Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por dentro da "Mymax 230W" parte 2


FabioSom

Posts recomendados

Salve,

Eu precisava de uma fonte baratinha pra colocar no pc da minha sobrinha e acabei por comprar uma "mymax 230W" do ML.

Nunca comprem no ML, a fonte (vendida como nova) veio com o lacre violado datada de 09/10 e com uma garantia impressa pelo vendedor, claro sem nota fiscal. Comprem em loja com nota senão é loteria.

dsc032491.jpg

Sem a garantia, resolvi contribuir com o forum com o intuito de nos precaver de uma proxima braview (cada fonte era um projeto diferente).

----------------------------------------

Segue link do primeiro tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/olhando-mymax-230w/849327

Por ser de baixo custo é uma fonte bonita, preta com o fan laranja.

O que me assustou quando recebi a fonte foi o peso. Muito leve, algo entre 200 a 300gr.

Rótulo:

fig1t.jpg

A corrente rotulada está bem alta comparada com a "Pacific 200W", mas no meu caso estou considerando igual.

Vista geral da Placa:

fig2.jpg

Essa vista me deu medo. Muitos componentes jumpeados ou sem soldar, sem filtros no primario como as fontes de baixo custo.

Era melhor fazer o projeto sem esses espaço.

Primário

fig4.jpg

2 capacitores de 330uF x 200V em serie (equiv a a 165uF) e os diodos parecem ser o 1n4007.

O primário é bem similar a minha Fan Hung aposentada pelo Jorno malvado.

Nota: Diferente de Pacific que usa uma ponte retificadora, o diodo 1n4007 aguenta somente 1A, isso em 220V daria 220W no talo em 127V 127W .

Cade o Faller pra opinar?

Não deu pra ler por que os números estavam para baixo e eu não podia dessoldar.

Assim como a Pacific o primário tambem tem um varistor.

fig9.jpg

Transistor de chaveamento 13007b o mesmo da Pacific.

O detalhe que gostei foi o isolamento com mica e um anel acho que cerâmico no parafuso.

Solda

fig8.jpg

Está é a melhor parte, está bem limpa e sem gambiarras.

Secundário

fig5.jpg

Usa os CIs LM339LD e KA7500BD, acho que são bem padrões em fontes de baixo custo.

O KA7500BD é o mesmo conversor DC/DC da Pacific e das Fan Hung da vida. E o LM339LD tambem é um quadruplicador chines (ruim na minha opinião) sendo o mesmo da Pacific.

Capacitores EFC, não é renomeada mas não é ruim. Capacitores comum.

Cabeamento

fig10.jpg

fig11o.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Cabeamento simples, rústicos, curtos, com poucos conectores, mas bem feitos. Pelo preço e pra minha aplicação eu gostei. Me atende.

Somente 1 sata, se tiver DVD e HD SATA vai precisar de adaptador.

A fonte custou R$20,00 + frete.

Queria ter um osciloscopio pra medir os secundários.

Comparada com a Pacific o pior ponto que vi foi a retificação do primário com diodos ao invés de ponte retificadora.

Pelo preço acho que seria muito interessante a galera do CdH testar essa fonte. Vai ajudar muita gente.

----------------------------------------

Minha config:

_mobo de baixo custo

_Athlon x2 3600+ (soq AM2)

_2g ram

_1 HD 80Gb USB

_vga on board

_drive dvd

Tomada do PC 220V.

Usando a calculadora http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp deu o seguinte resultado:

Minimum PSU Wattage: 145 W

Recommended: 195W

Acho que dá pra confiar, primei 8 horas.

Meu medo é que no evereste a tensão de -3.3V ta marcando 1,68V acho que foi bug do evereste.

Opiniões são bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanta coisa similar a Pacific Network... mas acho que essa ai não vai vingar.

Firmeza Jorno,

Essa fonte é muito similar a Pacific, acho que foi só o primário que ficou pior (a Pacific já era ruim).

Pelo que vejo dos meus amigos e familiares, 90% dos PCs tem video onbord e fontes genericas, seria muito bom se ela vingasse e se tornasse mais uma alternativa.

Desculpe a brincadeira Jorno, sou seu fã.

E para não dar nenhuma interpretação ruim quero deixar claro que o Jorno me mostrou a importancia de uma boa fonte.

Antes eu usava uma fonte Pentium IV "Fan Hung" de 450We tinha vários problemas de travamento, eu vivia formatando o Pc. Depois de conversar com o Jorno comprei uma IceAge 500W e está funcioando há mais de 1 ano sem travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes eu usava uma fonte Pentium IV "Fan Hung" de 450We tinha vários problemas de travamento, eu vivia formatando o Pc. Depois de conversar com o Jorno comprei uma IceAge 500W e está funcioando há mais de 1 ano sem travar.

O que leva o PC a funcionar há mais de um ano sem travar é o pouco consumo dele, que exige pouco da fonte. Não significa que a Ice Age seja de fato uma boa fonte. Pesquise mais sobre ela. Já a Fan Hung provavelmente só não é pior que a Multilaser 400. Aqueles 450W ela só tinha no nome. Daí pra frente, quando pensar em fonte, pense em Seasonic, Antec e Corsair. Há outras boas fontes, sem dúvida, mas ficar nas três mencionadas já elimina os riscos de uma má escolha, principalmente quando se fala em fontes de potência mais baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!