Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Excel 2007 - Localiza concomitância entre dois períodos de data


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde.

Sou um apaixonado por excel, contudo, trabalho com ele de forma "amadora", embora eu o utilize praticamente o dia todo.

Desenvolvi um pequeno sistema de contagem de tempo, contudo, estou tendo grande dificuldade em localizar períodos concomitantes, explico:

Eu preciso de localizar o tempo de serviço independente se a pessoa trabalha em mais de dois serviços, exemplo:

Admissão 01/01/2010 Demissão 31/12/2010 = Tempo 360 dias*

Admissão 01/12/2010 Demissão 31/01/2011 = Tempo 30 dias

Admissão 01/02/2010 Demissão 30/03/2010 = Tempo 00 dias

Observem que na segunda admissão não poderei contar 60 dias, mas sim, 30 dias pois o mês de dezembro já está no vínculo anterior e na terceira admissão só não poderei computar nada, pois o período todo já está computado na primeira admissão.

A soma do tempo eu consigo fazer, só que eu não consigo automatizar a identificação desse período concomitante, no exemplo acima, o tempo correto será de 390 dias, se eu não identificar a concomitância "na unha" o tempo ficaria 480 dias, completamente errado.

Assim, eu preciso localizar um intervalo de um tempo, dentro de outros vários intervalos para checar se não há concomitância.

*Tenho que utilizar 360 dias (e não 365) pois trabalho com ano comercial.

Já tentei com o auxílio desse tópico http://forum.clubedohardware.com.br/excel-como-localizar/601236 mas não consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Davi

Vou tentando te ajudar.

Eu coloquei uma fórmula na coluna E que indica quando a data da coluna A é repetida.

Com esta coluna você pode montar uma fórmula Tipo SE(E3="Repetido";"";tua fórmula)

Embaixo da tua tabela eu coloquei a fórmula DATADIF que usamos para contar dias meses e anos ou so o total em dias como eu coloquei lá o exemplo p você ver.

Sei que a fórmula DATADIF considera o ano com 365 mas ela facilita muito.

http://www.4shared.com/file/lgaYSqzb/localizar_concomitancia_Davi_2.html

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deejaywesley, me desculpe, eu até postei sua resposta mas acho que acabei me atrapalhando e a mensagem não saiu completa, estou postando novamente:

PatropiNa verdade eu preciso procurar um intervalo dentro de outro intervalo, assim:

Exemplos:

Período:...Admissão:..........Demissão:

01..........01/01/2010.........31/01/2010

02..........01/02/2010.........31/12/2010

03..........15/02/2010.........15/12/2010

04..........16/12/2010.........31/01/2011

Daí preciso responder as seguintes perguintas:

O período 01 é concomitante com algum período? Não Qual? --

O período 02 é concomitante com algum período? Sim Qual? 03 e 04

O período 03 é concomitante com algum período? Sim Qual? 02

O período 04 é concomitante com algum período? Sim Qual? 02

No exemplo enviado pelo Patropi, ele localiza apenas a data exata e não um intervalo. Contudo, ví um outro exemplo utilizando o CONT.SES, ele localiza quantos intervalos existem dentro de outro, assim, o mínimo será 02, se houver 03 ou mais significa que há concomitancia, só restaria saber onde para poder fazer os descontos dos dias. Subi um modelinho com essa tese http://www.sendspace.com/file/2oyl8y

Deejaywesley, sua ideia foi bem interessante e dá para identificar dia a dia onde está a concomitancia, contudo, existe um erro no cálculo pois se a pessoa trabalhou 01 dia acaba multiplicando por 30, mas isso não é problema, o meu problema é que imagine que uma pessoa trabalhou por 35 anos, nesse caso são 12.775 dias e a mesma pessoa pode ter mais de 30 vínculos, o excel me dá apenas 11.002 linhas, poderei dividir em duas planilhas, mas ainda vou em busca de outra solução, mas essa já resolve em parte.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

bom vamos lá...

quanto a parte dos 30 dias, é so você ir em N4 e por essa =SE(N4<>"";1;"")

e arrastar ate o fim, ai em P4 mudar a formula =SOMA(O:O)*30 para =SOMA(O:O)

so que ai ela ira somar do primeiro dia ate o ultimo, incluindo domingos e feriados....

quanto a parte da linhas, esta so ate 11mil porque ocultei as outras pra nao ficar muito grande,

mas é so você reexibir elas é arrastar as formulas no restantes das linhas,

excel 2007 tem 1048576 linhas que dividido por 12 vai dar +ou- 87381 anos...

quanto a essa parte de sua mensegem:

Daí preciso responder as seguintes perguintas:

O período 01 é concomitante com algum período? Não Qual? --

O período 02 é concomitante com algum período? Sim Qual? 03 e 04

O período 03 é concomitante com algum período? Sim Qual? 02

O período 04 é concomitante com algum período? Sim Qual? 02

vou meditar com minha tabela aqui, e ver se ela me mostra como adapitala para mostrar isso...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

de uma olhada nessa

http://www.4shared.com/file/dowglJmP/localizar_concomitancia_Davi_2.html

mudei pouca coisa, mas ja facilita pra indentificar...

tive uma ideia pra mostrar os concomitantes em uma parte separada sem repetir...

se der certo, posto o link!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa citação faz parte do exemplo acima, é o colega Patropi também havia enviado um exemplo e eu tentei explicar melhor o que eu precisava.

O que eu preciso é o que você postou mesmo, como eu disse, sou um "amador", então desconsidere meus erros básicos(kkkkk)

Em cima do que você fez, vou tentar adaptar para fazer a soma com 30 dias e ano com 360, assim que eu finalizar eu posto aqui, para vocês olharem.

Enquanto isso, se surgir alguma outra ideia podemos colocar em prática.

Mais uma vez agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 5 anos depois...

Boa tarde a todos!!

A Exemplo do colega Davidemartinijr, comecei a trabalhar com RH recentemente e  fui incumbido de realizar cálculos de tempo para efeito de aposentadoria na empresa em que trabalho, me deparei porém com a dificuldade de encontrar os tempos concomitantes, mas ao contrário do colega citado acima, eu não tenho nenhuma planilha feita para tal rotina e meus conhecimentos em Excel são limitados. Minha demanda é a mesma do Davidemartinijr com uma exceção, a de contar ano com 365 dias, por isso gostaria se possível obter uma orientação de como criar ou obter  tal planilha para realizar esse trabalho....Desde já sou muito grato pela atenção de todos.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...

Bom dia!

 

Apesar desse tópico ser antiquíssimo, caí aqui porque estava com o mesmo problema. Consegui criar a tabela "do meu jeito" e vou deixar anexada para o caso de outro viajante do tempo acabar aqui também, hehe. 😅

 

Como eu fiz pensando na minha utilização, deixo explicado abaixo a lógica para o caso de precisarem adaptá-la às próprias necessidades:

 

Ela calcula quantidade de dias e meses de até 10 vínculos empregatícios, de forma não concomitante, em um período compreendido entre 01/01/2000 à 31/12/2024. Chamei esta de "versão leve" porque na original fiz compreendendo de 1980 a 2030 e ficou um pouco lenta para apresentar os resultados.

 

Caso precisem dilatar esse período, é só reexibir as colunas ocultas A, e entre O e AA, onde:

  • A coluna A contém o período a ser considerado para cálculo (01/01/2000 à 31/12/2024);
  • As colunas O a X se referem à cada campo de vínculo empregatício. Deixei alinhada aos dias da coluna A, porque a fórmula basicamente diz que se o valor da célula for igual ou estiver entre o intervalo de tempo informado no vínculo empregatício daquela coluna, ela vai retornar a respectiva data daquela linha da coluna A. As fórmulas se estendem por todo o período de tempo a ser considerado;
  • Na coluna Z, usei =CONT.SE para contar quantas vezes aquela data se repete entre o intervalo O:X;
  • Na coluna AA, usei =SE para estabelecer a essa contagem de Z de forma não concomitante: se ali o valor da soma for diferente de zero, vai retornar o resultado 1 (ou seja, mesmo que a data se repita uma, duas, três ou mais vezes, vai contar uma vez só)
  • A célula H32 soma a quantidade de dias com base na coluna AA, e a H27 traz esse resultado em meses.

Aí vocês alteram o período de tempo a ser considerado para cálculo na coluna A (põe a data inicial em A2 e arrasta eternamente até a data final kkkkk) e também selecionem as colunas O:AA e arrastem a fórmula até a data final da coluna A (naquele esquema de selecionar células e puxar o ícone de + do canto inferior direito). 

 

E é isso, talvez a planilha tenha ficado muito amadora, mas fiz com as fórmulas que conheço e lógica que consegui empregar para o resultado. Se não servir, que os ajude a pensar em outra forma de solucionar o caso, ao menos. 🤷‍♀️

 

Abraços! _o/

 

****************

 

CONTAGEM DE DIAS TRABALHADOS NÃO CONCOMITANTES - VERSÃO LEVE.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma modernizada na sua planilha p/ Excel 365, obviamente é possível fazer os cálculos sem as colunas auxiliares, mas como muitas vezes as pessoas querem ver os cálculos eu preferi deixar a lógica básica como está.

 

Agora essencialmente as fórmulas estão na linha dois (A;O:X;AA) , o resto é o transbordar da fórmula, ou seja, você só pode editar as fórmulas da linha 2.

Com essas novas fórmulas agora você não mais precisará administrar o início da contagem da planilha, pois ela sempre se adaptará a data mais antiga inserida nos campos de vínculo empregatício estendendo-se até a data atual.

Se for necessário fazer uma projeção de períodos p/ frente aí você só precisará alterar a fórmula em A2, pois o resto se adaptará. P/ acrescentar esse dias você insere +"número de dias p/ frente" na formula abaixo e tudo mais se adapta.

 

=SEQUÊNCIA(HOJE()+"número de dias p/ frente"-MÍNIMO(C6:E30;G6:M23)+1;;MÍNIMO(C6:E30;G6:M23))

 

OBs.: Não mexer no +1 da fórmula porque ele acrescenta o dia atual como resultado da subtração.

 

CONTAGEM DE DIAS TRABALHADOS NÃO CONCOMITANTES - VERSÃO LEVE.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!