Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desabilitar o HT de um CORE i3


Nav01

Posts recomendados

Caros colegas, desenvolvi uma macro no Word para ajudar um colega de trabalho na agilidade e conforto no desempenho de uma atividade de rotina mensal. Como os processadores das mais recentes estações de trabalho são Atlhon X2 dual core muitas estações estão usando apenas 50% da carga total de processamento, visto que o pacote Office da Microsoft não é otimizado para multiprocessamento. A macro, nessa situação, chega a ser executada com maior lentidão que um Pentium 4 de 3,0Ghz (os X2 são de 2,6GHz).

Com base nisso, resolvi comprar um notebook da plataforma Core, série i3 da Intel. Ocorre que o dual core da plataforma intel se transforma em 04 núcleos lógicos com o uso do HT (Hyper Threading) e o processo Winword.exe, no Gerenciador de Tarefas, está usando apenas 25% da carga total de processamento, ou seja, a capacidade dos 04 núcleos (100%) dividido por 04 (01 núcleo). O resto do processador fica quase todo ocioso, pois os demais aplicativos e processos correspondem de 1 a 2% de processamento. Graficamente, no Gerenciador de Tarefas, é uma barra gráfica cheia e outras 03 praticamente vazias correspondente aos demais processadores.

Recorri a BIOS, porém o Setup dela é muito fraco, como de costume nos notebooks. O software não fornece opção de desabilitar o HT para que fiquem apenas 02 núcleos físicos e a fatia pelo menos aumente para 50%, o que já daria um dual core de verdade.

Por meio de um outro fórum fiquei conhecendo um software chamado Process Lasso, que é muito bom, diga-se de passagem, porém todas as configurações que eu fiz foram incapazes de expandir o uso do Microsoft Word para mais de um núcleo (de todo jeito que eu tento não se passa de 25% de uso do processo winword.exe).

Gostaria que vocês me ajudassem com suas dicas a encontrar uma forma para a solução do meu problema, pois um processador de 2,53GHz, fatiado em 04, não chega nem a 700MHz para aplicações não otimizadas para multiprocessamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o modelo do i3.

Até onde eu sei o HT apenas dobra os núcleos, então ele deve ser dual-core 2,53 e com HT fica quad com 1,265.

quantoa desabilitar eu não sei como poderia fazer, mas a intel não é burra, quando um processadore pede mais potencia a prórpai tecnologia HT deve gerencia o processamento dentro do núcleo de forma que opere no próprio núcleo e no virtual.

No caso de isso que eu falei ser verdade apenas de um overclock no processador para tentar chegar mais perto dos 3.0ghz

Como se trata de um laptop, tome cuidade pois a refirgeração não deve ser das melhores, faça isso com muito cuidado pra não torrar o processador. monitore as temps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso o que eu enxergo no Gerenciador de Tarefas do Windows e no utilitário Process Lasso, apenas 25% de uso do processador. O Word e provavelmente todo o pacote de escritório da Microsoft não estão usando mais do que isso no meu processador.

Placas mãe de notebook permitem muito poucas configurações no Setup, parece até que existe de enfeite ou para não quebrar o protocolo. O Setup do BIOS de meu notebook não é exceção, não permitindo que se modifique nem o barramento e nem o multiplicador, ou seja, não é possível aumentar a velocidade do processamento.

post-877147-13884959528365_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri que a macro rodava lento na rede e foi lançada a macro no modelo Normal.dot (HD local) da estação de trabalho equipada com Athlon X2.

A tal estação está agora executando a macro super rapidamente, em pouco mais de 01 minuto, uma surra no P4 de 3,0GHz. O interessante é que eu observei o Gerenciador de Tarefas e o processo winword.exe continuava usando apenas 50% do processador e mesmo assim bateu um processador de maior freqüência usando 100% de carga processamento.

Eu estou começando a desconfiar da medição do Gerenciador de Tarefas. Outra possibilidade é que esses processadores atuais disponham de uma plataforma muito superior em desempenho em relação aos antigos processadores single core.

Quanto ao notebook, persiste o problema. Estarei lutando para descobrir se o problema está realmente na tecnologia HT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observei que o arquivo que estava sendo processado em meu notebook se encontrava no cartão de memória e que o arquivo que havia sido empregado para desenvolvimento da macro não era exatamente o mesmo.

Resolvidas as disparidades competitivas, executei a macro novamente e em meu notebook deu pouco mais de 02 minutos e meio, um desempenho bem inferior ao do Athlon 64 X2 dual core, mas tolerável. O problema é que, comparativamente, a estação de trabalho teve cerca de duas vezes e meia melhor desempenho, o que é uma diferença bem considerável. Talvez o HT não seja o responsável por toda essa inferioridade de processamento, mas certamente é o grande vilão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho! Se o meu notebook está usando tudo em cima do programa como o Athlon 64 X2 executou a macro em pouco mais de 1min e já o notebook executou a mesma macro em cima do mesmo arquivo em mais de 2,5min???

Ademais macros requerem o máximo do processador quando são executadas sem interface de comunicação com o usuário (não se aplica a formulários de preenchimento, portanto).

O bom de um sistema multicore é que o Sistema Operacional não trava e o usuário tem a liberdade para usar a máquina, pois um programa não utiliza todos os cores. Já em um sistema com processador de único núcleo o programa sobrecarrega toda a máquina.

O problema é que se um processador não for inteligente o suficiente a máquina poderá acabando sendo subutilizada pelo fato de usar menos núcleos do que o ideal para executar determinadas tarefas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito estranho! Se o meu notebook está usando tudo em cima do programa como o Athlon 64 X2 executou a macro em pouco mais de 1min e já o notebook executou a mesma macro em cima do mesmo arquivo em mais de 2,5min???

Ademais macros requerem o máximo do processador quando são executadas sem interface de comunicação com o usuário (não se aplica a formulários de preenchimento, portanto).

O bom de um sistema multicore é que o Sistema Operacional não trava e o usuário tem a liberdade para usar a máquina, pois um programa não utiliza todos os cores. Já em um sistema com processador de único núcleo o programa sobrecarrega toda a máquina.

O problema é que se um processador não for inteligente o suficiente a máquina poderá acabando sendo subutilizada pelo fato de usar menos núcleos do que o ideal para executar determinadas tarefas.

Primeiramente um excelente dia, caro amigo!

Quando começei a ler sobre sua história, até assutei. Lhe juro que ler "o Athlon x2 dual core foi mais lento que o famigeradoPentium 4"... rapaz, me deu uma vontade louca de correr para o ultimo andar de um prédio de 50 andares e pular de cabeça no chão. :D

Brincadeiras a parte... as plataformas atuais são sim muito mais efetivas que as de antigamente. O pentium 4 não foi exatamente um processador, ele foi um frankstein subdesenvolvido. Só para ter ideia, um P4 perdi para um P3 de mesmo clock. :eek:

O que o P4 faz, o Athlon x2 faz com folga e sorrindo em single thread, o fato de ter dois núcleos então... xiii, é uma surra. Só para ter ideia, se fosse single core este Athlon, ele seria muuuuuito, mas muuuuuuuuito mais rápido, mesmo com menor frequência no clock.

Sobre o gerenciador de tarefas... você está certo. Usando como base de 100% 4 núcleos, somente um núcleo sendo utilizado representa 25%. Só que este núcleo está sendo 100% utilizado e não 50% como no caso do Athlon. Então em teoria e em prática, o core i3 está mais lerdo mesmo, pois precisa de 100% de um núcleo para realizar a tarefa.

Sobre o core i3. Qual modelo de notebook você comprou? O problema com certeza não é do processador.

Minha pergunta se dá pelo seguinte... qualidade dos componentes eletrônicos é extremamente importante. Boa engenharia para definir as distâncias exatas de determinados componentes, localização, etc... tudo isto influencia demais, demais mesmo, no desempenho do conjunto. Outros fatores muito importantes também são as memórias (de qualidade ou xingling), hd (os de note normalmente são 5400rpm enquanto dos desktops são 7200rpm). Tem mais mas estes são os principais.

O core i3 é mais rápido sim que o Athlon x2 clock a clock, mas também não é o cão de Deus como as pessoas pensam. Ele é bom, mas não chega a ser excelente custo x benefício.

Em tese ele deveria ser mais rápido... se fosse desktop. Como estamos comparando um note com desktop, fica um pouco mais complexo, pois desktops ainda tem uma série de vantagens sobre os notes no quesito desemepenho (pouco comparado a antigamente, mas tem).

Sobre o core i3 e seu HT. HT ou HyperThreading é uma tecnologia onde um núcleo possui um núcleo virtual. Este núcleo virtual não consegue trabalhar sozinho, mas quando o núcleo principal pega uma tarefa que pode ser dividida em partes, algumas destas partes são recebidas pelo núcleo virtual e este as processa para juntar com as partes processadas pelo núcleo principal. O núcleo virtual depende do principal, inclusive de seus recursos (cache, fp, etc).

Desativá-lo não traz nenhum benefício para você... pelo contrário. Em single-thread (como este excel em pauta), você jamais utilizará o núcleo virtual ou HT, mas em multi-thread ele fará diferença.

Sobre o excel... qual a versão? O 2007 já tem funções multi-thread (acredito que não sejam tão efetivas... mas tem). Se for 2010, aí sim você vai pra galera. :lol:

Sobre a lentidão inicial... arquivos executados pela rede são muito bons no quesito facilidade. Mas tenham cuidado com a forma que a rede é utilizada e como ele foi estruturada. Se a estrutura foi mal planejada e montada, vocês terão sempre lentidão ao precisar de carga na rede. Isto será mais perceptível a medida que mais computadores precisarem utilizar a rede.

Sobre o processador ser inteligente o suficiente... a inteligência depende mais de quem está programando do que do processador em sí. Ele não faz milagres, apenas executa tarefas. Se o programa foi criado no intuito do multi-thread, então um processador multinúcleo o fará muito bem feito. Se o programa foi feito em single-thread, aí estou esperando um milagre humano de inventar um processador que consiga dividir as tarefas e reuní-las sem diretivas.

Bom... estamos aí.

Forte abraço e espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Hausak, boa tarde!

Acredito que haja um equívoco da sua parte, pois embora o Microsoft Excel (assim como outros componentes do Office) aceite programação VBA, o arquivo teste utilizado foi no formado proprietário do Microsoft Word.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de que me informasse (se é q você dispõe dessa informação) se todo o pacote Microsoft Office 2007 consegue trabalhar em multi-threading ou se esse atributo se restringe ao Excel.

Adicionalmente, acredito que o VBA (Visual Basic for Aplications) é um módulo que roda independente e, se isso for verdade, tal módulo em específico também deve ser otimizado para multi-threading.

O meu notebook é um Dell com tela de 15,6", modelo Inspiron 15R, com 4GB de memória RAM 1333MHz, HD Samsung de 5400rpm (modelo HM321HI). É o notebook mais frio que já experimentei.

Eu me admirei como a navegação no Firefox, que é o navegador mais pesado, utiliza no máximo 3% do processador. Eu tenho um desktop Semprom 3000+ (1,8GHz) que, quando observo lentidão, recorro ao Gerenciador de Tarefas e observo o processador rodando a 100% de carga. E isso por causa de uma simples navegação na Internet!!! É horrível!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caro Hausak, boa tarde!

Acredito que haja um equívoco da sua parte, pois embora o Microsoft Excel (assim como outros componentes do Office) aceite programação VBA, o arquivo teste utilizado foi no formado proprietário do Microsoft Word.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de que me informasse (se é q você dispõe dessa informação) se todo o pacote Microsoft Office 2007 consegue trabalhar em multi-threading ou se esse atributo se restringe ao Excel.

Adicionalmente, acredito que o VBA (Visual Basic for Aplications) é um módulo que roda independente e, se isso for verdade, tal módulo em específico também deve ser otimizado para multi-threading.

O meu notebook é um Dell com tela de 15,6", modelo Inspiron 15R, com 4GB de memória RAM 1333MHz, HD Samsung de 5400rpm (modelo HM321HI). É o notebook mais frio que já experimentei.

Eu me admirei como a navegação no Firefox, que é o navegador mais pesado, utiliza no máximo 3% do processador. Eu tenho um desktop Semprom 3000+ (1,8GHz) que, quando observo lentidão, recorro ao Gerenciador de Tarefas e observo o processador rodando a 100% de carga. E isso por causa de uma simples navegação na Internet!!! É horrível!!!

Excelente tarde!

Rapaz, não é que me equivoquei mesmo. Estava conversando com um contador assim que terminei de ler as mensagens de seu tópico e acabei fixando o "excel" em mente. Desculpe-me.

No entando, troca o excel pelo word que o conceito do que escrevi foi para o word e na diferença de desempenho entre seu note e o desktop com Athlon II. Eu pensei nele mas digitei excel.

Bom... o excel é uma planilha avançada que permite diversos tipos de trabalho, inclusive usando VBA. Não fiz citação ao VBA (acho que agora você se equivocou), mas o excel é otimizado (como disse em postagem anterior, não tanto) para multi-thread e, provavelmente, o VBA também.

Sobre seu note, perguntei somente por curiosidade mesmo. A Dell tem uma excelente estrutura e qualidade nos produtos. Isto somente me deixa a crer que o limitador de desempenho do seu note é o HD.

Sobre o limitador de desempenho ser o HD, na atualidade, mesmo em altas velocidades, ele continua sendo o nosso maior limitador de desempenho. Reduzidos as rotações então, aí que ajuda mesmo a cair este desempenho.

Apenas comentando para finalizar, tenho um sempron mobile 2400+ rodando muito bem windows 7. Acredito que tenha problema com seu micro ou de estática nas peças, ou problemas de registro ou mesmo distribuição de energia aos componentes (isto se não tiver algum componente danificado prestes a estragar), pois ele deveria ter um desempenho melhor que meu mobile. Não entenda que ele é ruim, mas precisa de carinho... nunca ele será tão rápido quanto seu note, mas ele deveria estar cumprindo pelo menos com as tarefas simples.

Como último comentário, qual versão do firefox? A versão 4 eu achei maravilhosa (poderia ser melhor, mas está muito boa).

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando disse que o VBA roda independente quis dizer que , embora só rode de forma vinculada a aplicativos, ele possua o seu próprio motor de processamento (embora nunca tenha visto o processo rodando através do Gerenciador de Tarefas. (posso ainda estar errado).

Uso o Firefox 4.0. O meu desktop usa 2GB de memória RAM DDR I. Adquiri ele em um negócio com apenas 1GB de RAM e acrescentei mais um módulo. A rede onboard dele é horrível e, mesmo sem rede, o led laranja fica aceso. Toda vez que ligava o computador tinha que pedir para o Windows diagnosticar a rede. Às vezes tinha que solicitar o diagnóstico várias vezes até que a rede funcionasse. Comprei uma placa de rede PCI e agora funciona legal. A interface de vídeo é AGP, rodando uma Geforce FX-5500. Quando tento rodar o Índice de Experiência do Windows o Sistema informa que o computador não possui o suporte multimídia necessário para que ele seja classificado. Note que se trata de um K8 (soquete 754, se não me falha a memória). Portanto, não é o Semprom do soquete 939 (plataforma dos X2 e dos Phenom).

Sobre a plataforma K8 tenho a destacar o fraco desempenho das memórias (no caso do meu computador, DDR400). Quem gosta de surfar com várias abas abertas no navegador, se não tiver módulos eficientes e de boa capacidade, certamente sentirá uma grande lentidão no processamento dos dados, visto que os mesmo não possuem uma boa fluidez. Em outras palavras, não posso botar toda a culpa no Semprom, pois o problema deve estar em todo o conjunto. Aqui o conjunto não faz a força e sim a fraqueza. rsrsrs

OBSERVAÇÃO: Fineza visitar o post do Celeron, o criador do post está aguardando a sua resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quando disse que o VBA roda independente quis dizer que , embora só rode de forma vinculada a aplicativos, ele possua o seu próprio motor de processamento (embora nunca tenha visto o processo rodando através do Gerenciador de Tarefas. (posso ainda estar errado).

Uso o Firefox 4.0. O meu desktop usa 2GB de memória RAM DDR I. Adquiri ele em um negócio com apenas 1GB de RAM e acrescentei mais um módulo. A rede onboard dele é horrível e, mesmo sem rede, o led laranja fica aceso. Toda vez que ligava o computador tinha que pedir para o Windows diagnosticar a rede. Às vezes tinha que solicitar o diagnóstico várias vezes até que a rede funcionasse. Comprei uma placa de rede PCI e agora funciona legal. A interface de vídeo é AGP, rodando uma Geforce FX-5500. Quando tento rodar o Índice de Experiência do Windows o Sistema informa que o computador não possui o suporte multimídia necessário para que ele seja classificado. Note que se trata de um K8 (soquete 754, se não me falha a memória). Portanto, não é o Semprom do soquete 939 (plataforma dos X2 e dos Phenom).

Sobre a plataforma K8 tenho a destacar o fraco desempenho das memórias (no caso do meu computador, DDR400). Quem gosta de surfar com várias abas abertas no navegador, se não tiver módulos eficientes e de boa capacidade, certamente sentirá uma grande lentidão no processamento dos dados, visto que os mesmo não possuem uma boa fluidez. Em outras palavras, não posso botar toda a culpa no Semprom, pois o problema deve estar em todo o conjunto. Aqui o conjunto não faz a força e sim a fraqueza. rsrsrs

OBSERVAÇÃO: Fineza visitar o post do Celeron, o criador do post está aguardando a sua resposta.

Vou responder somente ao seu comentário do sempron, pois estamos fugindo do tópico.

Os Phenom I são soquete 940. Athlon II e Phenom II são soquete 940 e 938 (somente os primeiros são 940). O seu sempron utiliza a mesma arquitetura que o sempron de meu note, porém um é para desktop e outro note, o que implica que o seu é mais rápido.

Você já começou citando detalhes importantes para a lentidão de seu conjunto. Provavelmente, acredito seriamente mesmo, sua placa mãe está com problemas (possível que seja ou na ponte sul, ou no super IO ou no caminho).

A arquitetura é excelente, é uma das melhoras da época... batiam bonito nos Pentium 4.

Voltando ao tópico, ainda tem alguma dúvida sobre o seu note ou preferiu deixar o HT habilitado mesmo?

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, depois que você disse que não há vantagem alguma em desabilitar o HT fiquei em dúvida. Acho que estou mais conformado.

Observei um problema recente no meu notebook: de vez em quando soa um som estranho e eu não sei de onde parte, se é do fórum ou de um complemento do Firefox. Eu sei que toda a vez que ocorre isso a entrada de dados (teclado) perde o foco e eu tenho que sair da janela do navegador e retornar novamente para o teclado responder. Entenda por sair da janela fazê-la perder o foco ativando outra janela, área de trabalho, barra de tarefas etc. e não fechar o navegador e abrí-lo novamente. Esse problema não tem surgido quando eu surfo em outros navegadores (sem o Firefox aberto).

Por fim, gostaria de saber se a arquitetura do meu note permite um futuro upgrade para a substituição do atual processador por um CORE da 2ª Geração.

Não quero abrir um novo tópico, pois pode ser um problema que você conheça e, se caso positivo, gostaria de uma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pois é, depois que você disse que não há vantagem alguma em desabilitar o HT fiquei em dúvida. Acho que estou mais conformado.

Observei um problema recente no meu notebook: de vez em quando soa um som estranho e eu não sei de onde parte, se é do fórum ou de um complemento do Firefox. Eu sei que toda a vez que ocorre isso a entrada de dados (teclado) perde o foco e eu tenho que sair da janela do navegador e retornar novamente para o teclado responder. Entenda por sair da janela fazê-la perder o foco ativando outra janela, área de trabalho, barra de tarefas etc. e não fechar o navegador e abrí-lo novamente. Esse problema não tem surgido quando eu surfo em outros navegadores (sem o Firefox aberto).

Por fim, gostaria de saber se a arquitetura do meu note permite um futuro upgrade para a substituição do atual processador por um CORE da 2ª Geração.

Não quero abrir um novo tópico, pois pode ser um problema que você conheça e, se caso positivo, gostaria de uma resposta.

Sobre o firefox já ví muitos problemas parecidos... normalmente não era problema físico, mas de erros na instalação de determinado aplicativo, incompatibilidade, etc... fica um pouco complicado lhe dizer o que é sem realmente ver acontecendo. Para o momento, a única coisa que posso lhe orientar, é baixar o advanced system care, utilizar o iobit uninstall e fazer um powerfull scan para deletar entradas de registro.

Após isto, renicie o micro, execute o advanced system care e clique no botão bem grande escrito "Já". Após concluir todas as tarefas, instale a versão mais recente do firefox e verifique se isto continuará a acontecer.

Sobre seu futuro upgrade, tem como sim... trocando de note. :mellow:

Infelizmente retrocompatibilidade não é uma parceria que a Intel goste. Trocou de arquitetura, tem que trocar de mobo também. Para se ter ideia, até na época dos core 2 duo isto aconteceu... para pegar um c2d melhor, tinha que trocar a placa mãe. :mad:

Sobre o HT, minha dica é que realmente não vale a pena desabilitar. Ele é benéfico (em alguns casos, mas é). Tendo ele habilitado, o máximo que irá acontecer, é não utilizar.

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o correto seria que eu tivesse configurações opostas em relação ao desktop e note, pois quando há mudança na plataforma em um desktop você troca placa-mãe e, em raros casos, a memória. Já quanto a um notebook, tendo em vista o posicionamento das portas USB, de áudio, HDMI etc. peculiares a cada placa-mãe você realmente é obrigado a trocar de note, a não ser q você se disponha a furar o gabinete, o que, além de dificultoso, invalida a garantia e pode comprometer a sua tradicional elegância.

O problema é que um notebook equipado com processador Phenom é muito caro em relação aos Core i3 e i5. As opções de X2 ou Turion para note são fracas (em lojas tradicionais) e X3 acho que nem exista. Se você quiser um X2 ou Turion decente vai ter que comprá-lo a vista ou recorrer aos juros do parcelamento, além de ter que comprar em lojas virtuais menos tradicionais ou no Mercado Livre (entre outros sítios de leilão). A dificuldade de encontrar esses equipamentos se torna maior quando na configuração envolve tela de 15,6".

De qualquer forma o soquete AM3 dos Phenom já deve estar com seus dias quase contados, tendo em vista o lançamento dos novos processadores Bulldozer, que não devem ser compatíveis com a plataforma atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está se esgotando o prazo de devolver o note por arrependimento (07 dias, não sei se corrido ou dias úteis).

Vi no sítio da Dell que está disponível a 2ª Geração de notes 15R, com opção de personalização de tampa e USB 3.0 (não sei se está disponível a interface no Brasil). Além do mais, a série conta com os novos Core da 2ª Geração.

Um note no mesmo preço é o equipado com Core i3 2,1GHz, de menor frequência do que o meu processador atual (Core i3 2,53Ghz). Certamente ganharei em plataforma e upgrade, mas perderei no desempenho geral inicial (sem considerar futuros upgrades).

Testei o note sem a tecnologia SpeedStep (configuração disponível na BIOS) e o tempo de execução da macro para o mesmo arquivo testado baixou para 2min9s. Como a estação desktop realizou a mesma tarefa em 1min9s a diferença foi exatamente de 1min.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato, CougaSama. Pelo jeito deixou de ser visitante apenas com o intuito de me ajudar.

Em casa o ideal é poupar a vida útil da bateria, fazendo-se um descarregamento total da bateria a cada 02/03 meses.

Ocorre que o Índice de Experiência do Windows dá nota 6,8 para o processador (componente melhor avaliado), 5,9 para HD e RAM, 4,6 para o desempenho do Windows Aero e 5,3 para Gráficos de jogos, o que sugere que qualquer componente possa servir de gargalo para o processador. Dessa forma, o processador poderia estar sendo subutilizado pela lerdeza de algum outro componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por meio do fórum, um usuário tentou tirar as suas dúvidas a respeito de seu processador, se ambos os núcleos estavam funcionando. Ele disse que, atráves de pesquisas na net, descobriu uma forma de ver os núcleos do processador.

Foi quando pensei: Essa é a minha oportunidade de testar o note sem o HT. No MSConfig, Opções Avançadas (no Win 7 fica na aba Inicialização do Sistema), consegui alterar a inicialização para apenas 02 CPUs.

Reiniciei o Sistema e a macro rodou em 1min59s. Ainda distante da performance do Athlon 64 X2 (isso mesmo, K8), pelo menos teve um desempenho 8,4% superior à configuração com 04 cores.

O problema é que eu acho que esse desempenho de 8,4% possa não compensar no uso de outras aplicações ou multitarefas, onde o HT possa ser útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro moderador, já descobri e até mostrei como fazer em caso de alguém querer desabilitar algum núcleo do processador.

Queira, por gentileza, fechar o tópico, haja vista a falta de participação.

Caso alguém queira acrescentar algo, favor entrar em contato comigo para que eu analise e solicite junto à equipe de moderação a reabertura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o HT, minha dica é que realmente não vale a pena desabilitar. Ele é benéfico (em alguns casos, mas é). Tendo ele habilitado, o máximo que irá acontecer, é não utilizar.

Forte abraço!

Com todo respeito, mas eu por experiencia propria com meu Pentium 4 HT 3.0 GHZ posso afirmar que a tecnologia Ht foi maior porcaria que ja inventaram! Eu quando usei recentemente ela ativada via um enorme lentidao em jogos antigos tipo tomb raider II, starcraft e alguns nao estão antigos como colin macrae 4 e etc. E no proprio windows muito mais lantente que um pentium normal ou com HT desabilitado, então não acredito que essa tecnologia marketeira da intel agora ressucitada dos infernos vá ajudar o camarada nas suas atividades já que no caso dele ele tem um processador top de linha com 2 núcleos reais não vendo necessidade para 2 virtuais, nem eu vejo necessidade nisso e olha que HT foi criado pra ajudar o lentium 4 na epoca mas pelo visto so foi market..

Bom agora o fato da pergunta do rpz, nao sei desabilitar o seu ht, porque placa-mãe é diferente, mas comece acreditando que o seu processador não deve ser dos melhores e um amd althon x2 mesmo defasado foi e sempre será um dos super processadores da epoca! que nem os pentium 3 x pentium 4 você vai ver que o pentium 4 era mais lento que althon ou pentium 3, eu ja tive ambos posso afirmar, ate meu pai tb notava, e axava bizarro um pc p4 de 3000 reais ser mais lento que pentium 3 que foi trocado e tal! era agustiante ter sido enganado daquele jeito!

Então quem sabe nao pode ter sido isso, aqui mesmo ja temos 2 comentarios parecidos referentes a isso! Altho x2 é processador mais que perfeito que alguem tenha criado, como foi os pentium 3 núcleo coopermine! ai vai de você tentar atualizar o programa pra ver se corrige essa falta de otimização ou se conformar com o desempenho como está .. não so especialista em pc mas uso a muito anos e conheço desde 486 a quad core e vejo que sempre uns são perfeitos e outros estranhos ..

vou ate criar um topico referente ao HT agorinha mesmo se quiser pode conferir eu tb não me dou bem com ela então vamos tentar tirar a limpo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!