???

No mais, estou muito mais feliz com o meu cross hoje do que há dois atrás quando li todos os posts desse tópico e de um outro sobre o mesmo assunto nesse mesmo fórum.

Grande abraço a todos e desde já agradeço toda e qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!