Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema - Cabo VGA 15pin (aquele de rosquinhas) e perda de resolução


Rhodnius

Posts recomendados

Boa noite, pessoal!

Estou com um problema e uma pulga atrás da orelha, hehe...

Tenho um monitor LG Flatron W2243S. É um LCD Widescreen, cuja única entrada de sinal é o tradicional cabo VGA (aquele de rosquinhas, com 15 pinos, também conhecido como cabo CRT).

Pois bem, semana passada eu precisei comprar um cabo novo. Levei o cabo original do monitor para comprar outro igual e não ter erro. O cabo original é semelhante a isto:

1269050528_75327284_1-Fotos-de--Cabo-VGA-com-conectores-macho-macho-de-15-pinos-e-ferrites-de-180-m.jpg

(imagem ilustrativa)

Fui numa das melhores lojas de acessórios infoeletro da cidade. Lá, o vendedor disse que não tinha aquele cabo, mas me apresentou um cabo de "marca paralela", semelhante a este:

vga%20branco_01.jpg

(imagem ilustrativa)

Obviamente, o vendedor me "garantiu" que era compatível e funcionaria. Disse que bastava ter os 15 pinos. Beleza, levei o cabo. R$ 25,00.

Cheguei em casa, instalei o novo cabo com o PC ligado mesmo e beleza, funcionou perfeitamente.

No dia seguinte, liguei novamente o computador com o novo cabo e, para minha surpresa, a resolução estava baixíssima e "quadrada". Não consegui configurar resoluções "widescreen" com o cabo novo.

Voltando ao cabo original e reiniciando o PC, a resolução volta ao normal (1920x1080).

Voltei na loja e chamei o vendedor para dizer que "o cabo que você me vendeu não é compatível/intercambiável com o que eu pedi".

O vendedor testou o cabo na minha frente, num monitor também LG (mas de modelo diferente) e, para minha surpresa, funcionou normalmente, na resolução máxima do monitor.

O vendedor sugeriu reinstalar o driver da placa de vídeo e do monitor, mas não resolveu.

Alguém sabe me explicar o problema que estou tendo? Existem diferentes cabos VGA? Alguém já teve problema com resolução em cabos VGA não originais?

O cabo não funcionou aqui em casa, mas fiquei sem ter como reclamar, já que o vendedor testou o cabo na minha frente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, rapaz. O novo cabo possui os 15 pinos, o antigo também.

Minha dúvida é se ele precisa ter alguma característica especial além dos 15 pinos para funcionar plenamente, já que com o antigo cabo eu consigo todas as resoluções, mas com o novo não...

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Infelizmente o teste é bem técnico e teórico!...

Alguns monitores se "comunicam" com a placa de vídeo através de uns pinos muitas vezes não usados no cabo VGA...

Alguns cabos, embora tendo estes pinos, não possui ligação com nenhum pino no lado oposto do cabo!...

Tem que ser verificado com um multímetro...

Nestes casos, você tem que instalar "Forçadamente" um monitor em sistema operacional, compatível ao modelo do seu! (Wide ou não)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, entendi, rapaz. Embora haja os 15 pinos em cada ponta do cabo, pode haver pinos que não se comuniquem... Acho que é por isso que o cabo funcionou no monitor da loja mas não no meu.

Vou arrumar um multímetro e testar pino a pino. Se houver um pino "falso", dae é beeeem mais fácil de conseguir devolver o cabo.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Hum, entendi, rapaz. Embora haja os 15 pinos em cada ponta do cabo, pode haver pinos que não se comuniquem... Acho que é por isso que o cabo funcionou no monitor da loja mas não no meu.

Vou arrumar um multímetro e testar pino a pino. Se houver um pino "falso", dae é beeeem mais fácil de conseguir devolver o cabo.

Muito obrigado!

É exatamente isso!

Aguardaremos seu retorno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Alguns cabos, embora tendo estes pinos, não possui ligação com nenhum pino no lado oposto do cabo!...

Tem que ser verificado com um multímetro...

Apenas mais uma dúvida: cada pino de uma ponta do cabo corresponde exatamente ao pino de mesma posição da outra ponta do cabo?

(Deu pra entender?)

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!