Ir ao conteúdo

Arco voltaico em tomadas

victormantuaneli

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Venho aqui com mais uma dúvida. Na fonte do meu notebook, algumas vezes que a conecto na rede elétrica, ocorre um grande faiscamento em um dos condutores. Tem vez que é tão violento que até uma fumacinha sai.

Gostaria de saber, de modo teórico, porque isso acontece.

Penso que por ser só algumas vezes, possa ser que quando o capacitor dela tá carregado com uma carga (+- por exemplo), quando é plugada rede que no momento a oscilação está em (-+), ocorre o descarregamento na tomada. Estou certo, ou só falei bobagem?

Postado

Se eu não me engano, esse processo ocorre devido a uma "Ruptura dielétrica",e neste caso do ar, isso ocorrre quando o ar perde sua propriedade de isolação (não consuzir eletricidade) É muito comun em aparelhos que utilizam uma corrente muita alta criando uma grande Piferença de Pontecial (DDP), e na hora de (prinicipalmente) desligalos da tomada, ou ligalos, é possivel observar esta reação, que nada mais é que um "micro trovão". Os trovões (raios elétricos durante a chuva) são exatamente este efeito, ocorrendo quando existe uma grande diferença de pontecial (DDP) entre as nuvens e a terra, os raios podem ocorrer nos dois sentidos, da nuvem para terra e até mesmo da terra para a nuvem.

Para tentar lhe orinetar sobre a parte teórica:

http://plato.if.usp.br/~fge0211n/Main_Site/Extras/Extras_files/Ruptura%20diele%CC%81trica.pdf

Postado

isso acontece por ser uma fonte chaveada

se coincidir o momento de ligar com o maximo de tenso e ainda o condensador de filtro do rectificador de entrada estiver descarregado

neste caso a corrente instantanea e nuito elevada e provoca esse efeito

Postado

Uma curiosidade, as fontes de notebook tem PFC ativo? Pelo que li se a fonte não tem um circuito para esta correção ela apresenta um consumo grande em pequenos intervalos de tempo, o que poderia causar esta faísca eu acredito.

• Membro VIP
Postado

A corrente de partida (no inglês inrush current) em uma fonte de alimentação típica como essa do notebook, tem muito a ver com seu capacitor de entrada, que descarregado demanda muita corrente, às vezes acima de 20 vezes a corrente nominal, para carregar o mesmo..

Postado

Aqui sai faisca e até papoco forte as vezes:D não sei em que apostila eu vi mas fala que da para evitar arco votaico colocando um capacitor ligado entre fase e neutro.

isso da certo?

Postado

Ao se conectar a tomada, normalmente vibramos a mão e ocorre um "liga-desliga" muito rápido, como um repique de uma bolinha de ping pong. Isto, aliado a carga dos capacitores e ao pico maximo da tensão vindo da rede provoca uma corrente alta que acaba de causar a ruptura do dielétrico do ar como citaram todos os nossos amigos acima. Conecte e em seguida desconecte e conecte novamente e voce perceberá que o efeito diminue. Os capacitores da fonte estarão parcialmente carregados o que diminue o efeito.

Abraços

Postado

Galera, obrigado pelas respostas. Mas então o que eu disse sobre os capacitores não tem nenhum fundamento, correto?

A respeito do PFC eu não sei, mas ela é full range e só esquenta na demanda do notebook. Sobre a ideia do felipe236 de colocar um capacitor, já ouvi falar mas nunca tentei. Quanto à teoria da "mão tremendo" acredito que não seja.

Com todo respeito, todas essas informações me deixaram mais confuso ainda...:wacko:

• Membro VIP
Postado

Isso dai é completamente normal e acontece com tudo que é equipamento que tem fontes chaveadas na entrada, seu monitor, seu televisor, seu PC..

Nos outros você nunca notou porque todos tem, de um modo ou de outro, botão liga/desliga e esse arco, se acontecer, acontece lá dentro dessa chave liga/desliga, e ai você nunca vê..

Não tem o que fazer. Use... Somente use, nada mais..

E, se quiser nunca mais ver esse pipoco, nem a faísca, coloque seu notebook num filtro de linha e depois de plugar a fonte no filtro, ligue a chave desse filtro.. Pronto.. Sumiu o problema...

Postado
Isso dai é completamente normal e acontece com tudo que é equipamento que tem fontes chaveadas na entrada, seu monitor, seu televisor, seu PC..

Nos outros voc~e nunca notou porque todos tem, de um modo ou de outro, botão liga/desliga e essa arco, se acontecer acontece lá dentro dessa chave liga/desliga, e ai você nunca vê..

Não tem o que fazer. Use... Somente use, nada mais..

E, se quiser nunca mais ver esse pipoco, nem a faísca, coloque seu notebook num filtro de linha e depois de plugar a fonte no filtro, ligue a chave desse filtro.. Pronto.. Sumiu o problema...

Amigo, sei que isso é normal. Gostaria de saber o fenômeno que ocorre quando isso acontece. Tantas informações me deixaram confuso :wacko:

Postado

sabe como funciona um condensador ?

carregue um condensador de 10uF/500V com por exemplo 300V

agora pegue num fio e faça curto entre os terminais

esta a ver o que acontece? vai ouvir e ver a faisca , certo ?

quando liga essas fontes o que acontece e semelhante so que neste caso en vez de ser a descarga vai ser o facto de o condensador a ser carregado

se como disse antes, o condensador estiver descarregado e a tensão estiver no valor de pico a corrente vai ser muito elevada , por periodo curto , mas suficiente para sentir o efeito

note que o condensador descarregado vai parecer ao circuito de rede como um "curto"

ate se dar a carga

Postado

O que é você ja sabe, ruptura dielétrica, quando um obejto que não conduz eletricidade, passa a conduzir.

Em relação ao que faz com que isso aconteça na verdade é uma coisa bem simples, ao "ligar a tomada". Até q exista um contato suficiente da tomada e do plug do notebook, a corrente que o carregador do note vai necessitar (vulga corrente) vai provocar uma essa faisca (Ruptura dielétrica do ar) até que o contato entre os condutores da tomada e do plug seja suficiente para transmitir toda essa corrente, ja ouviu falar de grossura do fio? (Bitola, medido em centimetros pela ABNT e WAG internacionalmente), é a espessura minima de um condutor para que não exista aquecimento, derretimento e.... rupturas dielétricas (fuga de corrente, também ja ouviu falar?). Você pode perceber esse acontecimento em todos equipamentos que consomem muita energia, e na maioria das vezes, em aparelhos que são sempre desligados e ligados da tomada, existe até uma mancha de queimado na tomada (como se fosse mancha de fumaça).

Em relação aos capacitores, eles amarzenam energia durante um curtissimo espaço de tempo (segundos e no maxim minutos), quando se armazena energia elétrica por mais tempo, são chamadas de baterias. Quando você passa um longo perido sem carrregar seu note e vai colcado para carregar, esse efeito vai acontecer do mesmo jeito, independete se existe algum capacitor carregado.

E... a nossa rede elétrica é 60Hz CA (Corrente alternada), isso significa q dentro de 1 segundo ela fica 30 vezes positiva e 30 vezes negativa, podendo deconsiderar então a hipotese de ter algum capacitor com carga oposta. Afinal capacitores de CA armazem energia independete se é positiva ou negativa, e capaciotores CC (DC em inglê e Corrrente Continua) armazenam energia tantoo + quanto -, anulando quando necessario como por exemplo: juntar as tensões +12V e -5V de uma fonte de PC para forncer +7V (usado em cooler para contralar rotação de uma forma manual).

Como a fonte do note é PFC, e tem poteções, experimente "brincar" de colocar só a pontinha do condutor na tomada, tira e coloca, tira e coloca...

Postado
O que é você ja sabe, ruptura dielétrica, quando um obejto que não conduz eletricidade, passa a conduzir.

Em relação ao que faz com que isso aconteça na verdade é uma coisa bem simples, ao "ligar a tomada". Até q exista um contato suficiente da tomada e do plug do notebook, a corrente que o carregador do note vai necessitar (vulga corrente) vai provocar uma essa faisca (Ruptura dielétrica do ar) até que o contato entre os condutores da tomada e do plug seja suficiente para transmitir toda essa corrente, ja ouviu falar de grossura do fio? (Bitola, medido em centimetros pela ABNT e WAG internacionalmente), é a espessura minima de um condutor para que não exista aquecimento, derretimento e.... rupturas dielétricas (fuga de corrente, também ja ouviu falar?). Você pode perceber esse acontecimento em todos equipamentos que consomem muita energia, e na maioria das vezes, em aparelhos que são sempre desligados e ligados da tomada, existe até uma mancha de queimado na tomada (como se fosse mancha de fumaça).

Em relação aos capacitores, eles amarzenam energia durante um curtissimo espaço de tempo (segundos e no maxim minutos), quando se armazena energia elétrica por mais tempo, são chamadas de baterias. Quando você passa um longo perido sem carrregar seu note e vai colcado para carregar, esse efeito vai acontecer do mesmo jeito, independete se existe algum capacitor carregado.

E... a nossa rede elétrica é 60Hz CA (Corrente alternada), isso significa q dentro de 1 segundo ela fica 30 vezes positiva e 30 vezes negativa, podendo deconsiderar então a hipotese de ter algum capacitor com carga oposta. Afinal capacitores de CA armazem energia independete se é positiva ou negativa, e capaciotores CC (DC em inglê e Corrrente Continua) armazenam energia tantoo + quanto -, anulando quando necessario como por exemplo: juntar as tensões +12V e -5V de uma fonte de PC para forncer +7V (usado em cooler para contralar rotação de uma forma manual).

Como a fonte do note é PFC, e tem poteções, experimente "brincar" de colocar só a pontinha do condutor na tomada, tira e coloca, tira e coloca...

HAHA, já fiz isso. Ela não ligou na 3ª vez. Como se ela tivesse desarmado. Após alguns segundos ela voltou a funcionar. Mas enfim, é isso assim. Minha dúvida foi muito bem sanada. Estou grato pela ajuda de todo pessoal. Acredito que isso não tenha ajudado só a mim, mas a um monte de gente que tinha essa mesma dúvida.

Postado

Bom, minha dúvida já foi sanada e acredito que os moderadores já possam fechar o tópico. Obrigado a todos.

Bom pessoal, o dinheiro do meu CR400 foi devolvido. Me devolveram 1.778,92 dilmas. Fiquei feliz, mesmo com todas as dores de cabeça que ele me causou. Afinal, paguei R$1.439,00 dele, ou seja, um lucro de 339,92 dinheiros por ter conseguido usar o MSI durante quase 1 ano kkk. Acabei comprando o Acer Timeline X 4820T. Assim que ele chegar vou tentar fazer um review bem legal dele, já que não há praticamente nada em português sobre ele.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...