Ir ao conteúdo

Fonte simples...problema.

The Great

Posts recomendados

Postado

Bom dia senhores,

tenho aqui um circuito extremamente simples, mas que vem causando problemas lá onde estudo. O esquema é fazer uma fonte, sem transistor, zener, nada disso, apenas usando trafo, diodo e capacitor. Até aí tudo bem, o problema foi o esquema que o professor passou...discuti com ele que não era possível que funcionasse dessa maneira, porque eu sempre aprendi q primeiro se faz a retificação pra depois fazer a filtragem. O esquema do professor coloca um capacitor eletrolítico em corrente alternada!! (logo na saída do trafo) fazendo sei lá o que, e só depois entra o diodo. O esquema ta na figura em anexo (não consegui upa pro imageshack).

Sinceramente, nunca vi isso. Eu disse que se ligasse poderia causar um estouro ou vazamento do capacitor, que pra ter aquele formato de onda continuo (filtrado) o capacitor teria q vim depois do diodo, ele disse q não necessariamente, e ligou. Pra minha infelicidade o cap. não fez nenhuma das ações citadas, e pior, o motorzinho q era pra girar, girou!! Mas aí eu pensei, e quero ve se concordam comigo: O que pode ter acontecido é que o capacitor estaria alí de "enfeite" e a saida é na verdade uma corrente continua pulsante (meia onda), por esse motivo o motor girou... mas não consigo achar argumentos que me façam acreditar que na saída teriamos aquele suposto formato de onda.

Então pergunto: Sou eu ou ele que está errado?

post-4232-13884959619083_thumb.png

Postado

pelo que sei nao se aplica corrente alternada em capacitor polarizado,pois isso faz ele simplesmente explodir,isso ja aconteceu muito aqui comigo kkkkkkkkkkkkkkkkk,bom este esquema esta muito estranho,se ainda fosse um despolarizado tudo bem....

Postado
pelo que sei nao se aplica corrente alternada em capacitor polarizado,pois isso faz ele simplesmente explodir

Pois é, também acho...mas o professor insiste em dizer q ta funcionando perfeitamente :angry:

Postado

realmente gostava de perceber o que vai na cabeça desse professor

esse circuito de rectificador e filtro vai para o Guiness

agora percebo a razao de muitas perguntas que se fazem aqui

com professores assim !!!!!!

ja agora peça-lhe a explicaçao teorica desse circuito.

na saida vai ter a corrente rectificada meia onda

Postado

Sinceramente, nunca vi isso. Eu disse que se ligasse poderia causar um estouro ou vazamento do capacitor.

Não estoura ou vaza, apenas teria problema se você exeder a tensão que ele suporta que é bem perigoso em CA. Por exemplo pra uma fonte de 12V CC temos 24V em CA

saida é na verdade uma corrente continua pulsante (meia onda), por esse motivo o motor girou...

Seria isso mesmo, aqui uma simulação pra você mostrar pro seu Prof.

post-92594-13884959622813_thumb.png

Postado
Não estoura ou vaza, apenas teria problema se você exeder a tensão que ele suporta que é bem perigoso em CA. Por exemplo pra uma fonte de 12V CC temos 24V em CA

Seria isso mesmo, aqui uma simulação pra você mostrar pro seu Prof.

pois mas o simbolo que esta no esquema inicial e de condensador polarizado e como esta ligado a Ca vai dar estouro mais cedo ou mais tarde,

dependendo das suas caracteristicas

se tem duvidas experimente

esta nao percebi pode explicar ?

" Por exemplo pra uma fonte de 12V CC temos 24V em CA"

Postado

Cara, sinto um alívio vendo que nao estou errado...amanha vou discutir com ele de novo...não consigo acreditar que ele ta exlicando isso pra turma, quando ele apresentou esse esquema achei q ele tivesse se enganado, mas quando comentei sobre o erro e ele disse: "não, é assim mesmo" juro q nao acreditei...

Postado

como pedi atras peça para explicar o funcionamento do circuito e o que esta a fazer essse condensador polarizado

ja agora verifique o valor desse condensador, tensão e temperatura de funcionamento

Postado
pois mas o simbolo que esta no esquema inicial e de condensador polarizado e como esta ligado a Ca vai dar estouro mais cedo ou mais tarde,

dependendo das suas caracteristicas

se tem duvidas experimente

esta nao percebi pode explicar ?

" Por exemplo pra uma fonte de 12V CC temos 24V em CA"

Para o simulador é indiferente se é ou não polarizado, visto que eu não tenho um modelo spice para um capacitor eletrolítico. Não há problema em colocar um capacitor polarizado em CA, normalmente é usado para filtros passivos de caixas acústicas, não é o ideal mas usam...

Uma fonte de 12V CA (RMS) terá 24V pico a pico que é o que importa em um capacitor, pois excede a tensão de isolação das placas. Por exemplo um capacitor poliéster de 100V DC não suporta mais do que 64V CA (pico a pico).

Postado
Para o simulador é indiferente se é ou não polarizado, visto que eu não tenho um modelo spice para um capacitor eletrolítico. Não há problema em colocar um capacitor polarizado em CA, normalmente é usado para filtros passivos de caixas acústicas, não é o ideal mas usam...

Uma fonte de 12V CA (RMS) terá 24V pico a pico que é o que importa em um capacitor, pois excede a tensão de isolação das placas. Por exemplo um capacitor poliéster de 100V DC não suporta mais do que 64V CA (pico a pico).

pois os filtros de ma qualidade fazem usam disso o que nao quer dizer que esteja correcto

uma tensão de 12V RMS nao tem 24V de pico a pico

onde aprendeu isso?

foi com o mesmo professor ?

Postado
12V RMS daria mais que 24 pico a pico, na verdade é 12 x1,41=16,9V pico. Neste caso teriamos 33,8V pico a pico

pois mas isso como viu e completamente diferente e vai ter implicaçoes nas condiçoes aplicadas ao condensador

mas esperemos pela explicaçao do professor para entender o que pretende com esse circuito

Postado

Ola querido amigo , voce mencionou um motor ligado a esse circuito .Quando o motor

girar vai induzir uma tensão contraria polarizando o capacitor e o mesmo nao vai explodir,

há uma troca de polaridade mas se ligar sem nada de carga o capacitor pode explodir...

Postado
Ola querido amigo , voce mencionou um motor ligado a esse circuito .Quando o motor

girar vai induzir uma tensão contraria polarizando o capacitor e o mesmo nao vai explodir,

há uma troca de polaridade mas se ligar sem nada de carga o capacitor pode explodir...

Melissa

interessante, muito interessante

infelizmente nao consegui perceber

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...