Ir ao conteúdo

Montando um notebook do zero

wasdyn

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com um projeto de notebook e me deparei com uma dúvida: uma das peças que terei que comprar é a carcaça/gabinete do notebook; assim como num desktop, qualquer "torre" serve (consegue acomodar as peças) ou, ao fazer a escolha pela placa-mãe "x" e a placa de vídeo "y" eu reduzirei o número de carcaças disponíveis (incompatibilidade de espaço ou cenexões, por exemplo)?

Assim que obtiver respostas vou dando um up do meu projeto e pedindo dicas, conselhos e ajuda sobre as peças que, devido a esta dúvida, ainda não evoluiu muito.

Desde já, obrigado.

Postado

Embora eu considere isso totalmente desaconselhavel, devido ao custo relativamente alto e a inexistência de garantia, coisa que é vital num notebook, admiro sua dedicação, porque vai dar trabalho...

O mais fácil seria você adquirir um barebone com placa-mãe e ir adicionando o resto das peças de acordo com sua preferência, um Clevo seria uma boa opção.

Postado

Shadow Gamer

Entendo. Dei uma olhada nesse barebone achando que era uma marca e vi que é um notebook que vem com a placa mãe, e só, correto?

Nesse caso, eu escolho o notebook e a placa mãe ou fico limitado a combinações já existentes? Quais marcas (boas) existem (pode citar bastante, não apenas as excelentes)?

Obrigado.

Obs.: não vou ficar citando posts próximos para não poluir a tela. Se a moderação preferir que cite, peço que me avisem (por aqui mesmo).

Postado

Sim, barebone consiste em apenas a carcaça, com a placa-mãe, tela, bateria, teclado e touchpad. Nesse caso você escolheria um modelo de barebone, provavelmente da Clevo ou Compal que são os mais conhecidos e mais facilmente encontrados, e este conteria uma placa-mãe, cada modelo de barebone conterá uma placa-mãe diferente.

Apenas por curiosidade, porque pretende montar um notebook ao invés de simplesmente comprar um pronto?

Postado

Então, quero montar um para poder ter todas as peças que desejo no notebook, sem me limitar às peças de um pronto. Quero poder ter o processador que eu desejo + a placa de vídeo que desejo + o HD que eu desejo + a memória que eu desejo na placa mãe que eu desejo.

O notebook não será focado para jogos, utilizarei muito a internet, redes sociais, coisas básicas do windows (word, por exemplo) e muita música/fotos/vídeos/filmes. De vez em quando um CS Source, mas não será essa sua finalidade.

Por enquanto as peças são as seguintes:

- Placa mãe

ainda não sei - essa é uma que vou precisar de sugestão. Fui procurar alguma da Asus mas não encontrei no site deles. Eu que procurei mal ou eles realmente não produzem/vendem placas-mãe para notebooks?

- Processador

Intel Core i5-2540M - 2 núcleos; 2.6 GHz; 2 x 256 L2; 3 MB L3; 650–1300 MHz GPU freq. Um desse está bom?

- RAM

DDR3 - quantos GB ainda não sei (quanto mais, melhor), vai depender da placa mãe.

- Placa de vídeo

NVIDIA GeForce GT 555M.

- Placa de som

Não sei se será necessária a adição de uma, mas gosto de ouvir música com bastante qualidade, então deixo aqui a dúvida.

- HD

Seagate Momentus XT Solid State Hybrid Hard Drive - Sata 3Gb/s; 500 GB; 7.200 RPM; 32MB cache; 2.5".

- Leitor+gravador de cd/dvd

Não faço ideia de qual colocar, e só considerarei um leitor+gravador bluray se ele for de qualidade e o preço realmente competitivo com o do dvd (pelo menos no momento não faço qualquer questão de um leitor/gravador de bluray).

- Sistema operacional

Windows 7 x64 - professional ou home premium.

- Sobre a carcaça, procuro um monitor LED Full HD (se possível $$ full LED), com pelo menos umas 16" (quanto maior, melhor), teclado completo (com o teclado numérico), no mínimo umas 4 portas USB (tendo pelo menos uma 3.0), leitor de cartões, webcam embutida (2.1 mp seria o ideal), microfone embutido, bons falantes estéreo embutidos, bluetooth, wi-fi. Bateria a melhor possível.

Não me preocupo com o elevado tamano/peso do notebook, uma vez que ele será utilizado na maior parte do tempo em casa.

Sei que são muitas exigências, mas foi esse o maior motivo de eu ter criado este tópico, saber se conseguirei ou não montar um notebook com estas características, não financeiramente, mas se encontrarei uma carcaça que ofereça suporte a tudo isso, além de saber se haverá compatibilidade entre as peças ou gargalo de qualquer tipo.

Por enquanto é "só", se lembrar de qualquer coisa posto aqui.

Estou aberto a sugestões, congratulações e críticas (desde que construtivas).

Desde já, obrigado.

Postado

Vale a pena comprar o barebone com a placa de vídeo junto também, é menos uma coisa pra dar trabalho de procurar.

Mesmo apreciando sua vontade de montar um notebook do zero (também já tentei mas desisti devido a falta de peças avulsas no mercado), pergunto quanto você quer gastar com isso, porque já existem barebones prontos que atendem a sua necessidade pelo que você colocou na ultima mensagem, com duvidas somentoe no HD que provavelmente precisa ser comprado avulso.

Postado

Cara é praticamente impossível montar um notebook da mesma forma que se monta um Desktop.

Os notebooks (até mesmo o barebones) tem a carcaça e a placa-mãe embutidos. Não dá pra escolher uma carcaça específica e colocar uma placa-mãe específica. É um conjunto (Placa-mãe + Carcaça).

Se você olhar no site da Clevo, por exemplo, você vai ver que determinados barebones suportam determinadas configurações (Processador, chip gráfico e etc...). Você teria que escolher um barebone já específico para a configuração que você quer montar.

Depois de escolher o barebone você ainda passaria o maior trabalho para conseguir as peças como, por exemplo, placa gráfica (se ela já não vier com o barebone).

Enfim, é tanto trabalho que só se você fosse um fabricante para conseguir montar um notebook. É por isso que os notebooks custam tão caro, já que você depende dos fabricantes e não dá pra montar um notebook próprio.

Mas pela configuração que você passou existem opções que podem te atender no mercado em geral. Dá uma pesquisada.

Abraço!

Postado

Não é por nada não , mas que loja que vende carcaça de notebook?

Porque a carcaça do jeito que você quer vai sair caro.

E também queria saber como se faz pra montar um notebook , porque beleza , você tem a carcaça , mas como sabe aonde colocar as coisas , e como?

HD,Memoria Ram , Leitor De DVD é tranquilo de achar , agora quero ver você achar a GT550M e o i5 avulso.

Postado

isso aí td depende da carcaça escolhida, que tem que vir com a placa mãe junto, porque se não vão dar muito trabalho pra conseguir uma compatível.

Provavelmente você nunca viu um notebook aberto, então vou explicar:

Não há espaço pra mais nada dentro dos notebooks, td está no lugar que deve estar e não pode ser mudado.

Os conectores de do HD e do leitor de DVD não tem fios, são ligados direto á placa mãe, então os conectores devem estar nos lugares especificos da carcaça.

Se você achar o processador e a placa de video, provavelmente vão ser usados ou refurbished. Dei uma pesquisada rápida e não achei nada novo.

Postado

DannyBoy

Então, tenho a intenção de gastar no máximo uns 3.500 reais, podendo ultrapassar um pouco se valer a pena. As peças tenho a intenção de trazer a maioria do ebay, se a diferença de preço compensar. Compramos uma tela e uma bateria para o note aqui de casa e não tivemos problemas, seja com o produto, seja com a alfandega.

Obrigado.

Postado

Agora sim:

http://www.notebookcentury.com.br/site/produtos_descricao.asp?codigo_produto=1297&codigo_categoria=1&codigo_sub=1

i7, GT555m, 17". Só recomendo trocar esse HD pelo Momentus XT qeu você já citou.

Outras opções, dá uma olhada:

http://www.notebookcentury.com.br/site/produtos.asp?tipocat=0&codigo_categoria=1&nome_categoria=Notebooks&codigo_sub=1&nome_sub=Avell

Mais um, esse da Sager:

http://www.microway.com.br/sager/modelos/NP5175.html

Notei que você entende um pouco então aí tem várias opções: http://www.microway.com.br/

Postado

David Morais

Entendo, é justamente isso que me faz pensar em montar um desktop se tudo der errado... XD

Foi por isso que perguntei aqui, comentei que estava pensando em montar um notebook e me falaram para eu dar uma pesquisada se seria ou não possível montar do mesmo modo que um desktop.

Sinceramente as mensagens que estou lendo aqui não têm me animado muito, mas quem sabe se eu der sorte encontre um barebone que consiga me atender.

Estou dando uma olhada no site da Clevo. Se souber(em) mais fabricantes (no mínimo bons) de barebones, peço que me passe(m) o nome.

Obrigado.

Postado

Cara, desculpa a franqueza, mas você está viajando na maionese, se tem 3500 pra gastar entra no site anexo e compra logo um note de verdade, isso que está querendo fazer não existe e se existir, terá que comprar tudo usado e as peças só são compatíveis entre os mesmos modelos de notes, não é viável muito menos garantido.

www.powernote.com.br

Postado

Sambaquy

Cara, agradeço o que você disse, foi justamente disso que vim atrás quando postei minha dúvida, ajuda, e até agora o pessoal tem me ajudado bastante, seja dizendo que não é viável, seja recomendado produtos.

Obrigado.

Postado
Agora sim:

http://www.notebookcentury.com.br/site/produtos_descricao.asp?codigo_produto=1297&codigo_categoria=1&codigo_sub=1

i7, GT555m, 17". Só recomendo trocar esse HD pelo Momentus XT qeu você já citou.

Outras opções, dá uma olhada:

http://www.notebookcentury.com.br/site/produtos.asp?tipocat=0&codigo_categoria=1&nome_categoria=Notebooks&codigo_sub=1&nome_sub=Avell

Mais um, esse da Sager:

http://www.microway.com.br/sager/modelos/NP5175.html

Notei que você entende um pouco então aí tem várias opções: http://www.microway.com.br/

Os HDs que vem da notebook century costumam ser muito bons , o meu veio um Seagate Momentos 7200.4 , pelo menos em 2010 ele era o HD de note mais rápido , faz 85mb/s de leitura e escrita , comparado ao melhor HD mecanico de 7.200RPM de desktop que faz no maximo 130mb/s , está otimo.

E como disseram , olha os sites da Microway,PowerNote e NotebookCentury , tenho certeza que em algum deles você vai achar o que quer.

Postado

Esse hd de 5400 RPM é o que dá gargalo no meu notebook, e provavelmente vai dar gargalo nesse i7 também. No tópico do riview do HP DV6 3080BR você pode ver mais sobre os dados da troca pelo momentus XT híbrido que algums usuários fizeram e comprovar que faz diferença.

Postado

DannyBoy e Ash Cation

Obrigado pelas recomendações de sites, podem ter certeza que vou dar uma boa pesquisada nesses sites.

Obrigado.

Dando uma olhada na notebookcentury encontrei um modelo que muito me agradou. Seu preço original é de 3.800,00. Com as alterações que fiz subiu para 4.100,00 (mas acho que pagando no boleto ou por depósito fica mais barato - pelo menos com o preço original fica 250,00 mais barato). Passou um pouco dos 3.500 que eu tinha em mente, mas isso era com o i5 e, dando uma pesquisada no ebay, não encontrei qualquer um que vendesse a placa de vídeo que desejo (ou seja, ia ficar difícil e caro encontrar). O notebook (já com as modificações) segue no link abaixo:

http://www.notebookcentury.com.br/site/produtos_descricao.asp?codigo_produto=1199&orelha=1

Esse processador i7 já é de segunda geração ou ainda não? Existe alguma diferença entre a 1ª e a 2ª geração ou é apenas nomenclatura?

Peço opiniões do pessoal em relação a ele. A única alteração que pretendo fazer "por fora" será a troca do HD por um Seagate Momentus® XT Solid State Hybrid Hard Drive (http://www.seagate.com/www/en-us/products/internal-storage/momentus-xt-kit/). O que acham? Precisa de alguma adaptação ou ele já é próprio para notebook (pelo menos é de 2.5").

Sobre o HD que virá com ele, tenho duas opções (que acabará virando um HD externo):

- 640 GB 5400rpm (SATA)

- 500 GB 7200rpm (SATA)

Para usar como HD externo, para armazenar músicas, vídeos e outras coisas, acham que a RPM fará muita diferença? Qual devo pegar?

Outra coisa de extrema importância: alguém já comprou nesse site? É confiável? É possível retirar o note com eles ou eles só fazem entrega? Quanto tempo mais ou menos demora?

Desde já agradeço a ajuda que todos têm me dado até agora.

Postado

Esse site é bastante recomendado pelo forum e tem gente que diz que consegui mais desconto quando disse que é do forum do Clube do Hardware porque nós fizemos um baita jabá deles logo no começo. Eles também tem loja fisica em algumas cidades.

Esse i7 já é da segunda geração, não se preocupe. Entre a primeira e a segunda geração existem diferenças, pesquisa no tópico oficial dos processadores pra se informar.

Pra usar como HD externo a rotação nao vai fazer diferença já que a transferencia é limitada pela interface usb, então prefira o 640GB mas prvavelmente ele vai ser mais grosso que outros HDs então não vai caber na maioria dos cases usb.

O momentus XT é um HD de notebook, não precisa nenhuma adaptação, ele tá na faixa de R$280 no ML.

Postado

DannyBoy

Obrigado. Amanhã vou dar uma ligada lá para tirar algumas dúvidas, mas só para adiantar, você sabe se em São Paulo ou arredores (próximos a ZS) eles possuem loja física? Me sentirei muito mais seguro em retirar em mãos pelo simples fato de que saberei que durante o transporte ele não caiu no chão ou que o porteiro do prédio não o derrubou.:confused:

Só uma coisa sobre o Momentus XT: tanto no ebay quanto no ML encontro ele como modelo ST95005620AS, mas no site da Seagate o modelo que consta é STAN500100. Saberia me dizer o motivo (pelas características parecem o mesmo produto)?

Obrigado.

Postado

Obrigado.

Dei uma olhada lá e acho que a mais próxima é Curitiba. Vou ver o custo x benefício de retirar em mãos (5 horas para ir mais 5 para voltar [dados do google maps] + prováveis pedágios). Provavelmente num sábado.

Postado

Dá pra conseguir 10% de desconto na notebookcentury se você pagar a vista depositando na conta deles , mais que isso não dá.

Pergunta quanto fica a configuração em cada loja , dá pra conseguir uma diferença de uns 50 reais , e talvez frete gratis.

Comigo foi rápido , moro no interior de SP , e pedi em florianopolis , chego em 2 dias , estava a pronta entrega.

Use e abuse do chat deles pra tirar duvidas e tal.

Postado

Ash Cation

Predendo fazer isso mesmo, pagar por boleto ou depósito e tentar conseguir algum desconto do modo como o DannyBoy falou (dizendo que foi por indicação aqui do clube).

Obrigado.

Obs.: no momento estou num chat da loja com um dos vendedores. Excelente atendimento.

Sobre o Momentus XT: tanto no ebay quanto no ML encontro ele como modelo ST95005620AS, mas no site da Seagate o modelo que consta é STAN500100. Saberiam me dizer o motivo (pelas características parecem o mesmo produto)?

Obrigado.

Postado

Já efetuei o pedido. Será um Avell FullRange T5175 HHH com Windows 7 Professional x64. O HD pretendo trocar por um Seagate Momentus XT logo que for instalar o windows, deixando o de 640 GB que virá apenas como HD externo, para colocar músicas, filmes, fotos...

Agradeço a todos pela enorme ajuda, sem a qual eu ainda estaria garimpando peças no ebay para montar o note do zero, o que provavelmente me daria muita dor de cabeça e, no final, ainda não haveria uma compatibilidade total de peças.

Se o pessoal quiser dou um UP aqui depois que estiver com o note em mãos; vou pegá-lo sexta-feira ou sábado.

Mais uma vez, obrigado a TODOS que me ajudaram, seja indicando peças, notebooks, sites ou simplesmente falando que seria loucura começar o note do zero.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...