Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire / SLI - Review técnico.


Posts recomendados

  • Membro VIP
Olá pessoal.

Inicialmente quero reforçar a tese de que eventualmente o VSync ON pode realmente limitar os FPS aos Hz do monitor, além da experiência anterior (heaven 3.0) fiz a mesma experiência com Dirt 3, Dirt Showndown e F1 2012 e obtive extamente a mesma reação, ou seja, mesmo com o meu cross não conseguia passar de 60 FPS com o Vsync ON e foi só desligar o VSync e pronto todos esse títulos que citei pularam todos para acima de 150 FPS.

Grande abraço a todos e desde já agradeço toda e qualquer ajuda.

Colega, é justamente pra isso que serve o v-sync. Ele limita a VGA a taxa de atualização do monitor. Por exemplo, se o seu monitor tiver uma taxa de 60Hz, ele vai limitar a 60FPS. Até porque, não adianta estar com v-sync off e mandando 200 frames pro monitor, se ele tem a capacidade de exibir apenas 60, o que passar disso, ele simplesmente descarta. V-sync vai servir pra ajustar isso e evitar que suas placas trabalhem o tempo todo ao máximo e desperdiçando poder, visto que o que passar de 60 frames, será descartado. Com o v-sync habilitado, você economiza energia, aquece menos suas VGAs e desgasta elas menos também. A não ser em um game em que esse seu cross sue a camisa pra manter uma taxa de 60, o que não creio existir ainda. Desabilite apenas pra rodar algum benchmark. Em games, pode deixar habilitado pois aquele número alto de FPS, estará servindo apenas para massagear seu ego, já no game, não estará influenciando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Diegao67. Belezinha?!?

Muitíssimo obrigado por suas informações. De certa forma eu já estava procedendo realmente dessa maneira, ou seja, 60FPS já é bem bacana para a grande maioria dos jogos e tal e além disso, mesmo sem saber até então nadinha de nada sobre o VSync limitar os FPS eu sempre gostei e utilizei o mesmo. Agora, você saberia responder algo com relação a uma TV ou monitor de "supostos" 120Hz como no meu caso que tenho um tal de 120Hz True Motion, é de fato 120Hz??? Ou é apenas marketing??? Nas especificações técnicas da TV em questão LG42LM5800, diz realmente 120Hz tanto no manual quanto no site (lge.com.br).

Grande abraço amigo e valeuzão mais uma vez!

-----------------

Olá pessoal. Eu novamente. Parece que pra minha infelicidade, descobri o que vem a ser o tal TruMotion da LG. Resumindo... Balela!!! É um efeitozinho piegas que os fabricantes implementaram nas TVs e que tá, pode até dar uma melhoradinha aqui ou ali, mas o que importa mesmo, que seria uma TV ser de fato de 120Hz, isso não existe. É marketing só pra enganar os menos informados, inclusive fui enganado, hehehehehe. Mais ou menos, não foi essa a característica da TV que me fez optar por ela, mas eu não iria ficar triste se fosse de fato 120Hz. Enfim, desvendado.

Agora só restou a questão do efeito "flicker" em alguns jogos. Alguém saberia desvendar??? Juntao???

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

Estou tento um problema com o crossfire no meu pc. Não estou tendo uma resposta a altura.

No bf3 no ultra e no Farcry3, usando o fraps o fps fica em torno de 30 e dando uns lag, já vi outras pessoas até mesmo amigos com uma config semelhante e o fps em torno de 60/50

Segue a config do meu pc.

ECS A790GXM-AD3

Phenom II x6 1090t black edition

8 gigas ddr3 kingston 1333

2x ati 6850 uma da sapphire e outra da xfx dual fan.

Fonte 700w Cooler Master

HD 160g Samsung com 8mb

Estou em duvida com o Hd e os barramentos das memorias 1333 é o maximo que a placa mãe suporta, e meu hd tem uns 6 anos de guerra já.

Se alguem tive um problema parecido, o HD não comprei outro porque é longe o fornecedor que compro e da uma **** preguiça de ir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Diegao67. Belezinha?!?

Muitíssimo obrigado por suas informações. De certa forma eu já estava procedendo realmente dessa maneira, ou seja, 60FPS já é bem bacana para a grande maioria dos jogos e tal e além disso, mesmo sem saber até então nadinha de nada sobre o VSync limitar os FPS eu sempre gostei e utilizei o mesmo. Agora, você saberia responder algo com relação a uma TV ou monitor de "supostos" 120Hz como no meu caso que tenho um tal de 120Hz True Motion, é de fato 120Hz??? Ou é apenas marketing??? Nas especificações técnicas da TV em questão LG42LM5800, diz realmente 120Hz tanto no manual quanto no site (lge.com.br).

Grande abraço amigo e valeuzão mais uma vez!

-----------------

Olá pessoal. Eu novamente. Parece que pra minha infelicidade, descobri o que vem a ser o tal TruMotion da LG. Resumindo... Balela!!! É um efeitozinho piegas que os fabricantes implementaram nas TVs e que tá, pode até dar uma melhoradinha aqui ou ali, mas o que importa mesmo, que seria uma TV ser de fato de 120Hz, isso não existe. É marketing só pra enganar os menos informados, inclusive fui enganado, hehehehehe. Mais ou menos, não foi essa a característica da TV que me fez optar por ela, mas eu não iria ficar triste se fosse de fato 120Hz. Enfim, desvendado.

Agora só restou a questão do efeito "flicker" em alguns jogos. Alguém saberia desvendar??? Juntao???

Grande abraço.

Que bom que desvendou a questão do monitor. Quanto ao flicker, ficou te devendo, mas pesquise no tópico, desde o início que com certeza você encontra algo a respeito.

Bom dia a todos.

Estou tento um problema com o crossfire no meu pc. Não estou tendo uma resposta a altura.

No bf3 no ultra e no Farcry3, usando o fraps o fps fica em torno de 30 e dando uns lag, já vi outras pessoas até mesmo amigos com uma config semelhante e o fps em torno de 60/50

Segue a config do meu pc.

ECS A790GXM-AD3

Phenom II x6 1090t black edition

8 gigas ddr3 kingston 1333

2x ati 6850 uma da sapphire e outra da xfx dual fan.

Fonte 700w Cooler Master

HD 160g Samsung com 8mb

Estou em duvida com o Hd e os barramentos das memorias 1333 é o maximo que a placa mãe suporta, e meu hd tem uns 6 anos de guerra já.

Se alguem tive um problema parecido, o HD não comprei outro porque é longe o fornecedor que compro e da uma **** preguiça de ir.

Teste outra versão de driver. Confira se o cross está devidamente ativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações !

Pessoal, estou com a seguinte dúvida e gostaria da opinião de vocês.

Estou com a GTX 460 Zotac a algum tempo, e gostei do desempenho dela. Infelizmente, é uma placa que já saiu de linha a algum tempo e dificilmente encontro para comprar. Comecei a procurar as placas da geração atual e, ao que me parece, a configuração-desempenho/valor delas não tiveram um UP tão significativo que justificasse a compra de uma nova. Posso estar enganado, mas me parece muito mais vantajoso encontrar outra placa e montar um SLI do que adquirir uma placa da nova geração. Como nunca fiz uma configuração em SLI, não sei se o desempenho realmente "duplica" ao adicionar uma segunda placa e se o sistema consegue administrar corretamente essa adição. Supondo que encontre em algum lugar, qual das duas situações seria a melhor, na opinião de vocês ?

Obrigado a todos !

-------------------------------

AMD Phenom x6 BE 1090T

Geforce Zotac GTX 460 1GB 256bits

Kingston 4GB DDR3 1333Mhz(2x2)

Corsair 550VX

ECS BE A790GXM

Thermaltake V8 Modificado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Saudações !

Pessoal, estou com a seguinte dúvida e gostaria da opinião de vocês.

Estou com a GTX 460 Zotac a algum tempo, e gostei do desempenho dela. Infelizmente, é uma placa que já saiu de linha a algum tempo e dificilmente encontro para comprar. Comecei a procurar as placas da geração atual e, ao que me parece, a configuração-desempenho/valor delas não tiveram um UP tão significativo que justificasse a compra de uma nova. Posso estar enganado, mas me parece muito mais vantajoso encontrar outra placa e montar um SLI do que adquirir uma placa da nova geração. Como nunca fiz uma configuração em SLI, não sei se o desempenho realmente "duplica" ao adicionar uma segunda placa e se o sistema consegue administrar corretamente essa adição. Supondo que encontre em algum lugar, qual das duas situações seria a melhor, na opinião de vocês ?

Obrigado a todos !

-------------------------------

AMD Phenom x6 BE 1090T

Geforce Zotac GTX 460 1GB 256bits

Kingston 4GB DDR3 1333Mhz(2x2)

Corsair 550VX

ECS BE A790GXM

Thermaltake V8 Modificado

Tem uns testes da dessa placa em SLI no tópico oficial dela: http://forum.clubedohardware.com.br/geforce-gtx460-topico/826923?t=826923

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, deu pra ter uma noção de como o increase de desempenho opera no SLI dessa placa. Imaginando que varie dentro da caracterísitca desses testes, acho que realmente compensa mais fazer do que adquirir uma placa nova de desempenho superior. O que vocês acham ?

E vamos a procura de uma 460, de procedência, a venda (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to precisando de uma ajuda...instalei o hitman - absolution, mas estou sentido o jogo travar muito, e no modo ultra nem se fale, fiz o seguinte teste

benchmark results

minimum fps: 1.499812

maximum fps: 15.533980

average fps: 11.040034

preciso de uma luz, estou usando CF de HD6870 sapphire, sei que não era pra acontecer isso, alguem sabe dizer como resolver e deixar as placas funcionando bem e extrair o maximo de sua capacidade?

estão configuradas em 16x+16x, alimentação suficiente, drivers re-instalados, monitor de 32" full...valeu

GA-890FXA-UD5 - PHENON II X6 1090T - CF 2X HD 6870 SAPPHIRE - 2X4GB 1600MHZ CORSAIR VENGEANCE - ICEAGE PRIMABOSS II 2 FANS - XFX PRO850 - AEROCOOL VX-E PRO LE + 3 FANS - WIN 7 PRO - LG 32"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
to precisando de uma ajuda...instalei o hitman - absolution, mas estou sentido o jogo travar muito, e no modo ultra nem se fale, fiz o seguinte teste

benchmark results

minimum fps: 1.499812

maximum fps: 15.533980

average fps: 11.040034

preciso de uma luz, estou usando CF de HD6870 sapphire, sei que não era pra acontecer isso, alguem sabe dizer como resolver e deixar as placas funcionando bem e extrair o maximo de sua capacidade?

estão configuradas em 16x+16x, alimentação suficiente, drivers re-instalados, monitor de 32" full...valeu

GA-890FXA-UD5 - PHENON II X6 1090T - CF 2X HD 6870 SAPPHIRE - 2X4GB 1600MHZ CORSAIR VENGEANCE - ICEAGE PRIMABOSS II 2 FANS - XFX PRO850 - AEROCOOL VX-E PRO LE + 3 FANS - WIN 7 PRO - LG 32"

O game está atualizado? Tente uma atualização de drivers. Verifique se o crossfire está ativado no Catalyst.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quero adicionar uma GTX 680 e mais uma placa de video ao meu pc, mas não sei se eu comprar 9800 GT vai funcionar, qual placas vocês me recomendam e como faço para funcionar .

Primeiramente, seja bem-vindo ao fórum CdH. Leia as regras gerais e as locais dos setores onde pretende postar, caso essas existam. Também é recomendado ler os tópicos em destaque.

SLI apenas funciona com placas que compartilham o mesmo modelo de chip. No seu caso, terá que ser ou duas GTX680 ou duas 9800GT. Sendo que uma única GTX680 já tem desempenho bem superior a duas 9800GT.

Leia este tópico e entenderás.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então pessoal, no meu caso, o Hitman - Aboslution não esta rodando direito por causa das atualizações...mas o importante é, o prog da AMD só reconhece 1 gpu, quando verifico, não esta ativada a segunda placa, sabem dizer o que pode ser? os programas estão todos instalados, o hardware esta perfeito, inclusive testada cada placa sozinha...uma luz para poder usufruir de toda potencia do CF...valeu...

GA-890FXA-UD5 - PHENON II X6 1090T - CF 2X HD 6870 SAPPHIRE - 2X4GB 1600MHZ CORSAIR VENGEANCE - ICEAGE PRIMABOSS II 2 FANS - XFX PRO850 - HD 1TB + 1.5TB 7200 SAMSUNG - AEROCOOL VX-E PRO LE + 3 FANS - WIN 7 PRO - LG 32"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá sou novo aqui no forum deu uma lida rápida nas regras mais me avisem se estiver fazendo algo errado.

Bom tenho as seguintes configurações na maquina

Time of this report: 2/19/2013, 07:18:56

Operating System: Windows 7 Ultimate 64-bit (6.1, Build 7600) (7600.win7_rtm.090713-1255)

Language: Portuguese (Regional Setting: Portuguese)

System Manufacturer: System manufacturer

System Model: System Product Name

BIOS: BIOS Date: 03/04/11 11:01:52 Ver: 08.00.15

Processor: Intel® Core i7 CPU 930 @ 2.80GHz (8 CPUs), ~2.8GHz

Memory: 6144MB RAM

Available OS Memory: 6136MB RAM

Page File: 4484MB used, 7784MB available

Windows Dir: C:\Windows

DirectX Version: DirectX 11

DX Setup Parameters: Not found

User DPI Setting: Using System DPI

System DPI Setting: 96 DPI (100 percent)

DWM DPI Scaling: Disabled

DxDiag Version: 6.01.7600.16385 64bit Unicode

ram: 3x2gb 1833ghz cousair

video :2x 480gtx evga

Placa mãe: asus rampage extreme III

fonte: cousar 1000 w reais

Sempre rodei league of legends na configuração máxima a ums 240 fps pra mais quando colocava o fps em referencia, agora ele fica travado em 60 e direto cai pra 30~40, instalei todos os drivers de vídeo os coolers estão funcionando normal, não sei mais o que fazer e alguém pode me dar uma luz ao que pode estar ocorrendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá sou novo aqui no forum deu uma lida rápida nas regras mais me avisem se estiver fazendo algo errado.

Bom tenho as seguintes configurações na maquina

Time of this report: 2/19/2013, 07:18:56

Operating System: Windows 7 Ultimate 64-bit (6.1, Build 7600) (7600.win7_rtm.090713-1255)

Language: Portuguese (Regional Setting: Portuguese)

System Manufacturer: System manufacturer

System Model: System Product Name

BIOS: BIOS Date: 03/04/11 11:01:52 Ver: 08.00.15

Processor: Intel® Core i7 CPU 930 @ 2.80GHz (8 CPUs), ~2.8GHz

Memory: 6144MB RAM

Available OS Memory: 6136MB RAM

Page File: 4484MB used, 7784MB available

Windows Dir: C:\Windows

DirectX Version: DirectX 11

DX Setup Parameters: Not found

User DPI Setting: Using System DPI

System DPI Setting: 96 DPI (100 percent)

DWM DPI Scaling: Disabled

DxDiag Version: 6.01.7600.16385 64bit Unicode

ram: 3x2gb 1833ghz cousair

video :2x 480gtx evga

Placa mãe: asus rampage extreme III

fonte: cousar 1000 w reais

Sempre rodei league of legends na configuração máxima a ums 240 fps pra mais quando colocava o fps em referencia, agora ele fica travado em 60 e direto cai pra 30~40, instalei todos os drivers de vídeo os coolers estão funcionando normal, não sei mais o que fazer e alguém pode me dar uma luz ao que pode estar ocorrendo?

Verifique se o V-Sync está ativado, pois ele limita os FPS a 60 (no caso de monitores com taxa de atualização de 60Hz). Porém, isso não explica a queda em FPS. Verifique também, se o SLI está ativado via driver e confira no GPU-Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pouco, comprei duas HD 7970 da XFX(black edition clockadas em 1GHz)

Os problemas começaram quando liguei meus 3 monitores nelas. Após uns 10 segundos de iniciar o Windows, o fan dispara a 100%, e em 15 o sistema todo desliga ou trava.

Com um monitor só, dá pra navegar na internet e tudo, mas no momento que eu abro algum aplicativo... olha só:

unstable.png

Além de oscilar, elas batem 100 Graus.

Deixei bem separadas, num gabinete muito bem refrigerado.

Config:

i7 3770K em Stock por enquanto ;-)

2x XFX 7970 BE

8GB G.Skill Sniper 1600MHz

Fonte HX1050

Cooler da CPU: Zalman 9900 MAX

HAF 932 Advanced

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Atualize a BIOS da placa mãe

- Tenha isntalado no seu gabinete, todos os coolers que é possivel inserir, fazendo com que o ar entre pela frente e saia por traz, compre coolers de 80~ 100 ~ 120mm, não sei quais cabem ae na sua maquina...

- Ligue o sistema com a GPU integrada com a Mobo se tiver, ou só com 1 7970, para testar

- Use pasta térmica de prata, artic 5 ou semelhante na CPU...

- Teste em outras tomadas da sua casa, pode ser possivel que a energia total não esteja chegando até o PC

- Seria legal um filtro de linha Clamper ou um No-break de 2kVA Senoidal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal me ajudem aqui:

Fiz um SLI de 660,msa porém o uso das VGA's não passa de 75% jogando BF3,e as vezes cai pra menos de 30% de porcentagem de consumo..

Consequentemente o FPS cai bastante,dando aquelas travadas..

O uso da VGA só fica perto de 100%,quando eu desligo o V-Sync,mas com ele desligado,a sobreposição de quadros fica horrível...

Alguma dica?

To usando o I5 2500K com 4,4 Ghz..

Veja:

semttulozx.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal me ajudem aqui:

Fiz um SLI de 660,msa porém o uso das VGA's não passa de 75% jogando BF3,e as vezes cai pra menos de 30% de porcentagem de consumo..

Consequentemente o FPS cai bastante,dando aquelas travadas..

O uso da VGA só fica perto de 100%,quando eu desligo o V-Sync,mas com ele desligado,a sobreposição de quadros fica horrível...

Alguma dica?

To usando o I5 2500K com 4,4 Ghz..

Veja:

semttulozx.jpg

Muito estranho, pois um Core i5-2500K a 4.4GHz não gargala nem SLI de GeForce GTX 670, quanto menos um de GTX 660 (ainda mais "non" Ti)... Está com os drivers atualizados? Formatou o PC após trocar de placa-de-vídeo (para apagar restos de drivers antigos)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho, pois um Core i5-2500K a 4.4GHz não gargala nem SLI de GeForce GTX 670, quanto menos um de GTX 660 (ainda mais "non" Ti)... Está com os drivers atualizados? Formatou o PC após trocar de placa-de-vídeo (para apagar restos de drivers antigos)?

Sim,estou com os drivers atualizados..

Eu tinha somente uma 660,ai formatei e instalei o Win 8,faz uns 2 meses isso,agora essa semana,eu peguei outra 660,quando ela chegou eu somente espetei ela no terçeiro slot PCi-e,coloquei a ponte e habilitei o SLI no painel de controle da Nvidia...

Teria alguma outra opção pra se habilitar,ou alguma configuração extra?

Coloquei GRID(jogo de corrida),e as placas ficam quase sempre acima de 98%..

Tenho Dead Space 2,mas nem testei nele......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal me ajudem aqui:

Fiz um SLI de 660,msa porém o uso das VGA's não passa de 75% jogando BF3,e as vezes cai pra menos de 30% de porcentagem de consumo..

Consequentemente o FPS cai bastante,dando aquelas travadas..

O uso da VGA só fica perto de 100%,quando eu desligo o V-Sync,mas com ele desligado,a sobreposição de quadros fica horrível...

Alguma dica?

To usando o I5 2500K com 4,4 Ghz..

Veja:

semttulozx.jpg

BUG do BF3 =) (a não ser que isso aconteça em outros games tambem)

no meu SLI de GTX560 da a mesma *****, da uns lag violento no BF3 em qualquer configuação grafica... mas em qualquer outro game roda lisinho *-*

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BUG do BF3 =) (a não ser que isso aconteça em outros games tambem)

no meu SLI de GTX560 da a mesma *****, da uns lag violento no BF3 em qualquer configuação grafica... mas em qualquer outro game roda lisinho *-*

Também to achando isso Luis_sbo,no single roda legal,mas no multiplayer fica desse jeito,o escalonamento fica uma porcaria aqui..

Daqui a pouco a unia solução vai ser desativar o SLi quando for jogar BF3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...