Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[DÚVIDA] Impedir Multicontas


FabianoLothor

Posts recomendados

Galera, gostaria de saber quais idéias vocês tem para impedir que 1 usuário cadastre mais de uma conta no sistema.

Estou criando um site e não quero que 1 usuário tenha mais de uma conta, pois estragaria a dinâmica do mesmo.

A primeira coisa que me veio a cabeça, foi solicitar o CPF do mesmo e após o cadastro o usuário iria para uma "fila de espera", onde iria aguardar a aprovação de um dos moderadores do sistema que seriam escolhidos por mim e onde esses moderadores iriam verificar se o CPF X pertence mesmo a pessoa X e não a pessoa Y no site da Receita Federal.

Até ai tudo bem... Mas me deparo com o seguinte problema: E os usuários de outros países?

Validando os usuários pelo CPF eu impeço que usuários de outros países se cadastrem-se no sistema.

Eu pensei em por bloqueio de IP's iguais, mas IP é fácil de mudar... Além disso, impede que duas pessoas que usam um mesmo computador (ou que acessam de uma LAN House), se cadastrem...

A melhor alternativa que eu pensei até agora, foi criar um sistema para cada país via internacionalização em PHP a medida que o site for crescendo, mudando apenas o tipo de documento.

O que vocês fariam nesse caso? Existe uma outra forma de se bloquear esse tipo de ação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade multicontas é algo difícil de controlar. Veja a própria Google por exemplo, obriga os cadastrantes (ou obrigava até pouco tempo atrás) a fazer validação da conta por SMS.. e nem isso mesmo impossibilita a criação de multicontas..

O que você pode fazer é, durante o cadastro, se o cara escolher como país "Brasil", você obriga ele a digitar CPF e faz o resto do serviço. Se o cara tiver IP brasileiro, você obriga ele a não poder escolher outro país. (Para o caso dele se cadastrar como, sei la, americano).

Mas como você mesmo disse, existem proxy's e elas quebrarão essa barreira facilmente.. mas quanto mais você bloquear, mais difícil será de criar multi-contas.

Você também pode fazer verificação por cookie.. ao se cadastrar você grava o cookie e depois verifica se já existe..

PS: Para evitar o problema das proxys, você pode tentar bloquear acesso por proxy. Acredito que esse metódo não seja muuuito eficaz, mas segue link (em inglês) anyway..

http://perishablepress.com/press/2008/04/20/how-to-block-proxy-servers-via-htaccess/

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... Eu sei que é algo difícil de controlar e por isso mesmo gostaria de saber a opinião do pessoal.

Sua ideia foi boa, mas você mesmo elencou as falhas.

O sistema que eu pensei, ainda não é perfeito, pois um cara pode ir lá e cadastrar sua conta e a de seus pais por exemplo, mas estaria limitado a uma parcela pequena.

O jeito citado acima, já havia pensado em algo parecido, mas obviamente não é fácil restringir o suficiente.

Vamos esperar novas postagens e idéias, enquanto isso, vou dar uma lida no link que você passou.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...